Negócios do Esporte

A lição do Vitória e da Penalty para o esporte

Erich Beting

Sempre defendi aqui que o esporte pode ser um grande mobilizador de causas sociais. A paixão do torcedor por um atleta ou um clube pode ser capaz de mover todos em torno de uma causa. Mundialmente, algumas ações são feitas para mobilizar o torcedor a contribuir e, dessa forma, o esporte passar a ser visto como um bom agente de mudança social.

E o Brasil, aos poucos, começa a dar um bom exemplo de como sair do básico e usar, de fato, a paixão que o esporte gera para, de fato, fazer a diferença na vida das pessoas. O melhor deles, até agora, é a campanha recém-lançada pelo Vitória e pela Penalty, fornecedora de material esportivo do ''alvinegro'' baiano.

Sim, é isso mesmo! O Vitória virou alvinegro! Essa foi a grande sacada que o departamento de marketing do clube e a fornecedora tiveram, junto com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), para incentivar o torcedor Rubro-Negro a ir até os 23 centros de doação de sangue do Hemoba e contribuir (leia mais aqui, aqui e aqui).

Como sempre, a ideia simples geralmente é a mais genial. O Vitória jogará com a camisa com listras brancas no lugar das vermelhas. A cada jogo disputado no estádio do Barradão, a camisa vai ganhando uma listra vermelha. Até 14 de agosto, quando a campanha se encerra, o uniforme estará de volta às cores originais. A expectativa é de que, até lá, o Hemoba receba cada vez mais doações de sangue.

Se, de fato, a campanha fará o torcedor doar mais sangue, não dá para prever. Mas que a sacada de fazer com que a camisa do time, aquilo que há de mais tradicional no futebol, seja uma vitrine para mostrar a dificuldade que os centros de doação de sangue encontram e para fazer as pessoas se atentarem para uma causa é de uma genialidade tremenda.

É a típica iniciativa que faz com que a palavra marketing seja usada da melhor forma possível. Como costumamos defender por aqui, não há nada de ruim em ser um marqueteiro. Ainda mais quando se é um bom marqueteiro. Abaixo tem o vídeo, também, que explica a campanha.