Negócios do Esporte

Os melhores de 2013. E um feliz e decisivo 2014…

Erich Beting

Finalmente chegou.

O tão esperado ano da Copa do Mundo no Brasil se apresenta em meio a um monte de incerteza sobre o mercado esportivo no país. Se há cinco anos as projeções eram absolutamente eufóricas a respeito da Copa de 2014, hoje o cenário não é tão favorável assim.

Mas ao resgatar na memória as melhores ações do ano que acabou de acabar, uma coisa é clara. A Copa do Mundo trouxe reflexos positivos sobre o mercado de esporte no Brasil. Prova disso é a retrospectiva que fizemos na Máquina do Esporte com os melhores do ano. Dos dez casos nacionais apresentados, seis têm relação, de alguma forma, com o Mundial (veja detalhes aqui).

Além desses casos, muita coisa boa feita a partir da temática da Copa foi deixada de lado, como o uso de Paolo Rossi e Zidane como garotos-propagandas da Visa, ou a própria iniciativa da Centauro de entrar no patrocínio da Copa, quase aos 45 do segundo tempo, numa forma de divulgar e incentivar o uso da loja virtual da marca.

O fato é que o mercado brasileiro chegou ao primeiro de seus anos decisivos do próximo triênio. A prova de fogo que a Copa do Mundo representa é também o pontapé inicial para uma mudança de comportamento da indústria esportiva nacional. Ou começamos a encarar o esporte como um negócio, ou os investimentos e inovações que vieram, mesmo que por inércia por conta da Copa, vão virar casos isolados e deixarão uma enorme sensação de que poderia ter sido, mas não foi…

Um Feliz – e decisivo – 2014 para todos nós!