Negócios do Esporte

Para que serve o Ministério do Esporte?

Erich Beting

Vamos deixar de lado o que pode vir a acontecer com o ministro Orlando Silva Junior. Agora é apurar se de fato houve mau uso do dinheiro público dentro do Ministério do Esporte e, conforme andar as investigações, que os culpados sejam punidos. Mas a crise na Pasta nos leva a uma discussão muito mais profunda e importante para o crescimento do esporte no Brasil.

Afinal, para que serve um Ministério do Esporte?

Temos, de partida, um problema a ser resolvido no Brasil. Desde os tempos de Getúlio Vargas que não sabemos nem mesmo o que queremos do esporte por aqui. No Brasil que se orgulha em ser ''para todos'', o esporte continua a ser ''para poucos''.

Uma nação mais saudável é, sem dúvida, uma nação que pratica esporte. Para isso acontecer, porém, temos de ter, essencialmente, uma política pública de acesso à prática esportiva. E isso passa, obrigatoriamente, pela criação de uma diretriz de atuação do Ministério do Esporte, já que existe uma pasta exclusiva para tratar do tema.

Afinal, criar leis de incentivo que só valem o incentivo quando o investimento é no esporte de alto rendimento é abrir o caminho para que tenhamos distorções tanto no uso do dinheiro público quanto na eficácia do Ministério do Esporte como meio de desenvolvimento do esporte no país.

Hoje, o Ministério do Esporte virou uma espécie de grande pedágio do esporte no país, a exemplo do que é o Comitê Olímpico Brasileiro. Mais do que criar meios para o crescimento da prática esportiva, o ministério atua como o grande centro distribuidor de verbas para o esporte de alto rendimento.

Sem dúvida precisamos do exemplo que vem de cima, que a mídia tem interesse em mostrar, para fomentar e desenvolver a base. Mas, enquanto houvermos apenas os poucos exemplos do alto rendimento, o esporte no Brasil continuará a ser uma excelente ferramenta para distribuir verbas em projetos nem sempre fundamentais para o crescimento de uma nação que pratica esporte.

O momento é mais do que apropriado para debatermos não apenas a lisura e transparência que se espera de alguém que usa o nosso dinheiro. Isso é condição básica para alguém que está num cargo público. Temos a chance de, como nunca antes na história desse país, discutir para que serve um Ministério do Esporte. E, mais do que isso, de que forma o esporte pode ajudar o Brasil a ser cada vez mais um país melhor.