Negócios do Esporte

Brasil conquista o maior legado da Copa

Erich Beting

A Operação Jules Rimet, deflagrada pela Polícia Civil brasileira, pode ser considerada como o maior legado da Copa no Brasil. Ao que tudo indica, a polícia conseguiu chegar ao alto comando de um enorme esquema de cambismo de ingresso que já vem de outros Mundiais. Mais do que isso, começa a fechar o cerco contra uma prática que já foi comprovada no passado e que faz uma polpuda poupança para muita gente periférica do mundo da bola.

O interessante nessa história é que já se passaram tantos outros Mundiais, sempre houve um jeito aqui e ali para conseguir ingressos ''quentes'' a preços mais altos que o praticado, de forma quase que sub-oficial, e pouco se viu de interesse em desmontar esses esquemas.

A prisão do diretor da Match Hospitality Raymond Whelan, apontado como o chefão das vendas ilegais aqui no Brasil liga um enorme sinal de alerta dentro da Fifa. Ok, é possível dizer oficialmente que não há qualquer relação, a Match apenas presta serviços à entidade e quetais. Mas é sempre bom lembrar o vínculo da Match com a Infront que, por sua vez, tem como sócio um dos sobrinhos de Joseph Blatter, presidente da Fifa.

O enrosco é grande. E poderá desencadear em outra crise dentro da entidade, já às voltas com a enrolada escolha do Qatar como sede da Copa do Mundo de 2022. Muito provavelmente o escândalo deflagrado pela polícia brasileira poderá gerar nova crise na Fifa. E fará com que o próprio sistema de venda de ingressos da entidade passe por revisão, a exemplo do que aconteceu em 1998, quando houve muitos problemas com cambismo e falta de bilhetes na França (inclusive com centenas de brasileiros nesse barco).

O fato é que o Brasil conseguiu, ao atirar com mira a laser na operação de cambismo de ingressos, construir um dos maiores legados da Copa do Mundo no país. Resta saber se, passado o holofote do Mundial, a polícia terá interesse também em descobrir as práticas semelhantes que são feitas nos jogos de futebol envolvendo clubes brasileiros…