Negócios do Esporte

Clube rico não deve?

Erich Beting

A pergunta surgiu de uma acalorada discussão entre os leitores do blog. Muitos criticaram meu comentário sobre o fato de ter colocado Real Madrid e Barcelona como dois clubes bem gerenciados no futebol da Espanha. E quase todos eles levantaram a lebre de que ''clube rico não deve''.

Será?

O torcedor (e muitas vezes o jornalista que não é da área de economia) confunde a existência de dívidas numa empresa ou num clube com a falta de bom gerenciamento.

A realidade, porém, não é bem assim. Nem sempre uma empresa com dívidas não tem excelência em gestão. O que é preciso analisar é o tamanho da dívida em comparação com a capacidade de ela gerar receita e, também, o equacionamento dessas dívidas.

Muitas vezes o torcedor se coloca numa posição como a que ele teria dentro de casa. Eu não posso ter dívidas, então se eu tenho dinheiro em caixa, eu pago aquilo que devo. 

Só que não é assim que funciona no meio empresarial e, muitas vezes, nem mesmo em nosso cotidiano como pessoa física. Quando fazemos uma compra parcelada, estamos endividados. Da mesma forma, quando uma empresa faz um empréstimo para ampliar sua capacidade de produção, ela está endividada.

A grande diferença é que, por precisarem publicar seus balanços financeiros, tanto as empresas quanto os clubes expõem qual é o tamanho real de suas dívidas. A medida é feita para podermos analisar a capacidade que essas empresas têm de serem salutares, de não precisarem fechar as portas.

E aí é que entra a discussão das dívidas no futebol. O maior problema que existe hoje no futebol brasileiro é o aumento das dívidas dos clubes. Mesmo com mais dinheiro entrando nos caixas, a maior parte dos times tem feito novos empréstimos ou então não tem honrado com compromissos passados. Dessa forma, o rombo só aumenta.

Quando fala-se das dívidas de alguns (atenção, eu disse alguns!) clubes europeus, não está errado o clube ter dívidas, desde que elas estejam equacionadas. Isso significa que a instituição tem de ter um plano para o pagamento desse dinheiro e, mais do que isso, esteja cumprindo o acordo para o pagamento desse passivo.

Na lista de clubes que mais arrecadam hoje no futebol mundial estão, pela ordem, Real Madrid, Barcelona e Manchester United. Os três têm dívidas, e os três possuem um rigoroso controle financeiro que permite o pagamento dessas dívidas sem comprometer o dinheiro que entra no caixa para que o clube continue a existir. O Manchester, por exemplo, tem uma das maiores dívidas da Europa, mas parte delas foi o empréstimo feito pela família Glazer para comprar o clube, por 900 milhões de euros em 2005.

Clube rico, geralmente, possui dívidas. O que o torcedor precisa passar a cobrar de seus dirigentes é qual o plano para o pagamento dessas dívidas e de que forma eles podem fazer para honrar esse compromisso sem comprometer o dinheiro que tem em caixa para o dia-a-dia da instituição. 

É exatamente a mesma coisa que uma família faz quando compra uma casa. Ela contraiu uma dívida enorme, mas que está equacionada para ser paga sem comprometer o dinheiro do dia-a-dia para pagar as contas. Dever não é pecado. O erro é não querer (ou não poder) pagar o que deve…

  1. Lilian Regiane

    14/09/2011 17:34:28

    Declaração do vice-presidente econômico do Barcelona, Javier Faus: "Temos seguido uma linha austera, apostamos no crescimento e temos reduzido a dívida, mas seguimos em uma situação delicada. A dívida permanece muito alta para nós ditarmos o nosso futuro. Não podemos dever tanto dinheiro ao banco e precisamos gerar mais".O atual campeão europeu e espanhol teve prejuízo de 9,3 milhões de euros na última temporada e tem uma dívida de 364 milhões de euros.(IG/Esportes)Clube grande deve, mas não deveria ser a esse ponto. É por essas e outras que Barcelona, Real Madri e outros grandes europeus não são modelos administrativos/financeiros assim tão confiáveis para serem aplaudidos e, digamos, copiados.

  2. Hiran

    04/09/2011 09:29:38

    Excelente artigo. Pena que muitos dos seus companheiros de profissão não pensem desta forma, pois adoram portar-se como profetas do apocalipse cada vez que alguns clubes apresentam qquer dívida

  3. Joao CWB

    01/09/2011 15:52:53

    Atlético de verdade? Aquele que vai cair novamente?-Abraço

  4. Saibro

    01/09/2011 14:21:27

    Sobre os comentários do Erich, sem dúvida um excelente blog para quem gosta de Esporte de marketing ou dos dois.Sobre o CAP, um fato incontestável: no Brasileirão 2011 tomou duas surras do Atlético de verdade....

  5. Joao CWB

    01/09/2011 14:06:47

    Infelizmente o torcedor não se importa se o time tem dívidas milionárias contanto que ganhe jogos e títulos. O Atlético-PR não tem dívidas mas vive lutando para não cair e há tempos não ganha um título de expressão. Vocês acham que o torcedor está feliz da vida e gritam na arquibancada: "MEU TIME NÃO TEM DÍVIDAS, FIU FIU FIU"? Já vi muito torcedor falar que não quer superávit, quer títulos. E não deixam de ter razão, pois só com títulos terá visibilidade e gente que acredite em projetos do time.-É complicado, um time como Flamengo ou Cortinthians podem se dar ao luxo de contrair uma grande dívida pois o retorno em investimentos tanto de empresas quanto da televisão é altíssimo e se esses clubes não estão em situação melhor é porque os administradores são amadores e corruptos.-Abraço

  6. Renato

    01/09/2011 13:47:44

    O Corinthians é um dos melhores exemplos desta lista. Vc deveria consultar o site do seu clube, no item "Transparência" e fazer uma análise nos documentos. Certamente, o Corinthians é dos clubes com maior arrecadação faz anos, mas a dívida líquida também segue aumentando, mesmo sendo mascarada com truques contábeis. E o crescimento da estrutura é amplamente desproporcional a arrecadação. Aliás, as receitas do ano que vem já estão sendo gastas há tempos, entrando na conta "Investimento em atletas". O clube revela raríssimos jogadores e os bons jogadores do elenco são de empresários, retirando qualquer possibilidade de retorno em uma venda, casos de Jucilei, Bruno César, entre outros. E falar de futuro é fácil, faremos isso, faremos aquilo... mas difícil é sustentar estes argumentos quando se olham balanços, investimentos e Propostas Orçamentárias Anuais. O Andrés é um torcedor tentando administrar. A chance de isso dar certo é pequena, mesmo com receitas volumosas. Até porque o aumento de receita já vem de anos atrás e nada de concreto foi feito até hoje. Vou parar por aqui para não sair muito da discussão real do blog. Abç.

  7. jorge hiroshi

    01/09/2011 12:41:49

    Concordo em tese com o seu comentario, discordo quando nao ha uma informacao acerca da estrategia , longo ou medio prazo e a finalidade para tal) de tais empresas. Nao informa o por que de tais clubes serem socorridas por "empresarios" arabes ou russos.

  8. Bruno

    01/09/2011 11:42:43

    Seria interessante você tirar o Corinthians desta lista, pois é um dos poucos clubes com receita superior a despesa.Seria bom também se informar melhor a respeito, pois é o clube que tem uma das maiores arrecadações do Brasil e possivelmente do mundo. Já são muitos anos que o clube vem modificando suas estruturas e conseguindo se desvincular de depender só de tv ou de rendas de estádio. A partir do ano que vem com novo patamar de receitas e também deixará gradativamente sua dependência de empresários para contratar jogadores de alto valor . Finalmente estará implementando nova política de revelar jogadores o que irá aumentar ainda mais seu ativo.

  9. Renato

    01/09/2011 10:11:11

    Caro Venceslau, vc conhece o planejamento estratégico do Atlético/PR? Conhece o CT da base? Conhece a ARENA (mais que um estádio) própria do clube ou mesmo a estrutura social do Atlético? Desculpe minha humilde opinião, mas quando há um planejamento financeiro eficiente não, necessariamente, deve estar ligado diretamente no aporte de recursos externos. Se houver viabilidade econômica e financeira em projetos que não necessitem arcar com juros exorbitantes do mercado brasileiro, aonde está a falta de inteligência? É o mesmo que planejar uma forma de comprar algo a vista ao invés de pagar juros a prazo. Se a rentabilidade for melhor, mesmo considerando a capacidade produtiva de ter o R$ ou o bem antecipado, qual o problema em não ter dívidas? Acho que a gestão (clube e finanças) do Atlético/PR é um parâmetro interessante a discutir. Ou temos outro clube brasileiro endividado que tenha o patrimônio, os saldos, os investimentos e a estrutura de produção tão boas como a do CAP?

  10. Renato

    01/09/2011 09:56:23

    Boa e contundente a sua explanação, Erich. Mas ainda considero que praticamente não há clubes endividados e com planos de administração no Brasil. Peguem dívidas de clubes como Corinthians, Flamengo, Palmeiras, entre outros, que tem grande potencial de receita e verifique para onde está indo este R$ quando entra na conta. Não existe um planejamento orçamentário, econômico, financeiro ou fiscal. Quase todos clubes aqui no Brasil são mal administrados e são guiados pela paixão pelo time. Não se planejam contratos de revelações, nem pensam nas cláusulas milionárias de rescisão para demitir técnico. Nem mesmo na criação de Centros de Treinamentos, que seriam a fonte mais básica para quem aposta na sua "capacidade produtiva". Inaceitável pensar que os dois clubes com maior torcida no Brasil e que detém a maior visibilidade da mídia, não tem um estádio próprio e um CT digno para profissionais e muito menos para suas categorias de base. E olha que são clubes centenários!!! No futebol brasileiro, assim como na maioria dos lares, não há planejamento para a utilização correta do crédito, nenhum planejamento para pagamentos das dívidas. E, infelizmente, o horizonte não é animador. Ainda bem que existem boas exceções, tanto no futebol como nos lares, para alimentar nossas esperanças, mesmo que num futuro longínquo. Abrç.Renato

  11. fabio de andrade

    01/09/2011 09:50:51

    Erich, Eu não quero fugir do tema desta postagem, mas tem uma pergunta que me persegue e nunca consegui a resposta e se você quiser escrever sobre ela acho que seria muito legal. Vamos a ela:- Quando um clube ou um atleta decide uma estrategia de um novo produto ele não consulta uma base de dados ou uma pesquisa? Eu só conheço alguns erros, mas voce deve ter aos milhares, mas vou citar para esclarecer.A camisa rosa do Ceni não vende, todas as lojas onde vou ela está em promoção e fica encalhada. A camisa amarela e azul do Flamengo (igual ao Tabajara FC) também está sempre em promoção. A camisa da Cruz do Corinthians, a Camisa azul do Palmeiras, a Camisa amarela/dourada do Santos. Será que eles não pesquisam antes (eu queria comprar a vermelha que o Ceni usa eventualmente, mas o fabricante disse que o Ceni não quer produzi-la?!?!, mas nas lojas os vendedores cansam de ouvir gente pedindo).E se levarmos essa pergunta ao contrário, eu acho linda a camisa do Corinthians igual ao do Juventus, mas a torcida do time odiou! a camisa cor de caneta marca texto do Palmeiras também é linda (e eles odeiam) e ai como fica essa relação?O Barcelona tem umas 8 cores de camisa (eu conheço rosa, verde, listada, branca, axul, preta) isso não atrapalha a identificação do clube? Ou como o São Paulo que nunca troca/renova a camisa como fica?Eu só queria sua ajuda, pois como você lida com mkt/publicidade conseguiria me explicar essas estratégias, umas tão erradas outras tão certas.Eu nãotenho a intenção de ofender nenhum time, sou São paulino, mas algumas camisas são realmente muito bonitas independente do time, alias a preta da alemanha na copa 2010 foi copiada pelo Mexico por que foi um sucesso?Desculpe se estiver confuso.Parabéns pelo blog, sempre passo aqui.Um abraço,Fábio.

  12. Georgeis10

    01/09/2011 09:16:30

    Erich, post perfeito. Contudo, acredito ser importante alertar que grande parte das dívidas dos clubes brasileiros advém de débitos com o INSS e outros tributos (ou seja, acabam sendo "financiados" pelo contribuinte), débitos trabalhistas (ou seja, calotes nos jogadores) e outras falcatruas perpertradas por dirigentes corruptos. A revista Carta Capital apresentou ano passado uma boa matéria sobre o tema. Gostaria de ver uma análise do gênero no teu blog, tendo em vista que uma boa administração do esporte (e, de resto, de qualquer empresa) passa também por questões tributárias e trabalhistas.Parabéns pelo blog diferenciado.

  13. Joao CWB

    01/09/2011 09:08:53

    O Atlético-PR não tem dívidas.

  14. Márcio Teodoro da Silva

    01/09/2011 03:44:35

    A DIFERENÇA É QUE NA ESPANHA O GOVERNO NÃO COBRA O BARÇA E REAL ! SOBRETUDO O REAL POIS É O TIME QUE BATE DE FRENTE COM A CATALUNÃ ! O REAL JÁ TEVE ATÉ ESTADIO OU TERRENO COMPRADO A PREÇO DE OURO PELO GOVERNO PARA AJUDA-LO !

  15. Luiz

    31/08/2011 23:34:44

    Parabéns Erich! Você foi perfeito. Normalmente ouvimos muitas bobagens de gente que julga simplesmente a existencia da divida como falencia da instituição, sem considerar a capacidade de pagamento ou o patrimonio. Eu (por exemplo) tenho uma grande divida, que é o financiamento do meu apartamento, mas tenho superavit todos os anos, porque as minhas receitas superam as despesas, incluso aí a amortização da dívida.

  16. detector

    31/08/2011 23:00:46

    Até que enfim alguem que sabe que tem diferença entre investimento e divida...

  17. Bruno

    31/08/2011 22:22:49

    Parabéns Erich, enfim uma pessoa lúcida comentando a respeito da situação dos clubes de futebol. Não importa o valor da dívida se não se conhecer o valor da receita.Seria interessante outros jornalistas se preocuparem em conhecer melhor administração financeira antes de publicarem certos comentários.

  18. jony

    31/08/2011 21:39:59

    parabéns, Erich, você foi perfeito. não sei se é um bom conhecedor de finanças, ou teve a humildade de pedir a ajuda de quem conhece.infelizmente isso não ocorre na maior parte da imprensa (esportiva e "economica"), visto que se lê/ouve/vê diariamente caminhões de bobagens por parte de gente que mal sabe contar o dinheiro que tem no bolso.

  19. Roberto [SEP]

    31/08/2011 21:20:22

    As pessoas comuns e os diretores das empresas respondem por seus atos e sofrem as consequências, mas nos clubes um presidente sempre deixa o abacaxi para o outro. Os conselhos de orientação fiscal deveriam ser mais atuantes e exercer um poder de veto sobre a presidência. Mas como sempre o amadorismo entra em cena e a questão ganha contornos políticos e não economicos. Você poderia fazer um post sobre a abertura de capital nos clubes, uma realidade européia que muito em breve chegará ao Brasil.

  20. Klaus

    31/08/2011 18:00:03

    O que ter crédito não faz, hein...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso