Negócios do Esporte

A Copa, finalmente, vai começar!

Erich Beting

Nesta terça-feira o Brasil começa, finalmente, a entrar no clima da Copa do Mundo. O início do giro da taça do Mundial, pelo Rio de Janeiro, é o emblemático começo da instalação do ''clima de Copa'' para o torcedor. A taça vai passar por todas as capitais do país, numa chance única de cidades que não receberão o evento serem impactadas por ele. Da mesma forma, as propagandas da televisão começam a usar o motivo da C0pa do Mundo, tanto para o bem quanto para o mal.

Mas por que só agora o clima de Copa começa a pegar?

O maior problema para isso foi, exatamente, demorarmos tanto para nos prepararmos para o Mundial. Se tivéssemos cumprido à risca os prazos da Fifa, desde dezembro de 2012 todos os estádios estariam prontos. Isso faria com que o debate sobre o torneio ficasse muito mais concentrado na bola do que no que rola fora dela.

Sem todos os estádios prontos a menos de dois meses do Mundial, a preocupação real deixa de ser a escalação do time brasileiro, mas a conclusão das obras faltantes e, consequentemente, as críticas para a incompetência na gestão do torneio pelo país. Com isso, a mídia toda direciona a cobertura para as obras inconclusas do evento, e o clima de que o Mundial está desembarcando por aqui fica em segundo plano.

A simbologia da chegada do Tour da Taça acaba resumindo bem o que acontece hoje no país. Cabe à Coca-Cola, promotora do evento, fazer com que o clima da Copa ''pegue''. Da mesma forma, a publicidade cada vez mais relacionada ao Mundial é o que vai colocando, aos poucos, o sentimento de que o torneio está próximo.

A falta de clima para a Copa é só mais uma evidência das inúmeras falhas de gestão do Mundial no Brasil. A má gestão da comunicação do torneio é um dos mais evidentes dele…