Negócios do Esporte

Manifesto São Silvestre

Erich Beting

A decisão, ainda não-oficializada, de acabar com a chegada da São Silvestre na Avenida Paulista gerou uma mobilização entre as principais figuras do mercado de corrida de rua do país. Na semana passada, um encontro em São Paulo selou o ponto de partida para que possamos nos unir e aumentar as vozes contra a mudança abrupta do trajeto da prova. Sim, sabemos que a São Silvestre é uma prova de uma instituição privada, porém o que ela representa para a história do mercado dos corredores de rua faz da SS praticamente um patrimônio da humanidade.

Para ampliar o debate, também é possível acessar à página no Facebook. O nome é o São Silvestre na Paulista. Vamos mostrar o quanto é importante, para a história da SS, fortalecermos as tradições que fizeram dessa prova símbolo de um estilo de vida que é o dos corredores de rua. Sendo assim, segue abaixo a carta aberta em que assinamos publicamente esse manifesto.

A São Silvestre, corrida com 87 anos de existência, representa o auge da celebração do esporte corrida de rua. Reúne atletas profissionais e amadores de todo o país e do mundo, que comemoram o final de mais um ano correndo pelas ruas da cidade de São Paulo.

É um evento único, com caráter participativo e competitivo. É festivo para as centenas de corredores fantasiados e outros tantos que ali estão pelo prazer de correr e de se superar, ao mesmo tempo em que é uma competição de nível internacional certificada pela IAAF. Une, como nenhuma outra corrida, paixão pelo esporte e performance.

Se entre amadores a SS estimula a busca pela qualidade de vida e o desejo de superação, para os profissionais significa a chance de se destacar. Ela revela talentos do esporte, abre portas para novos atletas e planta o sonho em muitos outros. Vencer a São Silvestre representa estar no Olimpo do atletismo.

Mas São Silvestre é muito mais do que uma corrida de rua, talvez seja o único evento esportivo onde o contemplativo, gratuito, reúne milhares de pessoas no Brasil. Tanto é que a televisão quer transmitir. A história da prova, com grandes atletas, a celebração do fim do ano, os esguichos de água no Minhocão e rua Olga, as pessoas no trajeto são situações exclusivas da SS. Somam muita gente, apoios importantes. Isso também, a nosso ver, é motivo para a preservação de suas características pela municipalidade.

Que outra prova é tão querida e está tão presente no imaginário das pessoas, corredores ou não?

Tudo, claro, é resultado de anos de esforços. Ao longo do tempo, a São Silvestre fez seus ajustes de percursos e horários. Mas conseguiu manter reunidas excelentes qualidades daquilo que há de mais difícil para um evento esportivo: tradição, data fixa de realização (o que permite a organizadores e atletas fazer todo um planejamento), cobertura de mídia e ser um objeto de desejo do consumidor.

Tradição, porém, é uma palavra que está sendo descartada da versão 2011 da prova. Em nome da “modernidade”, da “renovação” e do “conforto”, foi anunciado que a chegada será transferida da Avenida Paulista para o Parque do Ibirapuera. Decisão tomada por parte dos organizadores, sem debate ou qualquer consulta aos verdadeiros donos da prova: nós, os corredores.

Nós, jornalistas corredores e profissionais da corrida, estamos aqui empenhados em fazer com que a tradição seja respeitada e a chegada da São Silvestre seja mantida na Avenida Paulista.

Com argumentos que vão desde a manutenção da tradição, passando por questões de logísticas (somos corredores e conhecemos bem a dificuldade de se largar em um local e chegar em outro, por exemplo) e até sugestões técnicas, estamos abertos ao diálogo.

Se você também é a favor da discussão saudável, tendo em vista a manutenção da tradição da São Silvestre, preservando sua alegria e sua segurança, junte-se a nós.

Comissão de jornalistas e profissionais da corrida

Alessandra Alves, jornalista
Alexandre Koda, jornalista
Ana Paula Alfano, jornalista
Bruno Vicari, jornalista
Cássio Politi, jornalista
Erich Beting, jornalista
Fernanda Paradizo, jornalista
Harry Thomas Jr., jornalista
Martha Dallari, vice-presidente da Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo (ATC)
Nelson Evêncio, presidente da ATC
Ricardo Capriotti, jornalista
Sergio Xavier, jornalista
Simone Manocchio, jornalista
Vicent Sobrinho, jornalista
Yara Achôa, jornalista

 

  1. Marcio Bressan

    16/09/2011 14:38:26

    Essa é a Kassablandia, o mundo encantado do prefeito alegre, que faz o que quer e tem transformado a cidade nessa zona que se encontra, tudo em prol de interesses de empresários, é cadeirinha em automóvel, inspeção veicular, faixas nos táxis, faixa de pedestres, tudo em prol do lucro desvairado!Agora essa, entre remanejar a festa que nem de longe pode ser considerada tradicional perto da São Silvestre, não pensam duas vezes em mudar a prova tradicionalíssima. Um absurdo!E digo mais, deveria mudar o show da paulista para o Ibirapuera e fazer a prova da São Silvestre começar as 18 para terminar a noite como era desde o ínicio, voltar a saudosa tradição, que era muito mais gostoso de acompanhar!

  2. rafael donato

    16/09/2011 13:04:14

    Ja coloquei minha manifestação em post anteriores, inclusive com dados sobre a prova e sua organização. Gente, não adianta ficar chiando, reclamando, fazendo forum de debate, etc....se tem 20.000 pessoas que pagam R$ 100,00 de inscrição para correr!!! A organização da prova pode fazer o que for, mudar local, horario, entrega de medalha e vai sempre ter os 20.000 pagantes!!! Boicote ja!!! Tem que todo mundo correr de pipoca!!! Isso sim é protesto!!!

  3. Marcos Caetano

    16/09/2011 10:58:57

    Pode me incluir na lista, Erich.Marcos CaetanoEstadão, RedeTV, Revista 02, Revista Football, Revista Piauí

  4. Walter

    16/09/2011 10:45:10

    Erich, a SS sempre se iniciou com largada e chegada em frente a sede da GAZETA, empresa que no ínicio da SS a organizava. Quando a GAZETA mudou-se para a Paulista, no final da década de 60, a largada e a chegada da SS ficou sendo na Paulista. Naquela época não houve todo este ti-ti-ti, talvez por causa da imprensa da época ou porque mudou para melhor. Quem já provou que a nova largada e chegada vai mudar para um local mais adequado (principalmente a largada)? Com que base está se votando contra? Só por fofoca? Só para dar IBOPE? Não sei e gostaria de saber, através de uma discussão com "especialistas" e não com fofoqueiros.

  5. Mateus/SP

    16/09/2011 08:03:56

    Acho que a mobilização é inócua, porque afinal estamos falando de um evento da Rede Globo. Imagina o que conseguiremos de repercussão... Agora, a mudança da chegada não implica necessariamente em organização melhor. Na verdade mostra a incompetência dos organizadores em fazer a prova no espaço tradidional. A largada seria resolvida com o sistema de baias por tempos, com cada um largando no seu ritmo, como acontece nas principais corridas do mundo. E chegar no Ibirapuera, como em outras dezenas de provas na capital, é relegar a São Silvestre ao time de uma corrida qualquer.

  6. Thiago Meller

    16/09/2011 07:17:44

    Onde eu assino?????

  7. Alejandro Ramirez

    16/09/2011 00:41:41

    São Silvestre na Paulista!!! Protestem!!!

  8. Eduardo Santoro

    15/09/2011 20:00:12

    Sou corredor de rua com um cartel de 69 provas, entre 10 Km e meia-maratona, sendo que corri as cinco últimas edições da São Silvestre, desde 2006, portanto.Não vejo com tanta dramaticidade a mudança do local de chegada, o Ibirapuera é um ponto turístico ímpar da cidade e pode inaugurar uma nova tradição da querida corrida de 31 de dezembro. A concentração para a largada na Paulista é horrível, tem que se esperar mais de hora para largar, depois de iniciada a prova até 20 minutos para passar pelo tapete de cronometragem, as pessoas urinam no chão, um show de horror. Quanto à chegada na Paulista, ficou mesmo complicada após a impossibilidade de se utilizar o terreno da esquina com a Rua Pamplona para dispersão e entrega do lanche e medalhas.A mudança pode ser vista com alvíssaras, e me permito citar versos de famosa canção: "É você que ama o passado e que não vê que o novo sempre vem!"VIVA A SÃO SILVESTRE, RENOVE-SE A SÃO SILVESTRE!!

  9. beto

    15/09/2011 18:40:41

    Corro desde 1984, ja participei de algumas SS, mas penso que a mudança da chegada não é um fator tao destrutivo na imagem da SS. Na minha opiniao a mudança de horario da noite para a tarde foi pior que a mudança do local de chegada. E nem com esta mudança a tradilção da corrida se perdeu. Penso que o evento cresceu de tamanho e por isso o local de chegada tem que ser modificado para o bem dos participantes e para sobrevivencia da prova.Os argumentos apresentados nao sao verdadeiros. A maratona mais tradicional que ha no mundo tem sua saida e chegada distantes a quase 42 km, bater o recorde nao pode ser homologado pq o formato da corrida nao contempla as regras da IAAF e nem por isso deixou de ser a prova mais desejada entre os maratonista.Enfim vale a discussao.

  10. Paulo Rocha

    15/09/2011 18:40:26

    Acho um absurdo esta Proposta de mudança da Chegada da São Silvestre.Se formos pensar em "conforto" e "modernidade" a Largada é muito mais problemática que a Chegada (por motivos óbvios, pois todos largam ao mesmo tempo e chegam em tempos distintos).O problema, na verdade, é com a Organização do Reveillon na Paulista, que ocorre horas depois e ao invés de propagar os ideais de Vida Saudável, só traz confusão e bagunça na região.Por favor, caros jornalistas/corredores, divulguem esse Manifesto nas Revistas Especializadas, nos sites e blogs de Corredores e sejam nossos "coelhos" nessa Corrida pela Defesa da tradição e de toda a energia positiva que envolve a nossa RAINHA DAS CORRIDAS.

  11. Roberto Itimura

    15/09/2011 16:45:03

    Fica o meu protesto!!! Mudar a São Silvestre da Meia Noite para tarde foi dificil de engolir, porém foi mudado. Entregar as medalhas antecipado foi mais ridiculo ainda, mas agora mudar a chegada da Av. Paulista para Ibirapuera....é quere acabar com a São Silvestre de vez.

  12. André Franco

    15/09/2011 15:32:45

    A maior parte das pessoas contra a mudança nunca correu uma São Silvestre, e se correu, nunca esteve lá para medir suas forças, fazer um bom tempo, quebrar marcas. Quem corre sabe a desorganização que é, principalmente na Largada. Apenas um lado da avenida é utilizado para a largada, ou seja, o espaço é muito pequeno. Os corredores precisam ficar uma hora no mínimo para conseguir uma posição descente na largada. Melhor q mudar a chegada seria mudar também a largada, fazendo com q a prova apenas passasse pela Paulista. A própria Maratona de São Paulo é uma prova muito mais organizada, já que a largada é numa ampla avenida. Quem questiona o porque da mudança apenas da largada, deveria tentar largar na São Silvestre, ficar uma hora de pé no meio de toda aquela gente, e não urinar no chão, ato que todos fazem já que não podem sair para não perder o lugar.

  13. Marcelo Lyra

    15/09/2011 15:11:11

    Tradição é tradição. São Silvestre não terminar na Paulista é como fazer os jogos finais do Campeonato Brasileiro no Japão.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso