Negócios do Esporte

Cristiano Ronaldo e o risco da inovação

Erich Beting

No fim de abril, a Nike preparou um evento para a mídia em Madri para mostrar sua grande inovação vestida por seu maior astro. Cristiano Ronaldo mostrou para quase 400 jornalistas do mundo todo a Mercurial Superfly, chuteira que ele usaria na Copa do Mundo. Como grande diferencial, a estética do calçado: um cano um pouco mais alto. Num mercado há 70 anos estacionado no mesmo modelo de chuteira, o cano alto marca uma grande inovação da Nike.

Quando foi questionado, CR7 declarou que quase nada mudava em relação ao tradicional calçado.

''No máximo o cano protege o tornozelo de tomar umas porradas'', afirmou o jogador.

Aí chega a Copa do Mundo e…

Cristiano Ronaldo entra com o modelo da Superfly com um cano não tão alto assim. Segundo a Nike, a marca customiza o produto de acordo com o interesse do freguês. Na prática, a empresa sofre com o risco da inovação. Ao criar um produto que é muito diferente do usual, ela choca e se faz presente, mas corre o risco de a inovação virar contra.

Foi exatamente isso que aconteceu. O risco para a marca é que, sem o seu principal garoto-propaganda endossando o produto, o público não se sinta confiante para comprá-lo. Cristiano Ronaldo pode ter causado um problema bem maior do que simplesmente livrar-se de umas porradas ao usar o cano alto…

Abaixo veja a diferença entre a chuteira apresentada em abril e a usada na segunda-feira pelo ídolo português.

Germany v Portugal: Group G - 2014 FIFA World Cup Brazil

Cristiano e a chuteira usada contra a Alemanha

A chuteira, com o cano mais alto, apresentada em abril

A chuteira, com o cano mais alto, apresentada em abril