Negócios do Esporte

CBF pode dar palavra final sobre TVs

Erich Beting

Está no Regulamento Geral de Competições do futebol brasileiro:

''Art. 89 – A transmissão de TV das partidas das competições, de forma direta ou por video-tape, só poderá ser realizada mediante prévia e expressa autorização da CBF, salvo se o assunto estiver formalmente definido através de contrato firmado entre as partes legitimamente envolvidas.''

Com o imbróglio entre os clubes longe de um fim, o caminho está aberto para que a CBF passe a dar a palavra final sobre todo o enrosco no qual se encontra os bastidores da política do futebol brasileiro. O problema é juridicamente entender o que pode vir a significar ''entre as partes legitimamente envolvidas''.

Em março de 2009, a FBA (Futebol Brasil Associados), que cuidava da gestão comercial da Série B do Brasileirão, foi destituída da função pela CBF que, de uma hora para outra, passou a ser única responsável pela comercialização do campeonato. Não havia nem sombra do racha atual que paira sobre o Clube dos 13.

O caminho para o C13 deixar de existir está mais do que aberto. O enrosco causado pelas TVs é só o motivo encontrado para isso. Resta saber se a atitude viria a ser tomada ainda este ano, ou se a CBF esperaria terminar o atual contrato em vigência do Brasileirão.

Independentemente do caminho a ser tomado, perdem os clubes, que ao seguirem sem um conceito coletivo de negociação, perdem força de barganha com as TVs e ficam sem saber como será 2012. Até mesmo eventuais patrocinadores do campeonato do ano que vem colocam, hoje, o pé no freio. O problema é que a verba está disponível. E, se uma definição não aparecer, vai tomar outro destino.

  1. Anderson

    10/03/2011 18:26:15

    Me espanta a ingenuidade de alguns comentaristas. Em 2007, quando o Corinthians foi rebaixado, o Sanches disse ao J.Kfouri Entevista, que na proxima vez o Corinthians negociaria em separado. Em 2008, o Corinthians negociou seus jogos da serie B, separadamente, e ninguem falou nada.Agora, criam essa celeuma toda, de CBF, politica, Lula, e o escambau, porque o Corinthians apenas está cumprindo com a palavra e do que prometeu.Ninguem pergunta por exemplo, porque o SPFC, não quer negociar em separado?Todo mundo critica quem quer negociar em separado, mas não questionam o porque "alguns"não querem?Esses poucos, seriam iluminados pela sabedoria sacrossanta?Porque não falam com todas as letras que o SPFC, não quer negociar em separado, porque o atual esquema o favorece.Uma vergonha ler tanta omissão, do que realmente é relevante. Divisão das quotas.

  2. Anderson

    04/03/2011 14:45:41

    Erich. Em primeiro lugar, sabemos que Sanches, disse que iria discutir negocios com a TV, isoladamente em 2007, em entrevista dada ao jornalista Juca Kfouri, isso quando o Corinthians estava rebaixado. Portanto afirmar-se levianamente que ele "mudou de lado", está com a Globo, etc, é uma grande falácia, para desviar o foco, que é a justiça na distribuição de quotas, onde os maiores subsidiam os menores.Veja se na espanha por exemplo, o Barça recebe igual e subsidia o Getafe..Ai está a entrevista, verifique a partir dos 3:20".http://www.youtube.com/watch?v=sTXL0v0BZTsEm segundo lugar, seria bom o Ministério da Justiça, investigar essa licitação mesmo, porque da forma que foi "montada", teve o nada ético motivo, de alijar os times de maior aceitação televisiva (que é o que interessa aos patrocinadores), ao impor-lhes quotas que subsidiam outros, com o mesmo poder de voto.E mais, com as condições impostas na licitação, fica evidente o direcionamento para a Record, que no momento tem muito mais recursos, e cujo interesse, (o Brasil inteiro sabe, você também com certeza), nem é o futebol, mas eliminar a concorrente.Estamos prestes a assistir, (se isso realmente ocorrer), a maior e mais espetacular atuação oligopolista do planeta, só vista pelo poder da força, como na Venezuela.Nesse caso, acredito que, se de fato alguem dentro do C13, manipulou essa proposta, nesse sentido, está plenamente justificada a debandada dos clubes desse "intermediário" indesejavel. Na verdade, parece mesmo até um golpe. E pior, não vejo ninguém na midia importante, muito preocupada com isso.Alguns até dizem: "Tem que fechar com quem paga mais".Pois é, se essa é a regra, o Corinthians então pode chamar de novo, mais alguns parceiros russos não é? A origem dos recursos no caso TV, parece infelizmente pouco importar mesmo.A discussão nas midias, sequer tangencia esse lado obscuro dessa licitação.Abraços.

