Negócios do Esporte

A morte da São Silvestre

Erich Beting

A São Silvestre morreu. A prova de rua mais tradicional das Américas perdeu o último charme que existia e que ajudou a fazer dela o maior fenômeno das corridas de rua das Américas antes mesmo de o esporte ser a potência que é hoje.

A decisão da Yescom, organizadora da prova, de tirar a chegada da corrida da Avenida Paulista foi o maior tiro no pé da competição desde que ela já havia deixado de ser disputada à noite. Na época, porém, a justificativa era aceitável. A corrida noturna comprometia a logística da festa de Reveillón em São Paulo e afastava atletas de ponta bem como a transmissão pela TV. Em troca desses benefícios, mudou-se a largada para o período da tarde, com uma multidão de pessoas e TV Globo ao vivo. Se não era mais tão charmosa, pelo menos a prova continuava a ser o ''gran finale'' de ano para muitos dos corredores.

Mas agora aquilo que sempre se ensaiava, mas nunca se fazia, aconteceu. No final do ano passado, conversando com Thadeus Kassabian, dono da Yescom, ele falou que estava cada vez mais convencido de que a solução seria tirar a chegada da Avenida Paulista. A mudança era o caminho encontrado por ele para adequar os mais de 20 mil corredores, que se aglomeravam pós-prova com o público que chegava para a festa noturna na Paulista.

Achei que, mais uma vez, aquele projeto sem o menor sentido não fosse vingar. Afinal, um dos grandes baratos (se não o maior) da prova era terminar a subida da Brigadeiro e apontar na avenida Paulista para cruzar a linha de chegada em frente ao prédio da Gazeta, criadora da prova, lá nos anos 30. Sempre foi assim, não tinha sentido deixar de ser.

A maior preocupação da Yescom era com o conforto do seu corredor, cansou de argumentar Thadeus durante o almoço em que foi bombardeado pela imprensa por outra medida que havia sido adotada na edição de 2010.

A Yescom criou a absurda premiação pré-prova. O corredor já ganhava a medalha de participação ao retirar o kit para a corrida de 2010!!!! O motivo?

''Segurança e conforto do corredor'', nas palavras de Thadeus.

A decisão já mostrava uma tacanha visão de gerenciamento de eventos do organizador. Em vez de criar o conceito de que a prova dele é o que há de mais legal no esporte (e, com isso, o corredor não se preocupe em pagar mais pelo produto), a organização tenta ganhar na margem de inscritos, e não na qualidade da prova. Confunde-se o grande volume de participantes com sinônimo sucesso de evento. A tal da ''segurança'' vira a desculpa para não dizer o básico. ''Não quero diminuir a minha margem de lucro ao reduzir o número de participantes e dar a eles o melhor tratamento para uma corrida''.

No acordo em que faz com a Globo para a realização da São Silvestre, a Yescom fica com a receita das inscrições de atletas e com a venda de cotas menores de patrocínio. Em busca do aumento da receita, a empresa tenta colocar o maior número possível de participantes. Há, claro, um limite nas inscrições. Atualmente são 21 mil inscritos para a corrida. A ideia original era tentar mover o palco do Reveillón na Paulista e ampliar a São Silvestre para 30 mil inscritos, mantendo-se o percurso original.

Com a falta de sucesso da empreitada de mudança do Reveillón, a decisão foi adotar o caminho mais simples: deixar a tradicional linha de chegada de lado e partir para um novo trajeto. Isso significa, na visão da Yescom, mais gente na prova e mais dinheiro no bolso. É a aplicação de um conceito absolutamente torto do que representa a satisfação do cliente e, mais do que isso, da valorização do evento.

E olha que não é falta de conhecimento do que é organizar evento de corrida de rua. A Yescom organiza algumas das principais provas da modalidade no país. Volta da Pampulha, Meia Maratona do Rio de Janeiro, Maratona de São Paulo…

O que parece, porém, é que a empresa preocupa-se muito mais com o resultado financeiro da prova em detrimento do grau de satisfação do corredor. Tanto que, em todas essas outras provas, ela criou uma ''Inscrição VIP''. O atleta amador que pagar um valor quase cinco vezes maior do que a inscrição normal pode largar sem ser com o ''povão'', partindo junto com os principais atletas e tendo o benefício de não ter de dividir a pista com muita gente, o que atrapalha a velocidade da prova. É como se fosse criada uma rua pedagiada e com menos trânsito para quem, desde que tenha dinheiro, não deseje sofrer com o excesso de carros.

A satisfação do cliente só serve para o caso de ele ter dinheiro…

Era muito simples resolver o problema da São Silvestre. Aumentava-se o valor da inscrição, diminuia-se o número de inscritos e criava-se toda uma expectativa nas pessoas de garantir o tão desejado lugar na prova de rua mais tradicional da América do Sul. Com isso, tem menos gente e um melhor serviço para o corredor que conseguir mais rapidamente adquirir a sua vaga na prova.

Isso não significa tornar a corrida elitista, mas simplesmente aplicar o conceito de oferta e procura que rege o mercado capitalista. Para conseguir a vaga, tem de chegar antes.

É assim que fazem as grandes maratonas do mundo, como Boston e Nova York, mais antigas e tradicionais e que resistiram ao crescimento do mercado de corridas fazendo de suas provas as mais cobiçadas do mundo. Há fila de espera de gente interessada em pegar um lugar para correr em Nova York. Em Boston, é preciso índice técnico para competir.

A São Silvestre conseguia reunir excelentes qualidades daquilo que há de mais difícil para um evento esportivo. Tradição, data fixa de realização (o que permite a organizadores e atletas fazer todo um planejamento), cobertura de mídia e ser um objeto de desejo do consumidor.

Prova de rua existe mais de uma a cada final de semana ou feriado na cidade de São Paulo. Mas nenhuma é A São Silvestre. Aquela que fecha o ano, que encerra um ciclo, que representa uma conquista pessoal para o corredor.

Por tudo isso, é fácil você organizar a prova com 15 mil pessoas pagando o dobro do que é pago hoje pela inscrição. Haverá fila de espera, vai ter gente desesperada para comprar o direito de participar dessa prova, o organizador conseguirá entregar um produto melhor, assim como a televisão, e o corredor sem dúvida se sentirá mais privilegiado em participar de um evento que começa a ser ''restrito''.

Um dos maiores segredos do negócio no esporte é saber preservar a tradição dos tempos em que o dinheiro não importava tanto para o evento acontecer. Isso faz com que a competição seja ainda mais desejada e, consequentemente, ainda mais cobiçada por público, mídia e patrocinadores.

Mas a São Silvestre morreu. A tradição que fazia dela um dos maiores objetos de desejo do corredor foi sepultada. Resta saber se a organização vai perceber que, às vezes, ter menos é conseguir mais.

São Silvestre morreu. A prova de rua mais tradicional das Américas perdeu o último charme que existia e que ajudou a fazer dela o maior fenômeno das corridas de rua das Américas antes mesmo de o esporte ser a potência que é hoje.

A decisão da Yescom, organizadora da prova, de tirar a chegada da corrida da Avenida Paulista foi o maior tiro no pé da competição desde que ela já havia deixado de ser disputada à noite. Na época, porém, a justificativa era aceitável. A corrida noturna comprometia a logística da festa de Reveillón em São Paulo e afastava atletas de ponta bem como a transmissão pela TV. Em troca desses benefícios, mudou-se a largada para o período da tarde, com uma multidão de pessoas e TV Globo ao vivo. Se não era mais tão charmosa, pelo menos a prova continuava a ser o ''gran finale'' de ano para muitos dos corredores.

Mas agora aquilo que sempre se ensaiava, mas nunca se fazia, aconteceu. No final do ano passado, conversando com Thadeus Kassabian, dono da Yescom, ele falou que estava cada vez mais convencido de que a solução seria tirar a chegada da Avenida Paulista. A mudança era o caminho encontrado por ele para adequar os mais de 20 mil corredores, que se aglomeravam pós-prova com o público que chegava para a festa noturna na Paulista.

Achei que, mais uma vez, aquele projeto sem o menor sentido não fosse vingar. Afinal, um dos grandes baratos (se não o maior) da prova era terminar a subida da Brigadeiro e apontar na avenida Paulista para cruzar a linha de chegada em frente ao prédio da Gazeta, criadora da prova, lá nos anos 30. Sempre foi assim, não tinha sentido deixar de ser.

A maior preocupação da Yescom era com o conforto do seu corredor, cansou de argumentar Thadeus durante o almoço em que foi bombardeado pela imprensa por outra medida que havia sido adotada na edição de 2010.

A Yescom criou a absurda premiação pré-prova. O corredor já ganhava a medalha de participação ao retirar o kit para a corrida de 2010!!!! O motivo?

''Segurança e conforto do corredor'', nas palavras de Thadeus.

A decisão já mostrava uma tacanha visão de gerenciamento de eventos do organizador. Em vez de criar o conceito de que a prova dele é o que há de mais legal no esporte (e, com isso, o corredor não se preocupe em pagar mais pelo produto), a organização tenta ganhar na margem de inscritos, e não na qualidade da prova. Confunde-se o grande volume de participantes com sinônimo sucesso de evento. A tal da ''segurança'' vira a desculpa para não dizer o básico. ''Não quero diminuir a minha margem de lucro ao reduzir o número de participantes e dar a eles o melhor tratamento para uma corrida''.

No acordo em que faz com a Globo para a realização da São Silvestre, a Yescom fica com a receita das inscrições de atletas e com a venda de cotas menores de patrocínio. Em busca do aumento da receita, a empresa tenta colocar o maior número possível de participantes. Há, claro, um limite nas inscrições. Atualmente são 21 mil inscritos para a corrida. A ideia original era tentar mover o palco do Reveillón na Paulista e ampliar a São Silvestre para 30 mil inscritos, mantendo-se o percurso original.

Com a falta de sucesso da empreitada de mudança do Reveillón, a decisão foi partir para o caminho mais simples, deixar a tradicional linha de chegada de lado e partir para um novo trajeto. Isso significa, na visão da Yescom, mais gente na prova e mais dinheiro no bolso, mas com um conceito absolutamente torto do que é satisfação do cliente e, mais do que isso, da valorização do evento.

Era muito simples resolver o problema da São Silvestre. Aumenta-se o valor da inscrição, diminui-se o número de inscritos e cria-se toda uma expectativa nas pessoas de garantir o tão desejado lugar na prova de rua mais tradicional da América do Sul.

Nem é novidade aplicar esse conceito.

É assim que fazem as grandes maratonas do mundo, como Boston e Nova York, mais antigas e tradicionais e que resistiram ao crescimento do mercado de corridas fazendo de suas provas as mais cobiçadas do mundo. Há fila de espera de gente interessada em pegar um lugar para correr em Nova York. Em Boston, é preciso índice técnico para competir.

A São Silvestre conseguia reunir excelentes qualidades daquilo que há de mais difícil para um evento esportivo. Tradição, data fixa de realização (o que permite a organizadores e atletas fazer todo um planejamento), cobertura de mídia e ser um objeto de desejo do consumidor.

Prova de rua existe mais de uma a cada final de semana ou feriado na cidade de São Paulo. Mas nenhuma é A São Silvestre. Aquela que fecha o ano, que encerra um ciclo, que representa uma conquista pessoal para o corredor.

Por tudo isso, é fácil você organizar a prova com 15 mil pessoas pagando o dobro do que é pago hoje pela inscrição. Haverá fila de espera, vai ter gente desesperada para comprar o direito de participar dessa prova, o organizador conseguirá entregar um produto melhor, assim como a televisão, e o corredor sem dúvida se sentirá mais privilegiado em participar de um evento que começa a ser ''restrito''.

Um dos maiores segredos do negócio no esporte é saber preservar a tradição dos tempos em que o dinheiro não importava tanto para o evento acontecer. Isso faz com que a competição seja ainda mais desejada e, consequentemente, ainda mais cobiçada por público, mídia e patrocinadores.

Mas a São Silvestre morreu. Pelo menos morreu aquela prova que fazia o sonho de muitos brasileiros ao ter seu término na principal avenida da maior cidade do país.

  1. Marcos Viana "Pinguim"

    13/09/2011 11:35:15

    Olá!Eu já deixei meu comentário sobre esse assunto no Blog do André Savazoni na postagem intitulada “Tradicional é a Corrida de São Silvestre. Não o percurso”, lá comentei que sou a favor que a prova continue terminando na Av. Paulista, pois é tecnicamente possível, pois os cerca de 20.000 atletas não chegariam de uma só vez, eles seriam facilmente dispersos, numa área que supostamente suporta mais de 2 milhões de pessoas para ver o Show da Paulista que só começa horas depois.Existe outro fator que não foi levado em conta, e que atinge diretamente a logística do trânsito e a poluição ambiental, que são os ônibus que servirão de guarda-volumes, deverão ser mais de 50 ônibus que vão ocupar um espaço muito maior pelos arredores da Av. Paulista, vão ocupar muito espaço por todo o trajeto até chegar, para estacionar e para sair do local, além de atrapalharem o trânsito pelo percurso até o Ibirapuera vão gerar muito monóxido de carbono sem necessidade. A poluição também vai aumentar na região entre a Av. Paulista e o Parque do Ibirapuera devido ao maior número de carros que irão circular e estacionar na região para transpostar os corredores, pois esta se desperdiçando as várias estações de metrô da Av. Paulista, transporte muito mais limpo para a cidade de São Paulo.Já no ano passado foi solicitado a mudança do Palco do Reveillon pelo diretor geral da prova, Júlio Deodoro, veja:“A São Silvestre precisa crescer e atender todo o cerimonial que uma corrida exige. Em 2011, vamos reivindicar com a organização do révellion a mudança do palco. Precisamos que ele seja deslocado, na altura da esquina da Rua Augusta. Assim, poderemos aproveitar as duas pistas da Paulista e colocar 30 mil pessoas ali”, afirmou o diretor geral da prova, Júlio Deodoro.Fonte: Site Terra – nome do artigo: “São Silvestre pede mudança no Réveillon para ficar na Paulista”: http://esportes.terra.com.br/atletismo/noticias/0,,OI4866518-EI15503,00-Sao+Silvestre+pede+mudanca+no+Reveillon+para+ficar+na+Paulista.htmlNa minha opinião o erro maior é da prefeitura em aprovar a mudança, ela tem o maior poder de decisão, e teria que ter pessoas competentes para analizar o impacto da poluição e do trânsito em toda essa região para exigir a mudança do Palco do Reveillon para próximo da Rua Augusta, decisão muito mais barata, inteligente e que gera muito menos poluição, "ainda esta em tempo, só precisa de vontade política".Abraços!Marcos Viana "Pinguim"Blog: http://marcosvianapinguim.blogspot.com/

  2. Glaucio

    11/09/2011 21:58:02

    Qm já correu várias provas, já deve ter uma noção de que cada organizador tem suas características, já deve ter suas preferências..Conheço pessoas que deixaram de participar de provas da Yescom, uma das razões é que ela deixa os corredores amadores em segundo plano..A Yescom organiza algumas da provas mais conhecidas, a SS, a Maratona de São Paulo, a Meia Maratona do Rio, a Volta da Pampulha, todas elas com transmissão pela Globo..Esse é um dos problemas dessas corridas, para encaixar a prova na programação da TV, as largadas são atrasadas, por exemplo:*Existem duas meia-maratonas no Rio, uma organizada pela Yescom e outra do circuito da Caixa, o trajeto é quase o mesmo então cabe comparação, a largada do circuito da Caixa é feito logo ao nascer do Sol, às 7h, e a da Yescom é realizada quando o programa Esporte Espetacular quiser, geralmente depois das 9h, para quem conhece o Rio e sabe que uma pessoa normal demora mais de 2 horas para completar a prova, consegue imaginar qual a melhor prova da participar.Se a Yescom estivesse interessada no bem estar do atleta, não faria a largada às 9h para que o atleta chegasse ao final da prova depois das 11h, com sol à pino..Qm costuma se aventurar pelas ruas de São Paulo e já correu no entorno do pq. do Ibirapuera, sabe que a rua Manoel da Nóbrega, a rua por onde os corredores da nova SS vão descer em direção ao Obelisco é uma ladeira, tem um trecho duns 100m bem íngreme, uma maravilha aos joelhos e aos tombos..Se a intenção é aumentar o número de atletas, ganhar com as inscrições, que faça a largada no Ibirapuera e a chegada na Paulista, a chegada é sempre menos problemática que a largada..Há centenas de idéias para manter a tradição da prova. Consta que já mudaram uma vez o local da chegada, mas logo no ano seguinte a vontade do povo levou a chegada novamente à Paulista, torço que a chegada ainda seja na Paulista este ano, e se não for, que a vontade do povo corrija novamente esse fato.

  3. MARCO BOCCANERA

    10/09/2011 16:04:02

    CARO ERICH, SOU PROF.ED.FISICA GRADUADO E LICENCIADO ( CREF:9273-G )... TERMINAR 15KM EM DESCIDA APÓS ÁRDUA SUBIDA DA BRIGADEIRO ACARRETARÁ EM LESÕES NO SISTEMA MÚSCULO-ESQUELÉTICO DE ATLETAS E AMADORES...SEM FALAR QUE A DESCIDA INCENTIVARÁ O AUMENTO DO RÍTMO CARDIORRESPIRATÓRIO PODENDO OCORRER MAIS INCIDENTES CARDÍACOS. DIVERSAS PESQUISAS INDICAM O AUMENTO DAS LESÕES NA CORRIDAS QUANDO PRATICADA EM DECLIVE...MAS A QUESTÃO NÃO É SEGURANÇA FÍSICA POIS SE HOUVESSE TAL PREOCUPAÇÃO NUNCA IRIAM TERMINAR UMA PROVA EM DESCIDA. É TRADIÇÃO E CHARME DA PROVA...RESPEITO AO CORREDOR...QUE DEVEM SER DEBATIDOS DE FORMA ELEGANTE E CAVALHEIRA. NÃO DE FORMA VÃ INFLAMADA PELO EGO DE QUEM NÃO AGUENTA SER CONTRARIADO EM SUAS IDÉIAS...SR.VENCESLAU PONTE PRETA, PORQUE NÃO TE CALAS??????

  4. Nishi

    09/09/2011 21:34:39

    Acho que quem tá querendo aparecer é outra pessoa...

  5. Cavalcante

    09/09/2011 20:52:24

    Sr. EricVocê leu com atenção o que escrevi? Ou seu interesse e somente causar?Desculpe por ter errado seu nome, afinal, a respeito do que escrevi, parace que você só viu o seu nome escrito errado.Bomba nele venceslau, estou contigo.@twittersrun @Runcavalcante Não percam tempo dando acesso nessa mini blogosfera do Erich.

  6. lia penteado cavalcanti

    09/09/2011 19:49:43

    Olha SS sera festa com ou sem essas mudancas, por ser periodo de festas....Eu acho que todos estao fazendo um BIG DEAL da coisa.Vcs estao sempre pondo defeito neste SS,Coitado do SS que deveria ser uma BIG festa e vcs ficam depreciando a coisa.#prontofalei !!!

  7. Rodrigo Fonseca

    09/09/2011 01:16:53

    Erich, gostei do seu post. Sou atleta amador e também lamentei pelas medalhas em 2010, e hoje velo a SS, morta pelo obelisco que atravessou o peito do jornalista Cásper Líbero e de todos os que amam a tradição desta prova. Pragmaticamente, 20, 30 ou 50 mil pessoas a mais numa festa de 2 milhões de pessoas não faz a menor diferença... Thadeus que reze a si mesmo pra arrumar outra desculpa. Abraços.Rodrigo Fonseca

  8. Nishi

    08/09/2011 23:48:30

    E lembrando aos Elcios, Venceslaus e demais defensores da São Silvestre mudada que para cada opinião favorável à mudança, temos umas 100 contrárias. E não é só de gente como eu, gente comum que corre por paixão, mas de campeões como o próprio Marilson, o Emerson Iser Bem, treinadores como Nelson Evêncio (que é presidente da Associação dos Treinadores de Corrida), Miguel Sarkis, Luis Bernabeu... (http://rodolfolucena.folha.blog.uol.com.br/). Roubo um argumento do amigo Sérgio Xavier e pergunto: Nova York vai mudar a chegada no Central Park? Boston vai deixar de passar pela HeartBreak Hill? A Comrades sem os cinco morros seria a Comrades? Berlim pode deixar de passar pelo Portão de Brandeburgo? Não, nè? Porque a São Silvestre pode acabar com sua tradição, raios????? É a diferença entre ter "A" prova e ter mais uma prova.

  9. Nishi

    08/09/2011 23:39:33

    A questao é a seguinte: algumas pessoas "compraram" a idéia defendida de que a mudança do final da São Silvestre da Paulista para a Brigadeiro era uma medida necessária para a "segurança" dos corredores, além de ser uma providência útil para evitar quaisquer problemas para o Reveillon na Paulista. Vende-se a idéia de segurança e conforto aos corredores. No entanto, qualquer pessoa que já correu a São Silvestre, que foi tratado como gado na largada, que se viu sem água durante a prova, que teve problemas ou teve que ajudar pessoas com problemas durante a prova (algo comum no calor do 31 de dezembro e pela quantidade de corredores despreparados ou pouco preparados), sabe que "conforto" e "segurança" não combinam com a São Silvestre da Yescom. No entanto, nunca vi grandes problemas no final da prova, até porque com o tempo e com a dispersão dos corredores ao longo do trajeto da prova, o acúmulo de corredores é muito menor e menos concentrado do que na chegada. Essa era a esfarrapada desculpa para a entrega das medalhas no kit e não no final da prova (muito embora houvesse distribuição de água sem maior problema e náo haveria qualquer problema na devolução do chip porque, como vendido como inovação, o chip era descartável). A idéia, pura e simples, é realmente aumentar o número de corredores e o número de cifrões que adentrarão nos cofres da organizadora Yescom. Em prejuízo da tradição e de toda carga emocional que recobre a São Silvestre, unicamente a São Silvestre. A gente vive num país onde é tão difícil criar uma tradição e quando cria... joga-se fora, despreza-se, tudo em nome do bolso do Sr. Thadeus Kassabian, o mesmo organizador de provas notoriamente complicadas para o corredor, como a Maratona de São Paulo, a Meia do Rio e a Volta da Pampulha. Lindas quando vistas pela TV, horríveis para quem corre nelas. Pensa-se só no dinheiro imediato, de curto prazo e retorno rápido, sem qualquer respeito ao esporte em si, ao verdadeiro patrimônio cultural esportivo que é a São Silvestre. Para o organizador é melhor uma corrida enooorme e comum, do que uma corrida respeitada no mundo todo, tradicionalìssima. Esse patrimônio imaterial da tradição, da emoção, não interessa à Yescom. O que interessa é dinheiro mesmo... quem sai perdendo é quem realmente gosta do esporte, da sua história. Racionalmente, talvez seja um solução boa. Garante-se mais gente, mais dinheiro e a corrida via continuar sendo cheia, ao menos nos próximos anos, porque transmitida pela Globo. Mas pensar na São Silvestre de uma forma unicamente racional não é certo, não é razoável e nem justo. Racionalmente muitas pessoas sequer cogitariam correr numa prova onde a largada cheira a mijo, realizada sob o sol de dezembro, num calor infernal, e onde vocè é tratado como gado. O que segura a São Silvestre é a emoção, de terminar a Brigadeiro, virar a Paulista e sentir aquela sensação, aquela mesma sensação que Paul Tergat, Rolando Vera, Arturo Barrios, Marilson Gomes, Emerson Iser Bem, Simon Chemwoyo e tantos outros puderam sentir. Se é pra tratar a São Silvestre como corrida racional, infelizmente cada vez mais ela vai perder o seu valor. Porque o que se tem, racionalmente, é isso: cheiro de mijo da largada, nos corredores se apertando como gado na largada da Paulista (por sinal, algo que deverá se agravar), saber que se passar mal você tá ferrado, não vai ter água suficiente naquele calor monstro...

  10. Heleno

    08/09/2011 21:34:42

    1-Subida e descida da Brigadeiro:Depois de uma subida forte até a Avenida Palista,outra mais forte de 500 m de declive até o Ibirapuera?Muitos músculos vão estourar.2-Já q é pra avacalhar,pq ñ se exige o horário mq sempre foi(a noite até 1988).Com certeza era uma das maiores atratações.Mas ai vem a desculpa q tem q passar num horário acessivel p/ a Europa e tudo mais.Discordo.TRADIÇÃO É TRADIÇÃO..E TV Globo e Fundação Casper Libero fizeram o favor de mandar ás favas em 1989,e perpetuar o erro.#movimentosaosilvestreanoiteja

  11. laudenir luis m melo

    08/09/2011 15:16:55

    REALMENTE E LAMENTAVEL O RUMO QUE ESTA LEVANDO AS PROVAS DE RUA. JÁ PARTICIPEI PELO MENOS TRES VEZES DA SÃO SILVESTRE BEM COMO OUTROS CIRCUITOS DE RUQA EXISTENTES , LEMBRANDO QUE VIROU FEBRE HOJE TEMOS NO MINIMO 5 CIRCUITOS DIFERENTES CONCORRENTES DIRETOS FORA PROVAS DE APOIO A INSTITUTOS, ACREDITO QUE OS ORGANIZADORES ACHARAM NESTE TIPO DE E VENTO UMA FONTE DE FÁCIL CAPITALIZAÇÃO E CADA VEZ MENOS GASTOS. A COMEÇAR PELA PREMIAÇÃO, MEDALHAS CAMISETAS QUE CADA VEZ PAREÇE MAIS COM UM PANO DE CHÃO. MENOS SUPORTE AO LONGO DA CORRIDA E A MAIOR DESORGANIZAÇÃO DESDE O CADASTRO ATÉ A TIRADA DE KITS, SEM CONTAR COM GUARDA VOLUMES BAGUNÇADOS ESTRAVCIO DE BOLSAS, FALTA DE BANHEIROS QUIMICOS PARA O VOLUME DE PARTICIPANTES. INFELIZMENTE A CORRIDA FICOU PARA O SEGUNDO PLANBO O QUE VALE E CAPITAR DINHEIRO.TRISTE E O PIOR QUE CADA VEZ MAIS ADEPTOS SE ENTREGAM A ESSA PAIXÃO QUE É A CORRIDA DE RUA.SOU PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA ACOMPANHO ESSE CRESCIMENTO DAS PROVAS DE RUA DESDE 1996, BONS TEMPOS FORAM QUE DIFICILMENTE VOLTARÃO.

  12. Valdison das Neves silva

    08/09/2011 14:42:44

    Hoje sou um corredor de Elite, mas já corri a SS na Elite, assim também no povão..l.embro como Hoje, é dificil chegar na Elite, porém é complicado largar no povão...as horas que muitos passam para ter um bom lugar para a largada, porém na minha opnião como atleta, poderia ser a solução ter tempo exigivel, assim a prova fica Rapida, com a quantidade de gente que a organização quer...

  13. Marcelo

    08/09/2011 13:51:55

    Nunca vi tanta lucidez em um post como o seu, Erich. Meus parabéns!Pela primeira vez alguém teve a coragem de colocar o dedo na ferida e dr nome aos bois, citando a influência da Globo e as intenções da Yescom com esta mudança.O que mais me entristece como corredor de rua (tenho 10 participações na São Silvestre entre 2000 e 2009 e esta foi a minha estreia em corridas de rua) é ver como a "classe" de corredores é tão desunida e alienada. Todos acietam "histórias da carochinha", como os argumentos da CET e da Yescom (segurança e conforto). Quando os participantes deste ano tiverem que "se virar" (literalmente) para irem do Obelisco (nova chegada) até a sua casa e se depararem com a falta de metrô na região e o trânsito caótico que existe em frente ao Ibirapuera por conta da árvore de Natal que é tradicionalmente montada em frente ao parque todo ano, certamente se lembrarão do "conforto" pregado pelo Sr. Thadeus.

  14. Felipe Matias

    08/09/2011 13:48:47

    Apenas como parâmetro, pois se trata de um outro esporte.Existe uma prova de Mountain Bike, a famosa Cape Epic, que para participar dela não baste ter os 6mil reais da inscrição, é preciso entrar em uma fila de sorteio. Se vc tiver a sorte de ser sorteado, ai sim voce faz o pagamento da inscrição...que honestamente não é nada barata. O mais incrível é que a cada ano, o número de pessoas que se inscrevem para participar do sorteio para ter a chance de participar desta maravilhosa prova, só vem crescendo e o valor da inscrição é utilizado quase que em sua totalidade para oferecer o que há de melhor em organização e estrutura de apoio para o atleta.

  15. Elcio Nacarato

    08/09/2011 09:58:15

    Prezados Amigos Gustavão, Venceslau e Carlos!Parabens pela coerência , visão de futuro e cidadania.Se puderem leiam meus comentários.Saudações Esportivas.

  16. Elcio Nacarato

    08/09/2011 09:50:22

    Prezado Erich.Veja que tranquilidade, consciência e equilibrio nos comentários!http://www.midiasport.com.br/blog/2011/09/02/cet-altera-o-local-da-chegada-da-87%c2%aa-corrida-internacional-de-sao-silvestre/Ele é treinador mas daria um bom Jornalista!Saudações Esportivas

  17. Elcio Nacarato

    08/09/2011 09:11:35

    Prezado Erich ( Com nome Correto e H no final)O nobre amigo Venceslau conseguiu no primeiro comentário nos passar uma boa mensagem:Você se perdeu no texto e nos comentários.E para mim tem muito pouco conhecimento sobre corridas , organização de eventos e negócios.Negócios talvez pois a primeira mensagem de seu site é um grande anúncio publicitário.Mais um pouco já vai agredir os internautas com palavras de baixo calão.Só porque faltou um H no seu nome já vai logo "violentando" o amigo Cavalcante?Sugiro que você para seus comentários agressivos e sensacionalistas e trate com elegância e conhecimento.Assuma sua posição de Homen de negócios e não seja insjusto nem com você nem com as pessoas que geram receitas neste país e por sua vez trazem conteúdos para você comentar.Veja no site da Gazeta Esportiva a retrospectiva da São Silvestre e divulgue conteúdos esclarecedores .Aproveite já que você é um Homen de Marketing e use a seu favor o fato de que uma das principais fontes de visita de turistas na cidade são os eventos de negócios , feiras , culturais e esportivos.Portanto ou se organiza ou em breve seu conteúdo sobre Marketing Esportivo perde o foco e vai se tornar um destes sites que só falam de tragédias ou fofocas.Talvez se houvesse uma grande tragédia na chegada da São Silvestre você seria o primeiro a se deleitar com isto.Sugiro a leitura do Pequeno Principe de Antoine Saint Exupéry.Imagino que já deve ter lido mas releia.Se não leu ou não tiver o livro posso lhe presentear.Isto lhe trará boas energias e equilíbrio.Saudações esportivas e Pense!

  18. Glaucio

    06/09/2011 23:41:07

    A SS pode ter mudado de percurso 12 vezes, ter alterado a distância percorrida, mas a chegada sempre foi em frente do prédio da Gazeta..A SS é tradição, é a que sobrevive no Brasil há mais tempo, ano após ano, já se foram 86 edições. Das provas mais conhecidas, ela só perde em longevidade para a Maratona de Boston, criada no ano seguinte à primeira prova disputada em Atenas (1896). A famosa Maratona de NY existe desde 1970, tem metade da idade de nossa SS..Corri 5 edições, mas sempre acompanhei pela TV desde criança, me imaginando um dia corrê-la..Todo mundo que corre já deve ter ouvido de seus amigos e parentes, a clássica pergunta: " Vc já correu a maratona SS?". Todo mundo associa corrida de rua com a SS..Mudar a chegada da SS, é como tirar da F1 a tradicional corrida de Mônaco, é a "pior" pista para se ter corrida de carro, mas nenhum piloto gostaria de ver a prova fora do circuito..Existe um grupo que promove uma SS noturna, às vésperas da prova oficial, acredito que esse ano a SS noturna ganhe mais adeptos..Li os demais posts, e concordo que a mudança de horário seria uma boa idéia.E eu seria um dos que ignorariam o trajeto novo e finalizaria a prova aonde ela sempre acabou. .Chegada apoteótica no Obelisco??? A Maratona de São Paulo acaba no Obelisco, a Maratona Pão de Açucar acaba no Obelisco, várias outras provas acabam ou começam lá; nada contra nossos heróis que descansam sob ele, mas levar a chegada da SS para lá, é banalizar a prova, torná-la comum.

  19. Clayton Ponte

    06/09/2011 17:46:42

    Venceslau, você nunca deve ter "corrido" uma São silvestre na vida. Coloquei o verbo entre aspas propositalmente, porque hoje, se não fizer parte da elite, é impossível correr de verdade na São Silvestre. Apenas após o sétimo ou oitavo quilometro é possível aumentar um pouco a velocidade. Até este ponto é apenas a "Caminhada" de São Silvestre. E isso prejudica demais quem está lá para realmente correr, sendo profissional ou não. Por isso, a diminuição no número de inscritos é a melhor opção para o futuro desta prova.

  20. CARLOS

    06/09/2011 17:45:14

    COMPLETAMENTE EQUIVOCADO. A CHEGADA NO IBIRAPUERA SERÁ APOTEÓTICA, PODE ESCREVER. O LOCVAL É MUITO MAIS APROPRIADO. NOTA DEZ POR SÃO PAULO E RIO DE JANEIRO TEREM PREFEITOS TÃO MODERNOS E OUSADOS.

  21. Erich Beting

    06/09/2011 17:38:25

    Cavalcante, como cidadão, prefiro uma prova com menor número de participantes e melhor entrega do produto para o consumidor. Como alguém que vê o esporte como negócio, é um absurdo acabar com certas tradições da prova, como a chegada na avenida Paulista, no plano. Como alguém que estuda um pouco a área de esporte, também sei do quanto, para o corpo, é penoso realizar trajetos em descida. E, como corredor eventual, sei o quanto é pavoroso fazer uma prova com outras 30 mil pessoas ao lado. Mas acho que você não entendeu o texto, até porque nem o meu nome foi capaz de acertar... Um abraço, Erich

  22. Gustavão

    06/09/2011 17:30:27

    Esse Eric não fala coisa com coisa. Ja leram com atenção o seu texto.Tá confuso o negócio!!!

  23. Cavalcante

    06/09/2011 17:13:35

    Amigos internautas e Eric,Que tal pesquisar a história!Vocês sabiam que a São Silvestre mudou de percurso 12 vezes?Vocês sabiam que a São Silvestre, 20 anos atrás, não entregava nem medalha?Vocês sabiam que a Yescom, empresa que pelo jeito o Eric tem um carinho especial, foi a empresa que implantou o lanche e o isotônico na SS, sem falar na inscrição online que facilitou e muito a nós os corredores.Antes da Yescom ser a organizadora técnica do evento, a entrega do kit era feito nos porões da Gazeta, e hoje é tudo organizado em um amplo espaço, e totalmente informatizado.Amigos vamos ser realistas, a cidade de São Paulo cresceu, os eventos cresceram. Os números de corredores sem número cresceu(PIPOCAS), e ainda o Éric quer propor aumentar o preço e diminuir as vagas.Sinceramente senhor Eric, acho que você seria um bom organizador de corridas, já que sua grande sugestão é aumentar o preço e diminuir as vagas, seria compatível com o que muitos pensam.O que você preferiria que as pessoas, morressem espremidas em um espaço pequeno, ou que a cidade conviva em perfeita harmonia.Você poderia responder com toda sinceridade de um cidadão, e não com saudosismo.Boa corrida amigos e me sigam no twitter @runcavalcante e amigos do @twittersrun

  24. Elcio Nacarato

    06/09/2011 17:07:55

    Prezado Erich.Seria Justo manter no ar minhas considerações.Também seria prudente pensar no bem estar do próximo e por sua vez lembrar a todos que antes de ter 15Km a São silvestre já teve 8Km entre outras distâncias e por agora seria também importante que você trate de pensar no que é mais do que lógico.Veja que mais de 15% dos corredores correm sem numero oque nos remete a um pensamento claro que aumentar o preço e diminuir as vagas seria a mais absurda das soluções.Acho que seria melhor você continuar como um crítico do que como organizador de eventos e evitar ser tão contraditório e desinformado.Me lembro bem de uma entrevista de um reporter do New York Times que disse que depois da aposentadoria do Fidel ele iria buscar outro para "Cristo".Atenção por favor e deseja luz a memória e aos restos mortais de Cásper Líbero no Obelisco do Ibirapuera que junto com os que defenderam a Justiça neste país ficarão muito honrados em receber a São Silvestre.Seja Justo.

  25. Erich Beting

    06/09/2011 16:58:15

    Elcio, tenho certeza do que falo. A dona do evento é a Casper. O organizador, e quem toma as decisões, é a Yescom. Inclusive foi a única que não deu a cara para falar até agora nessa celeuma, o que é no mínimo estranho. Lembre-se que a fonte de informação que você cita é um co-promotor da prova... Portanto, não pense que vou sair falando a torto sobre a prova sem ter o mínimo de base. Um abraço, Erich

  26. Walter Camargo

    06/09/2011 16:48:07

    Morrer, ela morreu faz tempo, com aquelas placas tipo "ói eu aqui mamãe"... Os fatos deste ano são só a pá de cal.

  27. Valdir

    06/09/2011 16:06:56

    A São Silvestre acabou quando deixou de ser noturna. Hoje é só mais uma corrida de rua.

  28. Elcio Nacarato

    06/09/2011 15:52:55

    Prezado Erich.Sugiro não fazer comentários de ordem pessoal sem ter certeza dos fatos.Sou apreciador de esportes e consultei fatos que um Jornalista deveria consultar antes de publicar um tema deste valor.1) A São Silvestre é da Fundação Cásper Líbero e não da Yescom.2) Sendo assim entendo eu como um simples leitor, que, se é da Fundação Cásper Líbero é ela quem decide.3) O anúncio da mudança e a decisão foi dos órgãos públicos competentes como Secretaria dos Transportes e CET (veja matérias nos principais veículos de comunicação incluindo seu próprio provedor de internet)4) Novamente , por conta disto pesno que alguém do seu conhecimento deveria se preocupar mais com a informação de qualidade e não com sensacionalismo.5) A São Silvestre já mudou 12 vezes de percurso.6) É Legitimo pensar na segurança e no conforto das pessoas.Pense nisto! ; "Pense" ; mas “pense”, pelo menos uma vez no bem estar do próximo!7) Para concluir , é na região da nova chegada ou melhor no Obelisco , que se encontram os restos mortais do saudoso criador da prova ou seja o “Jornalista ,de verdade, Cásper Líbero”.8)Portanto se você quer falar de tradição, mais do que a prova chegar aonde jaz seu criador, impossível!Seja justo!Aproveitando peço que você e os amigos internautas leiam a matéria que pesquisei e que de fato trata deste tema com bastante coerência e conhecimento que é fundamental para não se promover as custas de informações incoerentes. ( Link - http://globoesporte.globo.com/platb/pensar-o-esporte ) Saudações Esportivas.Elcio

  29. NIlda Brandão

    06/09/2011 13:42:08

    Taí um excelente comentário! estou contigo!

  30. Marcos Viegas

    06/09/2011 13:23:13

    Depois que a Globo começou a mostrar acabou-se o glamour, pois à 1/2 noite era muito mais gostoso, pois estávamos todos reunidos. Agora, às 17.00 hs... Fora Globo.

  31. Dorival Augusto Gomes

    06/09/2011 13:15:30

    A Globo já governa o Brasil desde a epoca dos milicos, entrou no esporte e faz jogo de futebol semana as 10 da noite, os horários são dela, mudou a São Silvestre para a tarde , e agora muda o percurso. Deveria colocar os funcionários dela correndo so eles.GLOBO SO PENSAMOS EM NÓS

  32. Alex

    06/09/2011 13:11:33

    Erich, não sabia que vc tinha adicionado um colunista/moderador/estilista no seu Blog, o Venceslau. Acho melhor vc obedecer ele senão ele não para de escrever aqui, ou então passe o contato de alguém do UOL para ele emplacar um Blog só dele e deixar de querer fazer o seu Blog de escada. Voltando ao assunto sério é notória perda da importância e prestígio da São Silvestre no circuito mundial de corridas de rua, por conta das mudanças sem critério e amadoras que os organizadores fazem.

  33. Erich Beting

    06/09/2011 12:50:05

    Guilherme, a prova é na rua, porém tem uma infinidade de serviços ao corredor que exigem a cobrança. Abraço, Erich

  34. Erich Beting

    06/09/2011 12:33:10

    Meu caro, não sou filho do Joelmir. Abraço, Erich

  35. Roberto de Oliveira

    06/09/2011 11:24:27

    Uma pena que a São Silvestre teve essa alteração.A mágica da subida da Brigadeiro e o charme de se chegar na Avenida Paulista é o fator que mais aguçava a se participar ou assistir a prova.Por fim, acho que daqui alguns anos essa corrida deve se esvaziar em termos de participantes e também de audiência.

  36. Caio

    06/09/2011 10:31:00

    Primeiro, o Sr. Venceslau Ponte Preta deve trabalhar para Yescom, sai fora com todo o respeito.Segundo, Erich, bota na mão dos americanos (sem ser "paga pau", mas eles sabem do negócio) e você verá que além da tradição o dinheiro que eles também trarão. Infelizmente brasileiro ainda não sabe fazer marketing e grandes eventos.Apenas comparando, no UFC do Rio o Dana White trouxe todo o conceito "americano" para cá e deu certo, pq não conseguimos fazer algo básico??????

  37. Carlos Eduardo Guimaraes

    06/09/2011 09:55:31

    Caro Venceslau Ponte Preta, assine sua ignominia, covarde !Tirar a chegada da Av. Paulista é o MAIOR ABSURDO ESPORTIVOS DESTE PAIS !!!ESTAO TENTANDO MATAR A SAO SILVESTRE ! MALDITOS !Graças a Deus corri o ano passado e poderei dizer aos meus netos q subi, enfretei e venci a Brigadeiro coma Graça de Nosso Senhor !!!VAMOS NOS JUNTAR E ENFRENTAR ESSES TIRANOS, DESGRAÇADOS !

  38. Ricardo Almeida

    06/09/2011 09:29:44

    EXCELENTE!

  39. Nilda Brandao

    06/09/2011 09:21:07

    Concordo plenamente que a Yescom, que NUNCA deveria ser a responsável por organizar essa prova, conseguiu destrui-la, como aliás, já estava previsto, quem não sabe organizar, destrói. Só não concordo com a solução proposta. Acredito que a melhor solução seria mudar a São Silvestre de horário. Se ela fosse pela manhã, seria mais rapida, castigaria menos o corredor amador, liberaria as ruas mais rapido e acabava com o tal problema de dispersão.

  40. roosevelt

    06/09/2011 08:26:12

    Embora isso não vá acalmar a crise mundial, foi dito aí que ..... era uma homenagem ao HETERÔNIMO do jornalista Sergio Porto (Stanislaw Ponte Preta), há controvérsias. Esse era O PSEUDÕNIMO dele, pequena e sutil diferença.

  41. FRancisco Eduardo

    06/09/2011 08:20:28

    Pessoal bom dia, ESTÃO TODOS EQUIVOCADOS!!!!!! O que deveria ser transferido é o Reveillon da Avenida Paulista, é um verdadeiro absurdo essa festa nesse local, EXISTEM 18 HOSPITAIS NA REGIÃO!!!!! Sem contar o número enormes de pessoas que residem no entorno da avenida, a festa deveria ocorrer no sambódromo, pois se trata de um local mais apropriado para esse tipo de evento.DEveriam tirar a festa da paulista assim como fizeram com as demais festas que lá ocorriam, mas, isso não vai ocorrer nunca, nossos políticos estão mais preocupados em não desgatar mais ainda suas imagens, assim como a toda poderosa rede globo, ou seja, atender o interesse de uma minoria ao invés do interesse público...ABRAÇOS A TODOS!!!!!1

  42. nilo aguiar

    06/09/2011 07:32:00

    Quanta maior o pedágio para a corrida irá agradar mais ainda a elite paulista e o mandatário desses absurdos chamado PSDB. Que tal tv a cabo vendendo a transmissão por R$ 100,00 para assinantes e deixando o povão livre desse engodo empresarial? O Melhor disso tudo é que a elite paulista influencia e sempre é um negão africano que leva a grana e ganha dos branquelos!!

  43. alex

    06/09/2011 07:20:57

    querem matar a SS e já mataram a 9 de julho ...

  44. J. Nogão

    06/09/2011 05:57:32

    Eu tenho 60 anos e vc q está triste por isso?. Pq não a chegada sendo num ponto histórico de São Paulo mais central que não seja a Paulista. Por sinal, a Avenida Paulista é a cada ano menos paulista. Se há anos atrás ela tinha o glaumor típico da paulicéia, hoje ela está bem longe disso.

  45. ALUISIO

    06/09/2011 04:26:51

    É MUITO SIMPLES RESOLVER ESTA QUESTÃO, BASTA QUE OS CORREDORES TENHAM UM POUCO E BOM SENSO E BOICOTEM A CORRIDA, EU QUERO VER A GLOBO REGISTRAR O FINAL DA PROVA COM MEIA DUZIA DE GATOS PINGADOS AGUARDANDO OS CAMPEÕES NA CHEGADA.

  46. magrus

    06/09/2011 01:31:00

    Na verdade, a São Silvestre faz muito tempo não representa muita coisa no calendário internacional. A grande maioria doas atletas de ponta quer mais é festejar com suas famílias a passagem de ano.

  47. Klecio Zamboni

    05/09/2011 23:51:25

    No aspecto de organização e prova, o MKT muito discutido nesta coluna venceu ! A tradição da subida da Brigadeiro...o Final as 0:00...os boões de " cartas marcadas " acabou...o retorno da grana da maneira que esta é muito melhor que antigamente...e nós saudosistas...em primor da tradição , protestamos com a situação...O Mundo mudou...o Capitalismo toma as decisões,,,e mesmo que nós da Velha guarda não aprove tal situação...a estratégia da empresa é vencedora que cada ano lucra mais com a prova .

  48. besouro verde

    05/09/2011 23:45:27

    Tenho a impressão que o sr vescelau Ponte preta , alias um personagem historico , nao é ninguem menos que o Erich Bething com uma visão auto critica , ou o seu famoso pai Joelmir Bething para falar mal do filhão..rsrsrabs

  49. Newton Martins

    05/09/2011 23:11:52

    Promover evento na Paulista é um atentado ao bom senso. São quase duas dezenas de hospitais que dependem dessa via como acesso. Seria interessante se pudessemos saber quantos pacientes tiveram seu estado de saúde agravado em razão de ficarem presos em congestionamentos causados pela interdição da avenida e arredores bem como dos óbitos causados pelo mesmo motivo.Ultimamente utilizam a Paulista como palco de diversas manifestações, seja para reclamar melhores salários para professores, para a liberação da maconha, parada gay, etc., mesmo sabendo o quanto atrapalham a vida dos moradores da região e pior, dos doentes que buscam chegar a algum dos hospitais da região.Certamente serei tachado como um chato, amargo cidadão, mas não me importo, em absoluto, pois chatos e amargos são aqueles que vivem de atrapalhar a vida alheia por pura falta de educação.

  50. Januario

    05/09/2011 20:14:18

    Estes idiotas acabaram com uma das maiores tradsições da CIDADE DE SÃO PAULO por insensibilidade e inveja de SÃO PAULO que tinha uma festa charmosissima que era a CORRIDA DE SÃO SILVESTRE corrida a noite. Lamento que tenhamos que ser reféns de idiotas como estes cariocas da rede globo esta lata de lixo que tanto faz mal ao BRASIL.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso