Negócios do Esporte

“Nunca fui procurado por nenhum time de futebol”

Erich Beting

A frase foi dita ontem para mim por José Melo, CEO da Car System, empresa que acaba de adentrar para o universo do esporte ao patrocinar o Corinthians. O contexto era interessante. Melo recontava como havia sido o projeto montado pela empresa para entrar na camisa que atualmente é a mais valiosa do país.

''O curioso é que os clubes reclamam da dificuldade em conseguir fazer dinheiro, mas nunca fui procurado por nenhum time de futebol para fazer negócio''. Melo diz ter se surpreendido com a receptividade do Corinthians para que a ideia de patrocínio saísse do papel. E, também, com a falta de pró-atividade dos clubes em procurarem outras empresas para patrocinar seus times de futebol.

Fechado ''às pressas'' na última semana, o negócio pretende fazer com que a Car System, empresa de rastreio e bloqueio de automóveis roubados, aumente suas vendas. Se até dezembro o negócio não se pagar, a marca vai repensar a estratégia. Da mesma forma, a entrada no Corinthians é uma forma de colocar o pé em novos mercados. O plano hoje é ampliar os negócios para Salvador, Brasília e Porto Alegre, e o futebol ajudaria nesse processo.

A entrevista com Melo (leia aqui) mostra o quão importante para o esporte é o patrocinador saber exatamente o que quer com uma determinada ação. Ao estabelecer metas para obter resultados tangíveis com o patrocínio, é muito mais fácil de se trabalhar para tirar melhor proveito de uma ação dessas.

Para a Car System, por exemplo, oferecer ingressos para jogos do Corinthians pode ser muito mais eficiente do que ter a marca exposta na camisa. O alento é ver que o clube soube mostrar isso para o patrocinador. Essas outras possibilidades de patrocínio, ainda pouco ou quase nada explorada pelo futebol no Brasil são fundamentais para criar, dentro do mercado corporativo, o interesse em investir no esporte.

A frase emblemática de Melo na entrevista é a prova de que o esporte precisa saber se vender. E estudar o que pode oferecer para o cliente. Empresa interessada com certeza terá.