Negócios do Esporte

It’s a Match! Ou. Como fazer dinheiro e atrair torcida

Erich Beting

Líder da Conferência Leste na NBA, o Atlanta Hawks deu uma aula de como fazer dinheiro, atrair e entreter o torcedor num jogo de quarta-feira à noite. Num acordo com o aplicativo para celular Tinder, o Hawks fez da partida contra o Memphis Grizzlies um acontecimento. Criou o Jogo do ''Deslize para a Direita'', em alusão à funcionalidade do aplicativo.

O Tinder é um aplicativo para promover ''encontros''. Você cadastra o seu perfil, coloca as características que gostaria de ver num parceiro e, então, o aplicativo mostra quem está ''disponível'' dentro desses atributos nas redondezas. Se você gosta da pessoa, desliza para a direita a foto dela. Se a pessoa também deslizou para a direita sua foto, o aplicativo avisa: ''It's a Match!''.

A sacada do Hawks foi fechar a parceria com o Tinder para promover o jogo. Quem estaria na quadra era o de menos. O negócio era promover um encontro na Philips Arena para os seus torcedores a partir do uso do aplicativo.

O acordo com o Tinder gerou uma receita para o clube que, literalmente, já valeu o ingresso. Ou pelo menos subsidiou o torcedor que iria ao evento. O valor pago para ir ao ginásio era o de menos. Os US$ 15 davam um crédito de US$ 10 para bebidas. No fim, os US$ 5 que ''sobravam'' devem ter coberto o preço para imprimir o ingresso. E olhe lá.

Arte para promover o "Jogo do Encontro" do Atlanta Hawks

Arte para promover o ''Jogo do Encontro'' do Atlanta Hawks. Detalhe para o preço (US$ 15, com direito a US$ 10 de crédito para tomar bebidas)

Ao todo, 17.126 torcedores foram ao jogo (eram 18.238 lugares disponíveis no ginásio). A média que o Hawks tem obtido na atual temporada, quando faz uma campanha espetacular, é de 16.007 torcedores por partida.

Mas, mais importante do que isso, foi o furor causado pela ação. O time entregou aos homens, na entrada do ginásio, rosas para serem entregues às mulheres. Ao longo do tempo, os torcedores que conseguiram formar seus pares iam colocando fotos nas redes sociais e identificando com a expressão #SwipeRightATL.

O mais divertido foi ver a reação dos torcedores que ficaram em casa, lamentando o fato de não terem ido ao jogo para, também, poder se dar bem. Além disso, diversas personalidades brincaram com o fato.

Ontem abordei por aqui que o formato de disputa da competição para atrair o torcedor a um jogo de futebol é o de menos. O Atlanta Hawks mostrou que é só usar um pouco a criatividade, e oferecer uma solução a um parceiro comercial, que é possível atrair dinheiro, agradar a torcida e fazer um bom marketing.

O jogo? Ah, foi mais uma vitória do Hawks, por 96 a 86. E muitos veículos de mídia disseram que o Hawks deslizou para a esquerda o Memphis. Mas só daqui a 9 meses saberemos também se a ação do Tinder resultou em novos torcedores para o Atlanta…