  3. Anderson

    04/03/2011 14:26:29

    Não Erich! O que perguntei é se você acha justa a distribuição de quotas de TV, feita peloC13, isto é, atribuindo valores iguais para times de diferentes niveis de alcance mercadologico para os patrocinadores.Ou você acha que, da forma como é feita a distribuição dos recursos, está correta.?Abraços.

  4. Erich Beting

    03/03/2011 18:13:58

    Meu caro, se o problema fosse a televisão, seria simples. E, enquanto os clubes conseguirem deixar na cabeça das pessoas que o problema é a TV, a CBF dará ainda mais risada. Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    03/03/2011 18:09:31

    Carlos, é verdade! O problema todo é o Rio de Janeiro! Acabe com ele e ficará tudo bem!!!! Com ideias como as suas que os clubes decidem pensar no próprio umbigo e racham todo o futebol... Um abraço, Erich

  6. Erich Beting

    03/03/2011 18:07:15

    Neto, a resolução não exige concorrência. Ela exige o fim da cláusula de preferência da Globo e está baseada na venda feita pelo Clube dos 13. Se ele deixar de existir, sinceramente vai ter muito trabalho para os advogados... Um abraço, Erich

  7. Erich Beting

    03/03/2011 17:59:04

    Gledson, eles têm o direito de disputar o campeonato e, também, de não aceitarem qualquer acordo de TV. A briga ainda será longa, e infelizmente o produto futebol só perde com isso. Abraço, Erich

  8. Erich Beting

    03/03/2011 17:57:41

    Eder, provavelmente porque não há posição a ser tomada... Os clubes estão perdendo a chance de darem uma banana para quem quer que fosse se fizessem, coletivamente, do seu produto o melhor. O problema é que a maioria acha que a questão é a TV A ou a B. Um abraço, Erich

  9. Erich Beting

    03/03/2011 17:50:33

    Meu caro, no triênio anterior foi feita a venda em separado. A Record, que havia sinalizado pagar R$ 1 bilhão para a TV aberta, desistiu de concorrer na última hora, "baixando" o valor que a Globo pagou pela propriedade. Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    03/03/2011 17:48:08

    Dario, pelo jeito que você fala, a sua solução seria um campeonato entre Corinthians A x Corinthians B. E isso tiraria toda a graça do futebol. Não seria muito mais lógico os clubes negociarem em conjunto e dividirem igualmente essa receita? E, tendo essa igualdade de partida, trabalhassem para ganhar mais do seu torcedor? Se a marca Corinthians é tão grande como você diz (até afirma estar provado), rapidamente o clube ganharia mais do que os outros... Deixe de pensar no umbigo e levante a cabeça. Sozinho, ninguém sobrevive. Ou não vive de forma tão legal... Um abraço, Erich

  11. Erich Beting

    03/03/2011 17:44:39

    Paulo, qual o problema de você ir além da discussão de TV A, B, C, D ou Z e entender que o que defendo é que é importante para os clubes se unirem para formarem uma liga forte, que não dependesse tanto da TV e pudesse, em vez de pedir dinheiro a ela, criar exigências, determinar o horário dos jogos e tudo o mais? Um abraço, Erich

  12. Erich Beting

    03/03/2011 17:41:08

    Daniel, acho que mesmo com o debate que o autor propõe ser válido, ele toca num ponto que deixa de ser questão da justiça. A meu ver, o "comunismo" das ligas esportivas tem de se resumir apenas às receitas que são obtidas de forma coletiva. O que o clube ganha individualmente, deve ser dele. E, no caso dos EUA, os drafts tendem a reduzir o desequilíbrio, permitindo que um clube teoricamente mais pobre contrate o melhor jogador. Um abraço, Erich

