Negócios do Esporte

Os bons ventos soprados pela pré-temporada

Erich Beting

A definição de que o futebol brasileiro teria o mês de janeiro de férias foi tomada apenas no fim de 2014, o que atrasou – e muito – a programação de clubes, promotores de eventos, donos de estádios e patrocinadores. Isso fez com que, nesse primeiro momento, ainda fossem poucas as possibilidades a serem exploradas para as ações de pré-temporada do futebol.

Mas, pelo que se viu nos últimos 10 dias, o futebol brasileiro começa a soprar novos ares a partir da realização dos amistosos entre clubes. Daqui e lá de fora.

As viagens de Corinthians, Fluminense e Atlético-PR ao exterior não apenas servem para ajudar a expor um pouco a marca do clube no exterior, mas revela a dirigentes e atletas uma outra realidade na gestão do evento esportivo. Os amistosos feitos por Corinthians e Flu dentro do complexo da ESPN na Disney mostram que há um outro tipo de vida no esporte dos Estados Unidos. A participação dos atletas no jogo da NBA, o relacionamento com dirigentes de outras modalidades e outros clubes. Tudo ajuda e dá experiência.

Da mesma forma, a realização de um torneio de pré-temporada em Manaus envolvendo três das cinco maiores torcidas do país (Flamengo, Vasco e São Paulo) é uma excelente oportunidade para esses clubes estreitarem a relação com torcedores locais, ajuda a aumentar as vendas, reforça a aura de ''nacional'' deles.

Por fim, a parceria entre Palmeiras e Red Bull para o amistoso do próximo domingo (detalhes aqui) é a típica ação que tem tudo para começar a mudar o paradigma de que estádio é um lugar para apenas assistir a futebol.

Em menos de três meses de preparação, clubes e promotores conseguiram tirar algumas ideias interessantes para explorar o mês de ''férias'' do torcedor. Isso gera receita e engorda os tão combalidos caixas dos clubes. E mostra que, no ano que vem, com todo 2015 para elaborar planos e criar projetos para as empresas, a tendência é de começarmos a ver um janeiro repleto de eventos interessantes para o público.

Dinheiro para investir em esporte existe. Desde que o produto seja interessante para o público e para os patrocinadores. As pré-temporadas mostram até agora o quanto é importante investir no produto. Não deixa de ser um sopro de esperança para o marketing no futebol…