Negócios do Esporte

Usain Bolt pode ser igualado a Pelé e Jordan no marketing

Erich Beting

Usain Bolt é o primeiro atleta a faturar muito mais dinheiro com patrocínio do que com verbas de participação em eventos e/ou salários. Isso não é nenhuma novidade, mas só reforça a importância que ele tem hoje para o mercado de marketing esportivo.

O jamaicano conseguiu ser o primeiro profissional do atletismo a bater a barreira dos US$ 10 milhões ao ano em faturamento. E a conta, pelo visto, não para de crescer.

No fim de semana em que dá o ar da graça aqui no Brasil para o ''Mano a Mano'', o jamaicano recordista mundial de todas as provas de velocidade do atletismo quebra mais um recorde: é o primeiro atleta a ditar o posicionamento de duas marcas diferentes no mercado. E, o que mais impressiona, em ramos completamente distintos de atuação.

Há quase dois anos a Nissan nomeou Bolt o seu ''diretor global de excitement''. Um cargo figurativo, logicamente, dado a um cara que funciona como uma espécie embaixador da marca. O curioso, porém, é que o reposicionamento global da Nissan a coloca como uma marca que traz ''innovation and excitement'' para todos. Bolt é a figura ideal para liderar o time de embaixadores. Com seu estilo extrovertido e contagiante, é inegável a capacidade que ele tem de ''excitar'' as pessoas (no sentido mais puro da coisa).

Recentemente ele já havia ditado, também, a nova comunicação da Puma no mercado. A fabricante, que tem no jamaicano o seu principal ativo, passou a se vender como a marca ''mais rápida'' do mundo, graças logicamente à performance do velocista nas pistas.

Bolt consegue ser o atleta mais próximo da perfeição para as marcas nos dias de hoje. Num mundo dominado por atitudes quase sempre artificiais, é bom ver que ser autêntico é talento reconhecido no mercado. O que Usain Bolt consegue fazer no mercado de marketing esportivo e para o próprio atletismo é feito comparável ao que Pelé fez no futebol e Michael Jordan no basquete. Hoje, ele é um dos poucos esportistas que, graças à força de sua marca, levou para o mundo todo a modalidade que pratica.