  13. Erich Beting

    03/03/2011 17:34:08

    Anderson, os clubes querem, com isso, forçar a venda de Pay-per-view, que hoje representa uma receita significativa para eles. Sem mostrar jogos na mesma praça, incentiva-se a compra dos pacotes. O problema para isso, a meu ver, é que não vejo grande potencial de crescimento para a venda de pacotes de PPV, dado o tamanho do mercado de TV por assinatura e o que já se consegue vender de pacotes. Quanto à distribuição de cotas, eu acho que o sistema ideal seria igualitário, com os clubes tendo de trabalhar paralelamente buscando novas receitas, o que implicaria em desenvolver ferramentas de marketing e, mais do que isso, em se relacionar de fato com seu torcedor.Abraço, Erich

  14. Erich Beting

    03/03/2011 17:29:36

    Márcio, sem dúvida que não há. Mas o que quis dizer é que o circo todo está armado para a CBF intermediar isso e destituir o Clube dos 13. Um abraço, Erich

  15. Daniel

    02/03/2011 19:00:44

    Erich,Achei três textos interessantes sobre o risco de não haver NFL esse ano que talvez sirvam de referência para se entender o problema enfrentado aqui no Brasil. Estou colando os links na seqüência cronológica:http://www.bloggingtheboys.com/2011/2/18/2000707/nfl-lockout-cba-2011-revenue-sharinghttp://www.bloggingtheboys.com/2011/2/21/2004505/nfl-lockout-2011-revenue-gap-problemhttp://www.bloggingtheboys.com/2011/2/21/2005431/nfl-lockout-2011-the-haves-and-have-nots-of-the-nflResumidamente, o autor mostra que nos últimos anos o modelo "socialista" adotado pela NFL tem perdido cada vez mais força. O motivo é o fato de as franquias buscarem fontes de renda que pelas regras da liga não precisam ser divididas entre as outras franquias, como os camarotes VIP. Como algumas franquias são mais bem-sucedidas que outras nesses empreendimentos, seus faturamentos crescem muito mais que o das outras, gerando disparidades que no longo prazo acabam se refletindo dentro de campo, até porque a politica salarial é também a mesma para todas as equipes.Então fica a dúvida: se por um lado essa disputa selvagem dos dissidentes do C13 vai certamente prejudicar as equipes de menor apelo nacional, por outro lado não parece justo que as equipes tenham que dividir todo o seu faturamento com as outras. Existe um meio termo entre o que as equipes devem dividir entre as outras e o que elas merecem reter para si?Abraço!

  16. Márcio

    02/03/2011 18:03:22

    Erich;O clube dos treze, apesar de ser uma associação de clubes de futebol, não é subordinada a CBF, mas sim é uma associação civil sem qualquer dependência desta.A CBF legalmente organiza o campeonato brasileiro, mas o direito de imagem pertence aos clubes e não a CBF, logo, se um clube não quiser vender a sua imagem, nenhuma emissora poder transmití-la, independente do desejo da CBF.Por isso te reafirmo, mesmo que a CBF autorize a transmissão com base no regulamento que citado, o clube poderá acionar a emissora e vetar a transmissão ou mesmo cobrar uma indenização desta por isto, pois somente ele pode dispor da imegem.Não há regulamento que usurpe o Direito de Imagem dos clubes, pois trata-se de Direito à Propriedade, sob pena de ser inconstitucional.

  17. Luiz

    02/03/2011 17:55:03

    Talvez não tenha lido direito o meu comentário afinal é isso mesmo que quis dizer.O que realmente se vê é o Rei querendo afogar os seus súditos.E este rei está cheio de soberba.

  18. Anderson

    02/03/2011 17:53:01

    Erich. O João está certo. 52 mil são liquidos, conforme o proprio disse.

  19. Anderson

    02/03/2011 17:51:51

    Erich. Realmente a proposta do clube dos 13 praticamente inviabilizou a Globo não acha?Exigir que os jogos não sejam transmitidos para o estado do time mandante, foi um verdadeiro absurdo.Já imaginou os telespectadores do sul, norte, leste, oeste e centro do estado de S.Paulo, assistindo Flamengo x Vila Nova?O que é isso meu Deus? Acham que o dinheiro nasce em árvore? Que patrocinador idiota colocaria dinheiro na transmissão de um evento desses?Quer dizer basicamente que as transmissões teriam o efeito de atingir apenas os torcedores dos times em outros estádios?Custa acreditar em tamanha burrice, ou talvez má intenção mesmo, para excluir a Globo.Se a Record aceitar isso, sinceramente, acredito que será apenas uma jogada para eliminar a concorrência da Globo. Um absurdo.Abraços.PS. Você considera o atual sistema de distribuição de quotas justo? Não foi isso que implodiu o C13?

  20. Luiz

    02/03/2011 17:51:27

    Olá Erich,Quando comecei a te seguir neste veículo me manifestei sobre a realização da copa e lembro que você disse que este seria um grande evento para o Brasil aprender; hoje vendo toda as informações, inclusive de que mais de 98% do $$ para realizá-la será dinheiro público, sem contar os atrasos nas obras que já sabemos que deverão ser superfaturadas; posso dizer que o Brasil não precisa aprender nada, aquela corrupção, as negociatas, os mandos e desmandos característica da época do descobrimento/colonia/reinado ainda é a maior "virtude" deste nosso país de primeiro mundo.Na esperança de não ser censurado,Um grande abraço.

  21. Paulo Gomes Rafael

    02/03/2011 17:40:25

    Qual é o problema de aturar o futebol na Record? Você não o atura bem com o Galvão Bueno?... Ou é a concorrência que te assusta?... A tua tv não tem contole remoto???Faça-me o favor... Se ficar muito "difícil" aguentar, assiste o Big Brother que, se não tem o Galvão, tem o Bial e, o principal, É DA GLOBO...

  22. Luis Souza

    02/03/2011 16:33:03

    A CBF não sei, mas RT sim.

  23. Luis Souza

    02/03/2011 16:31:33

    Boa Erich. O link demonstra que tudo isso é balela se os que realmente bancam o futebol (os patrocinadores) resolverem pisar no freio. Seria muito legal se eles formassem o C13 deles e tomassem as rédeas da CBF....rs... é só um sonho de verão...rs

  24. Irineu Curtulo

    02/03/2011 15:31:46

    Boa tarde! O Barcelona emprega no seu quadro de funcionários (jogadores) quase que a totalidade advinda das suas categorias de base, certo? Até o ano passado não dependia de patrocínio no seu uniforme, certo? A forte presença dos torcedores-consumidores, e mais uma administração profissional dos seus recursos é que faz o Barcelona ser grande. É claro que a cota televisiva é importante, mas não é fundamental (vide o que acontece com a Juventus). Se contássemos com profissionalismo nos clubes brasileiros, não dependeríamos exclusivamente dessas negociatas (pejorativo mesmo!). Vivemos num país de cultura corrupta, e não seria diferente no esporte onde as possibilidades de corrupção são imensas. REGISTRE-SE, Ronaldo, o tal Fenômeno, embarca para a Europa para negociar o Kaká com o Real Madri para o Chelsea, e de quem é esse time? De que maneira consegue tanto dinheiro, se até a sua compra pelo russo mafioso, não passava de um Juventus da Mooca?

  25. TOLIMA

    02/03/2011 15:15:22

    Tudo isso começou com o sr. Andrés Semchances, puxa-saco da Globo e da CBF.

  26. Márcio

    02/03/2011 15:02:21

    Agora foi o Santos que pulou fora da barca furada do Clube dos 13...CADE os amigos de Don Quixote Koff e Sancho Juvenal Pança?...

  27. Dario

    02/03/2011 14:47:38

    Que absurdo tudo isso que está acontecendo! Ao invés de extinguir o C13, basta chegar ao seguinte acordo com os clubes: _ Claro que o Corinthians que dá Ibope e leva multidões aos estádios independente que qual ser seu adversário merece ganhar muito mais do que os outros. Atrás vem Flamengo, e etc..._ O injusto é levar a mesma bolada que os demais, e carregar os outros nas costas_ A Marca Corinthians é muito grande, pelos corinthianos e anti corinthianos, como está provado, então merece respeito._Se o C13 não aceita ver o Corinthians ganhar uma maior fatia, então está certo que o Corinthians saia do C13 e faça uma negociação independênte dos demais, como está fazendo._ Na verdade, cada um defende seus direitos, e cada um tem seu valor de mercado e cada um quer vender seu peixe...

  28. Carlos Brasilício - Santos/SP

    02/03/2011 14:42:01

    O problema todo é que a CBF está no Rio de Janeiro. O RT mora no Rio de Janeiro. A Rede Globo é do Rio de Janeiro. Os clubes que mais devem estão no Rio de Janeiro e agora pretendem dar o calote no seu avalista e fiador, o Clube dos 13, seguidos pelo Corinthians que deveria se mudar para o Rio de Janeiro. . O COI está no Rio de Janeiro. O "Maior Carnaval do Mundo" está no Rio de Janeiro". A Copa do Mundo de 2014 vai ter a sua final no Rio de Janeiro. Os Jogos Olímpicos de 2016 serão realizados no Rio de Janeiro. O maior tráfico de drogas impera ou pelo menos imperava no Rio de Janeiro. Uma das piores Polícias do Mundo está no Rio de Janeiro. Os Clubes de Futebol estão perdendo a maior oportunidade de se organizarem, de se unirem para reivindicar cotas justas para si em vez de dependerem eternamente da CBF (que é rica e tem sede faraônica e até helicópetro), da Globo, das manobras do RT, das opiniões dos Galvões, Marcelos, Nuzmanns.Daqui a pouco tempo estarão de pires nas mãos de novo, esmolando por novas Telemanias, e pedindo adiantamento das minguadas cotas de TV dos anos futuros.

  29. wellington

    02/03/2011 14:03:08

    Hoje o modelo adotado(clube dos 13) foi da negociação coletiva, e abrindo para a concorrecia de todas as emissoras e sujiro que todos os times da serie A ganhem nos seguintes parâmetros: 1= 50% do valor ao ano: dividido igualmente entre todos. 2= 20%: de acordo com os 10 melhores desempenho no campeonato (mérito desportivo). 3= 10%: baseado no time que teve o maior publico no estádio no ano (soma de todos os jogos). 4= 10% dado aos 4 primeiros colocados no campeonato. 5= 5% dado ao campeão. 6= 5% reserva para os 3 times que subirem da serie B, para se fortalecerrem e entrar no campeonato com elenco.. O campeonato brasileiro com 16 times EM PONTOS CORRIDOS, sendo que 3 cairiam para a serie B.

  30. Lucas

    02/03/2011 13:03:43

    E tem pessoas que ainda acham que isso é uma disputa entre Corinthians e São Paulo. Gente que aplaude o presidente Andres Sanchez pelas asneiras que ele vem fazendo. Gente que não se dá conta da loucura que está para ser cometida. Desculpe pela expressão, mas "depois que a merda feder, não adianta reclamar". Parabens pelo blog. Seu colega Birner tentou comentar sobre o assunto e foi bombardeado por comentários de "torcedores" fanáticos achando que ele defendia o São Paulo na questão.

  31. junior pgland

    02/03/2011 12:46:50

    Penso que vai ser difícil resolver esta pendenga, ainda mais com tanto dinheiro em jogo.Quanto aos grandes ganharem mais é porque o futebol virou produto como você disse, e sendo produto você como consumidor aceita pagar mais por um produto não tão bom em nome da igualdade, acho que não...e é este ponto de vista que tem que ser visto com cuidado...é lógico que os grandes precisam dos pequenos pra termos um campeonato, mas as cotas do Fla ou Corinthians não podem ser iguais as do Atlético de goiás, por exemplo, seria um absurdo, nem valor próximo seria justo.Talvez tenha que existir uma premiação pré-defenida, posição por posição, a partir deste próximo contrato com a variação de valores levando em conta, ano a ano, com o desempenho esportivo sendo o diferencial que incentive os menores a formarem times vencedores e mantê-los se quiserem mais participação no bolo, o que achas da ideia...claro que um percentual aos maiores deverá ser mantido, mas esta seria ao meu ver uma saída esportiva e justa para os tidos menores se estruturarem melhor e ganharem mais.

  32. OLeão

    02/03/2011 12:27:38

    no trienio 2009-2010-2011 a globo comprou o direito de todas as janelas de uma vez sópro proximo trienio, o C13 pretendia vender cada janela de forma separada, com a Aberta valendo, no mínimo, 500 milhões. a Record disse que pagava 1,3 bi

  33. OLeão

    02/03/2011 12:20:44

    a CBF não é um orgão federal, é uma entidade privada. sua força vem por conta de contrato e estatuto, e se sobrepoe a seus afiliados.

  34. neto

    02/03/2011 12:13:06

    Erich. Seja Beting e diga: como fica a determinação do CADE exigindo concorrência para a exclusividade na transmisão?

  35. augustus

    02/03/2011 11:56:10

    Pronto. Está resolvida a questão. Não há mais nada a ser discutido. O Sr Erich já julgou e definiu a questão. Vamos ter futebol às dez da noite. Os torcedores que dormem cedo não estão beneficiados com o parecer jurídico.

  36. bruno lima

    02/03/2011 11:51:19

    Concordo plenamente. A jogada da Globo e CBF é a seguinte:A Globo tem interesse em monopolizar as transmissões faturando alto.A CBF que é aliada à Globo($$$$$$), tem interesse que tudo fique como está e ela volta a comandar o futebol brasileiro.Então ao ver que a Record vai superá-la, a Globo espera a licitação, e fica sabendo dos valores antecipadamente. A CBF, já convenceu ($$$$$$$) os presidentes dos maiores clubes a negociarem em separado.Aí a Globo chega nos 4 do Rio, 4 de SP, 2 do RS e 2 de MG, e faz uma proposta superior à da Record. E chega para os outros 8 restantes e oferece uma merreca. Se não quizerem, que negociem com a Record.RESULTADO: A Record não vai querer ficar só com os clubes medianos, pois não vão dar o retorno esperado.Os clubes medianos não terão outra opção, senão aceitar o que a Globo oferece. Estes times medianos, em no máximo 5 anos se tornarão "sacos de pancada" dos 12 maiores(o que não ocorre mais há muitos anos), até que não consigam mais sequer disputar a Série A por falta de condições financeiras.A Globo se sentirá realizada ao ter um campeonato com apenas 12 clubes, não tendo mais que utilizar recursos financeiros e técnicos fora das regiões SUL e SUDESTE.E "gentilmente" cederá a quem quiser os direitos de transmissão de outros campeonatos que não sejam o da LIGA DOS 12 DA GLOBO.E assim será o futuro do futebol brasileiro.

  37. augustus

    02/03/2011 11:50:15

    ...e a grana rolando. Nos pés dos burros e nas mãos dos $abios.

  38. Umberto

    02/03/2011 11:34:31

    ErichOs clubes estão perdendo uma oportunidade ótima de se livrar do câncer do futebol brasileiro o RT, se eles se unissem agora, teriam toda a força para, em breve destitui-lo, repare que toda a divergência entre os clubes, sempre é originada por ele, e é vergonhoso assistir os presidentes de clubes importantes, se prostituirem por ele, ganham presentinhos e tem que obedecer o patrão, o Andreas até foi cobrar na tv o patrão que lhe prometeu um estádio, gostaria de saber por que o Andreas foi cobrar o dinheiro dos outros na tv, o clube dele não vai por dinheiro nenhum no estádio?Por que ele não vai fazendo a parte dele na obra?Abraços

  39. Eder

    02/03/2011 11:17:51

    ErichO que me deixa indignado é que vocês cronistas esporitvos ficam em cima do muro sem analisar o caso, informar os prós e contras de todo esse imbrólio, tem cronista encabestrado (caso dos profissionais da Band e da Globo), gostaria que voce me respondesse o porque dessa situação

  40. marcio

    02/03/2011 11:01:36

    este item do regulamento pode ser facilmente questionado judicialmente. ele só tem validade enquanto os clubes o aceitarem. basta que decidam que o campeonato A ou B terá ou não os direitos de transmissão regulados de outra forma e a CBF não apitaria mais nada. os direitos de transmissão dos eventos esportivos são dos clubes, nunca da CBF.

  41. Gustavo Amorim

    02/03/2011 10:44:49

    Com a implosão do Clube dos 13 só quem tem a perder são os clubes pois perdem o poder de barganha. A CBF estimula a discórdia entre os clubes visando seus próprios interesses que estão atrelados a Rede Globo de televisão. O C13 estava empenhado em aumentar o valor das cotas para todos os clubes, essa melindra que negociando sozinho é melhor e papo para boi durmir.

  42. Gledson

    02/03/2011 10:34:15

    Erich, pra mim está muito claro que o que acontecerá é exatamente isso que vc escreveu, ou seja, destituição do clube dos 13. Agora, a dúvida que fica:Os clubes que não adotarem o racha caso do São Paulo e Atlético Mineiro talvez o Internacional e os outros menores, o que acontecerão com eles caso venha a acontecer o Racha como vc explicou em matéria de arrecadação? Serão obrigados a aceitar qualquer valor que lhes forem oferecidos, ou podem ser desqualificados de disputar o campeonato brasileiro ou algum outro tipo de punição? Abraços

  43. Aloisio

    02/03/2011 10:13:45

    Erich, acho teu blog está com problemas técnicos. Alguns comentários estão aparecendo em branco, ou melhor, aparece o nome e a data mas o texto, não.Estou com algumas dúvidas desde que essa discussão começou, veja se você pode me ajudar.1. No triênio atual a Globo adquiriu o direito de transmissão de todas as canais/mídias ? TV aberta, PPV, Internet ? 2. Para o próximo contrato como estava sendo proposto a venda pelo C13? Seria num pacote completo ou cada empresa poderia adquirir o direito de transmissão de uma canal?

  44. neto

    02/03/2011 10:01:30

    tudo isso é somente de interesse da Globo, é só ver o ibope da mesma está caindo mes a mes, ai ela pega os bandidos que comandam os clubes para fazer pressão, porque o que mais interessa que somos nós torcedores não tão nem ai. jogo tem que ser as 20:00 hs e pronto.

  45. Euclides

    02/03/2011 09:29:54

    E certamente será favorável à Globo, não é mesmo? Ok, já entendi.

  46. Célio Silva

    02/03/2011 08:52:38

    52.000,00 liquído...

  47. Bruno Peixoto

    02/03/2011 08:38:35

    Rafael, o problema não é futebol na Record, na Band ou na Globo, pois a vencedora pode muito bem contratar narradores, comentaristas... para fazer uma boa transmissão. O que não podemos mais aturar são:1 - Jogos às 22:00 (Vc já foi assistir a um jogo de 20:00 no estádio? Quando vou ao Morumbi em jogo cheio, chego em casa quase 2:00 da manhã).2 - Preferências por alguns times ou alguma região (No Nordeste, por exemplo, com exceção de Pernambuco e Bahia, passam jogos única e exclusivamente de times do Rio. Pode estar acontecendo a final da Libertadores entre São Paulo e Inter, que eles vão preferir passar Flamengo e Bangu pelo carioca.

  48. MauMau

    02/03/2011 08:34:46

    Quem sabe assim, o futebol no Brasil deixe de ser competitivo (todo ano Corinthians x Flamengo na final), os torcedores desinteressem pelo esporte e assim, se preocupem com o que realmente importa nesse país, o combate a corrupção em todos os poderes, estados e municípíos desse país! Chega do Brasil ser o país do Futebol! Essa confusão é o retrato desse Brasil corrupto, que não quero para meus filhos.

  49. acz

    02/03/2011 07:23:30

    Paixões a parte, concordo que os clubes tem o direito de buscar individualmente o que acham melhor, mas concordo também que uma negociação em grupo equilibraria mais as forças que disputam o campeonato.Li algumas sugestões interessantes e quero destacar algumas:1 - Uma porcentagem do contrato é distribuida igualmente entre todos os participantes do campeonato. 2 - Outra porcentagem é distribuida de acordo com a audiência de cada equipe.3 - A mais importante, outra porcentagem é distribuida como prêmio de acordo com a classificação final do campeonato.É uma sugestão que precisa ser melhorada, é claro, mas acredito que atende aos anseios de todos os participantes.Outra coisa, não sejam ingênuos, entre TODOS os personagens envolvidos nesta questão, não há NENHUM inocente. Todos SEM EXCESSÃO

  50. Carlos Heredia

    02/03/2011 06:56:25

    'PERAI"...Contrato coletivo é uma boa, mas as cotas de participação deveriam ser proporcionais à audiencia que resulta. Quem tem mais espectadores (torcida) participa mais do evento como um todo, então tem que ganhar mais. Quanto ao art.89 está explícito no texto: partes envolvidas são os clubes que disputam a competição. Pensar diferente é o mesmo que procurar pelo em ovo!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso