Negócios do Esporte

Jogo de valores só complica definição da TV do Brasileirão

Erich Beting

O Grêmio foi o primeiro clube a publicamente anunciar o acerto com a Globo para a transmissão de seus jogos do Campeonato Brasileiro pelos próximos quatro anos. Os detalhes do acordo, porém, não foram revelados, o que iniciou uma queda de braço e um corre-corre entre os próprios clubes para saber o quanto realmente entrará nos cofres gremistas.

Na noite desta quinta-feira, a Record aproveitou para jogar mais lenha na fogueira, dizendo que registraria em cartório ofertas para Corinthians e Flamengo no valor de R$ 100 milhões ao ano cada uma pela transmissão apenas na TV aberta dos jogos dos dois times no Brasileirão. A estratégia da Record é mexer com a cabeça de outros clubes que ainda não fecharam com a Globo e de jogarem nas costas dos dois primeiros dissidentes do Clube dos 13 a responsabilidade de, talvez, fecharem por um valor menor seus contratos de TV (leia a reportagem completa aqui).

Esse é o primeiro reflexo da instabilidade que vai tomar conta do futebol brasileiro nas próximas semanas, enquanto essas negociações continuarem.

Uma coisa é certa. A Globo tem balizado suas negociações conforme uma realidade de mercado. O Grêmio não vai conseguir triplicar suas receitas com TV neste momento, uma vez que a Globo tem trabalhado com ofertas próximas do dobro do que era ganho pelos clubes, o que seria o cenário ideal imaginado pelo C13 quando abriu a licitação pelos direitos.

A implosão do C13 está mais do que certa. O problema é conseguir reunir todo mundo e juntar os cacos de negociações frustradas e pouco transparentes depois disso. Apesar de todos os absurdos de princípio da entidade que representava até pouco tempo os 20 clubes de maior torcida do Brasil (o que já era, de partida, um erro, por não ser representativo dos 20 clubes da Série A do Brasileiro), fatalmente o futebol brasileiro dá um passo para trás.

Tal qual o mercado de patrocínio dos clubes, que é dominado pela total falta de transparência e amadorismo na relação dos valores envolvidos, agora a televisão também caminha para esse processo. Para o torcedor comum, talvez isso pareça não significar qualquer problema, já que, iludido pelas declarações pouco responsáveis dos dirigentes, cifras mágicas parecerão a mais pura verdade.

Só que o mercado tem cada vez mais deixado de ser amador. Não existe empresa que acredite em declarações efusivas de valores totalmente fora do padrão.

A discussão da TV se perde, mais uma vez, nos valores que A, B ou C ganham, dizem que ganham ou acham que deveriam ganhar. O torcedor quer contar vantagem do rival na conversa de bar, dizendo que seu clube vale mais que o do outro. Mas ele não consegue entender que, quando não existe união entre os clubes em negociações, quem perde são os próprios clubes. Principalmente porque, a partir de agora, quase nada do que se falar em termos de valores de contratos de TV é verdade.

E, nesse sentido, complica-se cada vez mais o cenário para que tenhamos uma definição de qual emissora exibirá a competição no ano que vem. E aí será complicado para o torcedor entender que o orgulho de ver o time ganhar mais poderá significar que ele simplesmente não conseguirá acompanhar seu time pela TV a partir de 2012.

O cenário continua absolutamente enevoado. Era tudo o que as TVs precisavam para não gastar tanto com o produto futebol e, mais do que isso, perpetuar a desunião entre os clubes, o que só enfraquece o poder de negociação dos times, fazendo com que o melhor produto para a televisão brasileira valha muito menos do que poderia.

  1. Erich Beting

    25/04/2011 00:16:06

    Felipe, vamos lá1 - os contratos preveem exclusividade da televisão2 - acho impossível que o campeonato tenha diferentes tvs com diferentes clubesUm abraço,Erich

  2. Erich Beting

    25/04/2011 00:11:30

    Luiz, bem que eu queria saber. Ao que parece, os valores são bem menores do que os anunciados. Um abraço, Erich

  3. Erich Beting

    25/04/2011 00:07:08

    Pablo, não confunda negociação coletiva com divisão dereceitas. Um abraço, Erich

  4. Erich Beting

    28/03/2011 18:07:36

    Anderson, seguindo a sua lógica, o Corinthians poderia jogar só contra o Corinthians... E aí, que graça teria? Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    28/03/2011 18:02:20

    Não pode, Carlos. Ou os dois, ou nada de jogo sendo transmitido. Abraço, Erich

  6. Erich Beting

    28/03/2011 17:46:41

    Marcelo, sem um pensamento coletivo, é ainda mais difícil isso acontecer. A NFL, nos EUA, faz mais ou menos isso. Ela divide igualmente a cota de TV e tem mais de quatro emissoras transmitindo os jogos... Um abraço, Erich

  7. Erich Beting

    28/03/2011 17:26:23

    Edirlei, como torcedor, você acha que seu interesse ficaria maior ou menor com essa salada de datas, jogos e afins? Pense no produto como um todo, e não apenas em um time... Um abraço, Erich

  8. Erich Beting

    28/03/2011 17:22:43

    Eduardo, a premiação por desempenho existe em diversas ligas. Não é a principal parte da receita, mas existe. Um abraço, Erich

  9. Erich Beting

    28/03/2011 17:14:57

    Fábio, isso seria possível. Mas teria um custo, que duvido que chegássemos a um consenso de como arcar com isso... Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    28/03/2011 17:02:56

    Rubens, essa é a próxima barreira a ser quebrada. Mundialmente a rádio paga para transmitir eventos esportivos (como a Copa do Mundo, em que as emissoras brasileiras pagam sem reclamar). Por aqui, ainda é de graça transmitir futebol, por mais irônico que possa parecer. Um abraço, Erich

  11. Erich Beting

    28/03/2011 16:55:02

    Cleber, acho que a pergunta é complexa. Eu não olharia apenas a televisão como fonte de receita, para começar. E aí é que está o ponto. Estamos colocando a TV como única coisa que pode ser negociada em conjunto pelos clubes... Quanto à questão profissional, acho que você precisa ver direitinho o que precisa na sua empresa para fazer o negócio crescer. Às vezes não é nem marketing o principal... Um abraço, Erich

  12. Alexandre Barbosa Francisco

    23/03/2011 17:31:12

    É... ahã...sei... realmente o jogo Grêmio X Corinthians, na última rodada do Brasileiro de 2007, não deu audiência nenhuma... assim como o São Paulo X Corinthians, no mesmo ano, gol de Betão, só para lembrar... é... é duro ter que ler um monte de besteiras... o Corinthians SEMPRE vai dar o maior ibope.. através do torcedor fiel e do anticorintiano... veja a quantidade de torcedores rivais que escreveram aqui?! Matemática pura.

  13. Ricardo

    23/03/2011 17:07:30

    http://www.as.com/futbol/articulo/nido-contrario-paron-liga-tercermundista/20110323dasdasftb_26/Teserich, leio sempre seu blog e gostaria de te dar os parabéns pela imparcialidade e veracidade nas noticias! moro na espanha e li essa noticia aqui e gostaria de compartilhá-la com vc!abraços

  14. Romério

    23/03/2011 16:33:35

    É lamentável esse acordo em sigilo, pois é uma tremenda falta de ética com a concorrência e principalmente para com os torcedores.Hoje o Andrés falou que o valor é de R$90milhões a R$130milhões, mais ontem ele disse que o contrato era maior que a receita de 2007 que foi de R$134milhões, continuo na mesma opinião do comentario que eu fiz ontem no blog, acho que não houve negociação e sim ameaças, pois com o veiculo de comunicação que a compradora tem pode fazer o que quiser, então é assim se você assinar com outra emissora posso prejudicar você(dirigentes) e até mesmo os clubes, e os cordeirinhos estão tudo assinando com a Globo.Eu duvido que o valor oferecido pela Globo é maior que o da Record de R$100milhões só tv aberta o Corinthians poderia ter lucrado bem mais nessas negociações se tivesse pessoas com coragem, determinado e respeito a fazer o bem tanto para o clube como aos torcedores, jogos que acabam meia noite ninguém aguenta mais.É esse o respeito que a Globo e o Andrés tem para conosco torcedores.

  15. Alfredo

    23/03/2011 16:32:33

    Erich,Sobre divisão de direitos audiovisuais, veja as declarações de Del Nido, presidente do Sevilla publicas hoje no site As.com (http://www.as.com/futbol/articulo/nido-contrario-paron-liga-tercermundista/20110323dasdasftb_26/Tes), que transcrevo um resumo:El presidente del Sevilla ... ha defendido hoy una negociación "centralizada", con mejor reparto de derechos audiovisuales" para "no convertir la liga española en tercermundista, como actualmente es"."Es vergonzoso que la liga española sea la de reparto más desigual del entorno europeo".A su juicio,.... llegará un momento en el que sólo serán atractivos en la liga seis, ocho o diez encuentros, y los operadores televisivos determinarán que no sólo no pagarán más, sino que pagarán menos".

  16. george

    23/03/2011 16:30:45

    O futebol é uma máfia só. Não duvido que a Globo esteja comprando dirigentes por baixo dos panos, pressionando empresários, patrocinadores e credores dos times. Tem dado tudo muito certo. Estão pagando um pouquinho a mais pra alguns e na mesma tacada a Globo deixa a Record no chinelo e a CBF se livra do incômodo poder do clube dos 13.Ruim para os Corinthianos e Flamenguistas, e outros menores, que estão sendo seduzidos pelo papo de que vão ganhar mais do que os outros times e estão levando vantagem. Estão sim sendo enganados pela CBF. Daqui pra frente não terão o menor poder sobre nada - horário dos jogos, datas, tabela. Aguardem jogos e mais jogos desnecessários no meio da semana, começando depois do Big Brother e acabando no meio da madrugada.E não me impressionará se o mata-mata voltar, como quer a Globo, e o campeonato brasileiro volte a ter 150 times e 18 fases.

  17. joao campos

    23/03/2011 16:13:06

    Tamanho de torcida não quer dizer nada. O que interessa para a publicidade é o poder de compra da torcida, o número de torcedores que efetivamente consomem. Não adianta anunciar bens de valor agregado alto para a torcida do Corinthians ou do Flamengo, a maioria não compra isso. Depois, com Globo ou Record, ou RedeTV, o que importa é que os clubes perderam a chance de dar uma banana para a CBF.

  18. rich

    23/03/2011 16:12:35

    Sensacional seu comentário. Até que enfim alguém lúcido neste emaranhado de torcedores alienados e fanáticos.

  19. Leonard

    23/03/2011 16:09:37

    Fala Antonio Carlos!Tentarei passar a minha opinião, sem querer sobrepor a sua.Primeiro, trata-se de uma questão democrática, constitucional, do que comercial. O mando de campo é somente por questão de cotas de ingresso e local da partida. As duas equipes que disputarão a partida terão sua imagem veiculada e usada para gerar receita. O time que não é mandante não é menos exibido que o outro, apenas não tem o fator "torcida" tão forte quanto o rival, ao menos em tese.O correto é que todos os clubes fechem com mais de uma emissora, se for para negociar em separado, justamente para evitar esta situação. Embora eu já tenha visto alguém dizer que "não pode vender a mesma coisa duas vezes", acho que nesse caso pode.Mas fora isso, acho que é possível que as emissoras entrem em acordo com os clubes que não tem contrar em jogos chave. Imaginem a 36º rodada do brasileirão, jogando Corinthians e São Paulo, com um deles disputando o título. A audiência que esse jogo daria, justificaria um contrato pontual para aquela partida.Sei lá, apesar de opiniões diferentes, podemos alinhar as idéias!Abraço!

  20. Mario Zanoty

    23/03/2011 15:43:40

    “O que seriam dos sábios se não existissem os tolos?”Se os clubes realizassem a licitação junto com o clube dos 13 a Record daria 1bilão por ano (já que a rede TV tinha uma de 800 na manga) teríamos padrões de transmissões e os patrocinadores seriam valorizados com esses novos padrões.O poder seria dos próprios clubes e não mais de emissora/pessoa/federação A ou B por isso aconteceu essa palhaçada com ajuda de pessoas imorais como alguns "imorais", do dono do CIRCO BRASILEIRO DE FUTEBOL (não podia faltar ele) e da "emissora" que quer mandar em tudo!Enfim não vou entrar na onda dos "tolos" que só sabem gritar e espernear... Para acabar com essa palhaçada aqui e com os argumentos fanáticos de alguns “tolos” faço a seguinte pergunta se o jogo de sua equipe estivesse sendo transmitido na emissora A, B ou C você deixaria de assisti-lo?Fica a idéia para você faça esse pergunta aqui no seu blog que tem grande audiência.

  21. Lucas Galvão

    23/03/2011 15:39:14

    É... Parabéns Erich.Enquanto não houver união dos clubes, a Globo fará o que quiser com o produto Futebol... e quem vai pagar por isso é o torcedor que frequenta estádios... Com jogos às 22h.O triste de tudo isso é ver que pessoas (leia-se dirigentes) estão se aproveitando do momento para engordar as próprias contas bancárias...

  22. mauricio silva nunes

    23/03/2011 14:50:01

    Acho que você deveria esclarecer que os contratos de televisão envolvem diretamente o patrocínio das camisas. Uma coisa é a exposição da marca na Globo e outra nas outras emissoras. A Rede TV não tem retransmissoras em todo o Brasil e nem equipamentos. Também a RECORD não tem retransmissão em todo o pais (não tenho ouvido falar que a Record comprou o campeonato catarinensse e a maioria das cidades do estado não assiste porque não tem retransmissora da TV) . De que adianta ter essas emissoras se nem todas as cidades assistirão aos jogos e dpois ganha de um lado na cota, mas perde no patrocínio das camisas. Também se perde em audiência no produto futebol e na formação de novos consumidores para o futebol. Da mesma forma não vejo vantagem na negociação em separado das mídias, pode render mais dinheiro, mas dificultará uma abordagem do produto futebol em termos de cobertura jornalística (uma vez que uma mídia não colocará azeitona na empada alheia) e campanhas de divulgação e promoção do produto futebol. Não dá para comparar a cobertura do futebol no Globo.com com os demais sites e é natural que assim seja porque há o interesse na divulgação do produto por causa da TV aberta e se as mídias não forem casadas certamente haverá perdas de espaços jornalísiticos e promocionais.

  23. Zorobabel

    23/03/2011 11:59:28

    Imagino que este valor é referente a 2010, quando Fluminense foi campeoa, ams ele esta se referindo a cota de transmissão, a premiação é outra historia, mas achei um rateio justo, premiando o melhor time, gostei e muito.

  24. Antônio Carlos

    23/03/2011 11:02:19

    Erich, Como parece não ser possível um entendimento de todos os clubes (reunidos em uma entidade tal como o clube dos 13) para transmissão dos jogos do campeonato brasileiro a partir de 2012, pensei no seguinte:É possível uma mudança na Lei (se é que existe uma) para a transmissão das partidas?Uma mudança que permitisse ao mandante do jogo a transmissão da partida, independente da vontade do adversário.Imagine que dois times quaisquer tenham contrato de transmissão com emissoras distintas. Quando o Time A mandar o jogo, a partida é transmitida pela emissora com a qual o time A tem contrato de transmissão. Na partida de volta, a emissora com a qual o time B tem contrato transmite o jogo.Dessa forma, os dois times terão seus jogos transmitidos e os seus patrocinadores não serão prejudicados, uma vez que terão suas logomarcas sempre divulgadas na mídia.A emissora do time A transmitirá um jogo de um time com o qual não tem contrato de transmissão mas, em contrapartida, terá um jogo de um time com o qual tem contrato transmitido por uma emissora concorrente o que, no final, acaba equilibrando as contas.Obviamente que é apenas uma idéia que precisa ser melhorada e amadurecida. Postei esse comentário e um outro blog um dia desses e ele não foi publicado. Por que será? Qual a sua opinião sobre o assunto? E a opinião dos demais leitores do blog?

  25. Will2S

    23/03/2011 10:51:18

    Quando o Andrés anunciou que o Corinthians sairia do Clube dos 13. Um dirigente do spfc disse que o Corinthians devia para a entidade. A resposta do Andrés é que o que o Corinthians tem a receber da emissora é repassado direto pro Clube dos 13, logo em setembro a dívida estará paga. Andrés rebateu e desafiou o dirigente são paulino a dizer qual o clube que pegou verba adiantada do ano que vem, antes mesmo da licitação. Será que este clube foi o spfc? Isso explicaria o fato de o Clube dos 13 possuir a procuração para poder assinar em nome do spfc.

  26. trom

    23/03/2011 10:00:02

    a cbf e a globo vão colocar jogos nos sabados as 21 hs , mas q droga e os embalos de sabado a noite como fica , mas q droga

  27. Marcelo p Souza

    23/03/2011 09:43:31

    Erich, bom dia!Vc que é fera em marketing esportivo, por favor me responda: Não seria melhor para as TVs e os clubes, que as emissoras interessadas no futebol, repartissem os direitos de transmissão proporcionalmente ao valor das cotas de patrocínio de cada canal X a média de audiência dos clubes nos 3 últimos brasileirões (cada clube teria seu valor comprovado pela audiência)?Assim as Tvs investiriam de acordo com à venda de suas cotas, os clubes receberiam de todas as empresas, e o telespectador poderia escolher onde quer assistir aos jogos do seu time. Seria muito difícil isso acontecer?Obrigado

  28. Neil Azevedo

    23/03/2011 09:41:22

    SÃO PAULINO Q É SÃO PAULINO NÃO ASSISTE A GLOBO!No final dos anos 90 levei uma faixa no Morumbi " São Paulino não assiste a Globo ". Fui impedido de entrar no estádio pela polícia. Vamos voltar com esta campanha... fora mafiosos do futebol... vamos JJ.. contra a máfia.

  29. Leonard

    23/03/2011 09:40:22

    Ótimo Post, Parabéns!Esclarecedor, imparcial, flúido e que contribui para a opinião pública de maneira positiva.Só gostaria de saber se essa falta de decoro, desrespeito à entidades, contratos desconsiderados da noite para o dia, terão alguma validade.Não é possível que 3 ou 4 pessoas privem os mais de 80 milhões de espectadores fãs do esporte e que a maioria dos dirigentes de clubes concordem com isso.

  30. JJ Junior

    23/03/2011 09:33:12

    Pq Andres Sanches Não divulga quanto embolsou por fora nessa negocição com a Globo ??? Divulga Andres, divulga onde a Globo depositou esse dinheiro pra vc.

  31. Emerson Castro

    23/03/2011 08:55:43

    Gostava tanto do tempo em que torcer no futebol era apenas acompanhar o TIME, ir aos ESTÁDIOS, ou assistir aos jogos pela tevê... A rivalidade sempre vai e deve existir, mas dentro das 4 linhas, nos jogos em sí... está se tornando uma babaquice, torcedores discutindo quem ganha mais de patrocínio e agora cotas de tevê. O futebol está ficando cada dia mais chato, com torcedores mais chatos ainda.

  32. CLAUDIO ALEXANDRE DA SILVA

    23/03/2011 08:23:48

    SÃO PAULINOS QUE SE PREZEM, VAMOS TODOS BOICOTAR A GLOBO E A CBF.

  33. daniel camilo

    23/03/2011 07:38:29

    2012 ... SEM FUTEBOL PELA TV....VAMOS AO ESTÁDIO...MARAVILHOSO, Os clubes que reinventem outra forma de ganhar com midia...VAMOS AO ESTÁDIO !!!!

  34. Sabetta

    23/03/2011 07:31:54

    Erich,Voce teria toda razão, caso o C13 fosse uma entidade séria. O grande problema é a falta de seriedade e de lisura da entidade. O contrato atual do C13 com a Globo está muito aquém da realidade e foi negociado por amadores. Basta ver os valores negociados e comparar com os atuais. Não restam dúvidas também de que a divisão não é justa. Flamengo e Corinthians jamais poderiam ficar no mesmo grupo de São Paulo, Palmeiras, Vasco assim como o Santos estar em um grupo isolado... É um absurdo! A situação atual só pode ser resolvida de duas formas: com a reformulação completa da entidade ou um racha. Como a primeira opção é praticamente impossível, só restou o racha. Nesse momento, o racha é necessário.

  35. Marco

    23/03/2011 03:54:40

    Erich,Concordo com seu comentário, porém tenho uma duvida e até hoje não vi ninguém comentar sobre isso:Por que o CADE se envolve neste assunto?A forma que eu entendo é a seguinte:Eu sou uma empresa e tenho um produto para vender, se vou vender meu produto pelo melhor preço ou não não diz respeito a mais niguem além da minha empresa e meus pares e isso não muda se for na forma de cooperativismo (clube dos 13) desde que todos estejam de acordo, qual o problema?Isso realmente me incomoda, pois desta forma vamos acabar vendo negociação de jogador sendo discutida pelo CADE... Por favor Erich me ajude a entender.Grato.

  36. Marco

    23/03/2011 03:44:52

    Concordo com o texto, porém acredito que o critério para se pagar mais ou menos se uma simples ferramenta muito utilizada no mercado o Market share.E com relação titulos ou estar em zona de rebaixamento é só olhar as estatisticas desde 1971 (inicio do campeonato brasileiro) e ver os maiores publicos e as melhores medias ano a ano e vai entender que posição na tabela não é tudo o que importa é o retorno finaceiro de todos os envolvidos.Erich, não faça igual aos outros comentarios que enviei, pesso que este seja publicado.Abraços.

  37. Eugenio Bustamante Jr

    23/03/2011 00:56:03

    Tenho acompanhado todo imbróglio envolvendo os direitos de transmissão, seja pelo seu blog ou de outros profissionais que levam a informação sem indução dos fatos. O que tem me impressionado bastante é o fato de nós brasileiros não conseguirmos enxergar as coisas ruins que o nosso país tem, e de certo modo, tentar mudá-las. Isso se aplica ao governo, serviços prestados ao consumidor, etc.Não estou aqui contra a Globo, muito menos a favor de outra emissora ou clube X,Y e Z, estou aqui como um torcedor que "sonha", e claro, isso é apenas um sonho dentro da nossa realidade, que um dia pensaremos em repartir a fatia do bolo de forma coletiva, de forma que fortaleçam todos os clubes envolvidos no campeonato brasileiro e tornem a disputa muito mais atraente. Isso é feito na NFL, será que não podemos tentar ver como funciona essa máquina de ganhar dinheiro e de sucesso?? Será que com isso podemos revolucionar o futebol?? Imagina um futebol muito mais competitivo, com o time considerado pequeno com chances de ganhar, imagina se o marketing esportivo fosse igual ao dos americanos em torno da paixão nacional que é o futebol??? Se nós passássemos a confiança que eles passam às empresas, aqui seria o centro, não a Europa.Mas não, o interessante para todos é imaginar o ganho de vantagem em cima da outra parte, a maladragem dos dirigentes (muitos com uma péssima formação), a forma de ganhar errada, os juízes comprados, uma entidade que não passa confiança......MAS, somos o país do futebol. Será que ainda somos? Se somos, até quando seremos? Afinal não são os brasileiros que ditam o ritmo dos protagonistas hoje.Nenhum time grande vive sem o outro, é como herói e bandido, por isso, não só no futebol, mas pela uma nação melhor, é preciso ter união para ser GIGANTESCO. Nós podemos ser GIGANTESCOS como País, Futebol e Nação, basta pensarmos mais nas nossas ações em prol de um ganho que seja mais justo, e que fique Bem Claro; isso não é a idéia de Socialismo, apenas de começarmos uma transformação cultural de que a malandragem, e tirar vantagem ilícita não faz ninguém ganhar no longo prazo.Pensem nisso.

  38. Rodolfo Ruiz

    23/03/2011 00:42:49

    Quadruplicar??? da uma pesquisada antes de falar besteira....

  39. Rodolfo Ruiz

    23/03/2011 00:38:13

    Comentário triste.....

  40. cleber maltez

    22/03/2011 23:36:28

    Ola,Gosto mto do seu blog, diferente de toda essa baboseira que rola na net sobre futebol, porém tenho uma indagação:" Se vc fosse diretor de mkt do Corinthians e recebesse a incumbência de negociar os contratos de TV na renovação sabendo quais são os indices de audiência de sua equipe o que faria"Sou engenheiro, especialista ferroviario, pos-graduado em Gerenciamento de Projetos (PMI) e dono de duas lojas da franquia poderoso timão, o que vc indicaria de curso de mkt ?um abraço,cleber Maltez

  41. Edgar

    22/03/2011 23:12:02

    IRINEU, so pra acrescentar mais uma informacao, com certeza voce viu que em 2009 os empresarios donos do J MALUCELI time da primeira divisao do PARANA, baseados em pesquisas que apontaram o Corinthians como dono da maior torcida no ESTADO, acima de CORITIBA E ATLETICO inclusive, trocou o nome do time para CORINTHIANS PARANAENSE.Pois 1 ano apos e com FIASCO nas arquibancadas pensam em mudar novamente o nome, voltando a J MALUCELI pra pelo menos divulgar sua marca empresarial.Parece que o BANDO DE LOUCOS, nao vai alem de assistir pela socia REDE GLOBO, afinal que diz que SCCP e CRF tem as maiores torcidas do BRASIL e' a propria GLOBO, sempre MANIPULANDO OS MANIPULAVEIS., abraco

  42. Rosely Mortari

    22/03/2011 22:48:58

    A Globo propõe pagar mais a Flamengo e Corinthians justificando com a história de maior audiência. Bobagem, pois quando um time está bem no campeonato todos os apaixonados por futebol assistirão, seja para torcer a favor ou contra, então não influencia o número de torcedores. Agora se um time está mal no campeonato a audiência cai, quero ver se os dois times não tiverem nenhuma chance se haverá tanto investimento. Acredito que os outros times deveriam vender os direitos de transmissão para outra rede e deixar a Globo com os dois times para ver se sozinhos eles farão campeonato. Não cedam Palmeiras e São Paulo...

  43. Ricardo

    22/03/2011 21:55:24

    Na verdade, não concordo com o comentário do Erich Beting que os clubes receberão valores menores de patrocínio do que receberiam caso estivessem unidos. Acho na verdade que o contrário irá acontecer, e sinceramente, não acho que as televisões fazem tão bom negócio em relação ao futebol. Me explico: não sei exatamente quais são as receitas geradas pelo produto Futebol e imagino que não seja uma conta trivial, pois além da receita de propaganda atrelada aos jogos (fácil de se medir pelo lado da televisão e dificil pelos times) existe também uma suposta receita por melhoria de imagem (provavelmente uma TV pode aumentar seu Ibope em outros horários devido a exibição de jogos - tanto os horários próximos ao jogo como em outros horários da grade - isso deve ser bem dificil de se medir, inclusive para as televisoes)De qualquer maneira, pensem na Record por exemplo. Porque oferecer valores tão altos para Corinthians e Flamengo? Oras, porque além de trazer de fato grande audiência, seja lá pelo motivo que for (dizem que o Corinthians por exemplo é quem tem a maior audiência de pessoas que não são seus torcedores - estes torcem contra o time) o fato de "ganhar" a concorrência da Globo pode lhe trazer um ganho de imagem importante, e isso poderia ser explorado pela Rede sempre em sua programação, o que poderia lhe trazer um status de real competitora da Rede Globo. (até por este ponto, tendo a acreditar que este valor é inflado e maior do que o retorno gerado a televisão, e se este pensamento fizer sentido, qualquer dos clubes que assinasse com a Record estariam recebendo mais do que de fato valem).Vale lembrar que a Globo é uma empresa falida, com uma dívida monstruosa. Quais serão os motivos pelos quais ela chegou ao patamar financeiro que ela chegou. Oras, pode ser, muito bem, que seja pelos altos valores pagos ao Futebol, Copa, Formula 1 e eventos como estes, que são certamente os mais caros da TV. Claro que com isso a Globo mantém sua liderança, que me parece ser o seu maior objetivo, custe o que custar. Assim, imagino que o valor pago por ela aos clubes mais importantes também deve ser maior do que a receita obtida com estes times - tudo pelo objetivo principal de ser líder do mercado.Resumindo, a questão de patrocínios é muito mais complexa do que se parece. Ao meu ver as televisoes perdem e os times ganham, finaceiramente. Porém times menores potencialmente poderão ganhar menos do que os maiores, o que também não tenho certeza (tudo depende da estratégia de negociação destes times).

  44. Carlos Rocha

    22/03/2011 21:13:43

    Camaradas, o sinal da Rede TV não abrange todo o Brasil, cidades pequenas ficarão a ver navios ou a sessão da tarde da Globo. Os jogos deveriam passar em todas os canais de sinal aberta, já que o futebol é paixão nacional, ficaria igual o Voz do Brasil...O povo brasileiro merece mais respeito e mais escolhas para ver seu time jogar. Estas brigas e acertos com os clubes dos 13 ou dos 20, nos obriga as vezes a ver o time dos outros jogar...

  45. Francisco

    22/03/2011 20:23:35

    apoio seu ponto de vista de que adianta 3 ou 4 clubes fortes e o resto fechando as portas o que faz do Brasil o pais do futebol é essa quantidade de times com possibilidade de conquistar títulos, onde serão formados novos jogadores ja que uma grande parte dos nossos craques vem de times de menor expressão.

  46. Rubens

    22/03/2011 20:01:41

    Erich, por favor, tenho uma dúvida: eu tenho lido sobre essa discussão toda sobre televisão, internet, telefonia, mas e as transmissões via rádio? As rádios pagam para transmitir os jogos? Tem muitas rádio que arrecadam muito dinheiro com patrocínios das transmissões, mas não vejo discussões envolvendo as emissoras de rádio - ou elas não pagam nada mesmo para transmitir?Abs.

  47. Vinicius Cavalcanti

    22/03/2011 19:27:45

    Parabéns pelo comentário, pela primeira vez vejo uma análise serena sobre o assunto. A poeira que se levantou entorno deste assunto, só beneficiou quem quer se utilizar dela para encobrir negócios escusos.

  48. Marcos Guerra

    22/03/2011 19:17:55

    Fim ao monopólio da Rede Globo, concorrência já.Claro que a negociação em bloco e a divisão equanime e justa da verba traria um melhorresultado para o futebol brasileiro.Moro na Barra de São Miguel-AL e aqui só passa jogos dos clubes do Rio de Janeiro, gos-taria de poder assistir os melhores jogos do Campeonato Brasileiro e não flamengo, vasco, botafogo e fluminense nessa ordem.FORA REDE GLOBO, a tv da ditadura.

  49. nely

    22/03/2011 18:34:14

    ficaria muito feliz se pelo menos cumprissem o estatuto do torcedor, mas nem isso eh feito. quanto a corinthias e flamengo não me interessa quantos vão ganhar, o que eu quero mesmo eh ver meu time o melhor do brasil comprovadamente jogar, nem faço questão de assistir o meu time contra o fla ou o cor, prefiro assistir contra times como o palmeiras ou vascão , santos, atletico mineiro, gremio, internacional,mesmo porque não assisto jogos desses dois clubes. afinal os ultimos titulos de corinthias e flamengo foram arranjados pela cbf.thau

  50. Juliano

    22/03/2011 18:17:14

    Uma coisa ninguem falou ate agora! É muito justo discutir sobre o poder de negociação dos clubes juntos ou separados, sobre propostas, quem da mais quem da menos, a Globo é monopolio e bla bla bla !So que todo mundo esquece que prevalece eh o valor real de mercado, e nao o q a dona Record joga na mesa! Dinheiro vindo de dizimo, direto da igreja, lavado pela Record, isso sim deveria ser investigado, pois o mais errado na historia eh essa total farra do dinheiro de "fieis", Record achando que pode comprar tudo e todos com o seu dinheiro sujo! Se tem corrupçao no futebol, se a Globo usa de artificios suspeitos pra conseguir o que quer, a Record nao fica atras, alias, na minha opiniao, é um caso muito mais grave, pois ela joga um dinheiro sujo na mesa, quer comprar so pra derrubar Globo, pois com o que ela gasta pra comprar tudo inflacionado, em termos de mercado, nao terá retorno nem em 100 anos! Onde está o Cade vcs perguntam, eu pergunto: ONDE ESTÁ A JUSTIÇA QUE NAO ABRE UMA INVESTIGAÇAO SERIA SOBRE ISSO!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso