Negócios do Esporte

Um novo Neymar

Erich Beting

Já critiquei duramente por aqui as atitudes irresponsáveis de Neymar enquanto atleta-estrela que é. Especialmente porque percebia, claramente, que pouca ou nenhuma evolução aparentemente acontecia no gerenciamento de sua carreira. Pelo contrário.

Mas, no episódio protagonizado por ele ontem, ao anunciar a mudança no contrato com o Santos, Neymar mostrou a maturidade que tem quando está com a bola nos pés. A começar pela chegada à entrevista coletiva com a camisa e os dizeres ''É bom ser o rei'', fabricada pela Nike, patrocinadora do atleta. Mensagem subliminar para o que estava prestes por vir. E símbolo de um cara muito mais maduro do que era há meio ano.

A atitude durante a entrevista também mostrou uma grande evolução. Respostas precisas, diretas, sem demonstrar qualquer medo ou arrependimento daquilo que estava sendo dito.

E, por fim, a mais genial das sacadas, quando foi posar para a foto que rodou boa parte do mundo. Neymar ''escondeu'' o símbolo do BMG da camisa santista. Atitude inteligente de quem negocia com o Banco do Brasil o contrato que deve fazer com que ele continue a jogar no Brasil.

Sim, é um prejuízo ao patrocinador do Santos, mas é também uma forma subliminar de Neymar deixar o recado para o pretendente comercial. Atitude de quem está pensando antes de fazer qualquer ação.

É um novo Neymar esse que rediscute o contrato com o Santos. O que leva a crer que, mesmo com as mudanças contratuais que podem fazer com que ele saia antes de 2014, a chance de ele cumprir com a palavra que deu ontem é muito, mas muito grande.

Veja abaixo a foto tirada pelo jogador após a entrevista coletiva. Com ele estão Odílio Rodrigues (VP do clube), Neymar pai, o presidente Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro e André de Fazio (presidente do Conselho santista).

Divulgação/Santos Futebol Clube