O novo patamar na gestão de carreira de atletas
Erich Beting
A agência de marketing esportivo 9ine anunciou há pouco um acordo para o gerenciamento da carreira de Falcão, astro do futsal (leia aqui). É o segundo negócio da agência, que tem Ronaldo como um de seus sócios, nessa área de gestão de imagem de atletas. O primeiro acordo estrelado foi com o lutador Anderson Silva.
Só que o noticiário todo foi dominado pela reunião que Ronaldo fez, também com a 9ine, com o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. O atleta poderia, pela notícia divulgada nesta manhã no diário esportivo Lance!, passar a fazer parte da 9ine e também do Corinthians após a disputa da Copa Santander Libertadores pelo clube do litoral paulista.
Muitos pedem mais ética, lisura e transparência nas negociações de Ronaldo neste começo de nova carreira. Natural, ainda mais com o alvoroço que ele tem causado na área.
O fato é que, muito provavelmente, alcançaremos um novo patamar dentro do mercado de gestão de imagem de atletas depois da entrada da 9ine nessa empreitada.
Ronaldo se deparou, ao voltar para o Brasil, com uma grande oportunidade de mercado. Por aqui, simplesmente não há qualquer planejamento sobre o trabalho a ser feito com a imagem de grandes atletas. Dependemos, e muito, da boa vontade de empresas e do próprio ''faro'' do atleta ou de pessoas que o cercam para que alguns poucos negócios sejam realizados.
É só ver o quanto evoluiu esse mercado para o atacante Neymar desde que ele e a diretoria de marketing do Santos passaram a trabalhar, ainda de forma um tanto quanto amadora para os padrões executados na Europa e nos Estados Unidos, na gestão de contratos de imagem do jogador.
Com Ronaldo e a 9ine, muito possivelmente alcançaremos um novo patamar em relação a isso. Para melhorar, o atleta, no Brasil, é cada vez mais visto como uma boa imagem para engajar as campanhas publicitárias das marcas. Com a realização de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos por aqui nos próximos anos, a tendência é que o atleta seja ainda mais valorizado.
Mas qual a diferença da entrada de uma 9ine para o mercado? No passado, a Traffic, toda poderosa do mercado, tentou sem sucesso montar um braço para cuidar da imagem de atletas.
O fato é que a chave para que o atleta aceite a ter um trabalho mais profissional na gestão da sua carreira está na confiança que a pessoa tem em quem realiza esse trabalho. Aí, ninguém melhor que Ronaldo para ''conquistar'' o maior e mais expressivo números de clientes.
O mercado só tende a crescer, mesmo que, num primeiro momento, questione-se a maneira como Ronaldo tem atraído seus clientes. Nessa seara, a rede de relacionamento é o principal motivador de novos negócios.
-
Helder
16/04/2011 04:59:41
Eu se fosse empresário e presidente de clube ficaria com os olhos abertos e com os advogados apostos...
-
Helder
16/04/2011 04:58:37
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pro "negócio" dele não precisa de tanto amigo.
-
josé ferreira
15/04/2011 10:08:00
"Ronaldo se deparou, ao voltar para o Brasil, com uma grande oportunidade de mercado. Por aqui, simplesmente não há qualquer planejamento sobre o trabalho a ser feito com a imagem de grandes atletas. Dependemos, e muito, da boa vontade de empresas e do próprio “faro” do atleta ou de pessoas que o cercam para que alguns poucos negócios sejam realizados"Quem constatou a oportunidade foi a WPP, maior empresa de publicidade do mundo, que se associou a ele , marca de destaque por estas plagas.
-
mauricio t
15/04/2011 09:32:22
acredito que o fato do ronaldo nao ter phd nao e impedimento para ele ter sucesso nessa empreitada que se baseia na confiança e credibilidade, pois os ganhos financeiros nao sao complicados de se fazer, pois nao existem aplicações financeiras ou calculos complicados, apenas contas de somar multiplicar e percentuais, coisa que ate um jogador de futebol debil mental sabe fazer. acredito que o ponto chave aqui e atender o interesse do jogador, tal qual foi retratado em jerry maguire ( filme com tom cruise sobre o assunto, quem nao viu, veja e pense sobre o assunto). se o GANSO pode ganhar mais aqui, seus agentes devem falar isso pra ele, mas se ele QUER jogar na Europa, o agente dele TEM que fazer o que ele quer, mesmo que perca dinheiro ou desagrade torcida, mas esclareça os danos à imagem dele ao longo da carreira dele. Como dizia Nelson Rodrigues, um dirigente é antes de tudo, um canalha, então os jogadores podem ser burros mas percebem que não dá pra ter confiança nesses caras, que só estão vendo o lucro para o clube e para eles como intermediário, antes de mais nada. Os jogadores vão colocar agentes, empresários e intermediários que profissionalizem essa relação, pois não querem ser bucha de canhão nem terem suas carreiras implodidas antes mesmo de acontecerem.
-
Gustavo
15/04/2011 07:11:33
mas é exatamente isso que o autor tá falando. a diferença de tudo está no ronaldo. não é tão difícil entender que isso é a base da argumentação do post, é?
-
Leomar
14/04/2011 21:01:34
Alguns comentários estão enviezados pelo terrorismo anticorintiano. Ronaldo fez estragos no "emocional" desses comentadores. Como é assunto da moda: é o bullying do futebol. Gordo malvado!
-
Erik P.
14/04/2011 20:17:29
Tempo ao tempo, vamos ver o que a 9ine vai produzir de verdade. Mas o modus operandi indica que vai ser apenas mais um aproveitador barato do obscuro mundo do futebol brasileiro. Tal qual o "amigo" Teixeira.Não boto fé.
-
Erik P.
14/04/2011 20:16:09
É impressionante. O PhD. em "jestão" do Fofômeno foi feito em Yale ou em Harvard?
-
Edson
14/04/2011 19:32:39
Acho que correu uma "grana por fora" para o magnifico dirigente corintiano, símbolo de uma arrogância sem tamanho. Os curintianos sob uma paixão desenfreada vai sendo iludida por um tal de Andres.
-
Edson
14/04/2011 19:28:39
Boa imagem? Até hoje nunca entendi o porque puxam tanto o saco do Ronaldo. Devemos respeitá-lo pela brilhante copa de 2002, mas parece que já esqueceram de alguns episódios que, caso acontecesse com outro, certamente não seria acatado como fatos referente à boa imagem. Bons exemplos parece que são confundidos quando comparado entre pobres e ricos.
-
Frank
14/04/2011 17:45:13
Toda essa galera falando em ética não passa de um bando de invejosos que fariam tudo aquilo que fazem os que eles acusam, mas não têm competência para fazer o que a nova empresa vem fazendo.Apoio a 9ine, o mercado brasileiro é cheio de amadores que exploram os atletas. Ou porque será que agora todo atleta quer fechar com a 9ine? Pior pra eles é que não deve ser. E repito, esses mesmos que acusam a 9ine de falta de ética já faziam e vão continuar fazendo igual ou até pior que a 9ine no quesito ética.
-
paulo
14/04/2011 17:35:33
Acho que agora entendo por que o Ronaldo não ficou no Flamengo. Ele jamais faria isso lá. Se vamos atingir um novo patamar ? Acredito que sim, mas como foi citado anteriormente, travestis, cigarro, bebida, tudo junto, uma hora a imagem já não fica tão boa na foto.Lembrem-se da influência negativa que o Robinho, ainda em início de carreira, teve no Real Madrid comandada pelo Ronaldo.
-
josé esteves
14/04/2011 16:42:01
Alguém, inclusive do universo dos blogueiros mimados da Folha, já se perguntou se é ético, moral ou mesmo válido, um presidente de clube de futebol ser sócio declarado de um empresário de jogadores de futebol? Pois Isso está acontecendo entre o Ronaldo, o Sanchez e o pobre (em todos os sentidos) Sport Clube Corinthians Paulista. E ninguém fala nada.
-
André Licati
14/04/2011 15:40:12
É interessante ver como os comentários tornam-se mais brandos quando o nome do Ronaldo está no meio. Para essa imprensa bajuladora, falar em Ronaldo é como falar em Deus...Erich, por favor, trate os assuntos do jeito que eles devem ser tratados. E não de forma a agradar o Ronaldo.Aliás, não sou santista, mas pergunta para a torcida do Santos o que ela está achando desse assédio do Ronaldo em cima do Ganso.
-
Antonio
14/04/2011 14:11:10
Gostaria de ter essa opinião a respeito, mas a proximidade do Ronaldo com Andres Sanchez me gera suspeitas diferentes sobre o real objetivo dessa agência.Futebol é sujo, meus amigos, não adianta.Abs
-
liso
14/04/2011 13:40:08
Se não se tratasse de teor, o post teria outro Ronaldo.
-
Luiz Taveira
14/04/2011 13:21:17
Provavelmente voces nao vao publicar o que vou escrever...A 9nine , mascara o Marketing com futuro agenciamento de jogadores.Aja visto o que aconteceu com o Gilmar Rinaldi..porque ao invès de ir atraz de jogador consagrado o Ronaldo, que um dia foi ajudado por um empresario, nao vai no interior da Bahia e pega um garoto, com verme, bicho de pè, desnutrido , porèm bom de bola e faz dele um jogador.Todo mundo tem o direito de trabalhar em qualquer setor, e o Ronaldo tambèm..mas nao venha com esta chorumela de Marketing, porque o Adriano vai servir de Marketing para quem ??? e voces passam a mao na cabeça do Ronaldo porque tem medo de .Sejam coerentes e concordem , esta nascendo mais uma agencia, sem ètica nenhuma para trabalhar com contrato de jogadores com clubes ( repito è um direito dele, porèm coloque tudo as claras).Voce conta nos dedos quantos jogadores podem ser alvos de Marketing no Brasil...Quem Marcos Buais no futebol...a mesma pergunta o Ronaldo pode fazer sobre mim...claro.Mas sera que os Atletas em quem o Ronaldo esta confiante em trazer para sua agencia, fariam negocios de Marketing com Marcos Buais???
-
Alexandre
14/04/2011 11:45:46
Um ponto importante que sequer foi citado pelo autor: o óbvio conflito de interesse decorrente do fato que o principal executivo da agência de marketing (Ronaldo)trabalhar, ainda que informalmente, para um determinado clube de futebol (Corinthians).
-
Fabio Dantas
14/04/2011 11:11:49
Uma coisa que Ronaldo não fez foi cuidar da imagem, temos muitos exemplos de devaneios que esse rapaz fez com relação a sua vida pessoal. Se hoje ele tem a imagem que tem no Brasil e no mundo fazendo o que fez na vida pessoal imagine se realmente ele tivesse alguem competente cuidando de sua carreira e imagem. Nao acho que ele seja a pessoa mais adequada pra falar em gerenciamento de imagem, tb é pedir muito para que algum jogador de futebol entenda isso, entao Ronaldo vai se dar muito bem:)
-
helio
14/04/2011 10:54:03
Será que só ele? E o oportunista e puxa saco do Andrés?
-
Stefano
14/04/2011 10:45:43
Post simplesmente lamentável, meu deus é essa a nossa imprensa esportiva?
-
Fernanda
14/04/2011 09:50:24
Empresário do Imperador que o negociou com um clube da Europa sabendo que ele não tinha condições psicológicas de voltar a jogar lá. Tirou o jogador do Flamengo, onde ele tinha status de ídolo e o levou para a Roma onde ele passou a ter status de estorvo - pode-se dizer que o Adriano tem sua parcela de culpa, mas qualquer um sabia que essa transferência dele era uma tragédia anunciada.Depois, levou um chapéu e veio posar de paizão traído.No futebol não tem santo! Aliás onde tem muito dinheiro envolvido é sempre assim, um devorando a cabeça do outro.
-
Alisson
14/04/2011 09:14:30
Erich,Por favor, este blog trata de assuntos relacionados ao esporte como um todo. Questões técnicas, financeiras, de mercado e etc..Faça um filtro dos comentários em seu blog. Pois a maioria das pessoas no Brasil são analfabetos funcionais e não entendem o que lêem. Isto quer dizer, sabem escrever e ler, mas não entendem o conteúdo do texto.Os comentários por aqui eram mais selecionados e tinham um pouco mais de conteúdo. Se começar a generalizar, vai começar a acontecer o que acontece em outros blogs. Você escrevendo o texto sobre um assunto e o pessoal comentando sobre outro.Veja. Bastou você escrever um texto onde aparece a palavra Corinthians para os torcedores de todos os outros times começarem a escrever as mesmas baboseiras que escrevem em outros blogs. E o texto nem fala sobre o Corinthians.Atenda um pedido de um leitor assíduo.Os torcedores de outros times precisam escrever sobre o Corinthians. Mas isso pode acontecer em outro blogs e não neste aqui.Um grande abraço.Alisson
-
Paul Minusc
14/04/2011 08:37:35
A ligação do Ronaldo com Andres Sanchez, sua atuação no caso Adriano e no caso Ganso realmente coloca essas relações num outro patamar, o da desfaçatez e da falta de ética.
-
Guilherme
14/04/2011 02:27:58
Deixe de ingenuidade. Tem uma palavrinha bem simples que o Corinthians poderia usar caso o Ronaldo tivesse 'explorando apenas em seu beneficio' o Corinthians. O "Não". Que em momento algum o Corinthians dá. Aliás inúmeras vezes mesmo depois da aposentadoria o clube manifestou como ainda queria explorar uma imagem como a do Ronaldo. agora pense no marketing não como o contrato para jogo. A empresa 'explora' o marketing, faz ações de marketing, ela não coloca ou tira de um clube ou outro, nem esse poder tem, só os clubes tem.
-
marcos
14/04/2011 00:16:34
Naturalmente como leigo deponho a favor de Ronaldo, no sentido de que depois de seu retorno ao futebol Brasileiro mudanças acontecem. A impressão que se tem é de que a profissionalização será uma constante daqui pra frente. O amadorismo acabou. Ronaldo é tido como Midas( o rei que tudo que toca vira ouro) não por acaso. Mas é uma raposa em meio a lobos as espreitas. Os clubes que não se estruturarem nos novos modelos de gestão para onde o dedo de Ronaldo aponta e , deixando de pegar este Bonde, Adeus viola....
-
Ratles
13/04/2011 19:46:27
ErichNão é contrato de gestão não, é de indigestão mesmo. Ninguém digeriu a rasteira que o gordo deu no empresário do Imperador, e nem vai digerir a outra que está prestes a aplicar no descuidado Laor. Fosse eu presidente de clube de futebol, impediria, por conflito de interesses, qualquer tipo de negócio entre este cidadão e os atletas e/ou funcionários contratados. E tenho para mim que a obesa figura que ora se insinua como "homem de marketing", é apenas a ponta de lança de uma organização farisaica que desagrega tudo o que toca.
-
José Roberto
13/04/2011 16:45:35
Ética? A julgar pelos passos que dá a grande empresa e seus novos patamares (???) sugiro ao Ronaldo montar um time de futebol (ou vários, quem sabe!) para colocar os jogadores que ele procura subtrair sorrateiramente dos clubes "co-irmãos" (chega a ser risível, não é sr. Andrés? Reunião para tratar de imagem de jogadores com a sua presença é brincadeira, não?), pois que o Corinthians não terá estrutura suficiente para receber a todos. O Brasil e o futebol brasileiro não precisa deste tipo de ética empresarial. Ronaldo poderia, com a sua imagem que transcende os clubes de futebol, contribuir para o crescimento e a dignidade do futebol brasileiro e não para a sua decadência moral e ética.
-
Élvio
13/04/2011 16:30:46
Há muito tempo o mercado estava carente de uma "administradora de imagem" profissional.No caso do Ronaldo, julgo incoveniente pelo fato dele estar ligado a um clube, pois por mais que não esteja acontecendo, tem se a impressão que ele está aliciando o jogadorpara este ou aquele time. Ainda mais quando um presidente de um clube faz parte do conselho da sua empresa.Uma péssima imagem para uma empresa que administra imagem.
-
Corélio
13/04/2011 16:19:40
O novo patamar que está surgindo é o da falta de ética total.
-
Danilo
13/04/2011 15:42:29
Não sei de onde vcs apontam a falta de ética do Ronaldo, ele roubou algo de vcs? esta comprando todos os jogadores do Brasil? ele só está fazendo algo que os clubes deixam de fazer e ainda pagam aos jogadores, porque os clubes pagam por direitos de imagem, mas não exploram esse mercado. Anti-ético são os empresários que compram a familia dos jogadores e os usam como escravos e depois deixam eles rendendo nos clubes sem gastarem nada e quando decidem tirar o jogador o time fica a mercê.
-
neto
13/04/2011 14:54:43
Não esqueça que ele estava esquecido treinando no Flamengo, até ter a brilhante idéia de arrendar o curintia e fazer a seu marketing. Arábia, ora bolas...
-
Eric
13/04/2011 14:21:31
A falta de ética da outra parte vira a desculpa do perdedor. Os caras não se mexem, não fazem nada, só querem explorar a imagemou o empresário quer o cara na rédea e também não faz nada que não seja para o bolso dele também.Daí quando vem um cara ou uma empresa qualificada e vai direto ao ponto...falam em falta de ética.Quanta ingenuidade !
-
Eric
13/04/2011 14:15:44
Verdade, pois a mídia vendeu o Robinho...um malabarista que foi vendido como grande jogador..rs
-
Evaristo Fonseca
13/04/2011 14:11:56
Erich,Sem comentários... De que planeta surgiu vc?De forma clara e objetiva vc. espõe muito bem seus pontos de vistas... não critica, fala a verdade e mesmo eu não gostando do Ronaldo, me fez entender o lado empresário dele.[ ]´sEvaristo
-
José dos Santos Sobrinho
13/04/2011 14:09:10
Senti uma enorme dor de cotovelo no seu comentário. Achei esse Post do Eric extremamente interessante e proveitoso. Ronaldo ganhou dinheiro no Corinthians? Que besteira...esse jogador provavelmente por uns 03 ou 04 meses numa Arábia da vida ganharia no mínimo 10 vezes mais do que ganhou no Brasil.
-
neto
13/04/2011 12:02:19
Ética e Ronaldo são um substantivo e um nome próprio que não caminham juntos. O que dizer de alguém que, confessadamente, sabendo ter impedimentos físiológicos para tal firma contrato milionário com um clube para jogar futebol? Na verdade, Ronaldo arrendou o curintia para fazer seu marketing e da sua empresa 9ine. A verdade é que deu um golpe de mestre. Ficou muito mais rico com os milhões que ganhou do curintia. E o curintia com as mesmas dívidas que tinha (ou maiores) antes da sua chegada. Coisa patética esse curintia...
-
Henrique
13/04/2011 11:45:45
ÉTICA....palavrinha pequena do tamanho do caráter desse ilustre cidadão que tanto bajulam e que não a usa....vc é um formador de opinião Erich...tem moral para falar mais abertamente...use-a.......
-
Paulo César
13/04/2011 11:22:35
E, se por acaso algum dirigente do São Paulo ler este blog, que proibam imediatamente, todo e qualquer jogador do São Paulo de manter relações com a empresa do ronaldo (Nine) que tem como "conselheiro" andrés sanches, presidente do corinthians, sob pena de levar uma facada nas costas e perdermos jogadores, principalmente o Lucas.
-
Ismael Carlos Mesias
13/04/2011 11:06:26
Engraçado, você diz que a diretoria de marketing do Santos trabalha de forma amadora, mas colocou o Neymar, acredito, como o jogador de maior alcance publicitário no Brasil, além do Robinho. Verifique quem são as pessoas que compoem a diretoria santista e as atividades que exercem, para perceber quem nessa história é amador. O Ronaldo só tem nome, experiência nenhuma, além de não ser ético e transparente. A 9ine poderá sentir, a qualquer momento, os efeitos das atitudes de seu proprietário. Seria bem melhor se ele respeitasse os clubes e os jogadores, e não colocando os atletas em litígio com os respectivos clubes. Como disse, ele só tem nome, e um monte de puxa sacos, nada mais.
-
Fernando
13/04/2011 11:00:27
Erich, aqui acho que essa historia leva mais um ingrediente : pesa muito na opinião das pessoas o fato do Ronaldo ser "ligado" ao Corinthians e ao Andres. As pessoas não entendem isso e só enxergam o que elas querem. Enquanto ele fechou com o Anderson Silva, tudo bem, ninguem ligou. Bastoru procurar Neymar, Kaka, Ganso, Lucas para que a imprensa (nem todos claro) e as torcidas ja enxergassem nessa atitude um aliciamento aos atletas para que venham para o Corinthians. Acho que somos muito amadores ainda nessa fase do marketing esportivo. Quanto não ganha um Tiger Woods só com sua imagem ......
-
mateus
13/04/2011 10:35:12
Fala que a gestão de neymar (provavelmente de Robinho também) é amadoraO q seria uma gestão de contratos e imagem profissional?
-
Emerson Huguenin
13/04/2011 10:17:42
Se não se tratasse de Ronaldo, o post teria outro teor.
-
Emerson Huguenin
13/04/2011 10:16:56
Se não tratasse de Ronaldo e post teria outro teor.
-
Alexandre
13/04/2011 09:36:59
Interessante como você trata a questão da ética, lisura e transparência nas negociações de forma absolutamente lateral e secundária no seu post, como se fosse apenas um detalhe neste mercado que "só tende a crescer".
-
PAULO
13/04/2011 09:01:39
AINDA É MUITO CEDO PARA AVALIAR O TRABALHO DO RONALDO.ELE NÃO É FORMADOR DE JOGADOR E PODE SE TRANSFORMAR EM UM SIMPLES AGENCIADOR DE EXPLORAÇÃO DE IMAGEMNÃO VEJO NO CENÁRIO BRASILEIRO PREOCUPAÇÃO COM FORMAÇÃO - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E PÓS CARREIRAO QUE É PIOR ENVIAR UM JOVEM DE 12/13 ANOS PARA SUA FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO EXTERIOR OU ARREMETER UM JOVEM SAÍDO DO NADA PARA O ESTRELADO EM CERCA DE 365 DIAS PARA O FRIO DA EUROPA SEM SEQUER SABER EXPRESSAR SIMPLES PENSAMENTOS EM SUA LÍNGUA NATAL.
-
Allison
13/04/2011 07:55:52
Com certeza com a 9ine a realidade do esporte do Brasil irá mudar.O fato da crítica a abordagens feitas pela empresa e pelo ex-jogador tem apenas dois focos: 1) inveja 2) algumas pessoas deixarão de ganhar o seu %.O resto é resto e com certeza o esporte brasileiro merecia a muito tempo empresas com foco na imagem dos esportistas.Que venham outras 9ines e que finalmente oa amadorismo comece a ter FIM.
-
reinaldo alves da silva
13/04/2011 01:51:28
como vc pode escrever tanta besteira de uma vez só!
Leia os termos de uso