Negócios do Esporte

Rio-2016 faz surgir “poder paralelo” no esporte olímpico

Erich Beting

Na próxima semana, a cidade de São Paulo receberá dois grandes lançamentos para o mercado de investimento na formação de atletas relacionado aos Jogos Olímpicos.

Na terça-feira será colocado em prática o Movimento Live Wright, em homenagem ao empresário Roger Ian Wright, morto há dois anos num acidente aéreo, para fomentar o desenvolvimento do esporte no país a partir de centros de formação e treinamento. No sábado, o Grupo Lide, comandado pelo empresário João Dória Jr., vai anunciar a criação do seu braço de esporte, dentro de um projeto social que engloba o investimento na formação de atletas.

Nos dois casos, a ideia é fazer com que o surgimento de novos atletas não dependa da atuação do Comitê Olímpico Brasileiro. Esse talvez seja hoje um dos primeiros reflexos da mudança no desenvolvimento do esporte no país. Com mais gente interessada em investir por conta dos Jogos de 2016, surgem projetos que já não cabem nos braços do COB, anteriormente uma espécie de parada obrigatória  para quem quisesse investir no esporte no Brasil.

O movimento, inclusive, incomoda Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB. Tanto que, no sábado, não haverá nenhum representante do comitê no evento do Lide Esporte, mesmo com o nome de Nuzman tendo sido anunciado como palestrante em alguns convites. Pelo contrário, alguns desafetos declarados do dirigente, como Joaquim Cruz e Paula, do basquete, participarão dos debates no fórum.

O ''poder paralelo'' começou a surgir, após quase duas décadas de soberania do COB em tudo o que dizia respeito a investimento nas modalidades olímpicas. Sinal de que os tempos estão mudando. Os maiores beneficiados, sem dúvida, passarão a ser os atletas, que terão mais oportunidades para se desenvolver. Demorou, mas a iniciativa privada finalmente enxerga o esporte como um todo como uma plataforma de investimento.

  1. Phillipe

    22/05/2011 18:26:50

    O Brasil precisa ter essa mentalidade pós-Olimpíada. Senão, de nada adianta todo o investimento que será feito até 2016!

  2. Camila

    22/05/2011 17:50:01

    A questão é: será que, depois de 2016, essa "preocupação" continuará? Obrigada pelas sempre tão relevantes infos para os (verdadeiros) amantes do esporte. Abs!

  3. Celmo Silva

    22/05/2011 14:06:58

    Nas suas "previsões" você coloca o Galo entre os quatro possíveis canditados ao rebaixamento. Acho melhor você rever os seus conceitos, saia um pouco do eixo RJ/SP.

  4. Rogério Diamante

    21/05/2011 21:52:55

    Oh clube atletico mineiro não tem mais marketing, vai cair, putz bething vc deve tá chateado com a vitoria do galo hj, hein? Já te falei e apesar do seu comentário não ter nada haver com futebol vou falr mais.... acompanha mais o futebol daqui, vc tá muito mal informado e isso faz de vc um pessimo reporter, pq vc comenta do que não conhece! 3x0 com caixa pra mais do time que vai cair e não tem depto e mkt... abraços

  5. carlos guimarães

    21/05/2011 10:58:01

    O passado do Sr. João Dória não é dos mais confiáveis. Foi presidente da EMBRATUR do Collor e seus negócios vem a partir da aproximação com os políticos, que ele tanto "critica", principalmente de SP e do PSDB. Não acedito que seu projeto seja de investimento de longo prazo, e sim puro marketing pessoal. Na realidade temos não um conflito, e sim duas formas de ação do Estado representadas pelos Nuzman (seguiu a trajetória de Havelange) e o Dória Jr.

  6. Luís Guilherme

    21/05/2011 08:30:51

    Impressionante como o Nuzman não larga o osso...Infelizmente neste País a vaidade das pessoas é muito grande...

  7. Alexandre Moura Leite

    20/05/2011 22:43:34

    prezado desconhecido comentarista,sinceramente nunca acompanhei seus comentários mas fiquei curioso ao ver o nome do atlético mineiro como futuro rebaixado deste campeonato. Vamos ver meu amigo ... em dezembro mandarei novo recado recomendando um novo emprego para vc. até lá !!

  8. PRADO

    20/05/2011 22:00:21

    Bilhões para banqueiros sim pode ! milhões para o povo ter casa de espetaculo NÂO ! esse pais é uma vergonha !

  9. galo doido

    20/05/2011 20:00:54

    apostou no galo para rebaixamento??ok, se voce é pago para escrever isso, tudo bem...mas nao se esqueça que alguem um dia pode demiti-lo (por justa causa)nao se cansa de só escrever asneiras?! te cuidase diz profissional e vive disso? preste atenção no que escreve, "jornalista" (?) de qualidade muito duvidosa...

  10. Alfredo

    20/05/2011 17:32:55

    Esse movimento está parecendo que é apenas mais uma grande jogada de marketing do João Dória, não é um evento que vise apenas a formação de atletas, é também uma disputa política pelo poder entre desafetos na área esportiva, é mais um empreendimento para gerar lucros para esses empresários.

  11. pedro

    20/05/2011 16:32:51

    Galo no rebaixamento e Botafogo na Libertadores?!?! Grandes palpites, hein? Lembre-se de nós, atleticanos, a cada gol que enfiarmos nas goleadas em cima do "fogão"!

  12. DURVAL MIRANDA JUNIOR

    20/05/2011 15:58:24

    Vi em outro site que vc. relacionou o time do atlético-MG, como candidato ao rebaixamento. Isto demonstra o quanto vc. está desatualizado do futebol, prinicipalmente do mineiro. Não que o Galo não possa vir a ser rebaixado,qualquer um dos 20 clubes obviamente que pode. Mas opinião de jornalista deve ser embasada. E se vc. não sabe vou te dizer. O Galo tem a melhor estrutura do Brasil hoje, Salários em dia. Um excelente plantel e elenco. Nos último 4 jogos com o Cruzeiro, que na visão de todos é candidato ao título, ganhamos 03, mesmo assim porque tivemos sérios problemas de contusão (mancine e guilherme santos) e alguns cdraques já contratados ainda não podiam estrear .Informe-se. atualize-se antes de sair falando bobagens por ai...

  13. clayton

    20/05/2011 15:11:14

    Num pais com a carga tributaria que temos, é inocencia pensar que as empresas vão investir no esporte so por questão de marketing. Acho que e benefica sim o apoio de empresas no esporte, desde que a finalidade delas seja produzir bons atletas, se existe beneficio fiscal, otimo para as empresas, melhor do que dar o dinheiro ao governo e ele fazer merd....a disso!!

  14. Diogo

    20/05/2011 13:33:05

    Vc falar que o Altetico MG é candidato ao rebaixamento mes desculpe mas na minha opinião vc não entende nada de futebol.

  15. EVAIR DA COSTA NUNES

    20/05/2011 12:32:59

    Isso aí, Michel é ótimo dar esmolas com o chapéu dos outros, todos querem investir no social, mas desde que tenham incentivos fiscais, assim até eu!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  16. Marcelo

    20/05/2011 11:28:16

    Eu não tive oportunidades no esporte pq minha escola estadual praticamente não tinha educação física. Sou do interior e tenho mais de 45 anos.Creio que o governo federal poderia espelhar-se (somente nisso) no que Cuba faz nas escolas no que tange a educação esportiva dos alunos. Por lá, praticar qq esporte é matéria obrigatória. Faz bem a saúde, tira-os de qq ato de bandidagem, vão pro caminho do bem e os melhores tem a oportunidade de disputar campeonatos. E pra isso tem todo apoio financeiro e psicológico.O Brasil não está pronto pra copa do mundo ou olimpíadas tanto na parte administrativa (que é uma vergonha) qto a recursos de toda monta e pra todos os setores.Aliás, tenho nojo deste pensamento de tantos brasileiros de deixar tudo pra última hora, de passar o outro pra trás, jeitinho brasileiro e levar vantagem em tudo.

  17. Michel Piroutek

    20/05/2011 10:12:55

    Se for investimento no esporte como mídia para suas marcas tudo bem!Se for investimento com benesse fiscal, não vale nada.Os empresários devem investir no esporte para alavancar suas imagens e marcas, mas nunca com incentivos fiscais!

  18. joão

    19/05/2011 18:56:27

    Realmente esperamos que o esporte brasileiro seja cada vez mais profissional. Melhor organizado e gerando lucros para o pais. Uma grande oportunidade investir nesse setor.

  19. Felipe Leal

    19/05/2011 16:17:31

    "Poder paralelo", termo normalmente associado a algo negativo, nesse caso é um exemplo muito positivo de atuação da iniciativa privada no trabalho de formação de novos campeões e ídolos do esporte (tão carente que somos nesse quesito) visando 2016 e adiante.O Movimento LiveWright é feito por gente séria, supervisionado por grandes empresários apaixonados pelo esporte e tem tudo para dar certo.Desempenho - Meritocracia - Ética...são os valores do Movimento. Valores difíceis de encontrar em órgãos vinculados ao governo.Que venham mais iniciativas como essa!Abs

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso