Negócios do Esporte

A Lusa tem um plano. Essa é a grande notícia

Erich Beting

Leio no Blog do Menon, parceiro aqui de UOL, que Luis Paulo Rosenberg tem um plano de colocar a Portuguesa na disputa da Copa Libertadores da América em 2020 (detalhes aqui). A ''nova loucura de Rosenberg'', como brinca Menon em seu texto, é exatamente o que mais falta no futebol. Um planejamento de, pelo menos, cinco anos dentro de um clube.

Esse foi o diferencial do Corinthians de Rosenberg. Um time que, na Série B, projetava voltar ao topo do futebol nacional em até cinco anos. No período, chegou ao inédito topo da América e reconquistou o mundo.

Não é só a Portuguesa que precisa de um plano. Qualquer empresa precisa traçar metas e buscar esses objetivos. No futebol das cartolas trocadas a cada dois ou quatro anos, o dirigente sempre está no cargo pensando no ano, semestre, mês, rodada, próximo jogo. O clube se atrapalha por achar que é preciso vencer todo campeonato que disputar, cada partida que entra em campo.

Por isso, a Lusa ter um plano é uma grande notícia. Ambicionar o caminho para voltar à Série B, depois à A e, por fim, brigar por vaga na Libertadores, é uma estratégia a se considerar. Quando, pressionados por mídia e torcida, dirigentes prometem títulos, acabam ganhando a pecha de ''marqueteiros'', ou então de ''falastrões''.

Colocar metas, seguir planejamento e buscar recolocar no trilho o que está fora de rota é algo que precisaria ser rotina no futebol, mas que está quase sempre num segundo plano.

Esse foi parte do segredo do Corinthians na gestão Andrés-Gobbi entre o fim de 2007 e 2012, quando Rosenberg estava por trás auxiliando nesse planejamento e, principalmente, na execução desse plano.

Agora, com a Lusa, Rosenberg tem um desafio ainda maior. Um clube que foi jogado às traças, está restrito ao torcedor mais fanático e, pior ainda, não conta com qualquer previsão de arrecadação suficiente para construir um time forte que consiga cumprir as metas iniciais do plano.

Loucura não é montar uma meta dessas, mas querer gerenciar um clube de futebol no Brasil hoje sem ter um caminho pré-estabelecido. A Lusa tem um plano. E, por conta disso, conseguirá se sobressair em relação aos concorrentes. Se o futebol no país continuar a funcionar do jeito mambembe da atualidade, até mesmo antes de 2020 a Lusa pode alcançar a Libertadores…