Negócios do Esporte

Venda individual faz Espanha ganhar menos com TV

Erich Beting

Das cinco maiores ligas de futebol da Europa (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), aquela que proporcionalmente ganha menos com a televisão é a que não possui um contrato coletivo para a venda dos direitos de transmissão.

O levantamento, feito pelo blogueiro por meio de fontes oficiais e pesquisa na internet, levou em conta apenas as ligas que mais dinheiro movimentam na Europa e também que passaram, de uma forma ou de outra, por ações na Justiça por discussão sobre modelo de negociação dos direitos.

Como já falei por aqui há algum tempo, em diferentes períodos nas duas últimas décadas, a Europa debateu qual deveria ser o melhor modelo para negociação dos direitos de TV dos seus campeonatos.

O primeiro choque aconteceu em 1999, na Inglaterra, quando o sistema de venda por meio da liga foi questionado, tendo a Justiça britânica decidido que esse era o meio de garantir o ''maior interesse público'' para o consumidor. O embate mais recente foi há dois anos, quando a União Europeia passou a defender a venda coletiva como a mais correta para garantir aos clubes um maior equilíbrio na sua geração de receitas.

E os números mostram claramente isso. Nas cinco maiores ligas da Europa, a Inglaterra, que há mais tempo adota a venda coletiva, tem disparado o melhor contrato de TV.

A Espanha, que até 2015 seguirá com a venda individual, fica com a quarta posição, mas com um detalhe importante. Dos 550 milhões de euros que são arrecadados pelos espanhois, 300 milhões ficam para Barcelona e Real Madrid. Ou seja, mais da metade se concentra com dois times, não a toa os dois únicos que disputam o título. A tendência é que a Espanha ainda vá para o último lugar da tabela, a partir de 2013, quando os alemães renegociam seu contrato de TV.

Veja os detalhes abaixo.

  1. João Sérgio

    25/03/2011 19:42:46

    Corinthians e Flamengo querem fazer igual Barça e Real fizeram na Espanha, ou seja, ficar com a grana quase toda só pra eles

  2. Celso

    23/03/2011 21:34:51

    Erich,Li só agora sua resposta, acho que todo clube nessa negociação visa arrecadar mais, só assim ele poderá investir em contratações, infra-estrutura e outras ações necessárias para a valorização do clube. Posso até acreditar que com uma negociação em grupo os clubes podem vender o pacote de transmissão por um valor maior, mas num país como o nosso será impossível os outros times aceitarem que o Corinthians (campeão de audiência em todos os canais de TV Globo, Band, SBT, .....) receba uma cota muito maior. Talvez no futuro quando alguns não conseguirem boas cotas na negociação atual eles aceitem dividir melhor. Soube que o Corinthians fechou por 130 milhões anuais 3 vezes mais que o clube dos 13 ia repassar. Quero ver quanto os outros vão fechar ? metade ? 20% ?Os clubes vão mudar de postura.abraço Celso

  3. Eduardo B.

    18/03/2011 19:16:18

    Vc sabe quanto ganham individualmente o Manchester United, Arsenal e Chelsea?Abs

  4. Erich Beting

    17/03/2011 20:32:50

    Vicente, se há qualquer ofensa, o comentário é retirado do ar. Tento ler cada um deles e responder, mas confesso que nem sempre isso é possível. Um abraço, Erich

  5. Ricardo

    17/03/2011 15:44:07

    Nossa, cara, para falar isso vc não se limitou a "viajar na maionese", nem "fumar um baseado". Vc foi navegar pelo "País das maravilhas"...Insano!

  6. Anderson

    16/03/2011 19:09:35

    Bom, com as noticias de hoje de que o Grêmio já fechou com a Globo, e o Inter está fazendo o mesmo, ainda hoje também, espero que passem a "demonizar" outros que não o Corinthians.Apenas por uma questão de igualdade de tratamento. Não acredito que o demonizem os Presidentes gauchos, da mesma forma e intensidade, como demonizam o presidente do Corinthians.Porém, para seguirem coerentes, os criticos deveriam fazê-lo também.

  7. Anderson

    16/03/2011 19:05:08

    Colorado.O seu clube já percebeu isso, e iniciou sabiamente uma grande limpeza em seu elenco.Mesmo porque concordo plenamente com você, pagar salários astronomicos não ganha campeonatos.Veja por exemplo o meu time o Corinthians, gastou muito e não passou da fase classificatória da Libertadores.O seu Inter por exemplo, paga ótimos salários, a niveis europeus, e não consegue vencer um titulo brasileiro há 32 anos.Realmente acho que os clubes tem que repensar essa politica louca de pagarem salários absurdos para técnicos e jogadores.

  8. vicente

    16/03/2011 18:57:46

    Olá,meu comentário não foi postado. existem regras que não cumpri ou foi apenas porque minha inteligencia é abaixo do nível do blog?

  9. Erich Beting

    16/03/2011 17:51:41

    Jeferson, a proporção na Inglaterra é de 50% em divisão igual, 25% pela performance no campeonato e 25% conforme exposição na TV. Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    16/03/2011 17:50:28

    Rafael, a Premier possui contrato anual de 2 bilhões de euros, anunciados quando da assinatura do acordo. A Lega Calcio, da mesma forma, recebeu pouco mais de 1,2 milhão de euros por dois anos de acordo, conforme anunciou quando fechou o acordo. As fontes são as próprias ligas. Abraço,Erich

  11. Erich Beting

    16/03/2011 17:44:26

    Luiz, o dinheiro da TV é parte do dinheiro total. Geralmente, em clube bem gerenciado, corresponde a 30% da receita. Mas quanto menor o clube, mais fundamental é o acordo de TV, já que ele é quem pode lhe assegurar mais grana. Um abraço, Erich

  12. Erich Beting

    16/03/2011 17:42:32

    Anuais. Abraço, Erich

  13. Erich Beting

    16/03/2011 17:42:09

    Caio, não sejamos simplistas. A venda de direitos internacionais da Inglaterra soma 620 milhões de euros. Mais do que Espanha e Alemanha arrecadam pela venda total dos direitos. Nos outros países, não passa de 50 milhões. Os ingleses são os que vendem os direitos em conjunto há mais tempo. Não é só tamanho de mercado que determina valor. Até porque, na França, as TVs pagam muito porque são donas dos times, assim como na Itália boa parte dos canais de TV são do dono do Milan. Um abraço, Erich

  14. Erich Beting

    16/03/2011 17:39:52

    Fernando, mas não disse que a distribuição tem de ser igual. A venda é que deve ser coletiva. A divisão é pano para outro debate... Um abraço, Erich

  15. Erich Beting

    16/03/2011 17:37:12

    Mário, também acho que o Clube dos 13 é absolutamente injusto em sua divisão de cotas, até porque ele representa apenas 15 dos 20 times da Série A. O que deveria existir é uma unidade dos clubes para fazer essa negociação. Um abraço, Erich

  16. Erich Beting

    16/03/2011 17:29:09

    Robert, pense no longo prazo. Será que é mais legal o Corinthians ganhar muito e não ter um campeonato com grandes times ou a competitividade geraria mais interesse? Um abraço, Erich

  17. Erich Beting

    16/03/2011 17:27:29

    Isso. E agora estão pagando por isso... Um abraço, Erich

  18. Erich Beting

    16/03/2011 16:56:48

    Jorge, isso derrubaria, no longo prazo, o futebol. Um abraço, Erich

  19. Erich Beting

    16/03/2011 16:55:27

    Luciano, mas será que é bom o Real Madrid ficar com toda a verba na Espanha e, daí, não ter mais competitividade em seu país? O que acontecerão com as demais receitas? Sim, ele ganha mais do que muitos times de outras ligas, mas não defendi aqui que todos os clubes recebam o mesmo valor. Só coloquei que, na Espanha, a diferença de valores tem gerado um abismo na competitividade (e no interesse) do campeonato. Um abraço, Erich

  20. Erich Beting

    16/03/2011 16:53:39

    Wendell, não tente seguir para onde não levo. Há tempos critico o Clube dos 13 da maneira como ele funciona. Só que, enquanto não houver unidade de pensamento dos clubes, o futebol perde valor. Um abraço, Erich

  21. Erich Beting

    16/03/2011 16:51:38

    Alberto, acho que você não entendeu patavinas do que eu tenho falado. Deixe de pensar irracionalmente e pense no longo prazo, como um projeto de um campeonato de futebol forte, com times recheados de grandes jogadores e grande nível de competitividade. Um abraço, Erich

  22. Erich Beting

    16/03/2011 16:39:40

    Ramos, é difícil conseguir algo assim, mas não considero impossível. Quanto à eleição da CBF, a entidade é privada, ela que escolhe quem pode ou não se candidatar. Essa é que tem sido a decisão da Justiça sobre tudo o que se refere à CBF. Um abraço, Erich

  23. Erich Beting

    16/03/2011 16:38:25

    Celso, qual é o negócio de um clube? Tirar mais dinheiro da TV ou da sua torcida? Se os clubes buscarem o melhor contrato individualmente, o futebol perde valor lá na frente. E isso derruba os valores que cada um ganham. Um abraço, Erich

  24. Erich Beting

    16/03/2011 16:33:31

    Marcio, no longo prazo isso vai derrubar o clube, já que o futebol deixará de ser um produto tão bom para o público. Um abraço, Erich

  25. Erich Beting

    16/03/2011 16:32:16

    Edu, no longo prazo isso derruba o valor do produto futebol e, o seu time, é prejudicado com isso. Um abraço, Erich

  26. Erich Beting

    16/03/2011 16:30:58

    Mauricio, com esse pensamento o futebol brasileiro acaba. Um abraço, Erich

  27. Erich Beting

    16/03/2011 16:26:52

    Porque eles não se fazem sozinho, Carlos. O futebol precisa ser forte como um todo. De nada adianta termos dois times e mais nada. Um abraço, Erich

  28. Erich Beting

    16/03/2011 16:17:42

    Luiz, não falei em divisão igualitária de receita, mas em negociação coletiva. Um abraço, Erich

  29. Erich Beting

    16/03/2011 16:13:11

    Paulo, os comentários passam primeiro por triagem para então ser aprovado. E como sou eu que libero, demora um tempinho para isso. Abraço, Erich

  30. Erich Beting

    16/03/2011 16:08:54

    Matheus, algumas coisas bacanas são feitas, especialmente no México, mas aí não é América do Sul... Abraço, Erich

  31. adcs

    16/03/2011 11:45:26

    Daniel, sem querer desrespeitar sua posição defendida aqui, devo dizer que demonizar a situação com palavras como "ditadura" ou "comunismo" só serve para quem não vê que a diversidade de clubes está justamente na contramão de seu argumento. Não estou aqui defendendo a igualdade entre os times, pois eles não são iguais, todavia transformar um campeonato quase continental, como é o Brasileirão, em um campeonato do tipo onde só dois tem condições de montar grandes times e disputar títulos é matar lenta e gradativamente o futebol no Brasil.Não caio nesta de que time "A" e "B" carregam os outros nas costas, porque não é verdade, pois a rede aberta de TV é apenas um modo de ganhar recursos, todavia acredito que estes recursos da TV não devem ser divididos levando em conta só o tamanho da torcida e sim levando o tamanho da torcida e outras fatores, como por exemplo, os critérios técnicos (posição nos últimos campeonatos e etc.) em um modelo tipicamente justo como é o modelo inglês. Acrescento que se mata-mata fosse tão bom, teríamos tal modo de disputa em todos os campeonatos do planeta, inclusive no Bilionário Futebol Inglês que como exemplo assume a negociação coletiva como força de barganha e como forma de fortalecer o futebol da terra da rainha.O problema é que Brasileiro tem sempre mania de achar que voltar no tempo é melhor que olhar para o futuro, começamos tarde com os pontos corridos, mas muito cedo com a negociação em bloco, agora que todos no mundo estão ganhando uma grana com isto estamos querendo voltar no tempo?Quanto à sua opinião sobre pautar pelos jogadores a divisão de receitas, é tão absurda que nem me atreveria a comentar, todavia devo dizer que não lhe parece óbvio que quem possui maior receita contrata melhores e mais caros atletas, logo privilegiando times "A" e "B" com maiores receitas isto não seria um reforço na tentativa de monopolização de recursos, o que fatalmente iria ferir "de morte" a diversidade de cores que constituem as torcidas no Brasil?Um abraço

  32. Matheus Martins

    16/03/2011 11:17:44

    Fala Erich, chega a ser engraçado você um cara de marketign esportivo comentar a Libertadores, porque nelas os times, que jogam o torneio, dão pouco valor a tudo dito no site e no seu blog. Você vê alguma iniciativa legal, ou diferente, feita pelos times sul-americanos?Um abraço!

  33. Denilson de Oliveira Biffi

    15/03/2011 17:21:32

    Ontem foi divulgada a tabela do Campeonato Brasileiro de 2011. Vendo a primeira rodada, podemos perceber o grande atrativo: o grande número de clubes (teoricamente) candidatos ao título. Das 10 partidas, acho que temos pelo menos uns 7 clássicos.E aí vêm pessoas falando em primeiro e segundo escalão.

  34. Denilson de Oliveira Biffi

    15/03/2011 17:15:25

    Ano passado tivemos o Santo André finalista. Em 2008 tivemos o Guaratinguetá líder na primeira fase e a Ponte Preta em quarto lugar, sendo esta finalista. Não precisaram de chances especiais.Basta um clube se planejar, um ano que seja, fazer um bom trabalho que os frutos são colhidos.Concordo com você quando diz que não é culpa da TV que só exista Real e Barcelona na Espanha, mas não são chances especiais que fazem clubes campeões.Abraços!

  35. Chico

    15/03/2011 17:10:52

    Ser avalista é uma coisa. Ser devedor é outra coisa. O fato de o Clube dos 13 ser avalista de qualquer empréstimo bancário de associado não significa que a Associação deva ao Clube. Quem deve pagar o empréstimo é o associado. Somente se o associado não honrar o empréstimo com o banco é que o avalista será acionado.

  36. Ricardo

    15/03/2011 16:56:44

    Discordo completamente do seu raciocínio Anderson.Em primeiro lugar discordo, porque vc está fazendo uma análise equivocada sobre a atuação do CADE. Explico: O CADE não deve atuar só quando há fraude, como vc mencionou (tirando sei lá da onde esta idéia...) O CADE atua de 3 formas, com funções: preventiva, repressiva e educativa.E no próprio site do CADE, onde está prevista uma série de funções, pode-se extrair um trecho que aplica-se ao caso em tela. Ao atuar de forma repressiva, há menção expressa de que o CADE "tem o papel de reprimir práticas infrativas à ordem econômica, tais como: cartéis, vendas casadas, preços predatórios, ACORDOS DE EXCLUSIVIDADE, dentre outras."Ou seja, é para evitar um acordo de exclusividade, ou que infrinja a ordem econômica, (ao favorecer uma emissora de TV aberta, no caso a Rede Globo), o motivo de atuação do CADE no contrato realizado pelos clubes de futebol.Desta forma, não pode o C13 possibilitar uma vantagem absurda a rede globo. Nem podem os outros clubes venderem seus direitos de imagem à globo sem conceder o direito à livre concorrência.Ou seja, o CADE NÃO ESTÁ ENVOLVIDO COM A QUESTÃO DA DIVISÃO DE VERBAS, MAS SIM, COM A NECESSIDADE DE EXISTÊNCIA DE LIVRE CONCORRÊNCIA.Isto garante o interesse público, que implica no afastamento da garantia à rede globo de que somente ela poderá transmitir os jogos por isso implicar em reserva de mercado, fato vedado pelo CADE, pela Constituição e outras leis. Em segundo lugar, devo esclarecer que a notícia que o Erich tentou trazer à lume é de que os times, unidos, conseguem extrair mais verbas do que desunidos. Espero que esta mensagem não seja esquecida, pois isto se aplica ao interesse de todos os clubes que participam do certame.Em terceiro lugar, vou explicar porque faz parte do interesse público que a divisão das verbas seja proporcional (como é feita) ou igualitária (como é feita no futebol americano). Primeiramente veja como o campeonato brasileiro é muito mais interessante em comparação aos campeonatos estaduais, ou em relação ao espanhol...Isso acontece porque vários times participam dele com condições de disputar títulos, e por possuírem times parelhos, fazendo com que, cada partida seja decisiva. Ainda há aqueles times que ficam no escalçao do meio, que não tem condições de almejar um título, mas podem brigar por vagas na Libertadores, para buscar mais verbas, melhores jogadores, etc.Tudo isto faz com que cada partida seja extremamente acirrada e disputada. É muito diferente de um campeonato estadual ou espanhol, que todos sabemos, desde o início do campeonato, que, 2, 3 ou 4 times possuem condições de ganhar, e serão estes mesmos que ficarão com as vagas para os torneios continentais. Além do mais, todos sabemos que estes poucos times, mesmo jogando mal (o que é extremamente desinteressante para os torcedores), ganham dos clubes menores, o que torna o campeonato completamente "sem sal".Assim, o que faz o campeonato brasileiro ser interessante é o fato de toda a partida ser perigosa, decisiva, devendo ser disputada de forma acirrada, vencendo o clube que tem não somente a maior receita, (e consequentemente os melhores elencos), mas também, aquele que é organizado taticamente, que possui atletas com muita disposição, e que se esforçam mais, fazendo com que o campeonato seja mais parelho.Esta característica faz com que o campeonato não seja limitado aos 2, 3 ou 4 times que possuem mais verbas, mas sim, que seja decidido pelo clube que fizer as melhore scontratações, o que repercutirá em campo. Assim o campeonato não terá os finalistas definidos antes do seu início, mas sim, EM CAMPO, pelos times que mostrarem maiores virtudes técnicas, táticas e por aquele que tiver mais garra, efetivamente. Trata-se de algo que não acontece nos estaduais, que são tão desvalorizados que todo ano tenta-se exclui-los do calendario dos times de maior porte. Neste caso, os interesses de clubes como Corinthians e Flamengo, assim como os interesses dos clubes que integram o C13 não deve prevalecer de forma tão vantajosa. A verdade é que o Brasil é um país enorme, que contém vários estados e regiões, e que todas estas possuem clubes de futebol que pretendem figurar no campeonato brasileiro.Naturalmente, os torcedores de seus times desejam que seus times tenham condições de ingressar num campeonato para disputar posições. Essa disputa poderia ser mais acirrada se a disparidade das distribuições das verbas não fosse tão diferenciada (podendo citar, em especial), os clubes que não integram o C13. E isso sim, interessa ao público em geral. Não somente porque o Brasil é um país muito amplo e com muitos times, mas também, por ser do interesse público que o futebol brasileiro seja um meio para todos os jogadores mostrarem suas habilidades, E QUE SEJA O PALCO PARA O CAMPEONATO MAIS DISPUTADO DO MUNDO. Ademais, não é o interesse público que 2, 3 ou 4 times disputem o título todos os anos, mas sim, que o time que mora no coração de cada torcedor neste país tenha condição de crescer, não sendo podada a sua participação nos campeonatos, por não terem a mínima condição financeira de disputar campeonatos com times que possuem rendas absurdamente maiores.Acredito, portanto, que é justo haver distribuições diferenciadas, como existe atualmente, mas acredito que a distribuição tem que ser mais parelha, para que o CAMPEONATO seja ainda MELHOR. Isso favorecerá o futebol brasileiro, e não somente o interesse de um ou outro clube. Desta forma, a divisão igualitária pode até soar meio comunista, mas é um raciocínio equivocado. Até mesmo porque cada clube possui suas torcidas, seus planos de marketing e todas as condições que diferencia de forma suficiente os clubes de maior ou menor porte.E vou mais além, vc falou das contratações que são feitas por Corinthians, Flamengo e São Paulo...Ora, a questão é muito simples. Qualquer time que tenha um garantia de receber muito mais verbas que outros pode fazer contratações de maior peso. Qualquer time pode fazer grandes contratações se receber maiores verbas. O que vc menciona implica em uma reserva de mercado como é feita para Barcelona e Real Madri, o que torna o campeonato espanhol chato...Inclusive, questiono se vc sabe qual é o primeiro critério de desempate do campeonato espanhol? Se vc não sabe, é o confronto direto. Isso acontece porque o título é tão direcionado aos dois clubes que os outros confrontos são desprezados em critérios de desempate. Ou seja, a divisão proporcional de verbas é benéfica ao próprio campeonato brasileiro.

  37. PAULO

    15/03/2011 16:12:29

    não entendi porque meu comentário não foi divulgado, pois emmomento algum foi desrespeitoso,

  38. Romualdo Cardoso

    15/03/2011 16:09:56

    Eder, voce deve entender muito de futebol, deve ser um grande pesquisador para citar esses times como não tendo expressão

  39. mateus

    15/03/2011 16:07:00

    Essa coisa de liberdade de expressão... essa parada de informação fácil para todos haha Muitos ainda não estão preparados xDEstou dando risada com os comentários que deixam em seus postsMas aproveito o espaço para elogiar o seu post. Sempre aprendo coisas novas com vc, Erich.Obrigadoabraços

  40. mateus

    15/03/2011 15:59:54

    Não se trata de dividir as cotas de maneira igual. Trata-se de os clubes negociarem juntos.Acho que vc não entendeu o texto, Anderson. Quando os clubes negociam juntos, eles conseguem ter mais representatividade, e quanto maior esta for, mais poder terão para negociar contratos de tv melhores.Você já está falando sobre outro assunto... colocando a carroça na frente dos bois.Negociar coletivamente é uma coisa... divisão igual é outra

  41. mateus

    15/03/2011 15:53:07

    perdeu a chance de ficar calado -_-

  42. Roberto

    15/03/2011 15:30:22

    Erich, vai ver que os presidentes do Bota, Flu, Vasco, Palmeiras, Santos, Cruzeiro e Gremio são Corinthianos ou Flamenguistas, pois só assim explicaria a atitude tomada por eles. Por pior que seja, o C13 ainda é a opção menos ruim para o restante dos clubes. Li uma reportagem sobre a licitação de sexta-feira que comentava que a Rede TV! tinha 2 envelopes. Um envelope com a oferta de 500 mi por ano e outro com mais de 700 mi por ano, Seria apresentado o envelope com mais de 700 mi caso tivesse outra concorrente. Não consigo entender a lógica de tudo isso. Acho ate que o Corinthians consegue um contrato individual na faixa de 100 mi. O Flamengo acho que não. O São Paulo até poderia conseguir um contrato individual perto do Flamengo. Mas e o resto?

  43. Ricardo

    15/03/2011 15:27:37

    Eu também me interesso pela resposta desta pergunta.

  44. MARCELO

    15/03/2011 15:04:30

    E A DIVISÃO DESSES MONTANTES É IGUAL PARA TODOS? SE NÃO É CADA UM TEM QUE BUSCAR O SEU. E PONTO

  45. Anderson

    15/03/2011 14:32:24

    Daniel. Permita-me mais uma colocação, sobre o argumento, de que na Espanha só dois times ganham.Isso não é culpa da TV, mas sim do incrivel e absurdo, chato sistema de pontos corridos, onde os mais fortes descolam na tabela sem dar chances.E o Brasil, onde parece, algumas figuras iluminadas da midia, acharam de copiar o sistema europeu, com argumentos ou sofismas tipo "mais justiça" "prêmio a regularidade", e por ai vai.Se de fato, queremos dar oportunidades, porque não mata-mata em finais, de 8 por exemplo? Dando chances a mais clubes.? Portanto, essa também é uma desculpa que não cola.Veja o Paulistão, que aqueles que querem acabar com a competição, por absurdas divergências politicas, liquidando de vez com os clubes pequenos do interior, chamam de "paulistinha", evidentemente com a ridicula intenção de menosprezá-lo, ou diminui-lo, que nessa experiência classifica 8 equipes, dando chance de titulos até a pequenos clubes.Pois é. Se queremos promover outras equipes, basta darmos-lhes chances.Só isso. Mas quando a retórica entra no meio, a lógica desaparece.Abraços.

  46. Wagner

    15/03/2011 14:26:06

    Posso estar enganado. Mas creio que a divisão é igualitária nas ligas americanas, tanto de basquete quanto de beisebol, futebol e futebol americano.

  47. Rafael Gomes

    15/03/2011 13:45:16

    Boa Tarde, tenho certeza de que apenas neste contrato todos ganharam mais.Porem para os proximos, apenas o grandes clubes realmete sera bom: São Paulo, corinthians, Flamengo, palmeiras e vasco. o restante vão ganhar migalhas, pois são times regionais, de baixa espressão. Cruzeiro, Santos, Botafoga, Fluminese, atleticos etc.O mais importante Não é o quanto vão ganhar e sim como vão gastar. Todos estes times ganham dinheiro, mais dão para os Ronaldos, L. Fabiano, cleber, etc.Precisamos de adiministradores reias e não torcedores emotivos e birrentos.Att.Rafael

  48. Wagner

    15/03/2011 13:15:15

    Onde vcs viram falar sobre a divisão igualitária?

  49. Paulo

    15/03/2011 13:03:01

    NUMA NEGOCIAÇÃO COLETIVA, JÁ COMPROVA QUE É A MELHOR DAS SOLUÇÕES. SO MESMO INCOMPETENTES E POLITIQUEIROS QUEREM FAZER DIFERENTE PARA APARECER COM A ARGUMENTAÇÃO QUE É MELHOR PARA O CLUBE DELE.ACORDO INDIVIDUAL, É PREJUDICIAL A TODOS OS TORCEDORES QUE PODERÃO FICAR PRIVADADOS DE ASSISTIR JOGOS DO SEU TIME QUANDO NÃO COINCIDIR OS DIREITOS DE UMA MESMA REDE.OS TIMES PENSAM QUE IRÃO GANHAR MAIS DE FORMA INDIIVIDUAL, A GLOBO SABENDO DO MONTENTE DA LICITAÇÃO 500 MILHÕES, CAIU FORA POR QUE, NÃO QUER PAGAR MAIS, SÓ IDIOTA PENSA O CONTRARIO.QUERO VER A CARA DESTE PRESIDIDENTES INDIVIDUOS MAL INTENCIONADOS VIREM A PUBLICO E DIZER SOBRE O ASSUNTO. AGORA É TUMULTO, FACIL FALAR, E ALGUNS FALASTRÃO ENTÃO DEITANDO E ROLANDO, MS NA HORA DE PAGAR AS CONTAS E PRECISAR DE UM AVAL QUEM DARÁ AO CLUBE. ATÉ HOIJE O C13 SUSTENTOU ISTO, PRINCIPALMENTE PARA OS QUE TEM DIVIDAS LÁ, E SÃO OS QUE SAIRAM DA C13. COSPE NO PRATO QUE COMEU. FLAMENGO E CORINTHIANS.

  50. Marco

    15/03/2011 11:36:02

    A verdade e que como todos sabem quatro clubes no maximo vão realmente se beneficiar com a venda individual. O que se esta tentando e colocar o futebol brasileiro na mão de Corinthians e Flamengo principalmente. Ou seja eles arrecadam milhões e deixam o restante com pires na mão. Sendo assim as demais equipes se fragilizariam pois não teriam receita para contratar. Imaginem clubes como Ceara, Figueirense, Atletico GO, America MG, Avai, Bahia, Goias, Coritiba que tipo de contrato conseguiriam com a tv. Talves nem 10% dos dois grandes. Seria um campeonato de cartas marcadas assim como na espanha onde so Barcelona e Real sisputam o titulo. Uma imoralidade e o pior apoiado por clubes que com toda certeza vão perder e muito. Sera porque?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso