Negócios do Esporte

O que o acordo Uefa-Globo teria a ensinar ao Brasil

Erich Beting

A Uefa anunciou hoje a renovação do acordo com a Globo para a transmissão da Liga dos Campeões da Europa (leia aqui). O negócio, válido até 2015, serve de lição para o que poderia ter sido feito na negociação entre clubes e emissoras pelos direitos do Campeonato Brasileiro.

No anúncio feito na manhã desta quinta-feira, a Uefa explica que, até as quartas-de-final, a Band, que sublicenciou os direitos, fará a transmissão da primeira escolha do jogo de quarta-feira. A partir das quartas, Globo e Band dividem a transmissão do jogo que escolherem para a rodada. Além disso, durante a competição, a Globo é obrigada a fazer matérias sobre os jogos, enquanto a Band tem de exibir o pacote com os melhores momentos de cada rodada.

Sim, você não leu errado. As emissoras são obrigadas, por contrato, a fazerem essa entrega editorial dentro da programação.

Foi esse tipo de poder de barganha que os clubes brasileiros jogaram no lixo quando abriram mão da negociação coletiva dos direitos de transmissão do Brasileirão. A Uefa é quem negocia a transmissão da Liga dos Campeões, e não os clubes participantes do torneio. Com isso, o maior interesse é pelo aumento da audiência da competição e, claro, a geração de maior receita com a venda desses direitos.

Por ser a dona dos direitos de transmissão, a Uefa consegue, também, impor as regras para que seja feita a exibição das partidas e, ainda, a entrega editorial de promoção do torneio. Dessa forma, fica muito mais fácil negociar pensando num objetivo comum do que tentando adequar pensamentos e necessidades de mais de uma dezena de equipes.

Sem um pensamento único, os clubes brasileiros perderam o poder de obrigar as emissoras a transmitirem o evento esportivo de maneira que o produto se tornasse melhor. Enquanto a Uefa faz um acordo pensando na ampliação da audiência de seu principal torneio em território brasileiro, os clubes do país simplesmente olham para a necessidade de fluxo de caixa e esquecem de fazer um acordo em que todos consigam sair fortalecidos.

O acordo entre Uefa e Globo bem que poderia ter sido feito há meio ano. Quem sabe assim os clubes do país abririam os olhos a tempo de ver o desserviço prestado para aquilo que há de mais valioso hoje por aqui, que é o Campeonato Brasileiro. Um dos maiores motivos para o sucesso da geração de receitas nos clubes da Europa foi a transformação da Liga dos Campeões num objeto de desejo de consumo de todo o mundo.

Por aqui, pelo menos até 2015, não haverá nem ao menos quem pense num campeonato, de fato, brasileiro.

  1. marcos fernando

    13/09/2011 11:15:34

    esse acordo só favoreceu o Flamengo e o Corinthians que vão ganhar quase o dobro do que outros times, favoreceu times com torcida, não pela competitividade, mais sim pelos clubes favorecidos pela midia

  2. Amauri

    13/09/2011 08:42:09

    Por isso mesmo, eu disse que é bonito no papel...vai tentar fazer isto com um monte de cartolas que só olham pro umbigo, e ficam ricos vendendo garotos da base. A sua idéia é boa, sensata...mas na prática, não funciona, por isso que acho certo a negociação feita por corithians e o flamengo.

  3. Thales

    12/09/2011 18:12:49

    Tentei ler todos os comentários, mas não consegui.Talvez pelo meio que vivo, eu ainda tenha forças para acreditar que o brasileiro médio pode mais do que aparenta. Mas em espaços de opiniões públicas como este; vejo que estou fatalmente errado.A discussão aqui é englobada por tamanho de torcida e audiência.Mas, espera lá. Isso é um ESPORTE, não é?!O que adianta um time ter a maior torcida nacional, se não tiver adversários?!Isso se nós desconsiderarmos o fator histórico-social que levou certos times à conquistarem a torcida que DIZEM ter hoje (por que não tem nenhum time no Brasil, com torcida REAL superior à 20 milhões de pessoas).A solução é simples, mas ninguém quer enxergar: MERITOCRACIA ESPORTIVA!Pega a quota total, e divide: 50% do total para cada participante da série A. Afinal, são todos participantes do "espetáculo", correto?!Pega 30% do total e divide conforme a classificação do time no campeonato. ISTO É MERITOCRACIA ESPORTIVA!Os outros 20%, que sejam divididos, então, pela ordem dos números de audiência obtidos ao longo do campeonato; já que não se pode desprezar por completo o valor da audiência dos clubes e o quanto isso importa à emissora.Isso tudo teria que ser colocado em contrato, em conjunto com cláusulas como:- as 3 maiores ofertas, em valor pecuniário, para a transmissão em TV aberta ganhariam; colocando um valor mínimo de oferta para participação. A maior ofertante, teria o direito de escolha do jogo que transmitira na rodada; a segunda ofertante ficaria com a escolha do jogo dentro os 9 faltantes e a terceira ficaria com o direito de escolher o outro jogo dentre os 8 que restariam. Assim, teríamos 3 jogos transmitidos em rede nacional e simultaneamente.- valor de transmissão via internet e por TV fechada pagos separadamente;Apenas estas pequenas práticas aqui citadas, seriam suficientes para fortalecer o campeonato como um todo, suas equipes, forçar a busca por colocações melhores (ou alguém tiraria o pé para prejudicar um adversário, correndo o risco de cair de posições e perder dinheiro da TV?!).Isso tudo apenas para falar de práticas que visem o fortalecimento nacional. Para práticas internacionais, poderiam ser citadas várias outras, mas não vem ao caso, neste momento...

  4. Pinheiro

    12/09/2011 18:05:18

    É uma vergonha, como pode assistirmos jogos do campenato argentino, sexta, sabado, domingo e as vezes até segunda-feira, campeonatos da europa sabado, domingo e as vezes segunda, tudo na tv aberta, um, dois ou três jogos por dia, enquanto o campeonato brasileiro é transmitido um jogo por semana e vez em quando um no meio da semana quase meia noite, onde estão os jornalistas que se dizem éticos pra fazer criticas e fazer abrir a cabeça dos torcedores dessa safadeza que é praticada no futebol brasileiro, é por isso que ele está se acabando e não tendo mais um pingo de crédito.

  5. Thales

    12/09/2011 17:52:08

    Eu nem sou São Paulino, mas nunca vi uma analogia mais forçada e sem sentido como esta! Juro! Falta de senso é arraigada na cultura brasileira mesmo...pobre Brasil, pobre Brasil...

  6. Ricardo

    12/09/2011 16:56:42

    O problema é que o equivalente da UEFA para negociar o campeonato com a Globo no Brasil é a CBF, comandada por Ricardo Teixeira. Só Deus e o Diabo sabem o que pode acontecer nesta negociação.

  7. Caveira

    12/09/2011 16:00:24

    Como eu disse, para comercializar para fora do país a negociação conjunta é a mais indicada.

  8. Paulista Flamenguista

    12/09/2011 14:50:42

    A UEFA é um bom exemplo de negociação de direitos de transmissão mas alguns pontos não da pra comparar com um campeonato nacional como já foi dito em outros comentários, a comparação deveria ser mais com a CONMEBOL mesmo, mas falando de campeonato nacional o melhor exemplo de transmissão é mesmo o da Premier League, com quase 50% igual pra todos os clubes, 25% pela classificação e 25% por audiência (http://www.futebolfinance.com/as-receitas-tv-dos-clubes-da-premier-league-em-201011), melhor que isso só se juntassem isso com o que acontece no campeonato argentino onde pelo menos quatro jogos por rodada são transmitidos em tv aberta, mas isso seria tão utópico que seria até mais fácil a CONMEBOL tomar jeito e passar a valorizar a Libertadores e a Sudamericana do que termos uma união verdadeira dos clubes brasileiros para negociações coletivas, melhoras no Brasileirão e também para os torcedores.

  9. Erich Beting

    12/09/2011 11:58:23

    André, você realmente acha que a discussão é promover o Brasileirão? Sem sentido... Abraço, Erich

  10. Erich Beting

    12/09/2011 11:51:36

    João, o que tem a ver o formato da competição com a negociação de direitos de transmissão? Louco é não ir um pouco mais fundo do que o limite do campo... Abraço, Erich

  11. João Gabriel

    12/09/2011 10:04:29

    Erich, você deve estar louco... A Champions League não tem nada de igual ao brasileirão... Primeiro me diga que clube está garantido nela... Segundo quantos jogos um clube tem garantido que fará nesta competição... Terceiro em vez de tentar dar lição de moral nos clubes brasileiros tentar levar este modelo para a confederação sulamericana, aí sim são torneios parecidos e pagam uma merda aos participantes...

  12. willian

    12/09/2011 09:53:01

    Qual foi o time que começou com essa idéia de "jerico" querendo faturar mais?

  13. Rodrigo Thill

    12/09/2011 09:52:31

    Durante anos os clubes grandes tiveram que se sacrificar para manter os pequenos na ativa, me refiro aos campeonatos estaduais. Sim, Na minha opinião foi isso o que sempre aconteceu. Desde 1996 os campeonatos estaduais são impraticáveis, mas não acabam porque dizem que isso acabaria com os clubes do interior, o que não é verdade. Se houvesse uma regionalização das séries inferiores do Brasileirão à partir da "E" por exemplo, que nem existe, mas passaria a existir, os clubes do interior se preparariam para subir de divisão ano a ano. O São Caetano foi duas vezes vice brasileiro sem disputar a série A do paulista, somente depois ele subiu no estadual. Agora acho que chegou a hora de os grandes clubes do Brasil ganhar dinheiro com os direitos de transmissão sim, mas nãoo podemos transformar o Campeonato Brasileiro em campeonato espanhol.

  14. eury Luiz

    12/09/2011 09:47:17

    Caros amigos,Estive morando 7 anos fora do Brasil e o fato que mesmo na Africa portuguesa e américa latina o campeonato brasileiro é insignificante. Em Angola por exemplo preferem o campeonato de portugal ao brasileiro. Faz mais sucesso Benfica x Braga que Flamengo x Vasco e pior mal conhecem nomes de times brasileiros.Entendo que a falta de divulgação do nosso campeonato fora do pais contribui para termos clubes fracos e um campeonato mediano.O crescimento dos times internacionais é imenso, hoje o Barcelona tem até torcida uniformizada em SP e lota bares quando joga pela liga europeia. Vejam o crescimento dos canais ESPN e outros que transmitem futebol internacional.

  15. jose maria

    12/09/2011 09:16:39

    Eu acho q os times ganhariam mais se tivessem mais união a meu ver a única q ganha é a Globo e acho tbm q muitos investidores perdem dinheiro prq caem na ilusão de time q tem mais torcida compram mais, até prq onde a torcida destes times são grandes o poder de compra é baixo ,é a lei do mais barato q vale e perdem mais quando a Globo deixa de transmitir uma Final de Liberta, Mundial para o resto do Brasil, pois o time tá levando a marca pro exterior. E até nisso a Globo tenta manter uma hegemonia pra alguns times q não conseguem se quer chegar a uma final de Liberta e outro q tem quase um 25 anos q nem sabe o q é isto!!!KKKKK Ou seja a Globo é responsavel diretamente pela hegemonia de Corinthians e Flamengo em termos de torcida tanto q conseguiu ludibriar a FIFA com um Mundial mais fajuto q já teve!!!KKKK

  16. jose maria

    12/09/2011 09:07:11

    Coloque corinthians x flamengo no mesmo dia em q tiver um Barça x Milan, Barça x Real q aí se tem uma noção do tanto q o futebol brasileiro tá bichado!!!KKKK

  17. Meneses

    11/09/2011 22:34:20

    Não da para fazer um campeonato com um ou dois times. Precisamos sim de um Ceará assim como de todas as outras equipes. Tem clube que pensa que é auto-suficiente. E o pior é que outros clubes aceitam essa condição. Parece racionalmente inexplicável. Só algo obscuro, de interesse de um ou dois, pode explicar essa situação. Quem pode falar (Felipão e Marcos por exemplo), fica quieto e fala apenas em represália. Cadê a verdadeira imprensa que não investiga e clareia toda essa situação para os torcedores consumidores do produto Futebol? Um presidente de Federação que é reu confesso no exterior que continua a reinar por aqui! Vergonha para o povo brasileiro, passivo como sempre!

  18. Palpiteiro

    11/09/2011 22:14:17

    Muito bom o texto, muito boas as ideias do texto. Agora, só uma observação. Acho muito interessante os comentários. Até mesmo engraçado. Algum sujeito que não conhece o futebol brasileiro e estivesse lendo os comentários desta página poderia dizer: são incríveis mesmo esse Corinthians e esse Flamengo! São fabulosos, fenomenais e imbatíveis! Comparáveis aos melhores times da Europa! A verdade, porém: Flamengo sequer consegue vencer o Atlético Paranaense em casa. Venceu o campeonato brasileiro de 2009 (após 17 anos) com uma ajuda gigante dos reservas do Grêmio no último jogo. Corinthians: jamais venceu uma Libertadores. Neste ano, foi eliminado pelo desconhecido Tolima, da Colômbia. Em 2008 disputou a Série B nacional. É uma verdadeira piada querer comparar Corinthians e Flamengo com Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Internazionale, Bayern...

  19. Erich Beting

    11/09/2011 20:38:24

    Caveira, veja a situação do Campeonato Espanhol e tire suas conclusões se é questão só de "saber negociar". Não se preocupe com a necessidade de a Globo fazer reportagens. Divulgação aqui já existe. Pense que poderia obrigar, por exemplo, a determinar o jogo da TV ser às 21h, e não 22h, só para ficar num simples exempo. O Brasileirão é interno? Pois é, por isso mesmo os clubes daqui são meros desconhecidos lá fora... Abraço, Erich

  20. Erich Beting

    11/09/2011 20:36:36

    Pois é, Marcelo. Ou, então, criar uma liga que representasse o campeonato, e não alguns clubes que fazem parte dele, como era com o Clube dos 13. Abraço, Erich

  21. Erich Beting

    11/09/2011 20:35:55

    Luis Gustavo, tenta ir um pouco mais além do que você conseguiu chegar, quem sabe aí você entenderá o ponto a que precisa chegar a discussão. Abraço, Erich

  22. Erich Beting

    11/09/2011 20:35:04

    Nery, de fato ainda é preciso ler um pouco mais para você entender o recado... Abraço, Erich

  23. Erich Beting

    11/09/2011 20:33:56

    Paulinho, a questão aqui não é obrigar a Globo a promover o campeonato, é simplesmente ver como é mais fácil exigir melhorias quando se negocia coletivamente. Mas, para variar, as pessoas focam a discussão onde não há problema... Abraço, Erich

  24. Erich Beting

    11/09/2011 20:32:42

    Raphael, leia a resposta dada ao comentário do Leonardo. Nada a ver? Abraço, Erich

  25. Erich Beting

    11/09/2011 20:32:08

    Leonardo, a Inglaterra, a Itália, a França e a Alemanha negociam em conjunto, seguindo recomendação da União Europeia que concluiu ser esta a forma mais eficiente e lucrativa para os clubes negociarem os direitos de TV. Só Portugal e Espanha seguem com negociações individuais, sendo que os espanhóis vivem uma crise entre os clubes exigindo que Real e Barça repartam mais o dinheiro, enquanto os portugueses realizaram um estudo com a Deloitte que sugeriu a negociação coletiva como forma de acabar com o abismo financeiro entre os clubes e, com isso, a consequente desvalorização da Liga... A comparação não é por tipo de campeonato, mas como é mais fácil exigir algumas coisas de seus parceiros comerciais quando se negocia em conjunto do que em separado. Abraço, Erich

  26. Erich Beting

    11/09/2011 20:27:39

    Amauri, faria sim. Pensaria primeiro em organizar uma entidade que representasse o campeonato para, então, negociarmos todos juntos. É muito mais fácil, assim, levantar mais receita. E não apenas da TV! Abraço, Erich

  27. LP_SCCP

    11/09/2011 19:05:29

    Eu concordo com o argumento de que a negociação conjunta geraria um um valor agregado maior na soma, mas o q eu acho engraçado é como os torcedores principalmente do São Paulo pregam o socialismo na divisao das cotas. Vamos lá, o SPFC tem um grande diferencial em relação a todos os outros times que é o Morumbi, que graças a competencia deles virou uma máquina de fazer dinheiro. Este é um ativo do SPFC. O Flamengo e o Corinthians tem um ativo que é a sua torcida (e a antipatia dos outros) que entre as varias formas de exploração, uma delas é a exposição na TV. Assim como me parece absurdo sugerir que a receita dos shows no Morumbi sejam divididas entre os 20 clubes, também me parece absurdo querer q a receita gerada com a venda dos direitos sejam irmamente divididos. Vamos fazer contas simples. Vamos dizer que SP seja metade do mercado consumidor de TV, quase todos os jogos fora do Corinthians são transmitidos, ou seja em 50% do mercado, eu tenho 50% da audiencia. Se a parte do bolo que me cabe é de 25%, por que vou mecontentar em dividir 5% igualmente. Tenho certeza que se o Clube dos 13 sugerisse alguma divisao na qual quem merece mais leva mais, a negociacao em conjunto faria todo o sentido. Mas devido as espertezas dos puros q só querem o bem do futebol JJ, kalil e Koff, a unica forma acabou sendo a negociacao em separado.e um abraço.

  28. luiz zicarelli

    11/09/2011 17:04:18

    Explica-se pelo grande crescimento da tv paga nos grandes centros. Canais internacionais (ESPN e canais europeus) estão roubando público de forma acelerada.

  29. alexandre monteiro

    11/09/2011 16:33:17

    Certissimo Felipe. Nao tiro uma virgula do seu texto.Aqui as coisas sao tao dificeis qua até a final , repeito FINAL, da Libertadores quando nao tem time de rio e sao paulo, a globo nao transmite. Quantas vezes inter gremio e cruzeiro fizeram a final e o pais nao pode ver, somente o estado do time. A Comebol é tao ingenua que nao valoriza o seu produto, nao obriga a quem tem os direitos de transmitir os jogos, realmente transmitir. Final sem time do Brasil entao, pode esquecer ...

  30. alexandre monteiro

    11/09/2011 16:26:17

    Aqui a Globo tem a cara de pau de nao transmitir a final , repito FINAL , da Libertadores para todo o país quando nao tem time de Rio ou Sao Paulo. Quantas vezes Inter, Cruzeiro e Gremio fizeram a final da Libertadores e o Brasil inteiro nao pode acompanhar o jogo , pois o detentora dos direitos simplesmente transmite o jogo somente para o Estado , como se a competiçao internacional nao tivesse interesse em outros centros. Isto mostra o quanto a COMEBOL é ingenua frente a uma UEFA. Se nao tem time brasileiro nao final, aí a globo nem transmite. E a COMEBOL nao exige nada ....RIDICULO .

  31. marconi

    11/09/2011 13:47:37

    parabens aos babacas de plantao ate aqui vcs querem tirar vantagens. por isso duvido que vai mudar alguma coisa. ja falei anteriormente mas nao foi publicado.quero ver a globo ou qualquer emissora pagar milhoes ao corintians e ao flamengo p transmitir so o jogo de um contra o outro no brasileiro. a diferença ja que sao a maior torcida e simples paguem o ingresso mais caro e ajudem o seu clube ou compre bastante pacote de pay per view. ai sim quem vende mais ganha mais. assim joao carlos e lelio façam um campenato aparte corintians e flamengo ou flamengo e corintians durante o ano todo que vcs vao ficar milionarios acho ate que o real e o barça vao ficar com i9nveja

  32. tudo balela

    11/09/2011 13:41:40

    os dois estão certo.sconvenhamos pessoal.. tamanho da torcida. tá longe de ser o primeiro item na decisão dos valores a serem pagos nos direitos de transmissão..falando em audiencia. duvido muito de grandes diferenças entre um jogo do flamengo, corinthians e outros em comparação com um jogo do ceara..

  33. ale

    11/09/2011 12:24:18

    Quem tem que aprender com a UEFA é a Conmebol, que nao sabe como cuidar de suas competiçoes. Na Espanha, na Inglaterra, os times também negociam separados suas fatias de dinheiro de televisao. Nao ha a MENOR necessidade dos clubes nacionais negociarem entrega editorial no Brasil. Eles já estao SEMPRE em pauta. Agora, a Conmebol sim deveria negociar e obrigar as emissoras a exibirem matérias sobre outros times da Libertadores e Sudamericana, para fortalecer essa competiçao.

  34. marconi

    11/09/2011 11:53:03

    essa seria uma boa ideia tb. mas ue complementaria devidiria um valor x por todos e o restante como bonificaçao por posiçao no campeonato

  35. marconi

    11/09/2011 11:48:42

    se bobear o campenato daqui vai ficar igual ao da espanha so dois times ganham dinheiro e disputam o titulo ou seja totalmente sem graça. queria ver acho dificel mas tenho essa esperança de os outros 18 clubes aqui no brasil se juntarem e decidirem ou dividem igualmente ou estamos fora. queria ver se pagariam um a fortuna p transmitir so 2 jogos por ano. tanto aqui como na espanha a torcida tem que fazer diferença e nao estadio e na tv paga comprando os jogos do time

  36. Rodrigo

    11/09/2011 11:01:23

    COmo todo brasileiro, o dirigente de futebol brasileiro só pensa no individual, esquecendo o coletivo. Uma burrice, como dito acima, que só faz o grupo perder poder de barganha! Culpa principalmente do CUrintxa e do FLAmerda!

  37. Claudio Viana

    11/09/2011 10:51:43

    Fábio o mercado é assim, preferem transmitir quem dá mais retorno, você prefere assistir Portuguesa e Avaí ou FLA e Corintians? e parem com essa bobagem de criação da mídia, um clube tem maior torcida que o outro por motivos diversos como identificação, origem, títulos, ídolos e por aí vai.

  38. Claudio Viana

    11/09/2011 10:41:55

    O estádio é público está apenas arrendado ao botafogo, porque os outros clubes não quiseram(FLA e FLU), pois aguardam o Maraca para arrendarem também(assim é mole, o governo constrói e "doa" aos clubes), o Fla também está fazendo o seu CT, antes tarde do que nunca, assim como o Flu já está comprando um pronto na barra, com ajuda da prefeitura. A farra do dinheiro público.

  39. Claudio Viana

    11/09/2011 10:31:39

    Concordo e acrescento que negociação em bloco e para fortalecer times sem apelo popular.

  40. Ademar Junior

    11/09/2011 09:01:21

    Sabe o que acho engraçado no Brasil, todo mundo só quer tirar vantagem, na minha opnião os valores de transmissão deveria ser divido por 20, igual a todos, ai todos teriam como montar equipes fortes, e os clubes com maiores torcidas teriam mais arrecadação da mesma forma, pois com maior torcida, teoricamente, vc vende mais produtos do clube e tem um patrocinio maior. Sou palmeirense e nao vejo problema melhor em o palmeiras receber a mesma coisa que o america-mg, os dirigentes nao fazem isso pq tem medo, pois ai, as equipes grandes teriam que ser uma administraçao exemplar e isso nao é o ponto forte de nenhuma equipe grande no brasil. Esse negocio de Brasileiro de sempre querer tirar vantagem em tudo é o que acaba com nosso nação, alias aquela campanha "O melhor do Brasil é o brasileiro" é a maior mentira já inventada, o pior do Brasil é o jeitinho Brasileiro e sua mania de tirar vantagem em tudo. O mesmo brasileiro que reclama do Ricardo Teixeira acha justo sua equipe ter fechado com a globo o direito de transmissão, brasileiro só reclama de pimenta nos olhos.obs. E sobre o Flamengo e Corinthians e essa historia de maiores torcidas, sinceramente, vcs acham que eles tem um numero grande torcedores pq sao grandes equipes, sempre ganharam titulos e sao melhores que as outras ou é pq a rede globo so transmitia jogos deles em grande maioria na decada de 80 e 90???

  41. Antonio Lima - DF

    11/09/2011 04:09:42

    João Carlos, é exatamente isso que os outros grandes clubes têm que fazer: criar uma liga e fazer um campeonato excluindo o flamento e corínthians. Quero ver o que eles vão fazer sozinhos. Esses dois clubes só pensam neles e não no futebol, como um todo. Que graça tem você ter um campeonato onde somente dois clubes podem ganhar? Essa idéia é um absurdo. os outros grandes clubes tem que botar moral e chutar o balde e dar o troco. Os dois clubes citados, precisam entender que a grande torcida que eles têm é mero reflexo da televisão e rádio, que desde os anos sessenta os prestigiava, em detrimento dos melhores clubes, como o Santos, Palmeiras, Cruzeiro e Bota. Até o Bangu teria a maior torcida do brasil, se tivesse o apoio da radio nacional e tv globo. Observem que o flamengo já tinha a maior torcida mesmo antes de ter ganho qualquer título de importãncia, como um brasileiro, ganho pelo Santos, Palmeiras e Cruzeiro. Vegonha. É preciso quebrar a banca.

  42. Antonio Lima - DF

    11/09/2011 03:45:21

    Thiérri, você disse tudo: realmente a UEFA quer que o torneio deles seja mais visto no brasil; nada mais que isso. Essa comparação do Erich, entre negociação da liga europeia e o brasileirão, não pode servir de parâmetro comparativo, pois os clubes da europa, em alguns países, tb negocial separadamente, com a televisão. A CONMEMBOL, tb negocia em nome dos clubes, a Liberta. Isso é um parâmetro de comparação com o tema abordado. No entanto, a CONMEMBOL negocia sozinha, tal qual a UEFA, no entanto, fode com os clubes brasileiros, que recebem migalhas. A entidade mairo da Am. do Sul, claro, ganha milhões.

  43. Amauri

    11/09/2011 01:55:28

    Por um acaso a champions deixa de existir se a Globo não comprar os direitos de transmissão? a Uefa diz e a Globo aceita. No caso do clubes Brasileiros o dinheiro da globo é a maior fonte de renda, como os clubes podem manter salarios de jogadores como Adriano , Ronaldo Gaucho, Luis Fabiano, Fred, Neymar, sem essa grana? o seu comentário é bonito no papel, mas se vc estivesse no comando de um clube grande , não faria diferente.

  44. tonny

    11/09/2011 01:50:39

    A Record e outras emissoras não tem condições técnicas de transmissão para todo o Brasil, se liga owwww....e não fala bobagem

  45. Lelio

    10/09/2011 23:41:46

    Uma das.....sei lá o que vc diz. Veja manchete no site da globo de agora a pouco (Botafogo chega tranquilo a Curitiba e é recebido por quatro torcedoresAlvinegros reclamam do alto preço do ingresso para a torcida visitante)Falar o que?

  46. edu

    10/09/2011 23:19:51

    sera? e se a globo nao quisesse transmitir os jogos a audiencia pelos jogos seriam os mesmos ? os clubes receberiam os mesmos patrocinios que recebem? ter emissoras fortes querendo transmitir e uma coisa agora ter apenas uma emissora forte para transmitir e outra coisa diferente lembro quando a globo parou de transmitir a formula 1 e a band assumiu no outro ano a globo voltou correndo serio esse o caso ?ate o carnaval foi preterido pela globo em uma epoca e foi assumido pela extinta manchete que deu um show de audiencia levando a globo a voltar atras serie esse o caso? seria esse o caso agora de uma emissora assumir um campeonato otimo em disputas para coloca-lo mais visivel em horario descente para a globo se coçar? acho que seria mas e o medo de ficar sem as merrecas? quem tem medo de ganhar na maioria das vezes perde.

  47. Edson Duarte

    10/09/2011 22:59:28

    Comentário perfeito. A Globo pode ter o lucro que for, mas que ela divulga o brasileirão, isso ela divulga. E muito.

  48. Falo mermo

    10/09/2011 22:20:42

    O que acontece é o seguinte, dirigente só quer do torcedor dinheiro. mas deram um tiro no pé, na perna , no braço onde quer que seja, não interessa para clube com direção passageira criar nada pro torcedor, e sim criar mais uma oportunidade de tirar o seu por fora, por tanto se render pra ele tá bom, e torcedor que se exploda. Valeu agremiações por tentarem enfraquecer o campeonato brasileiro. CBF e GLOBO querendo dar mais dinheiro a dois times pra ver se ganha algo de real expressão.

  49. LEONARDO

    10/09/2011 22:14:08

    Erich, sinto muito mas acho que há um equívoco, não podemos esquecer que nos principais campeonatos europeus, os nacionais como o espanhol, italiano etc., cade time negocia sua cota individualmente, somente na liga dos campeões é que a UEFA pode interferir, assim acho que a comparação deveria ser feita entre UEFA E CONMEBOL,.Abraço.

  50. Raphael

    10/09/2011 21:43:27

    Nada a ver a reportagem! Primeiro a UEFA negocia a transmissão de um torneio continental, não um campeonato nacional! Veja o campeonato espanhol como é repartido o dindin das transmissões de TV... só o Real e o Barcelona pegam quase tudo e fazem o que querem. Se vc quer comparar, compare os campeonatos nacionais de cada país, ou então compare a libertadores com a UEFA.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso