Negócios do Esporte

Quando a Fifa irá mudar?

Erich Beting

Nunca.

A certeza eu tive há cerca de dez anos, quando li pela primeira vez o livro ''Como eles roubaram o jogo'', de David Yalop (obrigado a todos que mandaram a correção do autor do livro, a memória me traiu ontem quando escrevia). O jornalista inglês conseguiu, com maestria, revelar de que forma João Havelange alcancou a presidência da entidade ainda nos anos 70 e como fez para transformar o futebol num negócio extremamente rentável e corruptível. Infelizmente esse livro está, hoje, proibido de circular em terras brasileiras por conta de uma determinação da Justiça em favor de Havelange. Mas, quem tiver a oportunidade, pegue emprestado (e devolva!!!!) para ler.

Para quem trabalha ou deseja trabalhar com esporte, a leitura desse livro faz compreender com a maior naturalidade possível os últimos acontecimentos que pudemos presenciar na Fifa. Escândalos de corrupção, venda de votos (ao que consta, em troca de alguns projetores muitos delegados da Concacaf ficaram ao lado de Joseph Blatter) e diversas outras facilidades proporcionadas pela entidade compõem um cenário muito comum ao universo do esporte há cerca de cinco décadas.

Nada do que vemos agora acontecer com Jerôme Valcke, Jack Warner, Bin Hamman ou Joseph Blatter é tanta novidade assim. Faz parte de uma cultura impregnada, de uma tradição enraizada na estrutura da Fifa há décadas. O problema é que essas decisões obscuras interferem numa das coisas que é a maior paixão das pessoas: o futebol.

Legalmente, a Fifa é uma entidade privada que deve somente a ela mesma satisfação. Por isso mesmo a sua Comissão de Ética está muito mais acostumada a comissões do que a princípios éticos. Por conta disso, também, não conseguimos enxergar uma mudança visível na estrutura da entidade, por mais sonhos que tenhamos de que a lisura do futebol que nos acostumamos a ver quando crianças também perdurasse na vida adulta.

A Fifa não vai mudar. Prova disso é que Jerôme Valcke, o que orgulhosamente afirmou que Ricardo Teixeira estava ''limpo'', hoje é o segundo cara na hierarquia da entidade. Ele ocupa o cargo que Blatter ocupou durante toda a vida política de João Havelange à frente da instituição. Até aí, nada demais.

Só que, há três anos, Valcke provocou um prejuízo de US$ 100 milhões para a Fifa, ao fazer com que ela perdesse uma ação movida pela MasterCard por quebra de contrato. Foi ele quem, ainda no cargo de diretor de comunicação, fechou acordo com a Visa de patrocínio das Copas de 2006 e 2010, mesmo tendo a marca concorrente e então parceira da Fifa a preferência para renovar o acordo. Na época, Valcke foi demitido. Menos de dois anos depois, voltou com plenos poderes à entidade.

Alguém ainda acha que há qualquer chance de a estrutura da Fifa mudar? O alento, para quem sonha em trabalhar com futebol, é que a indústria da bola é tão grande que lhe permite garantir o seu sustento sem precisar, diretamente, negociar com os grandes caciques da bola. Porque, claramente, é preciso muito estômago para isso.

  1. Júlio Lima

    06/06/2011 21:34:37

    Só pra deixar registrado: encomendei o livro no dia 31, na livraria Loyola e já chegou hoje aqui em Brasília. Demorou bem menos do que eu imaginava.Também encontrei na livraria Arte Pau Brasil, que estava até um pouquinho mais barato, mas não consegui completar a compra lá.Agora vou só terminar um outro livro que já havia começado a ler e mandar bala nesse também!

  2. Oliveira

    05/06/2011 23:55:16

    Muito bom. Onde assino?

  3. Donizetti

    01/06/2011 10:21:48

    A União de Lula e Ricardo Teixeira foi a coisa mais ridicula que já vi....Tenho Vergonha de SER BRASILEIRO...é só ir aos hospitais públicos e ver como anda a saúde.Falta moradiaFalta presídioFalta investimento em policia nas fronteirasfalta clínicas para tratar os jovens dependente das drodasFalta uma educação de qualidadeFalta pavimentação nas rodovias do BrasilOs médicos acabaram de fazer uma manifestão por melhores saláriosOs aposentados não conseguiram um aumento digno, e hj grama para FIFA/CBF temO aumento do salario minimo foi ridiculaE hj vemos os cofres do Governo aberto para a COPA DO MUNDO.Com a grana da copa pedemos grande chance de sair da miséria que nos encontramos hj e dar um salto de qualidade.Mas vamos gastar dinheiro em concreto.....em Futebol....ópio do povo.TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRO..e a grande parte da midia no Brasil não toca neste assunto....

  4. Erich Beting

    01/06/2011 10:19:39

    Paulo, pode ter certeza de que o Valcke é um mero porta-voz de todo esse processo. Um abraço, Erich

  5. maurilio

    01/06/2011 10:12:12

    A questão não é só esta.O incrivel é ver o seu Lula abrir os cofres para o Teixeira, hj a Dilma e o Sr.Orlando SIlva.E o povo brasileiro, "pacato cidadão", fica assistindo o dinheiro público ir para o ralo.O Maracanã, foi reformado para os PAn, gastou-se milhões, e agora tá tudo no chão.A copa começou com Lula falando que só admitia a copa com financiamento provado, pois bem, hj 97% são com DINHEIRO PÚBLICO.O que é mais incrivel ainda, é em pleno século 21, um projeto começar sem estimativa de valor, ou seja, vamos fazendo, simples assim.Se precisar de mais dinheiro vamos lá no Governo Federal e Pegamos...DONA DILMA COMEÇOU MAL HEIN.Eu li aqui no UOl mesmo que o maracanã já esta em 59% acima do valor inicial, o estádio do corintias 64%.O estádio de Brasilia até agora não foi feita a cotação da cobertura.O estadio de Natal será um ELEFANTE BRANCOO estadio de Brasilia e Manaus tmb será um ELEFANTE BRANCO.E agora seu Lula....e agora senadores e deputados do PT???Vocês que combateram por tantos anos os desmando com dinheiro público, está gastando BILHÕES EM CONCRETO EM ESTÁDIO...e a saúde,educação,segurança,moradia tudo com falta de investimento.As obras do PAC tem muita coisa parada..nem o PAC1 conseguiram acabar e falaram no PAC2, que tmb está parado.Mas dinheiro para o Ricardo Teixeira tem né?

  6. Paulo Ricardo Tavares Vaz

    01/06/2011 09:01:21

    Engraçado. Não vejo qualquer comentarista / jornalista fazendo qualquer ligação desse gringo da Fifa, o tal do Valcke, com a exclusão do estádio do Morumbi da Copa 2.014, com a estranha escolha por um estádio que se encontra no papel, com a determinaçâo do sr. Lula para que uma construtora engolisse a construção de indigitada obra, com a afinidade dos governos estadual e municipal de São Paulo na condução a toque de caixa na aprovação para início dos trabalhos, com a completa ausência de garantias financeiras à conclusão do projeto. Não temos jornalismo investigativo neste lugar também conhecido como país ou, temos, mas não podemos ver?

  7. evandro

    01/06/2011 00:46:15

    ERICH.Paixão por futebol? Um povo que não domina suas paixões, vira escravo delas!FIFA instituição privada? só no papel...A CBF é o microcosmo que representa a FIFA. Simples assim. Assim como Fundação Casa é escola de bandido e Penitenciária é Faculdade de Bandido. Simples assim!

  8. roberto

    31/05/2011 16:56:42

    Tem razão. É para ter vergonha mesmo.

  9. easss

    31/05/2011 16:07:49

    aauhauhauhauhaume divirto mto

  10. EDUARDO MEYER

    31/05/2011 16:02:36

    Se a Fifa não conta com financiamento publico e é uma entidade privada, porque ela não pode vender legalmente seu produto, Copa do Mundo, para quem pagar melhor, como faz toda empresa?Como uma empresa privada ela busca o lucro como alias, todas as empresas.Por que não?Quem não estiver de acordo, que monte uma empresa concorrente e produza um produto tão bom como a Copa.Estou errado?Por favor me digam.

  11. Jean Dias

    31/05/2011 15:41:35

    Outro livro muito bom do sr. Jennings é "Os senhores dos Anéis: Poder, Dinheiro e Drogas nas Olímpiadas Modernas". Também proibído. Portanto... emprestem e devolvam!!!!

  12. rocco-sp

    31/05/2011 15:12:51

    E o que dizer da midia brasileira, Globo ( diz notícia requentada, praticamos jornalismo verdade, verdade??) Band-dá nojo só de ver a bancada corinthiana. Rede Tv, aquele Ronaldo ele mesmo acabou confessando com a seguinte frase: Vcs não votaram neles, que culpa tem o Corinthians, agora vão reclamar de falta de hospitais, segurança, como agora vão fazer o estádio, vcs querem estragar minha felicidade, vão te catar. E o nosso congresso nacional, e o ministro do esporte, e o Pelé sumiu?? Também se aliou ao Teixeira, então que país e este???

  13. Fernando Jesus

    31/05/2011 14:31:35

    Mudanças? Também acho difícil. O sistema está corrompido. É como na política brasileira: quem não se enquadra no sistema fica sem apoio. O sistema desonesto e a impunidade incentivam a corrupção. Fifa: o poder que emana da bola.

  14. Roberto

    31/05/2011 13:45:08

    A Fifa pode mudar. Quando Blatters ou Teixeiras não tiverem mais o poder que tem hoje. Quando não forem mais ajudados por algumas importantes emissoras e TV ou paises de terceiro mundo. Quando forem denunciados e realmente tiverem coragem de aplicar a lei. Basta ver que a copa passada foi realizada na Africa do Sul(cheia hoje de elefantes de toda cor) a proxima é aqui no Brasil(ficara com alguns elefantes) a seguinte é na Russia(tambem ficara cheia de elefantes) e em 2022 sera no Qatar(sem comentarios). Todos os 4 paises são sucetiveis a corrupção. O Blatter estava prevendo ter seu reinado até pelo menos 2022. Se continuar assim acho que não teremos mais futebol como tinhamos, pois a tendencia é a evolução da corrupção. O ministro dos esportes quase conseguiu convencer os governos paulista(estadual e municipal) a colocar dinheiro publico em estadio privado. Imaginem em estados onde são mais sucetiveis a corrupção, o que pode acontecer!!

  15. Mioto

    31/05/2011 12:43:57

    Erich,Todas as acusações envolvendo a Fifa, Ricardo Teixeira, CBF, Copa do Mundo no Brasil só me fizeram, ou melhor, fazem adquirir um nojo horrendo pelos bastidores do futebol...daqueles de embrulhar o estômago.Como disse o Muller uma vez, em uma frase simples, mas, muito sábia: "O Futebol é um meio muito sujo".Abs!

  16. Jeff Donizetti

    31/05/2011 11:48:46

    Apenas uma correção: o autor do livro "Como eles roubaram a Fifa" é DAVID A. YALLOP. Andrew Jennings escreveu outro livro, mais recente: "Jogo Sujo: o mundo secreto da Fifa".

  17. Roberto

    31/05/2011 11:26:54

    Acredito que toda imprensa, ligada a futebol, tenha conhecimento pelo menos da existencia desse livro. Tenho a certeza que muitos jornalistas leram esse livro. Temos uma CBF que deveria ser sempre noticia policial nos jornais e na TV. Não sai nada nos jornais e Tv. Sera que a CBF tambem distribui dinheiro, como a FIFA, ou usa o poder da entidade que dirige o futebol brasileiro para hipnotizar um povo, e ate alguns jornalistas , que são apaixonados pelo esporte bretão. Eu gosto muito de futebol, mas estou decepcionado com tudo que vem acontecendo para "viabilizar" a Copa no Brasil. A coisa se tornou tão esquisita, que tem caras querendo construir estadios particulares com dinheiro publico, com a condescendencia do Sr Ministro dos Esportes. Tem redes de TV que veladamente apoiam a iniciativa da corrupção, desde que o beneficiado seja "o escolhido". Criticam alguns governos que utilizam dinheiro publico em setores privados, mas para estadio "pode". Não sei o que vai acontecer até a Copa, mas acho que o Al Capone foi um trombadinha perto destes ai.Abs

  18. João Poli

    31/05/2011 10:37:55

    'Como Eles Roubaram o Jogo' não é do Andrew Jennings, mas do David A. Yallop. O livro do Jennings, 'Foul!' foi lançado bem depois, em 2006.

  19. rica

    31/05/2011 10:36:49

    Mais é meus caros, o futebol tem dono....sempre teve....Veja o que é ser sem noção no estádio:http://migre.me/4GvAk

  20. Luis Cardoso

    31/05/2011 10:13:18

    A Mastercard deveria fazer uma propaganda sobre esses escândalos e falar que não estar envolvida nisso e assistir de camarote, NÃO TEM PREÇO!! AHAHAHAAHUAHUA

  21. Alexandre

    31/05/2011 10:07:34

    Um coisa é derrubarem o Gaddafi (ou o Blatter), outra bem diferente é mudar a estrutura corrupta.

  22. João Victorelli

    31/05/2011 09:59:46

    Nem bem começou a Copa do Mundo de 2014, que será , ainda não sei, disputado no Brasil, já começa a farra do boi gordo. Que país é esse onde os nosos dirigentes põe a mão vira corrupção.

  23. Eduardo Oliveira

    31/05/2011 09:44:44

    Isso tudo me faz pensar o quanto o futebol e os esportes em geral são coisas paradoxais para muitas pessoas. Mesmo sabendo destes escândalos, mesmo com toda a sujeira política que existe por trás do futebol, da FIFA, da CBF e demais entidades, quando chega em época de Copa do Mundo, todos deixam essas coisas de lado e torcem para seus respectivos países.Também não podemos esquecer de todas as denúncias no COI também, que não fica muito atrás da FIFA quando se trata de honestidade e transparência.Coisas tão importantes para as pessoas no mundo não deveriam estar na mão de gente tão desonesta. Me entristece saber que não há nada que possamos fazer para reverter esta situação. Poucos jornalistas se importam em denunciar e noticiar estas coisas, e estes poucos são pessoas que não contam com o apoio de grandes veículos de comunicação em massa (Rede Globo, por exemplo). A saida disso talvez esteja na internet, mas mesmo assim, ainda é algo pouco tangível e fica difícil imaginar alguma mudança em curto/médio-prazo.Nos resta torcer para que algum dia os ventos das mudanças passem por esses lados do esporte também.

  24. Carlo

    31/05/2011 09:31:50

    Este livro foi escrito por David Yallop

  25. Ricardo

    31/05/2011 08:56:29

    Bom texto e eu concordo que é (muito) dificil mudar.........mas dizer que nao vai mudar nunca é muito taxativo; pode demorar anos, décadas mas um dia muda..........Veja o exemplo da Libia; Gaddafi há 42 anos no poder e no momento que tinha se acertado com todo Ocidente (empresas petroliferas de todos países ganhando $$$, país sem dividas, população com melhor nível de vida da regiao, etc), olha o que acontece? Conheço um engenheiro brasileiro que estava lá alguns anos em trabalhos de infraestrutura; o cara conhecia bem o país e toda elite política e tb dizia que NUNCA ia mudar.

  26. Thiago

    31/05/2011 08:55:30

    É curioso como nós, seres humanos, aceitamos que uma entidade, um governo, uma instituição, tomem posse de algo que não foi criado por eles.A fifa domina o futebol como se o tivessem inventado... eles determinam as regras, o que pode e o que não pode no mundo da bola, como se alguém da Fifa, algum dia desses, tivesse inventando o futebol.E assistimos a tudo passivamente, como se a história tivesse sido sempre assim.

  27. Júlio Lima

    31/05/2011 08:51:08

    Concordo plenamente!Esse negócio dessas associações se julgarem donas de um determinado esporte é a maior besteira do planeta: FIFA, FIA e outras entidades afins têm que ser postas em seus devidos lugares.O problema é que as relações são tão fortes que não vejo ninguém que, de uma forma ou de outra, tenha a consciência tranquila pra levar a cabo essa tarefa.

  28. Júlio Lima

    31/05/2011 08:48:58

    Também vi em alguns sites. Já encomendei o meu, aliás. Pode ser que esteja disponível no site, mas na hora de enviar não tenha. Isso já me aconteceu mais de uma vez. Tomara que não aconteça de novo agora.

  29. roberto

    31/05/2011 08:03:41

    o mesmo valke que barrou o S.Paulo por falta de garantias financeiras que por sinal o corinthians até agora procura.

  30. Daniel

    31/05/2011 06:17:49

    Erich,Acho que o livro está a venda sim. Pelo menos na Livraria Cultura está aparecendo como disponível.Outra pergunta, mais importante: não seria este o momento para que aqueles que ainda tem um pouco de honestidade e prezam pelo futebol romper com a FIFA e criarem a sua propria associação internacional?Abraço.

  31. Leo

    31/05/2011 04:24:14

    Erich, qual é o título original do livro ?

  32. Adalberto Cintra

    30/05/2011 23:51:03

    Erich,Permita-me uma pequena correção.Quem escreveu Como Eles Roubaram o Jogo não foi Andrew Jennings, mas sim David Yallop. Livro que tbm li com imenso interesse.Abs

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso