Negócios do Esporte

Chame o Abílio, Dilma!

Erich Beting

Ao que tudo indica, o Ministério do Esporte deve ter um novo comandante nos próximos dias. Até mesmo a Fifa já disse que mudará o interlocutor do governo com a entidade, numa demonstração clara de que, mesmo que comprove sua inocência, Orlando Silva Junior deve ser colocado para o banco de reservas.

Já que é assim, bem que a presidente Dilma Rousseff poderia pensar em deixar a política de lado e buscar alguém do mercado para ocupar o cargo. Depois de alguns dias pensando no que poderia ser o melhor, coloco aqui minha campanha: ''Chame o Abílio, Dilma!''.

Abílio Diniz, presidente do Conselho do Grupo Pão de Açúcar, é bilionário. Não precisaria usar o cartão corporativo para comer uma tapioca, ou a verba pública para levar a família ao Rio de Janeiro.

Sua habilidade como gestor também é inquestionável. Conseguiu transformar o Pão de Açúcar de uma empresa à beira da falência no maior hipermercado do país. E, nesse tempo, a ligação e o envolvimento com o esporte solidificou não apenas a marca do Pão de Açúcar como ajudou no crescimento de diferentes modalidades no Brasil.

Hoje, a etapa de São Paulo da Maratona Pão de Açúcar de Revezamento é a maior corrida de rua da América Latina, reunindo mais de 30 mil corredores, dos quais quase a metade estreantes no universo da corrida. Além disso, o Audax, time de futebol fundado pela empresa e que tem equipes disputando os estaduais de São Paulo e Rio de Janeiro, já teve quase 500 mil atletas que passaram pelas suas peneiras. Atrelado à performance dos jogadores está um trabalho social de educação.

Dilma quer aumentar a eficiência da gestão pública por meio da contratação de pessoas técnicas para os ministérios. Taí uma ótima oportunidade para, quem sabe, começarmos a mudar a realidade do esporte no país.