Negócios do Esporte

Brasil segue na contramão dos negócios

Erich Beting

No mesmo dia em que o Corinthians anunciou o acordo com a Rede Globo para a transmissão dos jogos do Brasileirão de 2012 a 2015, o presidente da Uefa, o ex-jogador Michel Platini, disse que as seleções europeias não poderão mais vender separadamente os seus jogos para a TV. A justificativa de Platini é simples: só assim o futebol pode se desenvolver melhor em nações menores ou com menor poder de atração para a telinha.

Por aqui, continuamos a remar contra o óbvio.

A negociação individual facilita o clube grande. Ele consegue ganhar mais dinheiro, claro, porque tem maior poder de barganha. Mas esse tipo de venda dificulta o clube menor, que não consegue ter tanta força de negociação e, consequentemente, fica com valores menores.

Isso gera um efeito ''bola de neve''. Com condições desiguais de arrecadação, os clubes menores ficam em piores condições para se reforçar e, assim, a competição fica desigual. Isso, no longo prazo, prejudica o produto futebol, que está acima dos clubes e é fundamental para assegurar mais receita para todos os envolvidos nele.

Platini deixou claro isso ao determinar a venda coletiva na Uefa. A mesma Uefa que, na negociação da Liga dos Campeões de clubes, seu maior produto, separa uma porcentagem para o que chamam de ''solidariedade'', que é a destinação dessa verba para clubes e países que não conseguem disputar a competição.

O esporte é baseado na competitividade. Dentro de campo, de quadra, da pista ou da piscina, esperamos ver a disputa até o último segundo. Se a divisão de receitas for desigual, rapidamente o campeonato torna-se desequilibrado. E, aos poucos, diminui o interesse do público, das empresas e da grana pelo produto. Foi o que aconteceu, por exemplo, com a Fórmula 1 durante a Era Schumacher. Durante anos a FOM, que organiza a competição, tentou achar um jeito de tornar a F1 interessante para público e empresas.

O produto futebol é forte, não acabará. Mas será muito complicado se, nos próximos anos, assistirmos a um grande desequilíbrio na competição. O primeiro passo para isso foi dado. Curiosamente, há três anos o Brasil era apontado como referência no modelo de negociação de TV para o futebol europeu. Hoje, retrocedemos para algo que a Europa debatia e via a solução no nosso país.

  1. weber

    20/04/2011 11:02:12

    Acho que você terá que desenhar. Parece que ainda não entenderam.

  2. Erich Beting

    28/03/2011 16:23:00

    Maia, a mídia é a plataforma de exposição do futebol. Os clubes recebem patrocínio muito por conta da exposição da mídia. Em vez de um querer brigar com outro, precisa de sinergia. Um abraço, Erich

  3. Erich Beting

    28/03/2011 16:20:37

    Ronaldo, Corinthians e Flamengo tinham R$ 21 mi de cota. A divisão se dava da seguinte forma: GRUPO A – Flamengo, Corinthians, São Paulo, Palmeiras e Vasco (7%) GRUPO A1 – Santos (6%) GRUPO B – Atlético-MG, Cruzeiro, Botafogo, Fluminense, Inter e Grêmio (5%) GRUPO C – Bahia (3,8%) GRUPO D – Atlético-PR, Coritiba, Guarani, Sport, Portuguesa, Goiás e Vitória (3,6%)Mas concordo contigo. O C13 não representa o interesse dos clubes, longe disso.Um abraço, Erich

  4. Erich Beting

    28/03/2011 16:05:06

    Felipe, o C13 acaba tentando ser essa frente de combate. Um abraço, Erich

  5. Erich Beting

    28/03/2011 15:21:20

    Eduardo, você está confundindo divisão de receitas com negociação coletiva. Não falei em dividir o bolo por igual, mas sim em negociar junto para conseguir mais dinheiro. E mais dinheiro para todos, o que é a essência capitalista. Você mesmo cita a questão de negociação por salários. Você já viu greve individual por melhoria de condição de trabalho? Nunca... Abraço, Erich

  6. Erich Beting

    28/03/2011 15:18:59

    Marcão, onde falou-se em divisão igualitária? Venda conjunta não significa divisão por igual da receita. Um abraço, Erich

  7. Erich Beting

    28/03/2011 15:18:06

    Marcos, por isso mesmo defendo a extinção ou readequação do C13 para ele ser uma liga representando apenas os clubes da Série A. Afinal, o dinheiro não existe só na televisão. Lembra o álbum de figurinhas do Brasileirão? Pois é, ele acabou depois de quatro clubes decidirem que não ganhavam dinheiro com o álbum existente e foram buscar negócio sozinhos. Hoje não há qualquer receita dessa fonte, já que não se pode fazer um álbum do Brasileirão... Não pense que é socialismo brigar junto pelos interesses. Afinal, ninguém falou aqui em divisão igualitária de receitas, mas sim em venda conjunta dos direitos. Um abraço, Erich

  8. Erich Beting

    28/03/2011 15:14:19

    Nelson, não é divisão igualitária de valores, é negociação em conjunto. Um abraço, Erich

  9. Erich Beting

    28/03/2011 12:34:20

    Alexandre, o mais triste em toda essa bagunça é as pessoas acharem que falta um Eurico. Não, por favor, isso não!!!!!!!! O que precisamos é de clubes com profissionais tocando as coisas olhando o negócio como um todo, e não o próprio umbigo. E isso, sinceramente, é artigo em falta hoje em dia. Um abraço, Erich

  10. Erich Beting

    28/03/2011 12:18:37

    Carlos, quanto o Guarani receberá negociando sozinho? Um abraço, Erich

  11. Erich Beting

    28/03/2011 12:17:33

    Edmilson, você não entendeu o princípio. Negociação coletiva não significa partilha igualitária de bens. O berço do capitalismo moderno entende que negociação coletiva é a melhor forma de levantar mais dinheiro para todos. Um abraço, Erich

  12. Edmislon

    26/03/2011 16:27:44

    Correto. Não se faz um campeonato só com times grandes. Com nova divisão do bolo, agora teremos times grandes, médios e pequenos, pois atualmente, só temos times medios e pequenos, os grandes só na Europa.

  13. Edmilson

    26/03/2011 08:28:04

    Erich, você parece que mora em Cuba. O futebol é capitalista cara, pergunte ao torcedor do Barcelona e do Real Madrid se eles gostariam de dividir sua grana com os outros clubes? A torcida sempre agirá pela paixão e nunca com a razão e ai estar a essencial do futebol, no dia que isso acabar acaba o futebol, pois ninguem irá ao estadio somente para ver o espetáculo e lá decidir pra quem vai torcer.

  14. Gofusa@bol.com.br

    25/03/2011 23:00:33

    O Brasil e um pais sui generis, veja essa lenga-lenga em torno dos interesses do direito de transmitir o Campeonato Brasileiro de Futebol, a coisa e tao esquisita que se os maiores especialistas do Direito forem consultados a darem suas opinioes sobre o desfecho da disputa entre C13-Rede TV X Rede Globo-CBF, ai envolvido o CADE, nenhum em sa consciencia afirmara com conviccao o que acontecera. As leis nem sempre sao claras, quando o sao nem sempre sao cumpridas, resolvem com decisao politica em detrimento de uma decisao juridica. Esta mais do que na hora dos grandes patrocinadores (anuciantes da Rede Globo) buscarem alternativas, atraves de patrocinios a outras emissoras de televisao, fortalecendo assim as concorrentes da Venus Platinada, consequentemente criariam um mercado mais igualitario no tocante a cotas de patrocinio.

  15. carlos

    25/03/2011 22:21:09

    AGORA NÃO ENTENDO MAIS NADA. O CLUBE DOS TREZE NEGOCIOU CONJUNTAMENTE O CAMPEONATO BRASILEIRO DE 2010 E O GUARANI SÓ RECEBEU R$ 1.250.000,00. SERÁ QUE O CORITIBA QUE TAMBEM FOI CAMPEÃO BRASILEIRO RECEBERÁ ESSE VALOR NEGOCIANDO COM A GLOBO. PARECE QUE NÃO. TUDO CASCATA. EM 1979 O PALMEIRAS DEIXOU DE SER CAMPEÃO PAULISTA POIS FICOU NA MOITA QUANDO A FEDERAÇÃO MARCOU RODADA DUPLA COM RENDA DIVIDIDA. DEVERIA RECUSAR COMO FEZ MATEUS. AFINAL NÃO CONFIA NO SEU PUBLICO ? CADA EQUIPE TEM SEU VALOR.

  16. ricardo

    25/03/2011 16:47:03

    Exato Erich.Caso bem antigo, mas que demonstra isso é a Lei Áurea no Brasil.A idéia não era o social dos escravos, sim a necessidade da Inglaterra ter que vender seus produtos e aqui ninguém tinha dinheiro pra comprar.Com a libertação dos escravos, todos os fazendeiros tinham que pagar salários, logo, os trabalhadores passaram a ter dinheiro e poderiam comprar produtos.Sacou?

  17. ricardo

    25/03/2011 16:36:31

    Além de que, a Globo vende publicidade do futebol por cotas para o campeonato inteiro. Apenas uma pequena parcela é venda pontual.Só observar que parte dos anunciantes são sempre os mesmos.

  18. ricardo

    25/03/2011 16:30:08

    Acredito que o tamanho da torcida não deveria ser usada pra direitos de transmissão.Isso deve ser utilizado para outras ações de marketing como: Venda de publicidade, venda de camisa, venda de camarotes, de ingressos, de produtos licenciados, etc.

  19. ricardo

    25/03/2011 16:27:04

    Amigo, o capitalismo no seu inicio era um comendo o outro e dane-se.Mas o capitalismo moderno necessita de inclusão dos menos favorecidos por um único motivo: Precisa-se de mais pessoas para poder comprar produtos e assim se ganhar mais dinheiro.No caso do futebol, veja o modelo americano, lá eles vendem em conjunto e dividem a grana igualmente. Assim todos tem força, o mercado se desenvolve e mais dinheiro entra nesse segmento.

  20. Marcelo

    25/03/2011 15:17:34

    ADRIANOMais um jogador que é seduzido pela oportunidade de jogar no clube mais importante do Brasil.Um clube que monopoliza as atenções, amado por milhões, enquanto que outros tantos milhões amam odiá-lo.Maior patrocínio do Brasil (um dos maiores do mundo).Maior cota de transmissões do Brasil (uma das maiores do mundo).Dono do estádio de abertura da Copa-2014, estádio que será o mais rentável do Brasil depois da Copa.Quão alto erguerá o seu time a Fiel torcida?Haverá limites para o crescimento do Corinthians, nascido pobre e na várzea, há 100 anos, para ser "simplesmente" o Time do Povo?

  21. Alexandre Lemos - Cachambi -0 Rj

    25/03/2011 12:21:41

    Olá Erich!!!!!!!!!!! Lamento Erich, é muito triste ter q admitir isso, mas falta um Eurico Miranda no Futebol Brasileiro. O que falta nesses Presidentes de Clubes é a coragem de peitar, e isso não faltava ao ex - Deputado.

  22. beto

    25/03/2011 10:57:09

    só pra deixar claro, eu sou a favor que divida tudo igual, mas se é pra dividir 'proporcional', que o timao e flamengo ganhem mais, por direito...nao acho justo é sao paulo, palmeiras e vasco ganharem o mesmo que o corinthians, sendo que nao merecem pelo retorno oferecido.que seja sempre justo, se for pra igualar, que faça entre todos, que nao venda imagem do clube dos 13, mas do brasileirao e divida igual entre os participantes...se é pra dividir, que faça da forma mais justa conforme a contrapartida que os times oferecem...

  23. beto

    25/03/2011 10:52:12

    ''Se a divisão de receitas for desigual, rapidamente o campeonato torna-se desequilibrado.''é engraçado pq a divisão sempre foi desigual, a proporção pode aumentar? ok, isso é um fato, mas todos sairam ganhando, mais até do que iriam ganhar no c13, tanto que ninguem tá reclamando e até os que apoiavam, estão debandando...o mais engraçado é, sempre houve a divisão e ninguem reclamou o fato de nao dividir igualmente, mas agora que dois despontam, os que dao mais lucro pra tv, o pedido de 'igualdade' está sendo pedidoeu concordo que em grupo é melhor pro futebol, mas dividindo igualmente, pq como está, inclusive com os pontos corridos, os pequenos nunca iriam conseguir ser campoes, ponto negativo pros pequenos que todos elogiam...os times grandes, mesmo com essa diferença nos contratos de tv, se manterao tranquilamente, o diferencial do futebol brasileiro nao é só por causa do dinheiro parelho dos grandes, mas em função da grande quantidade e qualidade de nossos jogadores...é muito mimimi pra pouca coisa...chegou a hora de cobrar dos administradores e deixar esse mimimi todo, pq todos estao ganhando, aumentando substancialmente suas receitas...

  24. Felipe

    25/03/2011 00:17:59

    O pior de tudo é que as pessoas que defendem a desigualdade de renda no futebol, são as mesmas que lutam contra a desigualdade de renda na sociedade brasileira ou pelo menos reclamam dela.

  25. Pedro

    24/03/2011 22:28:17

    Corinthians malvado!Não quer ajudar seus amiguinhos, que sempre trataram ele tão bem, a ganhar dinheirinho da tevê...

  26. ABEL JUNIOR

    24/03/2011 22:05:51

    Concordo em tudo Beting: e acrescento;Brasileiro NÃO GOSTA de futebol! E isso é fato! Os dirigentes sabem disso e usam os clubes para alcançar seus próprios objetivos! Alguns vão dizer que não, mas a questão é realmente essa. A F1 virou essa chatice que é hoje porque? Porque só há duas equipes com chances de vencer! Barça e Real Madri são admirados porque ganham o Camp. Espanhol? Não! Mas porque enfrentam grandes equipes no UCL! Tanto que eles nem mais se preocupam com o Camp. Esp . , pois sabem que só dão eles nas cabeças! Os estaduais aqui no Brasil deixou de ser interessante e de levar público ao estádio porque? Até na COPA você escuta, "Prefiro pegar uma Sel. do Japão do que a Argentina", sabe o que é isso, todos querem só ver o seu ganhar, quando na verdade, deveriam querer, para o bem do esporte, que o melhor vencesse, de que adianta você vencer se do outro lado o seu adversário é ninguém, pergunte pro Nadal se ele prefere vencer o Federer numa final ou prefere vencer um Zé Ninguém. No futebol de hoje acontece isso, eu gosto de um time e quero ser campeão, mas tem que ser só ele, outro não, o meu time tem a maior torcida, tem a maior audiência, a maior isso ou a maior aquilo, só que a longo prazo, quando tivermos um "BARÇA" e um "REAL MADRI", todos estarão lembrando que a época de ouro do FUTEBOL BRASILEIRO, era quando várias equipes se revezavam na FILA de títulos, que um título era comemorado ano sim, ano não, que o meu time de coração enfrentava times de GRANDEZA, e não times de empresários, sem a mínima expressão, que diga-se por sinal, vem tomando de conta do nosso futebol, cada vez mais! Soluções, Claro! Tem e são muitas! Mas BRASILEIRO NÃO GOSTA DE FUTEBOL, PRA QUE SE PREOCUPAR!Abraços, não conhecia seu blog, mas pelo primeiro post que li, gostei, parabéns!

  27. Thiago Henrique

    24/03/2011 18:47:55

    Erich boa noite, ótima analise, porém os times pequenos já não existe faz tempo! fato é quando jogavasse contra Guarani, Bahia, Vitória, Ponte, Criciúma, Paraná, etc... todos tinham grande jogadores! agora apareceu, vendeu! não dizendo que esses são pequenos, mas tinha grandes atletas! como você me diz que o futebol vai fica pior? Corinthians, São Paulo, Flamengo, Inter, Cruzeiro, Grêmio, Vasco? aqui no Brasil temos 20 times "grande' não como Espanha, Inglaterra, Alemanha. que só tem 4 de 1º escalão! você não gosta do jeito que está sendo conduzido as coisas, mas me diz o seria melhor? C13 pedindo 500 milhões? porque agora os times conseguem um valor maior? existia caixa 2 ou Koff e companhia não sabem dar preço?

  28. Erich Beting

    24/03/2011 18:46:20

    Ricardo, estou com mais de 300 comentários pendentes. Tenho seguido o que aparece primeiro no publicador. Abraço, Erich

  29. Robervalllllll

    24/03/2011 18:39:09

    A piada é a REDE GLOBO, uma CONCESSIONÁRIA DE SERVIÇO PÚBLICO com finalidade social q visa o interesse público (e isto está acima do lucro), querer definir quem será grande e quem não será no Futebol Brasileiro. Isso é pra lá de imoral e certamente ilegal.Não há nada de Capitalismo (ou Mercado, ou oferta e Procura) nisso.O CADE ( Governo) deverá intervir e acabar c/ essa palhaçada.Os clubes q procurem patrocínios maiores e melhores com empresas tipicamente privadas (Bradescos, Itaús, Brastemps da vida) , c/ emissora de TV NÃO !!!!Fico imaginando se os netos descendentes da Familia Marinho forem vascáínos e decidirem não apostar mais as fichas na Globo num futuro próximo ... O Vasco viraria o Flamengo de um dia pro outro ... Acho q nem os Vascaínos querem isso.

  30. Ricardo

    24/03/2011 18:34:46

    Erich,meu comentário de ontem aparece como aguardando moderação. Como há vários outros enviados após o meu entendo que minha mensagem foi considerada inapropriada. Você poderia por favor confirmar meu entendimento e, se possível, explicar por que? Obrigado.

  31. Marcos

    24/03/2011 17:39:26

    Vamos ver daqui a 5 ou 10 anos se os europeus vão continuar achando que este modelo (brasileiro até hoje) é o melhor mesmo. O que está acontecendo é que todos os clubes brasileiros estão endividados até a alma. Os clubes grandes sempre perdem suas estrelas para clubes, pasmem da Ucrânia, Russia. Será que é isso que queremos para o futuro.Erick: Eu concordo com você em ajudarmos os pequenos, nas últimas décadas, o futebol no Brasil perdeu e muito para o exterior porque os clubes estavam presos a entidades como o C13 que prometia fazer somente o bem, mas na verdade, só estava preocupada com os 6% (sua parcela) de acordos televisivos. Acho interessante o fato das coisas mudarem, se piorar, pelo menos tentamos. Mas não adianta continuar com um modelo que só prejudica os clubes, somente porque alguns puritamos socialistas querem. Já tentamos esse modelo pelo qual a Uefa está agora implantando, mas infelizmente não funciona, se funcionasse, os clubes estariam bem financeiramente. O que está acontecendo agora é uma revolução, e é claro que os maoires vencem. Os pequenos e médios que aprendam a trabalhar melhor com seus recursos, isso é capitalismo. Essa é a minha opinião.

  32. Nelson

    24/03/2011 17:23:15

    Erich, aí eu te pergunto??? E se eu não estiver satisfeito com a divisão igualitária de valores... Estou errado de procurar o que é melhor pra mim? Ou tenho que aceitar o que se impõe?

  33. Clayton Rodrigues

    24/03/2011 17:00:08

    Se a CBF quer tanto a GLOBO como detentora da transmissão dos jogos, pq ela não negocia o direito de transmissão do campeonato,afinal o campeonato é dela, é organizado por ela, nunca vi vender os times venderem seus jogos, sendo que os jogos são de um campeonato que é de responsabilidade de uma entidade.Olha o ridiculo que vejo, por exemplo, a GLOBO anunciando o campeonato brasileiro de 2012 e passando os jogos somente entre corinthians, flamengo, vasco, palmeiras, botafogo, fluminense, grêmio, cruzeiro e sei lá mais quem... e a REDETV anunciando campeonato brasileiro e passando jogos somente de São Paulo, Atleticos, Internacional, etc.... aff, é uma palhaçada que fazem com nosso futebol todos os envolvidos...sinceramente estou perdendo o gosto por este esporte que é minha paixão em função destes sanguessugas que só pensam em si próprios..

  34. Yuri Soares

    24/03/2011 16:45:48

    É lamentável que estejamos caminhando para um campeonato Brasileiro nos mesmos moldes de um campeonato Espanhol... ou seja apenas 2, no máximo 3 clubes brigando pelo titulo... o Dirigente, Brasileiro, os "donos" dos clubes ainda abraçam seriamente e com todas as forças a política, do "ser mais esperto" ,"Cada um com seus problemas", "eu sou maior, por isso quero e mereço ganhar mais"Estamos caminhando da pior maneira possível para um Campeonato desinteressante e que logo não terá interesse pra ninguém... Quando a situação estiver realmente ruim, vamos novamente utilizar aquela maldita mania de Brasileiro: "vamos remediar a situação, já que ninguém se interessa em previnir..."?

