BTG Pactual dá novo alento a estádio do Palmeiras
Erich Beting
Na semana passada foi oficializada a compra de 65% da WTorre pelo BTG Pactual, fundo de investimentos que tem se especializado na aquisição de empresas com grande potencial de negócios porém com grande risco para a concretização dos mesmos. Para ilustrar bem isso, vale lembrar que foi o BTG quem comprou o Banco Pan-Americano de Silvio Santos.
A concretização do negócio é vista no mercado como uma espécie de ''salvação'' do novo estádio do Palmeiras. Endividada, havia receio de que a WTorre não conseguisse terminar as obras da Arena Palestra Itália. No ano passado, a tentativa frustrada de a construtora lançar ação em bolsa era vista como mais um indício de que a reforma do estádio palmeirense corria o risco de se tornar uma lenda.
Dentro do próprio Palmeiras, a chegada do novo parceiro é considerada benéfica, já que daria mais credibilidade ao mercado para o projeto. Ainda assim, o clube e a Traffic continuam a trabalhar em busca de uma empresa para a compra do naming right do estádio. A oferta de R$ 10 milhões ao ano por dez anos ainda encontra dificuldades para ser aceita no mercado. Mais de cem empresas foram procuradas até agora, porém menos de dez demonstraram interesse no negócio.
Vale lembrar. No futebol, o melhor acordo de patrocínio de um estádio é o da Allianz com o Bayern, na Alemanha. Para dar nome à arena do time alemão, a seguradora gasta 6,5 milhões de euros ao ano. Ainda incipiente no Brasil, não existe um parâmetro para um acordo de naming right no país. O balizamento só deve vir com o surgimento de negócios a partir das praças que estão sendo construídas agora.
-
Erich Beting
28/03/2011 13:30:55
Guilherme, naquela época o mercado era outro, o acordo envolvia também o patrocínio do uniforme do Atlético-PR. E o valor era de R$ 3,5 milhões ao ano. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 13:23:25
Eduardo, já falei bastante sobre Itaquera também e sobre a utilização de dinheiro público em obras para 2014. Não estou preocupado com o estádio do Palmeiras, apenas noticiei algo que mais de uma empresa me passou sobre a percepção pós-negócio do Pactual com a Wtorre. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:58:44
Laercio, acho que o excesso de italianismo prejudica. Tudo no e sobre o Palmeiras vira um grande drama, vide a reação de muitos torcedores a notícias veiculadas sobre o clube. O que precisaria ser feito era o clube repensar a maneira de agir, especialmente no relacionamento com a mídia. Todo clube vaza informação, mas no Palmeiras parece que toda torneira pingando é uma enxurrada sem fim... Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:50:49
Salve, Oscar, tudo bem? O Atlético vendeu o naming right por R$ 3,5 milhões, envolvendo ainda o patrocínio na camisa do time. E, sem dúvida, o boicote da mídia afastou os americanos que fecharam o contrato pela Kyocera da região das Américas. O problema é, também, que eles entraram no negócio acreditando que o mercado brasileiro já estaria pronto para tratar do tema igual ao dos Estados Unidos... E isso há sete anos! Foram visionários, sem dúvida, mas infelizmente não havia ambiente para esse tipo de acordo na época. Hoje também é difícil, mas é natural que a própria mídia já esteja mais amadurecida. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:48:21
Paulo, expus apenas um fato. O Pactual assumiu uma dívida de R$ 1,7 bilhão da WTorre. Ou seja, bem das pernas ela não está. Pegar novos negócios não significa salvar o caixa de uma empresa, é só trazer a comparação para o futebol para ver isso claramente. Agora, em relação a Itaquera, a obra ainda nem começou... Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:45:51
Guto, nada contra, mas realmente você acha que o jornalista tem alguma liberdade para falar o que pensa, independentemente da empresa em que trabalha? Ou alguém da Record fará matérias que vão contra produtos da casa? Ou alguém da Folha de São Paulo faria matéria contra a empresa? Não dá para ser ingênuo a esse ponto. A Globo faz o jogo dela e tenta conquistar o seu espaço. Melhor ainda é que não usa o seu poderio de mídia para manipular ainda mais a opinião alheia. Nesse caso, acho que a isenção é o melhor a fazer mesmo. É importante notar que o futebol é um produto comercial da emissora, e não jornalístico. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:38:54
Cesar, o negócio segue na Justiça. A Samsung cobra o rompimento unilateral, mas ainda não saiu uma decisão em última instância. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:38:27
Cesar, o negócio segue na Justiça. A Samsung cobra o rompimento unilateral, mas ainda não saiu uma decisão final. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:24:32
Pedro, o Bayern comprou a parte do 1860 e passou a ser o único dono do estádio. Antes, ambos dividiam os custos, o estádio não era público. Foi condição imposta pela população de Munique para que ele fosse construído. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:23:38
Diogo, nem sempre a garantia é suficiente. Além disso, ela não era garantia total de cobertura das obras, não é mesmo? As obras demoram mesmo, acho que está num ritmo um pouco abaixo do normal, mas segue o cronograma. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:22:29
Figueira, mas o banco vê a Arena como um negócio de futuro potencial. E a entrada dele foi exatamente para frear a sangria dos cofres da WTorre. Abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:19:51
Luiz, o Pactual assumiu R$ 1,7 bilhão em dívidas da WTorre. Um abraço, Erich
-
Erich Beting
28/03/2011 12:15:58
Sem dúvida, Sérgio. Mas os valores não chegavam a R$ 4 milhões ao ano e ainda incluíam o patrocínio à camisa do time. Um abraço, Erich
-
Mateus
26/03/2011 15:58:45
Cara, até hoje eu não vi um jornalista (de qualquer jornal ou emissora) que critica a construção da Arena, mostrar com argumentos o motivo do negócio ter sido ruim.Cansei de ler matérias que tentam desmerecer o negócio, e as únicas coisas escritas são: 30 anos é muito, a WTorre está com problemas financeiros, etc.Leia a matéria do PVC da Espn, que lá ele explica tudo sobre essas críticas, dado a dado.
-
alberico
26/03/2011 14:35:28
A grandeza De Um CLUBE!Com copa do Mundo à vista e Olipíadas tb....Vais ser um Bom negócio para os dois lados!Que fechar com o palmeiras terá a certeza de estar fechando com um verdadeiro case de sucesso!!!!1 Maior case de sucesso de patrocínio Palmeiras/Parmalat2 Líder disparado no maior mercado do Brasil ( o Interior de São Paulo )...há cidades onde 80% da população é palmeirense.3 Um dos campeões do payperview ( 2008 campeão isolado )4 Melhor localização de todos os estádios da capital.5Terreno mais valorizado6 Líder de cliques no jornal de sports de maior circulação da cidade de SPEsse é um clube que vale a pena investir!!! Sem dúvidas!!
-
Jose
26/03/2011 14:03:23
Cancelando a Globo Internacional e o PFC! Espero que os amigos Tricolores assistam a partida de amanha na BAND....
-
Franco Ferraro
26/03/2011 13:48:05
A comunidade Palmeirense deve ajudar a viabilizar a construção, promovendo a solução dos problemas. Esse projeto tem um olhar para o futuro.Lanço um desafio, vamos modernizar a administração do Palestra. Os sócios elegem o conselho, que por sua vez indicam profissionais do mercado para adminstrar o futebol, com metas estabelecidas.A marca Palmeiras é muito forte, mas mal trabalhada. Menos emoção mais inteligência!
-
Valdir Guerra
26/03/2011 13:43:15
Estão chegando os torneios intenacionais e o único estádio padrão fifa em SP ainda é o Palestra Arena.Se eu fosse presidente do Palmeiras, eu mesmo compraria os direitos e colocaria o nome de. "PALESTRA ARENA"Só para matar a gambazada de inveja....
-
Roberto Zara
26/03/2011 13:24:23
Pessoal,Sem $$$ não há investimento e, sem investimento não existe sucesso. vejam que o Internacional-RS fez uma revisão no projeto do Beira Rio e está negociando com a Andrade Gutierrez uma parceria de 20 anos.Sendo que, o investimento é metade do investimento na Arena Palestra Itália.O negócio é bom para o Palmeiras e o risco é todo da WTorre. Será a melhor Arena com melhor localizaçao do País.Avanti Palestra, Avanti Palmeiras!!!
-
Sérgio Cunha.
26/03/2011 12:24:00
O Atlético Paranaense já fez no passado recente: Kyocera Arena.
-
Emilio Carlos Cremasco
26/03/2011 10:40:04
ARENA PALESTRA -VAI SAIR, FICAR PRONTA E VAI AJUDAR A SE PALMEIRAS CRECER CADA VEZ MAIS. TIRANDO ESTE TURCO JA MELHORA DEMAIS!NAMING RIGHT ESTA A CAMINHO PARA AJUDAR + AINDA O CONTRATO COM A TELEVISÃO!LOGO SABEREMOS!OBS: TEMOS QUE MUDAR O PRATROCINADOR DA CAMISA ESTA MARCA E PE FRIO CONOSCO!FICAMOS 16 ANOS SEM TITULO!
-
Nelton
26/03/2011 10:11:15
A construção do estádio é irreversível, ele é objeto de um project finance muito bem estruturado com o Banco do Brasil. Na pior das hipóteses, a construtora pode ser substituída por outra de igual renome, mas o projeto continua. A venda do naming rights faz parte do retorno do investimento e, segundo estudos realizados na fase de projetos, depois do estádio do Corinthians, a arena do Palmeiras é a que pode arrecadar o maior valor com o produto, muito acima do que pode ser conseguido pelo Morumbi, por exemplo. Abraço
-
ALEX
26/03/2011 09:44:13
Belo comentario! Futebol é rivalidade dentro de campo... fora, devemos conviver em harmonia sabendo que o bom nivel de todos os adversario é fundamental para o crescimento dos clubes.
-
Cristiano
25/03/2011 21:19:14
Sou palmeirense e os estádios mais bem localizados de São Paulo são o Palestra Itália, por estar numa região com ótima infra-estrutura residencial e comercial e o Morumbi pela região nobre e por contar futuramente com o metrô nas proximidades.Já o estádio do Corinthians ainda é uma incógnita, possui o metrô ao lado com shopping, mas isso não é o bastante, os hotéis de São Paulo estarão bem longe dali, não sei se construirão alguns visando a Copa do Mundo. na região.
-
Carlos Souza
25/03/2011 19:58:53
Eu espero que a nova diretoria e os tais 'conselheiros', parem de atrapalhar para que a Arena fique pronta na data prevista, pois que bem administrada vai ser um bom negócio para ambas as partes.
-
Erik P.
25/03/2011 19:43:56
Eu acho que o Palmeiras vai conseguir um belo naming right, afinal, a região do estádio é muito boa, bem localizada (perto do terminal Barra Funda e entre dois shoppings).Outro estádio que parece que vai ter um belo naming right é o Morumbi do meu super-campeão São Paulo. Serão dois belos estádios!
-
José Maria de Souza
25/03/2011 19:32:53
Erich, como pode uma diretoria querer alavancar negocios com um Anti-Marketing, ou seja falam em parar as Obras da Arena, Falam em romper o Contrato, qual investidor vai investir num Produto onde o próprio Dono faz uma Mega Campanha Contra?Estes diretores da sociedade Esportiva Palmeiras, são tão mediocres, que mesmo sendo situação, agem como Oposição, pra provar que o negocio foi Péssimo, pois a origem se deu em outra Gestão, esquecem do Bem Maior que é o proprio clube.São Politiqueiros, retrogrados, Ultrapassados, Incapazes, e não passam nenhuma segurança, teriámos que ter pessoas do Nivel de Brunoro, para quem sabe mudar este quadro, pois com Frizzo, Mustafá, Tirone, Gitto, tá mais pra Butequim do que Arena!
-
luiz hubner
25/03/2011 17:57:23
quanto a informaçao do pactual esta correta mas quanto a w torre esta mal das pernas e' brincadeira alem de esta fazendo varias obras e dona da daslu o problema e que os projetos dela e de grande monta mas isso pouco importa o sr tirone tem que parar de ouvir o mustafa voceis acham que o belluzzo e' mentiroso se ele falou que deve 90 milhoes deve 90 milhoes agoar o palmeiras precisa de jogador urgente acorda tirone epare dereaclamar de diviada a patricia amorim esat contratando edeve 600 milhoes acordaaaaaaaaaaaaaaaa
-
Maicon
25/03/2011 16:56:42
Cara, na minha perspectiva, essa briga de diretoria é muito complicada. Esses caras trabalham como os políticos de Brasília, em busca de voto. Então não se trata apenas de o que é bom ou ruim para o clube, mas de quem fez o que.O acordo que o Palmeiras firmou com a W Torre é muito bom para ambos. Tive acesso ao contrato pois sou gerente da conta da WTorre e do Palmeiras em um banco. É muito fácil criticarem o contrato que existe, falando que o Palmeiras deveria exigir mais. Mas a parta complicada está com a construtora. Se fosse fácil arrumar mais do que R$ 350 milhões, o próprio Palmeiras construiria o estádio, e ao invés de parceria, contrataria a WTorre ou uma concorrente para apenas realizar o serviço da construção.A parceria é sensacional para o clube, que apesar de praticamente falido, sem possibilidade de alavancagem financeira, vai, ao término da construção, possuir um estádio de primeiro mundo, que será o mais moderno do país até então.Precisamos apoiar o projeto e, como torcedores, exigir a expulsão desses velhos italianos que chupam o sangue das veias do nosso clube. Precisamos de um presidente, não de um político...
-
Paulo Roberto Beira
25/03/2011 16:16:04
No Brasil teve a Kyocera Arena do Atlético Paranaense...só que a Globo não falava e nem mostrava imagem da marca...é lamentável!!!!
-
viper
25/03/2011 16:00:01
Só uma dica, o N.R. do Palmeiras será o maior ou estará entre os maiores do mundo.
-
rony
25/03/2011 15:42:06
Palmeiras vai conseguir, com certeza, esse Inédito valor!!!É um líder nacional de torcida e líder disparado em um mercado cobiçado por todos ( o interior de SP )Um dos campeões de payperviewcampeão de cliques na internetLíder mundial em venda de camisas, batendo times tradicionais da europa.O Boneco do marcos é o mais vendido do BrasilFoi líder da timemania quando essa ainda era sucesso e novidade.Certamente vai conseguir uma grande empresa para dar nome a ARENA e não deve assinar por menos de 120 milhoes os direitos de TV...a torcida banca!
-
marco
25/03/2011 15:01:53
Os Palmeirenses acreditam mesmo que um homem como Andre Esteves, carioca sem vinculo nenhum com palmeiras, que passou a perna no homem que o contratou, que depois disse q seu ex-funcionario "venderia a mae pelo poder", vai facilitar as coisas e devolver a arena ao Palmeiras em pouco tempo? Isso se ela for construida, claro.Sonho Verde!
-
marcos
25/03/2011 13:50:36
Naming rights no brasil é inviável, a não ser que a poderosa globo resolva falar o nome do estádio na transmissão, algo impensável. Aliás, chamar a equipe de formula 1 da Redbull de RBR (único país do mundo que a chama por essa sigla...), até no site, as equipes de vôlei etc...é um indício de que não vale a pena investir. Não consigo imaginar o Galvão Bueno começando uma transmissão assim "Bem amigos da Rede Globo, falamos ao vivo aqui da Arena Bradesco" tendo o itaú como patrocinador do futebol na tv...
-
Willian
25/03/2011 13:29:21
Na Arena na Baixada quando construída o contrato com a Kyocera era de + ou - 3,5 milhões de reais, contrato de 5 anos, depois que acabou o atlético não quis renovar por essa mesma quantia... Hoje não acha mas ninguém para patrocinar o estádio, a imprensa, digo a detentora dos direitos de transmissão é uma das culpadas, pois não divulga a marca da empresa nas transmissões, só o nome do estádio. Com essa briga pelos direitos de transmissão, será q a detentora irá divulgar o nome... acho um bom adendo nos novos contratos.. será q algum clube está se preocupando com isso?
-
figu
25/03/2011 13:25:35
Erich e amigos do blog, boa tarde:Notícia que é interpretada de maneira muito, mas muito, otimista. O banco pode muito bem dirigir seus interesses para outros negócios e o clube ficar na mão.Foi a mesma coisa quando a W. Torre emprestou dinheiro do Banco do Brasil. Naquela época muitos jornalistas disseram que o dinheiro seria para a arena e até para comprar jogadores. O fato é que a construtora está quebrada, não tem caixa para honrar seus compromissos mais urgentes, tais como a nova sede da Petrobras e o shopping Iguatemi e fica difícil acreditar que vai investir R$ 300 milhões em dois anos para receber em trinta nesse empreendimento.SaudaçõesFigueira
-
Diogo
25/03/2011 13:16:09
Olá Erich,Tenho acompanhado o seu blog e admiro muito seus posts sob a ótica de marketing e negócios do futebol.Tenho uma dúvida, o Palmeiras tinha o Banco do Brasil como avalista (não sei se é esse termo) da obra. "Endividada, havia receio de que a WTorre não conseguisse terminar as obras da Arena Palestra Itália", mas aí o contrato firmado, com garantias etc, não é o suficiente para a construção do estádio?Tenho visto que as obras estão a passos de tartaruga...
-
Pedro Zille
25/03/2011 12:46:35
Erich, boa tarde...Allianz arena não é do Bayern e sim público, pois la tem jogos tantos do Bayern quanto do 1860 munique.ou estou enganado?Grande abraço, acompanho sempre seu blog ...saudações Cruzeirenses!
-
Cesar
25/03/2011 11:58:46
Bom... eu entendo esta notícia como algo um pouco divergente... Até aonde eu estou ciente do assunto, somente a imprensa disse que isso seria uma salvação, e aliás, a mesma imprensa disse que essa compra poderia indicar uma possível "falência" da W Torre.Tenham o mínimo de consciência de que o estádio sairá....para quem não acredita, passe lá na Matarazzo e vejam como o prédio admistrativo está com o esqueleto praticamente pronto...os vestiários estão muito adiantados!A respeito do naming rights, Tirone provavelmente em 2 semanas deverá mesmo viajar ao Oriente Médio aonde uma ótima proposta da Emirates (mesma owner dos naming rights do estádio do Arsenal em Londres) deve ser mesmo a vencedora.. (isso claro é o que esperamos)....mas enfim... muito cedo para dizer qual será a empresa.... e já deu este negócio ainda de dizer que a arena não sairá...Chega da mídia de má fé!Beting, gostaria de perguntar, você tem alguma notícia sobre todo o problema entre samsung e Palmeiras?A que fim chegou afinal?abs....
-
Leo
25/03/2011 11:03:05
Boa notícia. Espero que nosso Presidente agora os deixem trabalhar. O investimento é mto alto, imagimem se o Palmeiras fosse pegar um emprestimo desse valor investido não daria conta de pagar NUNCA, e ficaria atolado em dívidas, mas com a parceria o clube usufruirá de um estádio moderno que voltara a ser seu sem nenhuma dívida. Abraços Alviverdes.
-
guto
25/03/2011 10:53:52
Em relação a cartada do C13 tudo é obscuro!A Globo, como sempre, seja na política, Artes ou Esportes, manipula várias pessoas e organizações.Por que esse assunto não está na pauta de nenhum dos seus telejornais ou programas esportivos. o Sportv também não toca no assunto, Thiagos, Rizeks, Marcelos e cia não são jornalistas são todos fantoches.
-
PAULO
25/03/2011 10:41:34
Caro Eric. Não tenho nada a ver com a W torre, nem com Banco Pactual, mas primeiro não entendi porque o projeto Arena Palestra precisaria de alguma equação financeira para ""ser salvo"". Depois, pelas informações que se tem e se consegue no Google facilmente, a W Torre não está tão ruim assim, agora mesmo ganhou concorrencia para construir fábrica da Shery industria chinesa d automoveis, em Judiai, com investimentos na ordem de US$ 800.000.000 de dólares. Acredito que não se obtenha um contrato desse porte se "quebrado"". Depois essas fusões e incorporações no mercado são cada vez mais corriqueiras. Há uma porção de Fundos internacionais querendo entrar no país principalmente no setor de construção civil. Acredito que seria interessante vc, serio comentarista que é, verificar como anda a Oldebrecht, como anda o contrato do Itaquerão, como andam as coisas entre o projeto e o Ministerio Publico.Abraço.Paulo
-
Oscar B Neto
25/03/2011 03:07:26
Olá Erich Beting.Embora seja corintiano não acredito que o palmeiras esteja pedindo muito para o naming right, se eu não me engano teve uma época (uns 3 ou 4 anos atrás) que o Atlético PR vendeu os namings para a Kyocera justamente por esse valor.Porém acho que o contrato não foi até o final, muito disso (acredito eu) em razão do fato dos veículos de imprensa boicotarem o nome "Kyocera Arena" e continuarem chamando de "Arena da Baixada".Aliás acredito que isto daria um belo post, os boicotes que alguns veículos de imprensa promovem à patriocinadores do futebol e como isso atrapalha o desenvolvimento de negócios no esporte.AttOscar b N
-
Laercio Fernandes
25/03/2011 00:46:02
Tudo bem Erich?Como todo palmeirense, que vive de esperança, espero que com a entrada de um banco na parada, a coisa toda se desenrole e tenhamos realmente a garantia de construção da lendária arena, pois sabemos que aqui um banco só entra em campo para ganhar.Por que será que para o Palmeiras e, consequentemente para os palmeirenses, tudo é tão difícil, desde uma simples contratação de jogador até a complexa realização da arena? Será 'sina' ou incompetência de seus dirigentes?AbraçosLaercio.
-
J.MARCOS
24/03/2011 23:47:17
O Marketing esportivo no Brasil está relativamente bem adiantado. As empresas sabem do que precisam, como funciona, vantagens e desvantagens, mas os clubes não conseguem formar equipes profissionais para gerir tantas possibilidades. Os presidentes dos clubes têm competência de amadores, interferem em tudo, atrapalham, não têm visão do produto que têm nas mãos. O nome da Arena do Palmeiras não pode valer menos que 10 milhões anuais. E não deve ter um valor fixo. Dez milhões seria um valor base que pode aumentar conforme as variáveis anuais, de eventos, de desempenho do time,etc. Não se pode esquecer que, sobre esse valor, incidem comissões de intermediação, agenciamento e outros.
-
eduardo
24/03/2011 23:17:02
Caro Erich, pq novo alento? salvação? pq tanta preocupação com o nosso estádio se o tal lá de itaquera vai comer o nosso dinheiro, será que vc não vai noticiar nada ou não quer?
-
Edson
24/03/2011 22:01:14
Adeus Palmeiras, cada vez menor!
-
Otávio
24/03/2011 20:25:57
Boa noite Erich,Queria fazer uma pergunta: nesse imbróglio todo, onde a atual diretoria fala que o contrato foi ruim para o Palmeiras e a antiga o defende como seu trunfo, quem você acha que tem mais razão? Eu não acredito que um homem da envergadura do Beluzzo cometeria erros com respeito ao entendimento de um contrato. Além disso, a despeito das críticas que possa receber, realmente gosta do Palmeiras e buscava fazer o melhor pelo time.Por fim, sei que foge um pouco do assunto, mas o que você acha desta última cartada que o Koff deu com relação ao C13?Abraços
-
Guilherme Coelho
24/03/2011 19:55:43
O parâmetro existe com o caso da Arena da Baixada, em que deu o nome do estádio por 3 anos.
Leia os termos de uso