Negócios do Esporte

A Nike e o Boca

Erich Beting

O post anterior, sobre a campanha que a Nike fez para o Corinthians no dia do jogo decisivo contra o Boca Juniors continua gerando muita discussão. E, numa delas, surgiu o questionamento de o que pensaria o torcedor do Boca ao ver o seu próprio fornecedor de material esportivo assumindo um lado na história.

Pois bem. A assessoria de imprensa da Nike na Argentina respondeu ao questionamento. E, obviamente, a empresa também fez, lá na Argentina, ação parecida com a realizada aqui no Brasil. Os principais jornais e as redes sociais do país vizinho foram invadidas pela campanha pedindo a vitória do Boca, mas sem provocar os grandes rivais, especialmente o River Plate, que foi relegado à Segundona argentina neste primeiro semestre.

Natural. Lá, tal como cá, a empresa fez uma ação local, falando com o torcedor de um time. Mas lá houve uma significativa diferença na mensagem transmitida. O anúncio é menos ''agressivo'', até porque está alinhado à estratégia global da Nike, algo que ainda não está sendo feito pela empresa por aqui. As peças trazem a assinatura ''meu tempo é agora'', que é o slogan da campanha da Nike no mundo e já tem sido usada na Argentina.

E, da mesma forma que aconteceu por aqui, as peças publicitárias procuraram captar a emoção do torcedor do time que está na final. Sim, a campanha portenha é mais ''light'', mas vale lembrar, porém, que recentemente a Nike assumiu a postura do ''metade mais um'' para falar da torcida do Boca na Argentina, meio que dando  de ombros para o restante do país. Assim como agora, a atitude defende uma torcida. Aquela que é patrocinada pela empresa.

É assim que funciona a ativação de um patrocínio. E é para isso que vamos caminhar nos próximos anos. Pelo bem do crescimento do mercado e pelo aprendizado do torcedor, que teve sua paixão adormecida durante tanto tempo. Ah, por falar nisso, também vale destacar o que fizeram Gatorade (link aqui) e Brahma (aqui) para ativarem os patrocínios ao Corinthians.

E, abaixo, as três peças de publicidade que estiveram nos jornais argentinos nesta manhã decisiva.

A peça com Santiago Silva reforça que a final está ''de boca''

 

A mensagem simples e direta

 

E a mensagem que resgata a história do Boca no torneio