Negócios do Esporte

Qual é o problema da isenção?

Erich Beting

O estádio do Corinthians receberá um benefício recorde do governo paulistano para que possa ser erguido para a Copa do Mundo de 2014. A contrapartida de isenção fiscal beira os R$ 400 milhões.

Mas qual é o grande problema em o estádio corintiano obter o benefício da isenção fiscal para conseguir ser levantado a menores custos?

Não fiquemos na vazia discussão de benefício de dinheiro público em prol de uma construção privada. A isenção fiscal é uma estratégia que muitos governos usam para ter, em troca, o desenvolvimento de uma região e, assim, ganhar mais com a geração de recursos a partir de, por exemplo, o pagamento de impostos.

Se a análise fosse simples assim, tudo bem. Mas aí entra realmente o problema da isenção que deve ser concedida ao estádio corintiano. O benefício não tem como motivo um projeto, mas sim a necessidade de a cidade de São Paulo apresentar um estádio que atenda às exigências da Fifa.

Em 1996, a Amsterdam Arena foi inaugurada na cidade de Amsterdã, na Holanda, com 7% da obra financiada pela União Europeia. Sim, dinheiro público do continente bancando uma obra privada de um país (o estádio é usado na maioria das vezes pelo Ajax).

Mas o investimento tinha justificativa. A ajuda para revitalizar uma área degradada de Amsterdã e, além disso, o desenvolvimento de um novo pólo econômico na Europa, com potencial para se tornar uma futura sede da UE.

Isenção sem projeto é que é o grande problema.

  1. Rogério

    05/07/2011 19:23:00

    Goste de ler os comentários, pois me divirto com as divergências e os diferentes pontos de vista, mas hoje desisti, tem muita gente burra escrevendo muita bobagem, nem meu bom humor aguentou.

  2. Samuca

    01/07/2011 20:28:59

    André,A sua lógica é falha. O instrumento que a Prefeitura usa é o de isenção fiscal, porém é através de certificados, títulos, que podem ser negociados no mercado. As empresas que comprarem esses títulos poderá usá-los para isenção fiscal. Ou seja, é basicamente um instrumento financeiro para que o clube em questão possa levantar fundos para financiar sua obra. É aí que mora a burrice, na ignorância de como os R$ 420 milhões em CIDs serão usados para financiar a obra.Abs

  3. JUN

    29/06/2011 23:03:26

    COMO UMA PREFEITURA QUE NÃO TEM DINHEIRO PARA TROCAR UMA LAMPADA DE SEMAFORO OU PINTAR UMA FAIXA DE PEDESTRE POR FALTA DE VERBA PODE DAR INCENTIVOS FISCAIS DESTA DIMENSÃO? O USO DE DINHEIRO PÚBLICO NESSE MONTANTE NÃO DEVERIA SER FEITO POR LICITAÇÃO PÚBLICA? ISTO NÃO É INCONSTITUCIONAL? VAMOS FECHAR OS OLHOS? NÃO É O FIM DO MUNDO A ABERTURA DA COPA DO MUNDO NÃO SER REALIZADA EM SÃO PAULO.

  4. Julio Oliveira

    26/06/2011 09:11:58

    Erich, na verdade não há via de regra planejamento e projeto para desenvover uma região em nosso país. Quando escolheram Manaus, Natal e Cuiabá como sedes ficou claro que a questão do turismo foi decisiva. E até acho que com razão. Mas a partir dai nao assistimos nada mais além. Nenhum projeto a longo prazo, nenhuma forma de buscar desenvolvimento na região para os diversos setores, melhoria consistente das condições de vida da população atraves de estrutura fisica, saneamento, oportunidades de novos negocios, etc. O que assistimos com a questao estadio de SP é só mais um triste tópico nessa incomoda realidade que assola nosso país. Só para terminar. Trabalhei durante alguns anos como gerente comercial e recebia executivos japoneses algumas vezes e uma vez um deles me perguntou qual era o projeto do Brasil para a educação para os próximos 20 anos....confesso que fiquei com inveja dele...

  5. André

    23/06/2011 10:44:57

    Peraí xará. O texto diz que o problema não é a isenção por si só, mas sim a isenção sem projeto. A prefeitura já doou aquela área para o Corinthians construir o estádio lá e poderia muito bem ajudar de outras formas, como com isenções fiscais, para a construção do mesmo. E se isso fosse positivo para a região, td bem, que o faça. O problema é que eles querem fazer isso agora, às pressas, pra faturar na Copa, e não pra ajudar a zona leste e o Corinthians. Para piorar, a abertura da Copa é cara, é preciso muito mais dinheiro, muito mais isenção. Se a construção do estádio fosse mesmo motivo para desenvolvimento de Itaquera, pq não se apresentou um projeto desses antes? E pq ainda não se construiu o estádio para "ajudar" o povo da zona leste com a coleta de impostos?

  6. Erich Beting

    21/06/2011 14:53:08

    Acho que você não entendeu, Vinícius... A região precisa de investimentos, e o estádio seria uma ótima saída para isso. O problema é que, do jeito que não há projeto, apenas uma necessidade para a Copa, de nada vai adiantar... Um abraço, Erich

  7. Vinícius

    21/06/2011 02:25:52

    E itaquera e ZL não precisa de investimentos? Em que planeta mora, meu caro?

  8. Nestor Carvalho

    20/06/2011 23:09:43

    Caro Erich,Não queria polemizar, até porque não leva a nada, mas considerando que, no seu entender, eu não compreendi o texto, acho que me cabe o direito de esclarecer que o entendi perfeitamente. O comentário que fiz se refere apenas a uma afirmativa sua, dentro do texto, que explicita uma premissa: a de que“A construção de praças esportivas, públicas ou privadas, comprovadamente desenvolvem economicamente uma região”.Independente da conclusão do seu texto e da ideia central (que entendi perfeitamente), eu quis mostrar que a tese partia de uma premissa, que você assumiu como verdadeira (sic: comprovadamente), mas que é, no mínimo, discutível. Porque a construção de um estádio nem sempre desenvolve economicamente uma região. Citei o Engenhão como prova de que "nem sempre", sem intenção de argumentar que NUNCA traz desenvolvimento. Isso sim, seria uma generalização do mau exemplo do Engenhão, que não fiz, nem implicitamente. É que para provar que "nem sempre" basta um único exemplo, seja ele o pior ou não. Se fosse "sempre" não haveria exemplo contrário possível, certo? Concordo que o Engenhão possa também falar em favor de sua tese, se for o caso de que ele não tenha trazido desenvolvimento justamente porque lhe faltava um projeto coerente e integrador. Desconheço esse detalhe, logo, nada posso afirmar.Mas isso poderia ter sido comentado em sua resposta, ao invés de afirmar que eu não entendi o seu texto. De todo modo, me parece que nossos pontos de vista não são mutuamente excludentes, como espero ter mostrado.Abraço de seu leitor,Nestor Carvalho

  9. Itamar

    20/06/2011 21:10:37

    O problema é que aqui estão analizando com sentimento clubstico.Gente, incentivos fiscais muitas empresas ganham, por que acham que algumas empresas vão para outros Estados e deixam as grandes capitais como São Paulo.Não é uma coisa irregular e ilícita, não é desvio de dinheiro pois é sobre algo que não existe, apenas corta os custos sobre alguns tributos.E o dinheiro não se deixa de arrecadar, pois com a valorização do arredor que a obra trará passa se a arrecadar mais. Vejamhttp://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/itaquera-so-tem-a-ganhar-com-o-fielzaoO que temos que ver é se existe um projeto para ver se virá o retorno e em quanto tempo.A pergunta é será que as pessoas conseguem analisar sem ódio e paixão clubstica?

  10. Itamar

    20/06/2011 20:58:00

    Infeliz,ente as pessoas aqui estão levando por ódio e paixão. Chega a ser um absurdo se for uma coisa irregular e ilegal algumas pessoas não se importa pois vai favorecer o seu time ou se for algo legal e regular outras pessoas não querem pois é outro time. Nunca imagieni que o ódio e a paixão clubstica chegaria a tal ponto. Meu Deus!Incentivos fiscais, não é desviu de dinheiro é abrir mal de impostos para diminuir os custos de uma obra, varias empresas no Brasil são beneficiadas por isso e ninguem reclama. E você não perde arrecadação, pois existe uma transferência pois a valorização ao redor e os novos investimentos que surgem pagam os incentivos que foram dados.Quem duvida veja esse video: http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/itaquera-so-tem-a-ganhar-com-o-fielzaoO que tem que se ter em conta se existe o projeto para o retorno do incentivo.apenas isso, é isso que se trata a pergunta aqui.Mas infelizmente as pessoas estão tão fixadas na paixão do seu clube que não adianta.

  11. victor

    20/06/2011 16:25:55

    Justo a construção do estádio e os incentivos. Ok, temos q relevar q o dinheiro será usado para adaptações exigidas pela FIFA mas a região de Itaquera realmente é mto carente. O estádio trará mais movimentação econômica e será muito visto na Copa do Mundo.Agora, se for pra questionar algo, não é diretamente sobre o incentivo mas sim sobre o benefício que esse incentivo trará. Ao meu ver a região necessita a mto tempo de empreendimentos melhores e o estádio vai estimular o crescimento da Zona Leste.

  12. Erich Beting

    20/06/2011 10:20:15

    Nestor, entenda o texto que coloquei. Você usa um exemplo péssimo para ilustrar o que falei. Sem projeto, não há benefício. O Engenhão é o pior exemplo possível. Um abraço, Erich

  13. Erich Beting

    20/06/2011 10:14:21

    Meu caro, obrigado pelas singelas palavras. Acho que você não entendeu o texto... Um abraço, Erich

  14. Nestor Carvalho

    19/06/2011 21:19:33

    Uma das formas de desviar o assunto da discussão é falar em "incentivos fiscais", alegando que isso não é dinheiro público.O (péssimo) argumento de que incentivo fiscal não é dinheiro público ou, colocado de outra forma, que os impostos a que o governo renuncia não existiriam sem a construção do empreendimento, é apenas uma falácia. E uma pobre falácia, facilmente desmascarável. É uma farsa que apenas demonstra o QUANTO VALE a palavra de Kassab, que garantiu que não empregaria dinheiro público nessa construção. Um dos defensores dessa farsa é Marcos Cintra, que é secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho. Ele reforça a ideia de que não se trata de uma forma de injetar dinheiro público no estádio: “Neste momento a Prefeitura está abrindo mão de FUMAÇA, de uma coisa que não existe, que são esses impostos. E que só vai existir graças aos investimentos que serão feitos na região por causa desses incentivos fiscais.”Marcos Cintra é um lobo em forma de cordeiro. Para quem não sabe, é um dos idealizadores do Imposto Único, ideia “genial” que acabou se concretizando sob a forma da famigerada CPMF, um OUTRO ROUBO governamental contra os incautos pagadores de impostos. Ele, que conhece a matéria, dizer que não há dinheiro envolvido, que os incentivos são FUMAÇA, além de mentira é um escárnio. Não se constrói nada com fumaça, e nenhum INVESTIDOR vai colocar dinheiro num negócio para não querer receber de volta, com lucro, mais tarde (em dinheiro, não fumaça). E o argumento de que esses impostos não existem e só existirão depois, e por isso, não há mal em abrir mão deles, é mais uma MENTIRA DESLAVADA. Compre hoje um apartamento na planta. Ele não existe. Seu IPTU só vai existir daqui a dois anos, SE o prédio for construído. Logo, a Prefeitura devia abrir mão dos IPTUs dos apartamentos, que só seriam cobrados depois, certo? Mas acho que não é assim que funciona, é?Se esse mesmo raciocínio fosse aplicado a cada empreendimento, ninguém deveria pagar NENHUM imposto, nunca. Pois era TUDO FUMAÇA, ANTES que os cidadãos de bem metessem a mão no bolso e construíssem a cidade (usando dinheiro, claro). Nem por isso, depois de tudo pronto, eles deixam de nos achacar com impostos e taxas cada vez mais extorsivos. Fala sério…..

  15. Emerson

    19/06/2011 13:38:04

    Contribuinte, vc é contra? Então cobre dos vereadores:Abaixo a relação dos vereadores e seus respectivos contatos.DEMOCRATAScarlosapolinario@camara.sp.gov.brdomingosdissei@camara.sp.gov.bredirsales@edirsales.com.brmarcoaureliocunha@camara.sp.gov.brmartacosta@camara.sp.gov.brmiltonleite@camara.sp.gov.brsandratadeu@camara.sp.gov.brkamia@camara.sp.gov.brPC DO Bjamilmurad@camara.sp.gov.brnetinhodepaula@camara.sp.gov.brPDTclaudioprado@camara.sp.gov.brPPcontato@attilarussomanno.com.brwadihm@camara.sp.gov.brPPSclaudiofonseca@camara.sp.gov.brdrmiltonferreira@camara.sp.gov.brPRagnaldotimoteovereador@camara.sp.gov.brvereadoracr@terra.com.braurelio.miguel@camara.sp.gov.brquitoformiga@camara.sp.gov.brvereador@toninhopaiva.com.brPRBatiliofrancisco@camara.sp.gov.brPSBvereador@eliseugabriel.com.brnoeminonato@camara.sp.gov.brPSCdavidsoares@camara.sp.gov.brPSDBadolfoquintas@camara.sp.gov.branibaldefreitas@camara.sp.gov.brvereadorclaudinho@uol.com.brcontato@florianopesaro.com.brgilsonbarreto@camara.sp.gov.brvereadorjoserolim@camara.sp.gov.brtiaofarias@camara.sp.gov.brPTvereadoralfredinho@camara.sp.gov.brarselino@tatto.com.brcarlosneder@carlosneder.com.brchicomacena@camara.sp.gov.brdonatopt@terra.com.brsecretariafchagas@uol.com.britalocardoso@camara.sp.gov.brjoseamerico@camara.sp.gov.brvereadorzelao@camara.sp.gov.brjulianacardosopt@camara.sp.gov.brsenival.pt@ig.com.brPTBadilsonamadeu@camara.sp.gov.brvereador@celsojatene.com.brpaulofrange@camara.sp.gov.brPVabouanni@uol.com.brnomura@camara.sp.gov.brtripoli@camara.sp.gov.brSEM FILIAÇÃO PARTIDÁRIAdaltonsilvano@camara.sp.gov.brpoliceneto@camara.sp.gov.brjuscelinogadelha@yahoo.com.brnatalini@camara.sp.gov.brricardoteixeira@camara.sp.gov.brsouzasantos@camara.sp.gov.br

  16. Wagner

    19/06/2011 12:52:15

    Por favor Erich Beting, 75% pra 7%, você deve pensar que todo mundo é otario, Se os jornalistas tivessem coração viriam aqui em Itaquera no posto de saúde aqui, aqui não investem nem 10 mil pra fazer o reboco da parede, mas você vai no Samaritano né, quando tem uma dor de barriga. Quer ir pro estadio assistir a copa em São Paulo, quer desenvolver a periferia, por não auto desenvolve a periferia construindo escola, um hospital, um posto da policia militar, porque se acha que depois da copa nos vamos ter isso!!!!Babão para de olhar só para si.

  17. Nestor Carvalho

    18/06/2011 14:08:42

    "A construção de praças esportivas, públicas ou privadas, comprovadamente desenvolvem economicamente uma região", palavras suas.É mesmo? Acho que não é comprovadamente, e acho que nem sempre!Dúvidas, ver:http://videos.r7.com/vizinhos-do-estadio-do-engenhao-no-rio-ainda-esperam-beneficios-da-obra/idmedia/4df9f2abfc9b43a1376b17d0.html

  18. Nestor Carvalho

    18/06/2011 13:26:48

    Erich,realmente tenho grande respeito por sua atuação profissional, mas nesse caso, me parece haver uma ingenuidade incompatível com alguém experiente na matéria.Primeiro, por que jamais se falou em qualquer outro projeto para "desenvolver" a região? Só agora se lembraram da existência de Itaquera?Segundo: qual estudo comprova que a simples construção de um estádio (que abriga eventos apenas duas ou tres vezes por semana), mesmo considerando alguma infraestrutura no entorno, traz desenvolvimento para a região? E se traz, existe algum estudo comparativo com outros projetos alternativos (universidade, complexo hospitalar, centros comerciais -shopping, polo industrial ou tecnológico, etc)?Eu jogava pelada e bolinha de gude em ruas não pavimentadas próximas ao Iguatemi em 1964, antes do Shopping. Agora é uma das regiões mais valorizadas de S. Paulo (claro que há outros fatores).Será que Manaus vai obter algum retorno sócio-econômico do seu estádio, proporcionalmente comparável à instalação digamos de apenas uma das fábricas da Zona Franca (p. ex. fábricas de motocicletas)?Entendi que o texto aponta como principal falha a falta de projeto. Mas você, e todo mundo, sabe porque. Porque o "projeto" é apenas dar um estádio a um determinado clube, com a tradicional rapinagem na construção. Ou não é????????

  19. Itamar

    17/06/2011 21:03:47

    Será que somos tão inferiores?Infelizmente aqui nos deparamos com uma visão não racional sobre o assunto, mas a paixão e o ódio clubistico. As pessoas não estão avaliando a questão e analisando as coisas, mas só preocupadas com o sentimento de amor e ódio sobre o seu clube e os rivais, eu acho isso triste. E nesses momentos que nos mostramos inferiores a outros países como na Europa, onde eles procuram não deixar a parte sentimental interferir na questão racional da coisa. Chega a ser até espantoso tanto ódio e paixão e a cegueira pra querer se analisar com isenção de sentimentos. Parece que é aquela coisa de se for para o meu time não importa se for errado ou elícito, ou se for para outro time mesmo que for certo e legal é errado, pois é roubo. Meuu Deus!Torço pelo meu time, e não sou a favor de coisas ilegais e erradas não me importa se vai beneficiar o meu clube. Mas também procuro analisar com frieza, a questão de isenção não é roubo e nem pega dinheiro de imposto de ninguém, pois é um dinheiro que não existe ainda, você deixa de ter um custo maior para produzir se tivesse que pagar aqueles tributos.E muito perguntam, E o dinheiro que deixa de ser arrecadado que poderia ser investido em outras coisas? Isso é uma pergunta que faz sentido e justa, e respondo de duas formas. São Paulo tem uma arrecadação imensa, deve representar 30% do PIB do nosso país acha mesmo que a arrecadação dos tributos de um estádio é o que impede de termos creches e hospitais, claro que sei que isso não é justificativa, só estou mostrando que não é isso que impede a criação dessas coisas. E alem disso você não deixa de arrecadar, apenas transfere, pois a valorização que terá da região do entorno e investimentos que viram em volta paga os tributos que seriam arrecadados na obra. Isso já é feito há muito tempo, muitas empresas tiveram isenção e ninguém reclama, ou acham que a Ford foi para a Bahia por que, ou tantas outras empresas que saíram de São Paulo e grandes centros, até empresas de comunicação, você que esta lendo agora, talvez a empresa que você trabalha tenha ou teve essas isenções e você nem sabe e com certeza não vai lá protestar com seu patrão e talvez não tivesse seu emprego se não fosse isso.O Grande problema e entendo o post é de que forma esta sendo feito a isenção se existe um plano visando como virá esse retorno.Para entenderem vejam sem paixão clubistica o vídeo que esta no meio do site desse link abaixo, copie e cole este link http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/itaquera-so-tem-a-ganhar-com-o-fielzaoViram o vídeo?O problema não é a isenção, mas o plano para o dinheiro da arrecadação da obra vir do arredor.Sou corintiano, e espero que sua opinião não tenha mudado só por que agora falei qual é o meu time.E vamos procurar sempre o certo independente do time que torcemos sem paixão e ódio. Vamos exercer a democracia e se tiver algo errado denunciar com provas seja quem for.Abraços a todos e que Deus ilumine cada um.

  20. Joao Lourenzo

    17/06/2011 19:53:47

    A isençao fiscal significa que o Estado abre mao de receber o que teria direito. Se o seu empregador decidir que voce nao vai receber o seu proximo salário, embora esse salário ainda nao exista, vc estará perdendo....

  21. Emerson

    17/06/2011 14:56:46

    A obra não ira levar nenhuma grande melhoria para a região, assim sendo não merece nenhuma isenção.- Qual evento que contando com outras opções(Pacaembu, Morumbi e a futura arena da Palmeiras) será ofertado na região.- Toda a grande maioria dos hotéis de SP estão no oposto aquela região.- Vai virar o mesmo que o "Engenhão" no RJ. Qual a melhoria neste local?- Seria melhor o incentivo pra deslocamento de empresas para a região, assim a região terá muito mais oportunidades.O "Itaquerão" será o maior mico pós Copa 2014, Elefante Branco, 2 partidas de futebol por mês. Isso é vantagem para uma isenção fiscal? E ainda existe a possibilidade de haver uma administração da arena por empresas especializadas, como vem acontecendo na Africa do Sul, ou no modêlo da Arena do palmeiras/WTorre.Sou contra. E se for aprovado os outro times de SP deverão ter a mesma fatia de isenção.

  22. neto

    17/06/2011 12:03:23

    O estádio não deveria ser chamado de lulão. Deveria ser CORRUPTÃO.

  23. Itamar

    17/06/2011 04:52:06

    Será que somos tão inferiores?Infelizmente aqui nos deparamos com uma visão não racional sobre o assunto, mas a paixão e o ódio clubistico. As pessoas não estão avaliando a questão e analisando as coisas, mas só preocupadas com o sentimento de amor e ódio sobre o seu clube e os rivais, eu acho isso triste. E nesses momentos que nos mostramos inferiores a outros países como na Europa, onde eles procuram não deixar a parte sentimental interferir na questão racional da coisa. Chega a ser até espantoso tanto ódio e paixão e a cegueira pra querer se analisar com isenção de sentimentos. Parece que é aquela coisa de se for para o meu time não importa se for errado ou elícito, ou se for para outro time mesmo que for certo e legal é errado, pois é roubo. Meuu Deus!Torço pelo meu time, e não sou a favor de coisas ilegais e erradas não me importa se vai beneficiar o meu clube. Mas também procuro analisar com frieza, a questão de isenção não é roubo e nem pega dinheiro de imposto de ninguém, pois é um dinheiro que não existe ainda, você deixa de ter um custo maior para produzir se tivesse que pagar aqueles tributos.E muito perguntam, E o dinheiro que deixa de ser arrecadado que poderia ser investido em outras coisas? Isso é uma pergunta que faz sentido e justa, e respondo de duas formas. São Paulo tem uma arrecadação imensa, deve representar 30% do PIB do nosso país acha mesmo que a arrecadação dos tributos de um estádio é o que impede de termos creches e hospitais, claro que sei que isso não é justificativa, só estou mostrando que não é isso que impede a criação dessas coisas. E alem disso você não deixa de arrecadar, apenas transfere, pois a valorização que terá da região do entorno e investimentos que viram em volta paga os tributos que seriam arrecadados na obra. Isso já é feito há muito tempo, muitas empresas tiveram isenção e ninguém reclama, ou acham que a Ford foi para a Bahia por que, ou tantas outras empresas que saíram de São Paulo e grandes centros, até empresas de comunicação, você que esta lendo agora, talvez a empresa que você trabalha tenha ou teve essas isenções e você nem sabe e com certeza não vai lá protestar com seu patrão e talvez não tivesse seu emprego se não fosse isso.O Grande problema e entendo o post é de que forma esta sendo feito a isenção se existe um plano visando como virá esse retorno.Para entenderem vejam sem paixão clubistica o vídeo que esta no meio do site desse link abaixo, copie e cole este link http://exame.abril.com.br/seu-dinheiro/imoveis/noticias/itaquera-so-tem-a-ganhar-com-o-fielzaoViram o vídeo?O problema não é a isenção, mas o plano para o dinheiro da arrecadação da obra vir do arredor.Sou corintiano, e espero que sua opinião não tenha mudado só por que agora falei para que time eu torço.E vamos procurar sempre o certo independente do time que torcemos sem paixão e ódio. Vamos exercer a democracia e se tiver algo errado denunciar com provas seja quem for.Abraços a todos e que Deus ilumine cada um.

  24. Advogado do Diabo

    16/06/2011 23:23:19

    Perfeito. Matou a pau. Como agora as pessoas ( demagogos ) se preocupam com a educação, saúde, moradia...Se todos nós nos indignássemos sempre assim, o país seria melhor. Muitos torcedores de outros clubes estão INDIGNADOS com a construção do estádio em Itaquera. E estes torcedores, não se indignam tanto, no dia-a-dia, com corrupção, desvio de verbas, etc...E a recíproca é verdadeira. Se o estádio fosse feito para outro clube, os corintianos estavam indignados do mesmo jeito.Portanto, 99% destes comentários éticos, é tudo balela. O Morumbi foi construído com dinheiro público. Muita gente conhece a história do Laudo Natel. E a uns 40 anos atrás não havia tanta fiscalização quanto tem hoje. Aliás, NÃO havia fiscalização.

  25. Dourado

    16/06/2011 22:10:37

    Bom, antes do Erich procurar saber o que é CID, coisa que, acredito, ele não necessita pois JÁ sabe o que é... eu aconselharia a VOCÊ, Douglas Monteiro, um curso intensivo de língua portuguesa e muita, mas muita leitura mesmo, para aprender a interpretar textos e, principalmente, aprender a escrever.Só para constar, deve-se escrever discuSSão e não "discução" e o correto é DESÁGIO e não "deságil".Maledeta inclusão digital! Vc. não tem vergonha, não?

  26. Dourado

    16/06/2011 21:41:53

    Engraçado... esse "cenário" que vc. "pintou" é absolutamente idêntico ao que se vê defronte ao morumbi em dias de jogos do SP ou shows. IDÊNTICO!

  27. Outro gambá

    16/06/2011 19:09:47

    E tem mais... não vem não, o Maluf é corinthiano!

  28. Outro gambá

    16/06/2011 19:06:23

    Eu tô com o Advogado do Diabo!

  29. ADVOGADO do DIABO

    16/06/2011 18:34:52

    Resposta ao Advogado da "verdade" ( ou seria são paulino?)Advogado da Verdade disse:16/06/2011 às 15:42"Advogado do Diabo e com certeza mais um corinthiano apaixonado que esta cego pela emoção, pagando impostos para deixar o presidente do seu time e CBF mais ricos…"RESPOSTA: Menos. Vc já começa com argumentos de torcedor de buteco.Mas, respondendo na mesma moeda... vc é um outro apaixonado anti-corinthiano. Não vejo vantagem nenhuma em vc. "A Empreiteira (não precisamos de nomes) escolhida para a construção do estadio no ano passado, também foi a escolhida para fazer a maioria das obras do PAC super faturadas pelo então presidente do nosso país e Corinthiano, assim a construção deste estádio já estariam pagas pelos contribuintes… "RESPOSTA: Primeiro, advogado anti-corinthiano, vou só te lembrar que esta empreitera que vc citou fez no passado, está fazendo no presente, e com certeza fará tbm no futuro inúmeras obras públicas, etc... e tal. Não importa o governante, não importa o governo. Superfaturadas com certeza como SEMPRE aconteceu, infelizmento, no Brasil. Não venha com falácias.OUTRA: O pagamento do estádio será feito através do financiamento junto ao BNDES em 30 anos. A outra parcela será paga com o NAMING RIGHTS. Durante 15 anos, o valor arrecadado nesta modalidade vai para a Odebrecht. "Mas com a nova Presidente, as verbas do PAC foram cortadas substancialmente e esta Empreiteira se viu no prejuízo de construir o estádio, acontecendo todas estas suspeitas que estão sendo levantadas em questão."RESPOSTA: Vc já começou a falar besteira e misturar as coisas. É o estilo de pessoas que querem apenas bagunçar o coreto. Joga no ar um monte de falácias e mistura alhos com bugalhos. "Então por favor senhor Advogado do Diabo e Corinthiano, não tente justificar o lamentável, que na verdade o seu grande time ilícito..."RESPOSTA: Seu comentário não tem valor nem credibilidade. Vc se mostra, antes mesmo de fazer um comentário, que é um torcedor apaixonado, não sei pra que clube,mas que é anti-corintiano. Time ilícito??? Qual time é lícito, no Brasil, o seu???Diga pra gente, qual é o seu clube." ...esta ganhando o estádio com o meu dinheiro de impostos que deveria ser revertido em segurança, escolas hospitais, entre outros exemplos para todos os contribuintes!!!RESPOSTA: Nunca uma obra pública foi e será tão contestada e fiscalizada no Brasil quanto ao estádio de Itaquera. Quanto a isto, pode ficar tranquilo. O dinheiro FINANCIADO pelo BNDES não é dinheiro público investido em estádio. É dinheiro para EMPRÉSTIMO mesmo. Se não pagar o empréstimo, aí podem falar. Incentivo fiscal, não é dinheiro público em estádio. É algo legal, e existe a muitos anos no Brasil.O dinheiro público realmente que vai ser investido na obra é de infra-estrutura ao redor da obra, que é obrigação do governo. A maioria das matérias são sensacionalistas e o objetivo é este mesmo. O que alguns jornalistas estão falando do BNDES e ICENTIVO FISCAL é um monte de distorções, apenas para confundir mesmo. E não se esqueça, os JORNALISTAS TBM SÃO TORCEDORES FANÁTICOS. Apenas, disfarçam melhor.

  30. Vinícius

    16/06/2011 18:17:57

    "o são paulo futebol clube que sempre teve o poder nos ultimos tempos em sp jamais permitiu que alguem investisse no maravilhoso estádio do pacaembu" Cara, voce está falando mesmo sério??? Parem o mundo que eu quero descer!Queria que alguem me explicasse o que a construção do Itaquerão vai trazer de benefício para a região. Com certeza vai gerar milhares de empregos: ambulantes vendendo camisas piratas do corinthians, espetinho de gato e cerveja barata.

  31. Pedro

    16/06/2011 18:00:12

    Acho que deveríamos sair construindo estádio a torto e a direito com dinheiro público. Nada mexe mais com nosso orgulho cívico do que o futebol.

  32. Pedro

    16/06/2011 17:53:01

    H - i - p - o - c - r - I - s - i - a.

  33. Mauricio

    16/06/2011 17:50:27

    Não vejo a isenção de impostos como um problema quando se trata de trazer empresas para uma determinada região, gerar empregos e renda para a população em que a empresa se instala. Agora falar que não é ruim a isenção de impostos para a construção de um estádio de futebol beira o ridículo ao meu ver. O argumento de que tem que se baixar os custos a troco de apresentar um estádio para a FIFA é descabido, pois o mau planejamento do país não pode ser "condecorado" com a isenção de impostos e injeção de dinheiro público a torto e direito como estão fazendo.

  34. BRASILEIRA

    16/06/2011 17:49:53

    CADA POVO TEM O GOVERNANTE QUE MERECE.

  35. carlos

    16/06/2011 17:49:02

    o são paulo futebol clube que sempre teve o poder nos ultimos tempos em sp jamais permitiu que alguem investisse no maravilhoso estádio do pacaembu pois isso com certeza esvaziaria o morumbi, que apesar de ser distante demais navegou livre e faturou horrorres sendo único para classicos . Isso encobriu a incompetência dos dirigentes tricolorores.. o são-paulino paulo maluf construiu o tobogã ( acreditem ) , mas desviou todo o dinehiro do estádio com suas arrecadações para a secretaria de esportes. dando com uma mão e tirando com varias.

  36. carlos

    16/06/2011 17:43:06

    burrice demais. nunca ri tanto. c.q.d. ( como queríamos demonstrar ). vai brasil.estou oferecendo isenção fiscal no deserto do saara . qualquer construção lá será isenta de impostos, dou minha palavra. os investidores deveriam vender seus carros , seus bens e de jeito nenhum perder essa boquinha, afinal tem isenção fiscal e é lucro certo. imagine vender agua de coco no deserto por exemplo.

  37. SOL

    16/06/2011 17:39:51

    O PROBLEMA DO BRASILEIRO É QUE TUDO PARA ELE É NORMAL . POBRE BRASIL !

  38. carlos

    16/06/2011 17:38:38

    essa do carro foi demais. burrice ? c.q.d.

  39. Danny

    16/06/2011 17:34:46

    O amsterdam arena continua numa região hinóspita da cidade...

  40. Armando Pinto

    16/06/2011 17:28:34

    O problema aí é a ignorancia das pessoas. Incentivo fiscal é redução na carga de impostos agora para faturar muitas vezes mais no futuro por meio do desenvolvimento da região. Esse pequeno incentivo dado pela prefeitiura reverterá em milhões e milhões de reais de impostos além do bem estar da população local. `Procurem se informar antes de criticar...

  41. kafepaulo

    16/06/2011 17:26:29

    Migalha,Pensa o seguinte...Depois do desenvolvimento, com o estádio aprovadom, muitas empresas vão querer investir naquela região, pois além do estádio, vão ter desenvolvimento urbano, com certeza, dos orgãos públicos, seja prefeitura, estadual, federal, e tudo o que for construido pela iniciativa privada, também gozarão dos benecios dos Incentivos Fiscais, pois é uma Lei, desde 2004, com atualização de 2007, sendo o incentivo de 40%, e vc acha que não vai ter empresas privadas que não vão investir por lá...só pelo investimento a prefeitura fará o ressarcimento do incentivo pela contrução do estádio, pois são papeis resgatáveis em mais de 10 anos, acho...Quem achar que incentivos fiscais são dinheiro que pagamos dos nossos impostos, estão queerendo pagar uma coisa que não existe...Fala sério!!!!!

  42. Caveira

    16/06/2011 17:22:21

    Vocês paulistanos são mesmo de fazer rir. A grande maioria são contra uma obra, que se vai receber o benefício da isenção de impostos, quando ela ficar pronta rapidamente vai pagar dobrado o valor da isenção. Agora uma cidade que elege Tiririca, Paulo Maluf, Genoino entre outros para cargos públicos, não deve estar com dó do dinheiro público.

  43. Fabio

    16/06/2011 17:19:30

    Meu Deus essa Fernanda forçou a barra heim. kkkkkkkkkkkkkkkUma coisa que me intriga também e ninguém fala. Os Ct's do SP e Palmeiras foram construídos em terreno público mas os 2 se sentem os donos e não querem fazer área de diversão para a população. Isso ninguém fala né?Agora, com o incentivo fiscal e com as melhorias que o povo de Itaquere merece, o bairro melhorará e espero que ninguém mais fale com preconceito sobre a região.

  44. luiz carlos

    16/06/2011 17:19:04

    Nao devemos discutir paixoes futebolistica com dinheiro do povo brasileiro, pois, se houver diferença entre paulistanos e corinthianos....

  45. Luís Henrique Mokodsi Silva

    16/06/2011 17:12:27

    Qual o problema da isenção???Esse cara é um fanfarrãoÉ um absurdo usar dinheiro público em estádio particularNão voto mais em quem conceder essa isençãoEssa Copa no Brasil, só vai beneficiar as empreiteras e quem se beneficiar das obrasPuro absurdo

  46. kafepaulo

    16/06/2011 16:56:15

    Fernanda, desculpe, más é muita burrice mesmo, o que tu falou...Nossa!!!!!

  47. Manu Curinthianu

    16/06/2011 16:53:52

    Muito bom texto, Erich. Quem dera todos os blogueiros de plantão escrevessem posts assim - racionais, isentos e com fundamentação.

  48. Gustavo

    16/06/2011 16:48:17

    A verdade eh uma soh:Quem estiver a favor deste estádio eh favorável a INJUSTIÇA SOCIAL. Ponto.

  49. evandro

    16/06/2011 16:47:03

    Erich. sinceramente, você fez uma comparação infeliz.Você já foi a hospital público?como é discussão vazia, Erich?Isenção seria para fazer coisas que prestam, não projetos MANDADOS pela PODRE FIFA!Pergunte aos empresários da zona leste o que eles recebem de isenção!Vai lá pedir isenção na hora de pagar o banco!Desculpe-me, Erich, mas você TENTOU ABORDAR A QUESTÃO DE UM OUTRO FOCO, MAS ERROU FEIO. SUGIRO QUE PENSE UM POUCO MAIS ANTES DE PUBLICAR BOBAGENS COMO ESSA, ENQUANTO HÁ EM TODO LUGAR PRIORIDADES ESTAPEANDO NOSSA CARA!

  50. Erich Beting

    16/06/2011 16:41:52

    Meu caro, a farra de dinheiro público é condenável em qualquer circunstância. Agora, pelo visto você que não ligou os pontos no texto e não percebeu o absurdo que condeno, que é a isenção sem qualquer contrapartida clara. Um abraço, Erich

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso