Negócios do Esporte

Felipão busca redes sociais para convocar o torcedor

Erich Beting

Luiz Felipe Scolari decidiu fazer, na marra, o papel de chefe da torcida brasileira para a Copa do Mundo. Nas próximas horas, uma onda de ''convocações'' dos torcedores brasileiros para vestirem a camisa para torcer pelo Brasil devem invadir os perfis de jogadores nas redes sociais.

O vídeo, produzido pelo próprio staff de Felipão, é uma forma de ele falar diretamente com o torcedor. Agora, os jogadores e os canais oficiais da CBF e de patrocinadores da seleção também devem ser usados como meio para que a mensagem seja propagada. A ideia é que esse vídeo inspire os torcedores a, cada vez mais, vestirem a camisa do Brasil e, ao mesmo tempo, dar ainda mais confiança para os jogadores.

Felipão, no fim das contas, repete mais ou menos a estratégia que foi extremamente bem-sucedida na campanha de Portugal à inédita disputa da final da Euro, em 2004. Naquela ocasião, ele usou a imprensa para conseguir transmitir o recado de união, especialmente pela dificuldade que ele tinha encontrado por ser brasileiro e comandar o time europeu.

Agora, Felipão teve a percepção de usar as redes sociais para chegar diretamente ao torcedor, sem precisar passar pelo crivo do noticiário da mídia. Apesar de não ser adepto do uso da nova mídia para comunicar-se, o treinador entendeu que esse seria um caminho mais curto para tentar fazer o espírito do torcedor pelo Brasil ser aflorado e também para que, numa via de mão dupla, o jogador seja incentivado diretamente pela torcida.

Na prática, com muito mais carisma e credibilidade para tratar do tema, Felipão faz algo que deveria ter sido mais bem aproveitado pela CBF e seus parceiros comerciais. Acada passo que dá, Scolari revela que teria uma habilidade ímpar para trabalhar campanhas de marketing como poucos…

Veja abaixo o vídeo.