Negócios do Esporte

Nelsinho Piquet dá uma luz para o automobilismo

Erich Beting

Nelsinho Piquet fechou um acordo com a ONG Climate Care para neutralizar a emissão de carbono em seu carro na Truck Series da Nascar (leia os detalhes aqui).

O negócio representa um caminho interessante para o automobilismo seguir se quiser continuar a atrair patrocinadores e, principalmente, adaptar-se às exigências de um mundo ecologicamente mais preocupado.

Desde o ano passado que a Nascar tenta tornar-se uma categoria mais ''verde''. Pilotos e equipes são estimulados a buscarem soluções para que a enorme quantidade de combustível que é queimada pelos carros seja neutralizada e a Nascar tente se tornar a modalidade esportiva que menos polui no esporte.

A meta deveria ser expandida para o automobilismo como um todo. Num mundo que cada dia mais discute fontes de energias limpas e renováveis, aquecimento global e poluição sem fim, parece incompatível termos o gasto desenfreado de combustível de uma competição automobilística.

É questão de tempo (e ele é cada vez mais curto) para que as pessoas questionem os esportes a motor e, também, a quantidade de poluição ao meio ambiente que o automobilismo proporciona.

Por isso mesmo a atitude de Nelsinho é uma luz para quem trabalha com o esporte a motor. Do jeito que as coisas estão, em breve os patrocinadores serão questionados pelos consumidores sobre os motivos que os levam a manter investimentos em modalidades que agridam o meio ambiente.

A Nascar e Nelsinho já se anteciparam a isso.