Negócios do Esporte

A $ábia decisão alemã de ter um QG próprio na Copa

Erich Beting

A informação foi impressa nas páginas do jornal alemão Bild. Depois de tanto procurar, a Federação Alemã de Futebol (DFB) decidiu que montará um espaço próprio próximo a Porto Seguro, na Bahia, para abrigar o time alemão. Alguns veículos brasileiros já ligaram essa decisão ao pretenso despreparo do Brasil para organizar a Copa do Mundo.

Mas há muitos senões e cifrões nessa história que vão além da capacidade hoteleira e de transportes do país.

Primeiramente, os hotéis e CTs que são escolhidos para abrigar as seleções passam pelo crivo da Fifa. Onde quer que seja, o local é sempre aprovado pela entidade. Considerando a decisão alemã de fixar moradia na Bahia, o que não falta são hotéis aptos a atenderem os requisitos determinados pela entidade.

O argumento da dificuldade de locomoção também é relativo. Logicamente estamos longe de sermos uma Alemanha no quesito mobilidade urbana. Por terra, pelo ar, ou água, estamos muito atrás da eficiência germânica. Mas os alemães optaram por ficar a 40km de Porto Seguro e usar o aeroporto local, menor que o de Salvador, para seus deslocamentos aos jogos.

Ou seja, transporte também não é grande problema. 

Entra, então, o terceiro ponto que justifica a decisão tomada pela DFB de construir um QG próprio. Ao montar um local próprio, a Alemanha não ficará hospedada em ''território Fifa''. Ou seja, os alemães não estarão hospedados nos alojamentos alugados pela entidade para as delegações.

Ao não ficar no território da Fifa, a Alemanha não precisa, também, seguir o caderno de regras da entidade no que diz respeito à proteção de seus patrocinadores. Os alemães têm 14 parceiros comerciais. Desses, apenas Adidas, Coca-Cola e McDonald's são também parceiros da Fifa. Outros cinco são concorrentes diretos de patrocinadores do Mundial.

Sendo assim, para agradar os parceiros, a Alemanha construiu o próprio QG. Tanto que esses mesmos parceiros ajudaram nos investimentos para levantar o local, que depois será usado para projetos sociais, segundo informa a federação alemã em seu sita.

A decisão não é meramente técnica, muito menos está ligada a uma ''incompetência'' do Brasil. Até porque as grandes seleções deverão fazer isso na maior parte dos casos. O Brasil, por exemplo, ficará na Granja Comary, com todos os seus patrocinadores realizando ações para quem estiver presente ao local.

Veja abaixo o vídeo com os detalhes do ''Campo Bahia'', como foi denominada a área construída pela DFB.

 

Nota do blog:

Após a publicação do post, a diretora de comunicação da Fifa entrou em contato para contestar algumas informações contidas no post. Para ler a resposta da entidade, clique aqui.