Negócios do Esporte

Ibra destrona Ronaldo no papel de embaixador da Nike

Erich Beting

Primeiro foi a campanha ''Vem, Ibra''. Depois, a tiração de sarro com o atacante na animação divulgada pouco antes da Copa. Agora, a transformação do boneco animado num grande brincalhão neste Mundial. Aos poucos, a Nike vai preparando o sueco Zlatan Ibrahimovic para ser o novo Eric Cantona da marca.

Carismático, o atacante sueco do Paris Saint-Germain está se tornando um novo caminho para a Nike manter-se ativa entre o público jovem, tal qual foi com Cantona na década passada. Mas o mais curioso é ver que, aparentemente, Ibra está adorando o rótulo que a Nike começa a criar para ele.

O sueco parece estar sendo cunhado para assumir a função que competia a Cantona, atleta que fez sucesso em quem hoje está na faixa dos 30 a 40 e que, para o público mais jovem, principal objetivo da marca, não desperta praticamente nenhum tipo de emoção.

Com isso, caberá a Ibra, hoje próximo de completar 33 anos, ser o embaixador da Nike para o futebol no mundo todo, algo que naturalmente poderia ter sido aproveitado por Ronaldo ao aposentar-se do futebol.

A escolha pelo sueco e não pelo Fenômeno tem muito mais a ver com o perfil de cada um deles do que propriamente uma ''falha'' de um ou de outro. Ronaldo nunca teve comportamento de ''Bad Boy''. Ele sempre foi mais um grande embaixador pela qualidade demonstrada dentro de campo do que pelas atitudes que tomava dentro e fora dele.

Ibra, por outro lado, sempre foi um centralizador de polêmicas, bem ao estilo da Nike. Agressivo, marrento, criador de caso, mas dono de um talento com os pés raro, o sueco parece ser perfeito para a função. E, se ainda não consegue ser tão bem atuando ao vivo, como é o caso de Cantona, a sacada de usar as animações foi ótima para isso. Nos desenhos, cria-se um Ibra tão irreverente quanto é preciso. E, melhor ainda, não precisa depender da agenda dele para ''gravar'' os comerciais.

Ao que tudo indica, Zlatan será pela próxima década o cara da Nike para falar de futebol. Uma pena para o futebol brasileiro que Ronaldo tenha ficado em segundo plano para esse posto…