Negócios do Esporte

Como um clube pode ser global?

Erich Beting

Escrevi anteontem um post sobre a preocupação do esporte americano com o crescimento global do futebol. Ao final do texto, a provocação sobre a forma de atuação dos clubes brasileiros em relação à adoção de uma possível estratégia global de se relacionar gerou um monte de teses e debates.

Uma pergunta legal feita foi a seguinte:

Erich,
Voce poderia nos dar exemplos de acoes de marketing (ou esportivas) que clubes ou entidades no meio esportivo fazem para crescer sua marca ou presença global? Evidente que “simplesmente, jogar o Mundial de Clubes no final do ano” nao e’ suficiente, mas seria interessante conhecer os bons “cases” neste sentido.
Grato!

Muitos argumentam que os clubes brasileiros não conseguem ser globais porque não é dada a eles a chance de excursionar no exterior. O calendário é colocado como o motivo número 1 para o time do Brasil não ser conhecido lá fora.

Bom, no mesmo dia em que li à pergunta do leitor, surgiu em meu email um convite para participar de um evento para a imprensa na próxima semana. O lançamento, no Brasil, do projeto de parceria entre o Manchester United e a Concha Y Toro, produtora chilena de vinhos.

Sim, o evento é no Brasil, e contará com a presença de executivos da vinícola para contar como as duas marcas vão trabalhar para lançar produtos para o consumidor brasileiro.

A última vez que o Manchester esteve com o seu time de futebol no Brasil foi em 2000, na disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa. O time inglês veio aqui a passeio.

Mas, desde antes dessa data, o Manchester está presente, pelo menos, uma vez por semana no mercado brasileiro. Agora, até mesmo as prateleiras dos supermercados serão ocupadas com a marca do clube.

Jogar no exterior é a melhor desculpa usada pelo futebol brasileiro para não montar projeto de expansão de sua marca. Mas, considerando que nem mesmo uma proposta para o mercado nacional existe, é sonhar muito em vermos as grandes marcas do país cruzarem fronteiras.

Afinal, no Brasil, o único vinho de um clube que existe é ''made in England''…

  1. Erich Beting

    09/05/2011 18:02:58

    Padilha, o Coxa vem trabalhando para profissionalizar seu departamento de marketing de forma a aumentar as receitas. Já há algum tempo que isso acontece. E, obviamente, o resultado em campo agiliza muita coisa. Um abraço, Erich

  2. Erich Beting

    09/05/2011 17:57:45

    Alvair, o Inter é um dos clubes que têm começado a trabalhar esse conceito. Mas daí a conseguir ser um produto a ser consumido pelos moradores de outros países é um grande passo, o que até inviabiliza, pelo menos por enquanto, o lançamento da loja na Argentina. O projeto existe, mas ainda levará um tempo para ser colocado em prática. Um abraço, Erich

  3. Erich Beting

    09/05/2011 17:55:30

    Talvez essa tenha sido a fonte de inspiração para seu brilhante comentário, professor. Um abraço, Erich

  4. josé Alves de sousa filho

    09/05/2011 09:18:31

    Como globalizar o futebol Brasileiro, se até os estados (Rio/São Paulo) fazem questãode defender o seu peixe em detrimento do outros estados? se um time está disputandoum campeonato internacional, a televisão faz questão de mostrar os jogos para consumo interno em ppv ,pensando somente em $? sei não., mas eu acho que somente nossas mulatas vão continuar sendo conhecias lá fora

  5. DUSEK

    08/05/2011 23:15:32

    PERFEITO!!!!!

  6. Fabiano

    08/05/2011 23:14:46

    Toda essa estória do Manchester só para criticar o campeonato mundial ganho pelo Corinthians. Isso sim é um exemplo de como utilizar o nome do clube para fazer marketing, o pessoal.Falar que um clube é mundial pelo fato de estar associado com uma vinícola? Todo mundo conhece o Manchester e outros times da Europa por causa da Champions League. Quando o campeonato é forte e tem bons times, a exposição é automática.

  7. DUSEK

    08/05/2011 23:13:28

    ESCREVEU....ESCREVEU.... E NÃO ESCREVEU NADA!!!! ASSIM COMO TODOS OS SÁBIOS E GENIAIS INTELECTUALÓIDES JORNALISTAS ESPORTIVOS BRASILEIROS!!!!

  8. Gustavo

    08/05/2011 21:13:40

    Tá bom, José Augusto. O "decadente" Ronaldo foi o melhor jogador em atividade no Brasil naquele ano, trouxe investimentos e títulos ao Corinthians (Paulista invicto, há quem diga que não é nada, mas ninguém ganhava assim há quase 40 anos), despachou o tal Saint Paul em 2009 que, diga-se, não ganha nada desde então. Mas sobre o assunto do post, NENHUM time brasileiro tem um projeto decente e a Libertadores está a anos-luz da Champions League, o que mostra que pelo caminho do futebol não vão globalizar nada mesmo.

  9. Leonardo

    08/05/2011 19:56:00

    A Copa da Inglaterra (The Football Association Cup ou, simplesmente, "The FA Cup") é a mais antiga campetição de futebol do mundo.É disputada desde a temporada 1871/72.A temporada 1999/2000 entrou para a história, pois foi a primeira ( e, até hoje, única) vez que o campeão não pode defender o seu título ganho na temporada anterior.O motivo: a decisão do Manchester United de abrir mão da disputa do torneio, tendo em vista a sua vinda ao Brasil, para participar do 1° Campeonato Mundial de Clubes.Um "passeio" (conforme definição do blogueiro) histórico, portanto...

  10. Celso Silva Jantorno

    08/05/2011 15:54:46

    O primeiro passo a ser dado é contratar profissionais capacitados e competentes para fazer essa internacionalização.Quandos os clubes dizem em adequar calendario à Europa e excursionar por lá , os espertos dirigentes estão na verdade é querendo vender jogador pro mercado Europeu.Eles não estão preocupados com a Marca dos clubes.Concordo com vc, quando diz que primeiro eles deveriam excursionar pelo Brasil, fazer amistosos e torneios internos pelo país afora e tb nas Américas.Mas nem isso eles conseguem fazer.Falta , infelizmente , é capacidade de gestão ao nossos clubes.Temos times (marcas) fortes e dirigentes fraquissimos, incompetentes e muitos deles inescrupulosos.

  11. alvair

    08/05/2011 15:50:11

    Olá. Não entendo nada de marketing, mas meu clube, o INTER, por possuir 4 jogadores argentinos de renome no mercado sulamericano (Dalessandro, Bollati, Guinazu e Cavenaghi) abrirá uma loja Inter Sport em Buenos Aires, como parte de uma estratégia para expandir a marca INTER naquele país. Claro que a inauguração será um evento bastante divulgado. Quando foi jogar no Uruguai contra o Penarol, lançou anúncio nos jornais de lá divulgando o jogo e o próprio clube. Também terá a oportunidade de repetir essa exposição na Audi Cup, que reunirá grandes clubes da Europa e será jogada em Munique esse ano.Gostaria de saber sua opinião sobre esse tipo de estratégia.Abs

  12. César Caldas

    08/05/2011 15:32:45

    Não há mídia melhor do que a expontânea, ou seja, a que deriva de resultados em campo. Isso vale para o âmbito regional, nacional e internacional. Um exemplo singelo? Nos últimos 15 dias, o Coritiba foi destaque no site da FIFA quatro vezes (duas delas na capa da página da entidade), por conta dos recordes que quebrou seguidamente. Foram 6 fotos, todas com o nome dos patrocinadores nas camisas dos atletas. Gente do mundo todo (dirigentes, anunciantes publicitários em potencial, empresários da bola, jornalistas, torcedores, etc.) acessam o site, em busca de informações sobre o esporte. Sem vencer 21 jogos, depois 22, 23 e 24 partidas consecutivas, o Coxa não estaria lá. E isso não custou um centavo ao departamento de marketing.

  13. Adroaldo Souza

    08/05/2011 15:31:20

    Caro Erich, entendi seu comentario, mas acho que ja ha uma tentativa de internacionalizaçao em andamento no brasil, e ela vem de de Porto Alegre, onde o inter esta com planos ambiciosos neste sentido, da qual faz parte inclusive este torneio que participara na Alemanha com alguns dos maiores clubes do mundo, tambem esta em andamento um plano para abertura de loja do clube em Buenos Aires, ta faltando atitude mais profissional por parte dos ¨dirigentes¨de alguns, grandes clubes brasileiros, parar de olhar para o seu proprio umbigo, graças a deus meu inter ta um passo a frente neste sentido.

  14. Henri

    08/05/2011 12:26:47

    Pois é Erich. O marketing dos clubes brasileiro é rídiculo. Quando eu vejo a presidente do Flamengo entregando uma cmisa de seu time ao OBAMA, me dá uma vergonha. E a pobre coitada acha que seu time vai faze sucesso com isso, enquanto os estrangeiros riem.Eu acho que os clubes brasileiros deviam se aproveitar dos grandes eventos ESPORTIVOS para promoverem sua camisa. Eventos como a Copa das Confederações, Copa do Mundo, Olimpiadas, que estão prestes a acontecer no Brasil.Abraços.

  15. eury Luiz

    08/05/2011 11:44:00

    Infelizmente o campeonato brasileiro e os clubes brasileiros não despertam atenção nem na Africa portuguesa e muito menos em Portugal.Em angola por exemplo todos torcem por clubes portugueses como Benfica, Porto e Sporting como se fossem Africanos. Não há torcida nem de Flamengo, Corinthians ou Palmeiras. Alías em 3 anos em Luanda vi um Angolano com a Camisa verde do Palmeiras e só.Lamentavelmente quando vou em um bar aqui ou moçambique vejo que é mais importante assistir Benfica x olhanense que Flamengo x fluminense ou palmeiras x corinthians que nada representam fora do Brasil !

  16. José neto

    08/05/2011 09:54:48

    Erich,Concordo com vc ao falar que a desculpa do calendario e coisa e tal n deixa ser feito uma ação de marketing maior e melhor, sei q ainda n é o que queremos e nem a q temos condições de fazer ou os "marqueteiros" brasileiros são tão ruins assim, ( não acredito nisso), mas o Timão vem fazendo escola aki no Brasil, escola sim, da mesma forma q o spfw, fez ou ter o melhor caixa-financeiro do pais, o Timão, vem dando aula ( n a melhor) mas vem fazendo isso, desde o ano de 2008, quando o Fenomanal Ronaldo veio jogar aki, n atoa o urubu do RJ, trouxe gaucho e o spfw trouxe agora o luis( q de fabuloso n tem nda, bom jogador nda mas, se ele he isso tudo o que vamos dizer de ganso?) espero o Timão cresça nesse quesito o mais rapido, mas algumas ações vem dando retorno, mas quando ronaldo n fazia nda ele e o Timão eram noticias aki e lá fora.Espero q um dia eu e todos possam ver uma final de Brasileirão ou Copa do Brasil ou até mesmo paulista nos moldes do "super bowl", seria bem legal. abraços a todos.n "postei" esse comentario para ter brigas e baixaria apenas como forma de dizer q ainda estamos anos luz , mas q meu CORINTHIANS, saiu na frente em alguma questões.

  17. Roberto Campos

    07/05/2011 23:16:06

    se nem mesmo a seriedade administrativa ocorre nos clubes.se nem mesmo o tratamento habitual que ocorre em uma empresa mercantil capitalista não faz parte da realidade.. a verdade... é que há muito amadorismo envolvido.. muita paixão pelo clube.. porém falta muito profissionalismo...!!tem que começar a tirar estes"me desculpem".. velhos retrógrados" do futebol nacional. e colocar gente que sabe administrar um clube de verdade.

  18. Elcio Mantovani

    07/05/2011 22:27:11

    Erich,Já que a matéria coloca o vinho como exemplo de um produto a ser explorado, a Vinícola Vinho & Poesia, lançou no ano passado a linha de vinhos do São Paulo F.C. A linha que esta restrita ao estado de São Paulo, deve chegar a todo mercado brasileiro este ano e deve ser vendido em 15 países, juntamente com os vinhos oficiais da Seleção Brasileira, licenciados pela mesma empresa. Quem quiser saber mais existem os sites dos vinhos oficiais e o site da empresa:www.vinhodaselecaobrasileira.com.brwww.vinhosSPFC.com.brwww.vinhoepoesia.com.brE devemos ter outras novidades até a Copa! Os espumantes Brasileiros estão hoje entre os melhores do mundo. O projeto tem o objetivo de associar a excelencia que o Brasil vem alcançando na produção de vinhos ao futebol, uma paixão nacional e que é referência no mundo todo.Abraço

  19. marcos cesar gouvea

    07/05/2011 21:12:50

    "A última vez que o Manchester esteve com o seu time de futebol no Brasil foi em 2000, na disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa. O time inglês veio aqui a passeio."Como é que um cara leviano desse pode se autoproclamar jornalista?

  20. De Vaneyo

    07/05/2011 20:50:31

    Caro Luciano, complemento: Nessa época o Santos disputava Torneios na Espanha(Ramon Carranza,Tereza Herrera, Taça Cidade de Barcelona) na França o Torneio de Paris (bicampeão e Marselle )Italia (Torneio da Italia e Torneio Gialorosso-Quadrangular Roma/Florença) além de muitos amistosos,na Alemanha,Russia,Bélgica,Holanda,Portugal, etc. Não podemos deixar de fora USA Torneio de New York - todos os paises das Américas,e tambem o continente Africano,e ainda a China onde ganhou a Super Copa Americana-1990, alem do Japão (Copa Kirim).Por tudo isso o Santos F.C( embora muitos torcedores não gostem ) é o maior Globalizado do Brasil, por que ninguem pode mudar a história do futebol brasileiro.

  21. ivo cwb

    07/05/2011 20:25:36

    O Internacional é um time que vem se preocupando com a globalização. Uma de suas ações é abrir uma loja de seus produtos licenciados na Argentina. Todos os anos, a partir de 2006, o Inter tem participado de torneios internacionais. Em julho participará de um na Alemanha em que jogará contra o Barcelona na abertura. Também participarão o Bayer e a Inter.

  22. fabiano christo

    07/05/2011 19:15:18

    Ola Erich,estou sempre atento a sua coluna e acredito que hj o blogueiro que realmentetem conteudo para os verdadeiros leitores e vc, os outro blogueiros divulgammuito mais fofocas e inverdades doque propriamente informações, torcedoresnão querem so saber das picuinhas de jogadores e a politicagem dentro do clubequeremos mudar nossa percepção sobre o esporte, um abraço

  23. Borges

    07/05/2011 18:40:06

    Vocês estão de brincadeira, não é mesmo? Com esses dirigentes e esses jogadores mascarados que nossos clubes têm e com uma emissora de televisão monopolizadora, para não citar outros procedimentos adotados, vocês acham que terá interesse do mercado europeu pelo futebol brasileiro? Acho que todos, torcedores e, principalmente, os jornalistas esportivos deveriamos descer do salto e termos mais humildade. Dessa forma, talvez, daqui a alguns decênios teremos dirigentes mais qualificados, jogadores mais conscientes e aí, sim, poderemos tentar vender a marca dos nossos clubes.

  24. Maurício Oliveira

    07/05/2011 18:39:18

    Como um clube pode ser global?Simples: é só vender os direitosde transmissão para a Rede Globo.

  25. Nelson H. Sasaki

    07/05/2011 18:34:16

    Existe vinho de clube brasileiro sim, se ele é exportado, eu não sei.http://www.vinhosspfc.com.br/abraços

  26. MARCIO

    07/05/2011 18:26:41

    Só estou respondendo, para ajudar o colega em sua vida patrimonial."Amigos, Amigos, negócios a parte". Isso responde a fala do empresário e negociador André Sanchez, motivo pelo qual é a pessoa que revolucionou o mercado futebolístico em relação aos direitos de transmissão. E olha, isso é apenas o começo, o futebol brasieiro tem que caminhar muito para chegar nos patamares da Espanha, Inglaterra e outros, ou seja, os gangsters vão ter que ser mais bonzinhos daqui para frente, pode escrever...

  27. Marcio

    07/05/2011 18:09:18

    Legal, seu comentário, porém meu caro Beting, os clubes brasileiros não exploram nem o mercado nacional, quantos mais o internacional. Veja o exemplo do Corinthians, teve anos para arrecadar mais com a fiel, e somente depois que subiu da 2ª divisão é que acordou, e diante de tal menção eu lhe pergunto. COMO UM TIME QUE DIZEM SER CASEIRO, TEM O 2º MELHOR PATRICINIO NA CAMISA, SE FOSSE GLOBALIZADO, O QUE GANHARIA A MAIS COM ISSO, SERIA O 1º.?

  28. Márcio

    07/05/2011 13:03:28

    Bom dia.Então, nos últimos 05 anos o único clube brasileiro a conquistar títulos, no futebol, fora do país, foi o Internacional!Vejamos: 02 Libertadores, 2006 e 2010; 01 RECOPA, 2007, perdeu uma em 2009 e vai jogar outra agora em 2011; 01 CopaSulamericana, 01 Copa Suruga Bank (nao vale nada, mas...), 01 Copa Dubai (idem), 01 Mundial em cima do BARÇA.Enfim, esse ano o INTER vai jogar a Copa Audi, contra Milan, Barça e fará isso em detrimento do Brasileirão. Sim, o time qe tenta se expandir internacionalmente é prejudicado pelos torneios nacionais.Sim, o calendário está aí para ser cumprido, dirão os críticos.MAs alguem lembra que, na final da Copa do Brasil de 2009, a CBF coincidentemente marcou o jogo da RECOPA (Inter campeão da COpa sulamericana contra LDU campeça da libertadores, ambos 2008) entre os jogos da final da Copa do brasil???Sim, INTER jogava a primeira final contra o corintians, no fim de semana um jogo contra a LDU no equador; depois outra partida contra o corintias, e depois de novo contra a LDU???Saibam que quem escolhe as datas da disputa da recopa sao as confederações de cada país, geralmente tentando facilitar para o time da sua confederação.MAs no caso do Inter, havia um corintias interessado, e a CBF meteu a disputa da recopa no meio da final da copa do brasil.É por causa desse tipo de pensamento que no brasil é muito difícil um time, sério, conseguir se expandir internacionalmente, apesar de aos trancos e barrancos alguns estarem conseguindo, à grandes custas!!Abraço e bom fin de semana

  29. everaldo castro magalhaes

    07/05/2011 12:06:44

    Olha Hercilio, é importante este tema, acredito que o time que no momento mais se aproxima dessa realidade é o Santos, entretanto varios fatores concorrem para que um time nao consiga elevar sua marca, a primeira na minha opiniao é a preocupaçao dos dirigentes e comissao tecnica é com a torcida, pois qquer mau resultado, ja se demite, entre em parafuso, no caso da comissao tecnica, é a preocupaçao excessiva em colocar em campo as estrelas, mesmo estando desgastados, o que traz mais prejuizo do que uma derrota do time, a segunda evidentemente os negocios realizados, comprando medalhoes em final de carreira, exemplo classico é o caso de ronaldinho, acredito que apesar da ma campanha oss time que mais conseguem se ajustar sao os paulistas, principalmente o Sao Paulo, apesar da ma campanha Concordo plenamente com o Wagner no tocante Santos assessorando o Neimar

  30. Neil Azevedo

    07/05/2011 12:01:10

    Concordo plenamente e acrescento:Pessoas incompetentes e muitas vezes de caráter duvidoso, para não falar Nefasto.

  31. Jose Augusto

    07/05/2011 10:47:42

    Bom dia HercílioSem polemizar, claro que eu adoro a Bandeira Brasileira, mas que tem bandeira, não País, mais bonita, ha, isso tem.Não sou Flamenguista nem torcedor do Milan, mas para mim, são as camisas mais bonitas que existem junto com a da Portuguesa de São Paulo.É exatamente aí que a coisa pega, pois, "eu tenho paixão pelo Clube tal e ponto final", e isso radicalmente me cega e tira da razão.

  32. Jose Augusto

    07/05/2011 10:38:22

    Bom dia WagnerSem querer entrar em polemica, a Europa toda veem jogos daqui, há tempos não existe para eles a figura do "olheiro", afinal a primeira coisa que foi globalizada foi a TV.Ocorre que, eles sempre vão nos ver como segundo Mundo e não é á toa que todo jogador que é comprado daqui, quando vai para lá, passa a valer o triplo. Coincidência?Claro que não.Isso que o Santos F.C. faz é somente para valorizar o passe e engordar o seu Caixa.Esse negócio de acessorar estrelas é papo, você acredita demais na nossa imprensa esportiva que também é paga, através de jabaculês, para promover este ou aquele.O que está se falando é sôbre idéias grandes, de Dirigentes também grandes, com inteligência grande para levar um Clube e sua Marca á patamares Mundiais.Aqui, é dificil encontrar. Veja o que o Presidente do Corinthians falou e tire suas conclusões.Abraço

  33. Ribamar Bianchini

    07/05/2011 09:59:57

    Erich, veja as dificuldades de um clube Brasileiro, quando você e demais jornalistas minimizam uma conquista como a do Corinthians que teve a participação do clube Inglês mo primeiro mundial FIFA dizendo que eles vieram ao Brasil passear dificulta muito os clubes do Brasil, tenho certeza que se esse clube Inglês ou mesmo o Real Madri que também participou tivesse ganho o mundial vocês da imprensa estariam falando todos os dias, mas como foi o Corinthians o peso da conquista fica bem mais leve, viu.Vocês da imprensa que vivem principalmente dos clubes do Brasil deveriam valoriza-los mais também.Segue abaixo trecho infeliz de seu post.A última vez que o Manchester esteve com o seu time de futebol no Brasil foi em 2000, na disputa do primeiro Mundial de Clubes organizado pela Fifa. O time inglês veio aqui a passeio.

  34. Antonio

    07/05/2011 04:47:27

    Olá Erich,Moro na Europa há dois anos e sinto na pele a dificuldade de acompanhar o futebol brasileiro daqui.Além dos motivos citados acima, uns com maior outros com menor grau de importância, o problema com a "exportacão" dos jogos do brasileirão é difícil de ser resolvido.Agora, com o horário de verão aqui, temos 5 horas de diferênca e ninguém, aqui ou ai, vai ficar na frente da televisão 3 horas da manhã para assistir um jogo de futebol em plena madrugada de quarta-feira para quinta.Como um colega escreveu, não existe marketing bem feito se o produto não pode ser entregue.Essa equacão é difícil de ser resolvida. Estaria o detentor dos direitos de transmissão de TV disposto a transferir o horário dos jogos para 17:00 h para poder também tornar-se atrativo o televisionamento na europa? Ou entäo alterar a data do calendário de futebol brasileiro para o brasileirão ser durante o inverno europeu e então termos "somente" 3 horas de diferenca e ainda sim alterar o início dos jogos no Brasil para 19:00 h?É difícil, mas quem sabe!!!Um abraco.

  35. Guilherme Vascaino

    07/05/2011 04:05:34

    Sim em 2000 o Manchester veio a passeio ao Brasil, mas pergunta ao ex zagueirão deles , Silvestre, kd Edmundo que deu aquele drible fantastico nele e marcou um golaço, duvido que ele n se lembre disso: http://www.youtube.com/watch?v=fuiOPuNe0N0

  36. lutricolor

    07/05/2011 02:42:22

    Quando o Sao Paulo ganhou os mundiais de 92 e 93, o tricolor ficou bem conhecido la fora, pois, jogou um futebol vistoso, fez excursao pela EUROPA, e ganhou O TROFEU, TERESA HERREIRA, RAMON DE CARRANZA, ganhando do barcelona, sevilha, varios clubes EUROPEUS DENTRO DA CASA DELES, hje em dia NAO VEJO MAIS NENHUM CLUBE BRASILEIRO ser CONVIDADO pelos europeus a disputar nada...SO ROUBAM OS NOSSOS CRAQUES A PRECO DE BANANA...Na minha opiniao, FEMININA, mas ...assisto a futebol exatos 20 anos, e nada vai mudar se nos, msm , nao valorizarmos os nosso futebol, nao digo so o FUTEBOL BRASILEIRO, se pergarmos por exemplo um jornal peruano, colombiano eles falam e ate cobrem o futebol ARGENTINO, principalmente BOCAJR X RIVER PLATE, por que sera???? simples... a paixao argentina, o marketing ARGENTINO, e a RACA argentina , nao so nas competicoes sulamericanas ...como na COPA LIBERTADORES 'ah entao vamos imita - los!!!"- nao imita -los nao ...nunca seremos iguais a eles, por mais q GREMISTA E ATE O INTERNACIONAL, CLaro que isso nao e bom, temos q ser nos mesmo e usarmos o nosso diferencial....

  37. Raquel

    06/05/2011 23:23:26

    Erich, amo esportes e acompanho os posts do seu blog. Gostaria de saber sua opinião sobre o vôlei brasileiro, sabemos que o vôlei é o segundo esporte no Brasil, as maiores estrelas estão atuando no Brasil, mas o mesmo não é exibido em rede aberta (na última edição apenas as finais foram exibidas) em paralelo vemos que as equipes dependem do patrocinador, as equipes podem surgir e podem ser extintas de acordo com os interesses do mesmo e ainda, numa eventual final o nome do time não é anunciado devido à política da rede Globo em não divulgar marcas. Este cenário só ocorre no vôlei brasileiro? O que pode ser feio para que a situação mude, o que difere com o futebol?Acredito que você tenha lido o post no blog do Bruno Voloch onde ele divulga os salários das estrelas do vôlei masculino, em que patamar o vôlei se encontra? Será mesmo que não existe interesse da população em acompanhar este esporte? Será que não valeria a pena encaixar o vôlei na grade na programação?

  38. Jomael Silva

    06/05/2011 19:53:14

    Já dizia o velho Carsughi ...Isso mesmo ! !

  39. Franklin

    06/05/2011 19:28:55

    Erich, acredito que uma das maiores dificuldades com a dovulgação para o exterior, principalment Europa é o fuso horário. Nossos jogos noturnos começam às 22H o que corresponde entre 3 e 4H da madrugada nos principais paises. No fim de semana estariamos transmitindo os jogos em horário em que a TV esta discutindo a jornada local. Assim acho complicado, visto que futebol só tem sentido se for ao vivo, por video tape não tem chance. Ainda assim, acho ser necessário melhorar o nivel de profissionalismo de nossos diretores. A estrada é longa.

  40. José Carlos Maia

    06/05/2011 18:53:04

    Olá ...Sempre fui contra , em Economia , a qualquer tentativa de " Reserva de Mercado " ...Porém com a Globalização crescente , a Lei Pelé deve ser repensada urgentemente .Os clubes ficaram frágeis ao extremo .Algum adendo tem de ser adicionado à Lei ...Sem os talentos aqui ; não há como conseguir sucesso em exposição externa ...O problema é essa estrutura retrógrada ; compatível com a mediocridade .Caso tivéssemos na Europa tal estrutura :Aposto que também não teriam sucesso de mídia ...INCAPACIDADE DE GESTÃO ; E EM TODOS OS MEANDROS : É ISSO ...

  41. eduardo

    06/05/2011 18:45:41

    Eu acho que estamos engatinhando, o primeiro passo foi valorizar mais os clubes que dão maior audiência, maior retorno, como Flamengo e Corinthians, temos que sair do comunismo futebolísco, onde, para ter um suposto campeonato mais equilibrado do mundo, equilibrado por baixo, pagava-se o mesmo para um time que dava rios de dinheiro em audiência e para outro que não dava nada.

  42. Hercilio

    06/05/2011 18:27:47

    Tô pouco preocupado em que o clube seja global, quero que ganhe as competições, inclusive as internacionais que disputa, mas isso não o torna global, só o torna conhecido.Acho que é forçar a barra pessoas pelas ruas do Brasil com camisas de seleções e clubes estrangeiros, não troco o brasileirão pelo europeu, não tenho vínculo com os clubes de lá, vejo de vez em quando.O que move o torcedor é a paixão pelo clube, não tenho paixão pelo Barcelona embora goste do jeito que joga e do craque Messi, fora isso tenho o meu time e é isso que interessa.

  43. Wagner

    06/05/2011 18:16:10

    Não concordo com a maioria dos comentários acima.O calendário do futebol brasileiro atrapalha muito mesmo, afinal, de que adianta divulgar sua marca em outros países, se ninguém puder acompanhar os jogos? Esse é o grande motor das ações no futebol: assistir os jogos e expor as marcas, sejam elas empresas ou jogadores.Não creio que alguém que não seja um torcedor assistiria o jogo do melhor clube europeu, com maior média de gols e títulos, se não houver algum grande astro jogando nele.Os clubes brasileiros aproveitam mal o potencial dos bons jogadores que temos no Brasil, por vários motivos, mas principalmente por não montarem um bom palco para esses atraidores de multidões.Vejo o Santos FC num bom caminho, assessorando suas estrelas e montando um projeto para serem mundialmente conhecidos enquanto ainda estão no Brasil. Se conseguirem será um feito. E se aproveitarem essa exposição, será um marco.O tempo dirá.

  44. Jose Augusto

    06/05/2011 18:15:48

    Desculpe voltar ao Blog Erich, mas para confirmar minha teoria copio, ás 18:00hs, o Blog do seu colega Kfouri:Palavras do AndrésSanchoPança (gravadas):'SOU AMIGO DA GLOBO, MAS SEI QUE TODOS SÃO GANGSTERS'A verdade está brotando, sugiro não acreditarem em mais nada do que veem ou ouvem.

  45. Luiz

    06/05/2011 18:07:59

    Na minha opinião para um clube ser global, ele não precisa necessariamente ser campeão do mundo ou ter estádio. Assim como as grandes corporações, ele precisa ter atuação em vários continentes. Estratégias de marketing como venda de produtos, implantação de escolinhas de futebol pelo mundo, entre outras são algumas das ações. Aqui no Brasil, vemos exemplos de escolinha de futebol do Barcelona, do Boca Juniors entre outros. Contratação de jogadores conhecidos também ajudam. Acima de tudo, os clubes brasileiros antes de serem globais, primeiramente precisam ser rentáveis e se transformarem em clubes empresas. Os empresários do futebol, hoje em dia, preferem investir em clubes menos conhecidos ou montarem seus próprios clubes do que investirem em clubes grandes e de massa. Os motivos: 1º em clubes de massa existe a paixão, o fanatismo de torcedores e amadorismo de seus dirigentes impedem um planejamento adequado e obtenção de lucros, pois, estes preferem investir em medalhões e em jogadores caros ao invés de jovem talentos que podem trazer alto retorno financeiro. 2º) Em clubes menos conhecidos é possivel garimpar e revelar jovens talentos que podem trazer retorno financeiro. Quando estes jovens talentos passam a ser conhecidos, são cedidos aos grandes clubes que passam nesse casa a ter função de vitrine, possibilitando uma lucrativa venda ao exterior.

  46. Henrique

    06/05/2011 18:04:44

    A confirmar. O internacional está abrindo uma loja na Argentina em Buenos Aires.Será o primeiro clube do Brasil a levar a sua marca para p exterior de forma expressiva em termos de mercado.Mais uma do campeão de tudo.

  47. Lucio

    06/05/2011 17:05:53

    Eric, bom questionamento.Só um detalhe, há um time brasileiro que vai lançar (ou já lançou, li matéria sobre isso há algum tempo) um vinho próprio, o São Paulo Futebol Clube.Não que isso seja muito ou vá resolver...Abs

  48. Bruno

    06/05/2011 16:14:09

    Acho que um grande passo para um clube se tornar global é estando de alguma maneira no "país foco", seja excursionando para lá (ex: Europeus na Ásia), tendo um site em uma língua não muito conhecida mas que é do seu mercado foco (ex: Milan na Indonesia) ou o caso de se ter um atleta do país foco no seu elenco (ex: projeto recentemente apresentado ao Liverpool).Nos 3 exemplos, são ações que não chegam a ser tão caras, mas que podem aproximar os clubes de seus consumidores estrangeiros.O primeiro caso nem precisa de explicação. Cada vez mais os europeus excursionam pela Ásia, afim de aproximar-se mais com os povos de olhos puxados que gastam fortunas em seus produtos licensiados.No segundo caso, aproveitando-se do fato do país (Indonesia) não ter cultura no futebol, o Milan, percebendo o grande numero de torcedores naquele país, criou um site destinado ao publico de lá, num idioma que pelo menos para mim, era desconhecido.E o terceiro caso foi um grande espanto, qnd uma empresa chinesa (se nao me falhe a memoria), queria patrocinar o Liverpool não com sua marca na camisa, mas com um jogador local. Talvez seja para tentar atrair os torcedores, como o Yao Ming consegue fazer na NBA, onde mesmo não sendo um dos melhores do campeonato, sempre está votado para o jogo das estrelas.Vale um post sobre o Milan... rsrsrsAbs!

  49. Padilha

    06/05/2011 15:40:09

    Eric,Mudando de assunto, existe algum ponto positivo na campanha bacana que o Coritiba está realizando, do ponto de vista comercial e que é bem explorado? Ou que poderia ser? Li que o número de sócios do clube vem disparando antes mesmo da bela campanha e que o clube teve algumas reestruturações desde a queda para a séire B em 2009. Como exemplo a contratação do ex-CEO do HSBC, Vilson Ribeiro de Andrade. Como uma boa administração esportiva pode refletir no campo? Parece bem evidente esta relação atualmente no clube paranaense. Há alguma lição a ser aprendida?

  50. Jose Augusto

    06/05/2011 15:10:10

    Olá ErichA respeito sobre indagação do texto esclareço que, no meio profissional de Marketing, todo projeto promocional de uma Marca, seja qual for, esta tem que estar fundamentalmente ligada a um produto, existente ou que vai se lançar no Mercado.Sabe-se também que esse produto tem que ter conteúdo eficiente para dar respaldo á Marca, caso contrário, todo mundo poderia vender, literalmente, cocô embalado em uma excelente latinha e com uma Marca visível e convidativa aos olhos. Isso no primeiro momento. No segundo, já era, a Marca, o Produto e a Agencia que promoveu.Aqui na terrinha, a regra é outra.Pega-se um Presidente fanfarrão e falastrão de um Clube, contrata-se alguma Estrela decadente, distribui-se alguma verba para os jabaculês jornalísticos, coloca o Clube dentro da latinha dita acima e vende-se para a comunidade do próprio Clube, que compra e sai soltando rojões. Pode?Pode sim, o barulho, ás ofensas, a incitação a baderna, as frases tais como, "Enquanto eu for Presidente eu não faço isso ou aquilo", dá dinheiro sim, só que para alguns e é isso o que eles querem.Você acha que estão interessados em ser algum Barcelona da vida?Aqui na Terrinha acho que so tem um Clube nessa linha, ainda dando os primeiros passos, porém o nome não ajuda, deveriam pensar junto á um Numerologista mudarem de nome para "Saint Paul Footbal Association", por exemplo.O Resto não tem conteúdo, infelizmente.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso