Negócios do Esporte

O novo patamar na gestão de carreira de atletas

Erich Beting

A agência de marketing esportivo 9ine anunciou há pouco um acordo para o gerenciamento da carreira de Falcão, astro do futsal (leia aqui). É o segundo negócio da agência, que tem Ronaldo como um de seus sócios, nessa área de gestão de imagem de atletas. O primeiro acordo estrelado foi com o lutador Anderson Silva.

Só que o noticiário todo foi dominado pela reunião que Ronaldo fez, também com a 9ine, com o meia Paulo Henrique Ganso, do Santos. O atleta poderia, pela notícia divulgada nesta manhã no diário esportivo Lance!, passar a fazer parte da 9ine e também do Corinthians após a disputa da Copa Santander Libertadores pelo clube do litoral paulista.

Muitos pedem mais ética, lisura e transparência nas negociações de Ronaldo neste começo de nova carreira. Natural, ainda mais com o alvoroço que ele tem causado na área.

O fato é que, muito provavelmente, alcançaremos um novo patamar dentro do mercado de gestão de imagem de atletas depois da entrada da 9ine nessa empreitada.

Ronaldo se deparou, ao voltar para o Brasil, com uma grande oportunidade de mercado. Por aqui, simplesmente não há qualquer planejamento sobre o trabalho a ser feito com a imagem de grandes atletas. Dependemos, e muito, da boa vontade de empresas e do próprio ''faro'' do atleta ou de pessoas que o cercam para que alguns poucos negócios sejam realizados.

É só ver o quanto evoluiu esse mercado para o atacante Neymar desde que ele e a diretoria de marketing do Santos passaram a trabalhar, ainda de forma um tanto quanto amadora para os padrões executados na Europa e nos Estados Unidos, na gestão de contratos de imagem do jogador.

Com Ronaldo e a 9ine, muito possivelmente alcançaremos um novo patamar em relação a isso. Para melhorar, o atleta, no Brasil, é cada vez mais visto como uma boa imagem para engajar as campanhas publicitárias das marcas. Com a realização de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos por aqui nos próximos anos, a tendência é que o atleta seja ainda mais valorizado.

Mas qual a diferença da entrada de uma 9ine para o mercado? No passado, a Traffic, toda poderosa do mercado, tentou sem sucesso montar um braço para cuidar da imagem de atletas.

O fato é que a chave para que o atleta aceite a ter um trabalho mais profissional na gestão da sua carreira está na confiança que a pessoa tem em quem realiza esse trabalho. Aí, ninguém melhor que Ronaldo para ''conquistar'' o maior e mais expressivo números de clientes.

O mercado só tende a crescer, mesmo que, num primeiro momento, questione-se a maneira como Ronaldo tem atraído seus clientes. Nessa seara, a rede de relacionamento é o principal motivador de novos negócios.

  1. Helder

    16/04/2011 04:59:41

    Eu se fosse empresário e presidente de clube ficaria com os olhos abertos e com os advogados apostos...

  2. Helder

    16/04/2011 04:58:37

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, pro "negócio" dele não precisa de tanto amigo.

  3. josé ferreira

    15/04/2011 10:08:00

    "Ronaldo se deparou, ao voltar para o Brasil, com uma grande oportunidade de mercado. Por aqui, simplesmente não há qualquer planejamento sobre o trabalho a ser feito com a imagem de grandes atletas. Dependemos, e muito, da boa vontade de empresas e do próprio “faro” do atleta ou de pessoas que o cercam para que alguns poucos negócios sejam realizados"Quem constatou a oportunidade foi a WPP, maior empresa de publicidade do mundo, que se associou a ele , marca de destaque por estas plagas.

  4. mauricio t

    15/04/2011 09:32:22

    acredito que o fato do ronaldo nao ter phd nao e impedimento para ele ter sucesso nessa empreitada que se baseia na confiança e credibilidade, pois os ganhos financeiros nao sao complicados de se fazer, pois nao existem aplicações financeiras ou calculos complicados, apenas contas de somar multiplicar e percentuais, coisa que ate um jogador de futebol debil mental sabe fazer. acredito que o ponto chave aqui e atender o interesse do jogador, tal qual foi retratado em jerry maguire ( filme com tom cruise sobre o assunto, quem nao viu, veja e pense sobre o assunto). se o GANSO pode ganhar mais aqui, seus agentes devem falar isso pra ele, mas se ele QUER jogar na Europa, o agente dele TEM que fazer o que ele quer, mesmo que perca dinheiro ou desagrade torcida, mas esclareça os danos à imagem dele ao longo da carreira dele. Como dizia Nelson Rodrigues, um dirigente é antes de tudo, um canalha, então os jogadores podem ser burros mas percebem que não dá pra ter confiança nesses caras, que só estão vendo o lucro para o clube e para eles como intermediário, antes de mais nada. Os jogadores vão colocar agentes, empresários e intermediários que profissionalizem essa relação, pois não querem ser bucha de canhão nem terem suas carreiras implodidas antes mesmo de acontecerem.

  5. Gustavo

    15/04/2011 07:11:33

    mas é exatamente isso que o autor tá falando. a diferença de tudo está no ronaldo. não é tão difícil entender que isso é a base da argumentação do post, é?

  6. Leomar

    14/04/2011 21:01:34

    Alguns comentários estão enviezados pelo terrorismo anticorintiano. Ronaldo fez estragos no "emocional" desses comentadores. Como é assunto da moda: é o bullying do futebol. Gordo malvado!

  7. Erik P.

    14/04/2011 20:17:29

    Tempo ao tempo, vamos ver o que a 9ine vai produzir de verdade. Mas o modus operandi indica que vai ser apenas mais um aproveitador barato do obscuro mundo do futebol brasileiro. Tal qual o "amigo" Teixeira.Não boto fé.

  8. Erik P.

    14/04/2011 20:16:09

    É impressionante. O PhD. em "jestão" do Fofômeno foi feito em Yale ou em Harvard?

  9. Edson

    14/04/2011 19:32:39

    Acho que correu uma "grana por fora" para o magnifico dirigente corintiano, símbolo de uma arrogância sem tamanho. Os curintianos sob uma paixão desenfreada vai sendo iludida por um tal de Andres.

  10. Edson

    14/04/2011 19:28:39

    Boa imagem? Até hoje nunca entendi o porque puxam tanto o saco do Ronaldo. Devemos respeitá-lo pela brilhante copa de 2002, mas parece que já esqueceram de alguns episódios que, caso acontecesse com outro, certamente não seria acatado como fatos referente à boa imagem. Bons exemplos parece que são confundidos quando comparado entre pobres e ricos.

  11. Frank

    14/04/2011 17:45:13

    Toda essa galera falando em ética não passa de um bando de invejosos que fariam tudo aquilo que fazem os que eles acusam, mas não têm competência para fazer o que a nova empresa vem fazendo.Apoio a 9ine, o mercado brasileiro é cheio de amadores que exploram os atletas. Ou porque será que agora todo atleta quer fechar com a 9ine? Pior pra eles é que não deve ser. E repito, esses mesmos que acusam a 9ine de falta de ética já faziam e vão continuar fazendo igual ou até pior que a 9ine no quesito ética.

  12. paulo

    14/04/2011 17:35:33

    Acho que agora entendo por que o Ronaldo não ficou no Flamengo. Ele jamais faria isso lá. Se vamos atingir um novo patamar ? Acredito que sim, mas como foi citado anteriormente, travestis, cigarro, bebida, tudo junto, uma hora a imagem já não fica tão boa na foto.Lembrem-se da influência negativa que o Robinho, ainda em início de carreira, teve no Real Madrid comandada pelo Ronaldo.

  13. josé esteves

    14/04/2011 16:42:01

    Alguém, inclusive do universo dos blogueiros mimados da Folha, já se perguntou se é ético, moral ou mesmo válido, um presidente de clube de futebol ser sócio declarado de um empresário de jogadores de futebol? Pois Isso está acontecendo entre o Ronaldo, o Sanchez e o pobre (em todos os sentidos) Sport Clube Corinthians Paulista. E ninguém fala nada.

  14. André Licati

    14/04/2011 15:40:12

    É interessante ver como os comentários tornam-se mais brandos quando o nome do Ronaldo está no meio. Para essa imprensa bajuladora, falar em Ronaldo é como falar em Deus...Erich, por favor, trate os assuntos do jeito que eles devem ser tratados. E não de forma a agradar o Ronaldo.Aliás, não sou santista, mas pergunta para a torcida do Santos o que ela está achando desse assédio do Ronaldo em cima do Ganso.

  15. Antonio

    14/04/2011 14:11:10

    Gostaria de ter essa opinião a respeito, mas a proximidade do Ronaldo com Andres Sanchez me gera suspeitas diferentes sobre o real objetivo dessa agência.Futebol é sujo, meus amigos, não adianta.Abs

  16. liso

    14/04/2011 13:40:08

    Se não se tratasse de teor, o post teria outro Ronaldo.

  17. Luiz Taveira

    14/04/2011 13:21:17

    Provavelmente voces nao vao publicar o que vou escrever...A 9nine , mascara o Marketing com futuro agenciamento de jogadores.Aja visto o que aconteceu com o Gilmar Rinaldi..porque ao invès de ir atraz de jogador consagrado o Ronaldo, que um dia foi ajudado por um empresario, nao vai no interior da Bahia e pega um garoto, com verme, bicho de pè, desnutrido , porèm bom de bola e faz dele um jogador.Todo mundo tem o direito de trabalhar em qualquer setor, e o Ronaldo tambèm..mas nao venha com esta chorumela de Marketing, porque o Adriano vai servir de Marketing para quem ??? e voces passam a mao na cabeça do Ronaldo porque tem medo de .Sejam coerentes e concordem , esta nascendo mais uma agencia, sem ètica nenhuma para trabalhar com contrato de jogadores com clubes ( repito è um direito dele, porèm coloque tudo as claras).Voce conta nos dedos quantos jogadores podem ser alvos de Marketing no Brasil...Quem Marcos Buais no futebol...a mesma pergunta o Ronaldo pode fazer sobre mim...claro.Mas sera que os Atletas em quem o Ronaldo esta confiante em trazer para sua agencia, fariam negocios de Marketing com Marcos Buais???

  18. Alexandre

    14/04/2011 11:45:46

    Um ponto importante que sequer foi citado pelo autor: o óbvio conflito de interesse decorrente do fato que o principal executivo da agência de marketing (Ronaldo)trabalhar, ainda que informalmente, para um determinado clube de futebol (Corinthians).

  19. Fabio Dantas

    14/04/2011 11:11:49

    Uma coisa que Ronaldo não fez foi cuidar da imagem, temos muitos exemplos de devaneios que esse rapaz fez com relação a sua vida pessoal. Se hoje ele tem a imagem que tem no Brasil e no mundo fazendo o que fez na vida pessoal imagine se realmente ele tivesse alguem competente cuidando de sua carreira e imagem. Nao acho que ele seja a pessoa mais adequada pra falar em gerenciamento de imagem, tb é pedir muito para que algum jogador de futebol entenda isso, entao Ronaldo vai se dar muito bem:)

  20. helio

    14/04/2011 10:54:03

    Será que só ele? E o oportunista e puxa saco do Andrés?

  21. Stefano

    14/04/2011 10:45:43

    Post simplesmente lamentável, meu deus é essa a nossa imprensa esportiva?

  22. Fernanda

    14/04/2011 09:50:24

    Empresário do Imperador que o negociou com um clube da Europa sabendo que ele não tinha condições psicológicas de voltar a jogar lá. Tirou o jogador do Flamengo, onde ele tinha status de ídolo e o levou para a Roma onde ele passou a ter status de estorvo - pode-se dizer que o Adriano tem sua parcela de culpa, mas qualquer um sabia que essa transferência dele era uma tragédia anunciada.Depois, levou um chapéu e veio posar de paizão traído.No futebol não tem santo! Aliás onde tem muito dinheiro envolvido é sempre assim, um devorando a cabeça do outro.

  23. Alisson

    14/04/2011 09:14:30

    Erich,Por favor, este blog trata de assuntos relacionados ao esporte como um todo. Questões técnicas, financeiras, de mercado e etc..Faça um filtro dos comentários em seu blog. Pois a maioria das pessoas no Brasil são analfabetos funcionais e não entendem o que lêem. Isto quer dizer, sabem escrever e ler, mas não entendem o conteúdo do texto.Os comentários por aqui eram mais selecionados e tinham um pouco mais de conteúdo. Se começar a generalizar, vai começar a acontecer o que acontece em outros blogs. Você escrevendo o texto sobre um assunto e o pessoal comentando sobre outro.Veja. Bastou você escrever um texto onde aparece a palavra Corinthians para os torcedores de todos os outros times começarem a escrever as mesmas baboseiras que escrevem em outros blogs. E o texto nem fala sobre o Corinthians.Atenda um pedido de um leitor assíduo.Os torcedores de outros times precisam escrever sobre o Corinthians. Mas isso pode acontecer em outro blogs e não neste aqui.Um grande abraço.Alisson

  24. Paul Minusc

    14/04/2011 08:37:35

    A ligação do Ronaldo com Andres Sanchez, sua atuação no caso Adriano e no caso Ganso realmente coloca essas relações num outro patamar, o da desfaçatez e da falta de ética.

  25. Guilherme

    14/04/2011 02:27:58

    Deixe de ingenuidade. Tem uma palavrinha bem simples que o Corinthians poderia usar caso o Ronaldo tivesse 'explorando apenas em seu beneficio' o Corinthians. O "Não". Que em momento algum o Corinthians dá. Aliás inúmeras vezes mesmo depois da aposentadoria o clube manifestou como ainda queria explorar uma imagem como a do Ronaldo. agora pense no marketing não como o contrato para jogo. A empresa 'explora' o marketing, faz ações de marketing, ela não coloca ou tira de um clube ou outro, nem esse poder tem, só os clubes tem.

  26. marcos

    14/04/2011 00:16:34

    Naturalmente como leigo deponho a favor de Ronaldo, no sentido de que depois de seu retorno ao futebol Brasileiro mudanças acontecem. A impressão que se tem é de que a profissionalização será uma constante daqui pra frente. O amadorismo acabou. Ronaldo é tido como Midas( o rei que tudo que toca vira ouro) não por acaso. Mas é uma raposa em meio a lobos as espreitas. Os clubes que não se estruturarem nos novos modelos de gestão para onde o dedo de Ronaldo aponta e , deixando de pegar este Bonde, Adeus viola....

  27. Ratles

    13/04/2011 19:46:27

    ErichNão é contrato de gestão não, é de indigestão mesmo. Ninguém digeriu a rasteira que o gordo deu no empresário do Imperador, e nem vai digerir a outra que está prestes a aplicar no descuidado Laor. Fosse eu presidente de clube de futebol, impediria, por conflito de interesses, qualquer tipo de negócio entre este cidadão e os atletas e/ou funcionários contratados. E tenho para mim que a obesa figura que ora se insinua como "homem de marketing", é apenas a ponta de lança de uma organização farisaica que desagrega tudo o que toca.

  28. José Roberto

    13/04/2011 16:45:35

    Ética? A julgar pelos passos que dá a grande empresa e seus novos patamares (???) sugiro ao Ronaldo montar um time de futebol (ou vários, quem sabe!) para colocar os jogadores que ele procura subtrair sorrateiramente dos clubes "co-irmãos" (chega a ser risível, não é sr. Andrés? Reunião para tratar de imagem de jogadores com a sua presença é brincadeira, não?), pois que o Corinthians não terá estrutura suficiente para receber a todos. O Brasil e o futebol brasileiro não precisa deste tipo de ética empresarial. Ronaldo poderia, com a sua imagem que transcende os clubes de futebol, contribuir para o crescimento e a dignidade do futebol brasileiro e não para a sua decadência moral e ética.

  29. Élvio

    13/04/2011 16:30:46

    Há muito tempo o mercado estava carente de uma "administradora de imagem" profissional.No caso do Ronaldo, julgo incoveniente pelo fato dele estar ligado a um clube, pois por mais que não esteja acontecendo, tem se a impressão que ele está aliciando o jogadorpara este ou aquele time. Ainda mais quando um presidente de um clube faz parte do conselho da sua empresa.Uma péssima imagem para uma empresa que administra imagem.

  30. Corélio

    13/04/2011 16:19:40

    O novo patamar que está surgindo é o da falta de ética total.

  31. Danilo

    13/04/2011 15:42:29

    Não sei de onde vcs apontam a falta de ética do Ronaldo, ele roubou algo de vcs? esta comprando todos os jogadores do Brasil? ele só está fazendo algo que os clubes deixam de fazer e ainda pagam aos jogadores, porque os clubes pagam por direitos de imagem, mas não exploram esse mercado. Anti-ético são os empresários que compram a familia dos jogadores e os usam como escravos e depois deixam eles rendendo nos clubes sem gastarem nada e quando decidem tirar o jogador o time fica a mercê.

  32. neto

    13/04/2011 14:54:43

    Não esqueça que ele estava esquecido treinando no Flamengo, até ter a brilhante idéia de arrendar o curintia e fazer a seu marketing. Arábia, ora bolas...

  33. Eric

    13/04/2011 14:21:31

    A falta de ética da outra parte vira a desculpa do perdedor. Os caras não se mexem, não fazem nada, só querem explorar a imagemou o empresário quer o cara na rédea e também não faz nada que não seja para o bolso dele também.Daí quando vem um cara ou uma empresa qualificada e vai direto ao ponto...falam em falta de ética.Quanta ingenuidade !

  34. Eric

    13/04/2011 14:15:44

    Verdade, pois a mídia vendeu o Robinho...um malabarista que foi vendido como grande jogador..rs

  35. Evaristo Fonseca

    13/04/2011 14:11:56

    Erich,Sem comentários... De que planeta surgiu vc?De forma clara e objetiva vc. espõe muito bem seus pontos de vistas... não critica, fala a verdade e mesmo eu não gostando do Ronaldo, me fez entender o lado empresário dele.[ ]´sEvaristo

  36. José dos Santos Sobrinho

    13/04/2011 14:09:10

    Senti uma enorme dor de cotovelo no seu comentário. Achei esse Post do Eric extremamente interessante e proveitoso. Ronaldo ganhou dinheiro no Corinthians? Que besteira...esse jogador provavelmente por uns 03 ou 04 meses numa Arábia da vida ganharia no mínimo 10 vezes mais do que ganhou no Brasil.

  37. neto

    13/04/2011 12:02:19

    Ética e Ronaldo são um substantivo e um nome próprio que não caminham juntos. O que dizer de alguém que, confessadamente, sabendo ter impedimentos físiológicos para tal firma contrato milionário com um clube para jogar futebol? Na verdade, Ronaldo arrendou o curintia para fazer seu marketing e da sua empresa 9ine. A verdade é que deu um golpe de mestre. Ficou muito mais rico com os milhões que ganhou do curintia. E o curintia com as mesmas dívidas que tinha (ou maiores) antes da sua chegada. Coisa patética esse curintia...

  38. Henrique

    13/04/2011 11:45:45

    ÉTICA....palavrinha pequena do tamanho do caráter desse ilustre cidadão que tanto bajulam e que não a usa....vc é um formador de opinião Erich...tem moral para falar mais abertamente...use-a.......

  39. Paulo César

    13/04/2011 11:22:35

    E, se por acaso algum dirigente do São Paulo ler este blog, que proibam imediatamente, todo e qualquer jogador do São Paulo de manter relações com a empresa do ronaldo (Nine) que tem como "conselheiro" andrés sanches, presidente do corinthians, sob pena de levar uma facada nas costas e perdermos jogadores, principalmente o Lucas.

  40. Ismael Carlos Mesias

    13/04/2011 11:06:26

    Engraçado, você diz que a diretoria de marketing do Santos trabalha de forma amadora, mas colocou o Neymar, acredito, como o jogador de maior alcance publicitário no Brasil, além do Robinho. Verifique quem são as pessoas que compoem a diretoria santista e as atividades que exercem, para perceber quem nessa história é amador. O Ronaldo só tem nome, experiência nenhuma, além de não ser ético e transparente. A 9ine poderá sentir, a qualquer momento, os efeitos das atitudes de seu proprietário. Seria bem melhor se ele respeitasse os clubes e os jogadores, e não colocando os atletas em litígio com os respectivos clubes. Como disse, ele só tem nome, e um monte de puxa sacos, nada mais.

  41. Fernando

    13/04/2011 11:00:27

    Erich, aqui acho que essa historia leva mais um ingrediente : pesa muito na opinião das pessoas o fato do Ronaldo ser "ligado" ao Corinthians e ao Andres. As pessoas não entendem isso e só enxergam o que elas querem. Enquanto ele fechou com o Anderson Silva, tudo bem, ninguem ligou. Bastoru procurar Neymar, Kaka, Ganso, Lucas para que a imprensa (nem todos claro) e as torcidas ja enxergassem nessa atitude um aliciamento aos atletas para que venham para o Corinthians. Acho que somos muito amadores ainda nessa fase do marketing esportivo. Quanto não ganha um Tiger Woods só com sua imagem ......

  42. mateus

    13/04/2011 10:35:12

    Fala que a gestão de neymar (provavelmente de Robinho também) é amadoraO q seria uma gestão de contratos e imagem profissional?

  43. Emerson Huguenin

    13/04/2011 10:17:42

    Se não se tratasse de Ronaldo, o post teria outro teor.

  44. Emerson Huguenin

    13/04/2011 10:16:56

    Se não tratasse de Ronaldo e post teria outro teor.

  45. Alexandre

    13/04/2011 09:36:59

    Interessante como você trata a questão da ética, lisura e transparência nas negociações de forma absolutamente lateral e secundária no seu post, como se fosse apenas um detalhe neste mercado que "só tende a crescer".

  46. PAULO

    13/04/2011 09:01:39

    AINDA É MUITO CEDO PARA AVALIAR O TRABALHO DO RONALDO.ELE NÃO É FORMADOR DE JOGADOR E PODE SE TRANSFORMAR EM UM SIMPLES AGENCIADOR DE EXPLORAÇÃO DE IMAGEMNÃO VEJO NO CENÁRIO BRASILEIRO PREOCUPAÇÃO COM FORMAÇÃO - PLANEJAMENTO DE CARREIRA E PÓS CARREIRAO QUE É PIOR ENVIAR UM JOVEM DE 12/13 ANOS PARA SUA FORMAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL NO EXTERIOR OU ARREMETER UM JOVEM SAÍDO DO NADA PARA O ESTRELADO EM CERCA DE 365 DIAS PARA O FRIO DA EUROPA SEM SEQUER SABER EXPRESSAR SIMPLES PENSAMENTOS EM SUA LÍNGUA NATAL.

  47. Allison

    13/04/2011 07:55:52

    Com certeza com a 9ine a realidade do esporte do Brasil irá mudar.O fato da crítica a abordagens feitas pela empresa e pelo ex-jogador tem apenas dois focos: 1) inveja 2) algumas pessoas deixarão de ganhar o seu %.O resto é resto e com certeza o esporte brasileiro merecia a muito tempo empresas com foco na imagem dos esportistas.Que venham outras 9ines e que finalmente oa amadorismo comece a ter FIM.

  48. reinaldo alves da silva

    13/04/2011 01:51:28

    como vc pode escrever tanta besteira de uma vez só!

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso