Roland Garros e o saibro… Rosa!
Erich Beting
A moda de pintar a quadra de saibro em cores diferentes invadiu até mesmo o mais tradicional torneio de tênis disputado nesse piso. Na manhã da quinta-feira, em Roland Garros, o saibro amanheceu pintado de rosa.
No dia em que a disputa nas simples foi exclusiva para as semifinais femininas, o tradicional torneio francês promoveu o dia da mulher em todo o complexo de tênis na cidade de Paris.
A iniciativa, bancada obviamente pelos patrocinadores de Roland Garros, transformou todo o local em que acontece o torneio numa espécie de alameda de serviços a céu aberto para as mulheres. Manicure, salão de beleza e outras coisas para atender às damas presentes no complexo foram montadas no ''Dia da Mulher'', como foi apelidado o 7 de junho.
Além disso, a quadra 1, que equivale à terceira em importância no complexo francês, foi inteira preenchida com um saibro cor de rosa. Uma partida com estrelas do passado, como Chris Evert (sete vezes campeã do torneio) e Martina Navratilova também foi realizada para promover o dia dedicado a elas.
Segundo Jean Gachassin, presidente da entidade, a transformação provocada em Roland Garros tem como objetivo aproximar a mulher francesa do tênis, já que hoje a França não tem uma grande estrela na modalidade.
Semanas depois do polêmico saibro azul do Masters 1000 de Madri, é um alento para os jogadores de que a moda, pelo menos dessa vez, não passa de marketing, sem interferir na performance durante o evento…
A foto abaixo, de autoria da Federação Francesa de Tênis, mostra algumas das convidadas para o evento. Chris Evert está de rosa, enquanto Navratilova é a primeira à direita.