Negócios do Esporte

O mito Galvão Bueno

Erich Beting

Ele é um mito. E provou isso mais uma vez neste final de semana. Gostem ou não do estilo de transmissão, Galvão Bueno é um dos caras que melhor consegue manter uma atração ao vivo em televisão aberta no Brasil.

Carismático, polêmico e, sobretudo, empolgado, Galvão consegue passar para uma transmissão esportiva uma emoção que é essencial, principalmente quando se trata de um meio que precisa atingir todo tipo de público como é a TV aberta.

E aí é que entra o ponto essencial sobre o mito que é Galvão. Hoje, ele é um dos poucos narradores na TV aberta que consegue informar e emocionar. Na madrugada do sábado para domingo, ele deu um show à parte na transmissão do UFC, a primeira feita pela Globo. Anunciou a chegada dos ''Gladiadores do Terceiro Milênio'' (a melhor definição já usada para o que é, de fato, o UFC) e soltou as frases de efeito tradicionais de todas as suas transmissões.

Para quem pensa que isso é só uma bobagem a mais no estilo Galvão de ser, vale pensar. Será que é fácil encontrar um meio de falar para todo tipo de público, como exige a TV aberta?

Principalmente depois do aparecimento de TV a cabo e internet, boa parte do público formador de opinião está muito bem informado antes de qualquer transmissão e, por isso mesmo, prefere o narrador mais técnico e informativo do que aquele ''apaixonado''.

Galvão representa uma escola mais antiga de narradores, que precisavam falar com o analfabeto e com o PHd numa linguagem em que ambos entendessem e se apaixonassem. Hoje as mídias se fragmentaram e o consumidor tem muito mais poder de escolha.

Mas Galvão Bueno segue a ser o mito que consegue falar tanto para o analfabeto quanto para o cidadão com dois MBAs nas costas.

Antes que todos saiam atirando contra Galvão e o blogueiro, segue uma sugestão. Coloque-se no lugar do narrador de um evento esportivo que precise, necessariamente, explicar para alguém que nunca viu aquilo na vida, como é que funciona a competição.

Não é fácil, né?

Por isso mesmo, a estreia do UFC na Globo provou, mais uma vez, o quão mítico é Galvão Bueno. Não havia outro nome para promover tanto a primeira exibição da emissora do que ele.