  35. nilton

    24/03/2011 16:35:34

    Cara sua resposta foi muito boa.

  36. Marcos

    24/03/2011 16:17:41

    Sidnei,só que na Espanha,só tem 2 clubes que realmente disputam,Real Madrid e Barcelona,e há disputas históricas por favorecimentos ao Real Madrid.Usar o campeonato espanhol como parâmetro é ser ingênuo.Deveria ter somente 18 clubes jogando,eles decidiriam entre si as posições,e Real Madrid disputaria contra o Barcelona o título no cara-e-coroa.

  37. Marcão de Londrina

    24/03/2011 16:14:09

    Olha, essa de tentar igualar o campeonato, para ficar mais emocionante, é para tocedor de time pequeno.Nós , torcedores do Corinthians, e acho que os do Flamengo, estamos cansados de ver os torcedores de outros times usarem da nossa audiência para ganhar dinheiro para eles.Se são capazes, busquem o valor certo.Se valem o mesmo que Corinthians e Flamengo, que peçam e recebam o mesmo valor.Olha, acho que a diferença será mairo do que falam, sendo que os times de segunda classificação receberão uns 70 milhôes, e os de primeira 110 milhões aproximadamente.Nada mais justo.Só quem quer que seja igualitária, são os timecos que não tem torcida, nem de onde tirar dinheiro.Quem tiver capacidade continuará sendo grande.Quem estava usando da capacidade dos outros, a tendência é cair, e muito...Abraços

  38. Erich Beting

    24/03/2011 16:01:15

    Paulinho, foi assim que o futebol na Itália foi para o buraco em relação à TV e na Espanha também... Um abraço, Erich

  39. Erich Beting

    24/03/2011 15:59:46

    Jony, negociação coletiva não significa divisão igualitária de valores. Uma das essências do capitalismo é fortalecer um setor econômico. Logo, futebol forte é futebol com mais dinheiro. Acho que você tem dado tanta risada que não conseguiu entender nada. Um abraço, Erich

  40. Leonardo Souza

    24/03/2011 15:57:12

    "Um clube não concorre com o outro, mas sim com o vôlei, o basquete, o cinema, o teatro, a TV, a internet…"E talvez esse seja o grande interesse da Globo em "polarizar" o futebol em apenas 2 times.

  41. Erich Beting

    24/03/2011 15:56:27

    Julio, não disse que não é para fazer a transmissão pela Globo. Pelo contrário. Se eu fosse gestor do clube, iria querer a Globo como minha parceira. Ela é quem tem, disparado, as melhores condições (técnicas e de audiência) para melhorar meu produto. A questão é saber qual é a essência do esporte. Não é bom, para o futebol, um campeonato desigual. E, não sendo bom para o futebol, não é bom para o clube. No longo prazo, o campeonato com um ou dois campeões torna-se desinteressante para o público. E, aí, consequentemente o valor desse torneio torna-se inferior. Um detalhe. Há cinco anos a Europa definiu que a venda coletiva da televisão era a melhor forma de trabalhar. E o modelo considerado ideal pela União Europeia em sua decisão foi o brasileiro... Um abraço, Erich

  42. Erich Beting

    24/03/2011 15:53:39

    Enivaldo, não falei em nenhum momento em divisão igualitária de receita, mas em negociação coletiva, que leva o clube menor a conseguir um valor maior do que se negociasse sozinho. Um abraço, Erich

  43. Erich Beting

    24/03/2011 15:51:52

    Sidnei, o que dizer da falta de arrecadação com o uso do estádio, com a venda de produtos licenciados, com a venda de camisas oficiais? Não é a TV a única fonte de receita do futebol. Pelo contrário. Na Inglaterra, os principais clubes ganham fábulas da TV, mas isso representa apenas 30% da sua receita... Um abraço, Erich

  44. Erich Beting

    24/03/2011 15:50:28

    Marcos, na negociação coletiva o poder de barganha é maior. É só tentar levar a lógica para a relação de funcionário reivindicando melhores condições de trabalho. Nunca uma greve é individual, não é mesmo? Um abraço, Erich

  45. Erich Beting

    24/03/2011 15:47:13

    Sidnei, só que o Aston Villa negocia os direitos de transmissão pela Premier League, que é a liga inglesa. E a divisão desses direitos é 50% igualitária entre todos os times, 25% pelo interesse do torcedor na compra de PPV e 25% pelo desempenho em campo. Negociação conjunta... O Brasil pode atingir patamares internacionais negociando em conjunto, não apenas sozinho. Um abraço, Erich

  46. Erich Beting

    24/03/2011 15:41:25

    Sidney, os clubes pequenos recebem cerca de R$ 10 milhões a menos de TV dos grandes. Um abraço, Erich

  47. Erich Beting

    24/03/2011 15:37:09

    Fabio, esse também é um ponto. Exposição demais também deixa o negócio desinteressante. Mas uma coisa é fato. Fazemos, na Máquina do Esporte, um acompanhamento das audiências dos jogos. O Corinthians, dos quatro de São Paulo, garante sempre os melhores índices. Um abraço, Erich

  48. Erich Beting

    24/03/2011 15:28:20

    Duda, obrigado pelas palavras. Vamos lá. A Uefa já faz a divisão de cotas igualitárias da Liga dos Campeões (está até no texto). Aliás, ela destina parte da receita do torneio para clubes que não disputam o torneio. Agora vamos à lógica capitalista que você tanto acredita ser diferente quando da negociação coletiva e divisão mais igualitária da receita de TV. Quem introduziu a negociação coletiva no esporte foi os EUA, que acredito ser um país que entende só um pouco do sistema capitalista. Lá, a lógica que permeia a negociação coletiva é de que o campeonato está acima do clube (mais ou menos a mesma lógica de que um atleta não pode ser maior que um clube) e que, mais do que isso, os clubes ganham mais dinheiro quando negociam em conjunto. O motivo é meio óbvio. Todos defendem em conjunto a valorização do produto. Afinal, com o campeonato mais forte, maior o interesse de TVs, público, mídia e anunciantes pelo evento, certo? Ou seja, no longo prazo, mais dinheiro que entra. O futebol desigual só ajuda quem não gosta de competição. Abraço, Erich

  49. Eduardo

    24/03/2011 15:26:28

    Caro Erich me desculpe mas vou na contramão do seu raciocínio! Quem tem maior visibilidade, quem gera mais receita deve receber mais. Esse é um princípio básico! Esse complexo de Robin Hood, tirar dos ricos e dar aos pobres, é pura demagogia! Como alguém em sã conciencia pode sequer sonhar em uma cota igual para o Corinthians, Flamengo e America Mineiro? A Folha salarial mensal de times como Corinthians e Flamengo pagam quase um ano de salário para os pequenos! Não é esse o fator que irá acabar com o nosso futebol.Quem sabe uma nova fórmula poderia ser criada...Pagar aos clubes por partida transmitida ou qualquer outra formula! Mas, mesmo assim, se houver um jogo entre um dos gigantes e um pequeno os valores não podem ser de forma nenhuma iguais. O futebol brasileiro precisa de reformas gerais e urgentes. Precisa de um calendário justo e organizado, precisa de dirigentes e de profissionalização. Achar que o problema com a transmissão de TV é o que vai afetar a diferença entre os clubes é simplificar demais o problema. É quase como sugerir que todos os jornalistas ganhem o mesmo salário para melhorar o nível ou exigir que todas as publicações ( revistas ) custem o mesmo preço!

  50. Rodrigo

    24/03/2011 15:12:10

    Concordo com o Erich! Basta você se informar sobre os modelos da NFL e NBA, as duas ligas mais balanceadas (e muito possivelmente, as mais lucrativas) do mundo. Só na NFL que você vê um time da minúscula Green Bay (o Packers) ser multicampeão do Superbowl. Isso agrega ao esporte, pois quem gosta de assistir a jogos de cartas marcadas, tirando as torcidas (cegas) dos times beneficiados?

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso