Negócios do Esporte

Palmeiras dá tiro no pé em acordo de estádio

Erich Beting

Caso as exigências tenham sido, de fato, aceitas, a WTorre e o Palmeiras regrediram sensivelmente no novo acordo para que finalmente destrave o processo de construção do novo estádio do clube.

A notícia veiculada ontem no Blog do Perrone, aqui mesmo no UOL, dá conta de que o novo estádio terá estacionamento gratuito para conselheiros e um camarote para a diretoria palmeirense.

As exigências, feita por Mustafá Contursi e, pelo visto, aceitas por Walter Torre, dono da construtora, são extremamente prejudiciais para o negócio do estádio no longo prazo.

A receita de um estádio moderno não está apenas na realização de partidas de futebol. Claro que são os jogos e a bilheteria que pagam a maior parte da conta, mas a arrecadação com a cessão de espaços para camarotes e o uso de estacionamento em dias que não há eventos é considerável.

Só para comparar, no ano passado, com um estádio antigo, o São Paulo faturou R$ 19 milhões com o aluguel de camarotes. Numa arena moderna, num país com a economia fortalecida e os investimentos em esporte aumentando, essa receita pode ser ainda maior. Ceder um espaço para dirigentes de clube e seus convidados é perda de receita. Da mesma forma, não cobrar pelo estacionamento é dar motivo para o abuso e, mais do que isso, para que o dinheiro se vá.

O Palmeiras cedeu os direitos de exploração comercial do estádio para a WTorre por 30 anos. Mas, depois desse tempo, como o clube resolverá um problema que ele mesmo criou?

O tiro no pé está dado.

  1. tonico

    13/09/2011 11:22:16

    Disse tudo... o problema é esse país mal descoberto, mal colonizado, mal imigrado e consequentemente muito mal habitado!!!

  2. Erich Beting

    25/05/2011 12:13:22

    Rica, também acho que seria, se a diretoria realmente tivesse essa ideia de usar o camarote para fazer negócios e não para ter privilégios como acontece sempre... Um abraço, Erich

  3. rica

    24/05/2011 16:09:39

    No Credicard Hall de São Paulo existe uma suíte que é utilizada pela casa por motivos diversos e as demais são comercializadas para o mercado corporativo. Quando negociei uma das suítes, ganhei convites para ver um espetaculo na suíte da casa e percebi que as demais pessoas presentes também estavam para fazer negócios, como fechar shows, patrocinio de eventos, compra de suítes, ações dentro da casa, etc.

  4. rica

    24/05/2011 16:05:04

    Na boa Erich, costumo concordar com você.Mas nesse caso, acho que o Palmeiras está certo.É mais do que necessário a diretoria verde ter seu camarote e vagas no estacionamento.É fundamental para receber seus parceiros de negócios, possível investidores e empresários de jogadores.O que não pode ocorrer é ter mais gente do que a capacidade do camarote.

  5. Ibrahim

    21/05/2011 00:49:24

    Pelo amor de Deus não me escreva uma bobagens dessa, você é jornalista mesmo?Deixe eu lhe contar uma história, estávamos a fazer um projeto de um condomínio e estava muito difícil do dono do terreno vendê-lo pra nós, fizemos um acordo com ele aonde construtora lhe daria 2 apartamentos e mais o valor do terreno. Assim ele aceitou e começamos a construir o empreendimento.O Palmeiras e a WTorre são parceiras nessa empreitada, a WTorre entra com a grana e o Palmeiras entra com o terreno e o mais importante, os consumidores. Nada mais justo que a diretoria do Clube tenha direitos a algum camarote, pode ter certeza que a construtora tb terá o seu para acomodar seus diretores, funcionários, parceiros e contratantes.Ah não ser que nos seus devaneios noturnos você queira que a diretoria do Palmeiras assista aos jogos no meio da Mancha Verde.

  6. Caio

    16/05/2011 17:40:42

    Também nem sou palmeirense (credo), sou são-paulino, mas não entendi a matéria. Pra mim, é óbvio que a diretoria do clube tem que ter alguns privilégios e um camarote, assim como a diretoria do Tricolor deve ter no Morumbi e de outros times em seus respectivos estádios... Em qualquer grande empresa privada, a diretoria e presidência normalmente têm direito não só a estacionamento como até a carro gratuito, bem como outros benefícios. Não entendi como deveria ser diferente no caso desta arena do Parmera.

  7. João Carlos

    14/05/2011 22:39:16

    Lembro que a situação financeira da W Torre não é nem melhor ou pior do que as demais contrutoras/incorporadoras de São Paulo. Ao contrario das demais, ela não aceitou o valor que o mercado previa para o lançamento das suas ações. Teve muito peito para isto. A W Torre trabalha com empreendimentos prontos. É mais uma geradora de negocios do que uma construtora. Vale pelos negocios que gera e não pela carteira de imoveis/terrenos como as outras construtoras. Ninguem no mercado acredita que a W Torre fique com a Arena. Ela vai vender o empreendimento tão logo ela vire um negocio, como todos os outros empreendimentos de vulto dela. Alem disto ninguem coloca 1,5bi em uma empresa quebrada.

  8. Alessandra Malta

    14/05/2011 20:10:05

    debates antigos... se esse fosse realmente o problema estaria tudo lindo, mas não é, são outros os problemas maiores e piores, portanto continuo achando esse fato de camarote irrelevante....

  9. Dourado

    14/05/2011 18:27:55

    O ERICH TIRA ESSA MATERIA DAI VAI? QUE JÁ ESTÁ TUDO RESOLVIDO.A GLORIOSA ARENA FICARÁ PRONTA EM 2013.AGORA TEM QUE SE PREOCUPAR COM O FAVELÃO QUE SE NÃO TIVER DINHEIRO DO TEU BOLSO NÃO SAI- VÇ SABE OQUE É BNDES? ENTÃO DINHEIRO PUBLICO FILHO-DINHEIRO PUBLICO-E ESTÁ AMEAÇADO.

  10. Otávio

    14/05/2011 18:09:19

    Erich, deveria ter colocado no texto principal a resposta que você deu a um leitor:"Um diretor que pára uma obra por não ter um camarote e vaga no estacionamento estará preparado para gerenciar um estádio?"Graças a Deus ele não é presidente pra sempre. O problema é que, no Palmeiras, é tudo em "famiglia".

  11. SKAMBRIAN

    14/05/2011 18:07:43

    Não sou nenhum especialista na matéria, mas pelo que me lembro, o estádio do Pacaembu não foi cedido ao Corinthians por causa de meia duzia de vereadores, que, sem nenhuma noção do que acontece na cidade de São Paulo, não concordaram com essa concessão. Torço sinceramente para que o Estado de São Paulo tenha os melhores estádios (arenas) do Brasil, mas gostaria muito de perguntar para os mesmo vereadores sem noção, o que será feito com o estadio do Pacaembú, uma vez que o SPFC terá o Morumbi, o Santos terá a Vila Belmiro, o Palmeira a moderna Arena e o corinthias com o seu estádio, acredito então que teriamos do "desafio ao galo" no Pacaembú, ou então a prefeitura "mequetrefe" de São Paulo poderia cobrir o estádio e transformá-lo em centro de convenções....um abraço a todos

  12. Erich Beting

    14/05/2011 17:32:42

    A Dilma é remunerada para exercer cargo público, meu amigo. Sua lógica esbarra na falta de entendimento político, pelo visto...

  13. Erich Beting

    14/05/2011 17:32:04

    Eduardo, camarote não é feito para uso pessoal, e sim para venda corporativa... Porque não deixar um assento no espaço vip para o presidente em vez de um camarote inteiro? Um abraço, Erich

  14. Erich Beting

    14/05/2011 17:29:42

    Também acho! Um abraço, Erich

  15. Erich Beting

    14/05/2011 17:29:19

    Roberto, já parou para ver jogo de clubes de outros países? Eles sempre estão em lugares vips, mas não em camarotes, não é? Revejo os conceitos sempre, tanto que sei que, atualmente, clube bem gerenciado não costuma rasgar dinheiro... Um abraço, Erich

  16. Erich Beting

    14/05/2011 17:26:16

    Meu caro, infelizmente meu pai já morreu. Um abraço, Erich

  17. Erich Beting

    14/05/2011 17:25:05

    Meu caro, eu tenho uma empresa. Um abraço, Erich

  18. Erich Beting

    14/05/2011 17:24:41

    Silvia, esse é outro problema a se resolver. O pensamento jovem e inovador fará, provavelmente, com que você perca o direito de ter cadeira cativa. Esse é outro pepino que os clubes terão pela frente, já que esses lugares trazem prejuízo na certa para os clubes... Um abraço, Erich

  19. Erich Beting

    14/05/2011 17:22:35

    Meu caro, além da sua covardia de não colocar um nome e email válidos, pense um pouco além de sua vã capacidade. Um estádio antigo foi projetado sem a existência de espaço para camarotes. Com isso, o São Paulo teve de se desdobrar para construir as novas áreas. Numa arena moderna, sabe-se que o local que traz maior receita é justamente a venda de camarotes, que são em maior número e mais bem localizados. Um abraço, Erich

  20. Erich Beting

    14/05/2011 17:20:05

    Meu caro, só se o São Paulo estiver fraudando balanço auditado sua conclusão é tão óbvia assim... E isso é crime, não sei se você sabe. O patrocinador tem direito a camarote, está no acordo. Mas o estádio não tem camarote só para patrocinadores... Um abraço, Erich

  21. Erich Beting

    14/05/2011 17:17:39

    Antonio, pense primeiro antes de perguntar. Por acaso camarote e estacionamento só funcionam em shows ou outros eventos? O problema é exatamente passarem pessoas que não conseguem trabalhar pelo bem do clube, e paralisar obras fundamentais para a saúde financeira do Palmeiras por questão de vagas no estacionamento e camarotes. Esse será o gestor do estádio? Qual a chance de ele saber o que fazer quando tiver a arena sob seu comando? Um abraço, Erich

  22. Erich Beting

    14/05/2011 17:14:09

    MArcio, respeito a opinião discordante. Só te faço uma pergunta para que você pense com calma. Um diretor que para uma obra por não ter um camarote e vaga no estacionamento estará preparado para gerenciar um estádio? Um abraço, Erich

  23. Erich Beting

    14/05/2011 17:12:08

    Carlos, de quem é o estádio? Do diretor ou do Palmeiras? Um abraço, Erich

  24. Erich Beting

    14/05/2011 17:11:15

    Alessandra, tenta ir um pouco mais fundo no seu raciocínio. Quem sabe aí você entende que não é falta de assunto, mas antecipação de um debate sobre a profissionalizaão da gestão nos clubes. Um abraço, Erich

  25. Erich Beting

    14/05/2011 17:10:20

    Carlos Eduardo, o problema é o Palmeiras conseguir tal empréstimo. Quem concederia hoje, para qualquer clube de futebol, mais de R$ 300 milhões para construir um estádio? Quais os juros que seriam cobrados? Qual o histórico de qualquer clube do país como bom cumpridor do pagamento das dívidas assumidas? Um abraço, Erich

  26. Erich Beting

    14/05/2011 17:08:53

    É verdade, meu caro. Além de não ser filho do Joelmir, apenas comecei a trabalhar junto com ele quando fui para o BandSports, já com seis anos de carreira em outros veículos, e como dono de um veículo de imprensa meu. Perca um pouco de tempo pesquisando antes de fazer qualquer acusação banal. Um abraço, Erich

  27. Erich Beting

    14/05/2011 17:06:11

    Raphael, tenho humildade. Apenas acho que não se deve existir um espaço privativo para alguns usufruirem desse benefício. Direito adquirido acabou na Revolução Francesa, pelo que eu me lembre... Um abraço, Erich

  28. Erich Beting

    14/05/2011 17:05:19

    Guido, exatamente contra o amadorismo que se tem de acabar com regalias. Um abraço, Erich

  29. Erich Beting

    14/05/2011 17:02:18

    Meu caro, preconceitos de sua parte de lado, não disse que o negócio não vale. Só disse que, lá na frente, pode não ser tão bom assim exatamente por ceder regalias. Procure no histórico o meu post sobre a aprovação da arena pelo Conselho do clube e lerá qual a minha opinião sobre o negócio. Mas, do jeito que foi, começou errado... Ou recomeçou... Um abraço, Erich

  30. Erich Beting

    14/05/2011 16:59:36

    É verdade, João. O mesmo Walter Torre que teve de ceder mais de 50% de sua empresa para um fundo de investimentos sanar mais de R$ 1,5 bilhão em dívidas e que salvou o negócio dele... De fato não tenho a mínima noção de como a coisa vai funcionar ou dos valores envolvidos... Um abraço, Erich

  31. Erich Beting

    14/05/2011 16:58:11

    Pois é, Mauricio, aí é que é o ponto. Ter o amadorismo numa arena moderna é sinal de que não há profissionalismo que salve a mentalidade retrógrada. Um abraço, Erich

  32. Erich Beting

    14/05/2011 16:56:45

    Leonardo, o São Paulo arrecadou mais de R$ 30 milhões com o Morumbi em 2010, sendo que R$ 19 milhões com camarotes. Os custos do estádio não chegaram a R$ 5 milhões. Um abraço, Erich

  33. Erich Beting

    14/05/2011 16:55:26

    Eduardo, quero ver o estádio pronto, e não com obras paradas porque o dirigente x, y ou z quer uma vaga no estacionamento e um camarote para continuar a ter as regalias que sempre teve... Um abraço, Erich

  34. Erich Beting

    14/05/2011 16:54:19

    Toco, sou amplamente favorável à arena e sempre falei disso aqui. O problema é que o amadorismo sempre consegue imperar nessas horas. E esse acordo é exatamente a prova de que o Palmeiras joga contra o Palmeiras. A picuinha de dirigentes leva uma obra dessa importância a ser paralisada porque um ex-presidente quer garantir vagas na garagem e camarotes. Você já viu dono de teatro moderno exigir lugar reservado para ele? E ele é o dono do negócio, não é uma associação. Ou moderniza-se tudo, ou continuará algo capenga, como sempre. Quem deixou a pulga do rabo balançar o cachorro foi o dirigente do clube que exigiu tais detalhes bisonhos para aprovar um negócio que já deveria estar quase pronto e gerando um salto de arrecadação absurdo para o Palmeiras. O curioso é que as pessoas acham ruim quando falamos que as coisas não mudam. O dirigente que se preocupa com vaga em estacionamento e camarote estará apto a gerenciar uma arena? Ou então aquele que cede a isso? Daí muito torcedor agir com o coração e não entender o nível de profundidade de uma crítica... Abração, Erich

  35. Eduardo

    14/05/2011 16:06:18

    ACHO QUE VC QUER MOSTRAR O PEQUENO LADO MAU DIANTE DO GRANDE LADO BOM... A IMPRESSA SEMPRE DAR IBOPE PARA O LADO MAU...QUER A TODO CUSTO VALORIZAR O LADO MAU...O IMPORTANTE AQUI É QUE O ESTADO DE SÃO PAULO VAI GANHAR UM ESTÁDIO QUE NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS HOUVE UM PRA COMPARAR... ISSO VOCÊ, MEU AMIGO, VAI TER QUE ENGOLIR... QUER UMA ÁGUA PRA AJUDAR???

  36. Fabio

    14/05/2011 14:44:43

    Alguém pode me dizer então qual é o contrato perfeito em que todas as partes saem ganhando, tudo mundo feliz, etc.... Criticar é fácil, quero ver dar a receita mágica!

  37. Caetano

    14/05/2011 14:31:31

    Caro amigo.A verdade é uma só: Dizem que os presidentes dos clubes não recebem salário, mas todos eles entram ricos e saem bilionários dos clubes. É muito dinheiro que entra e muito mais ainda que sai. Só quando os clubes se tornarem empresas, com patrão, empregados, gerentes e tudo o mais, é que teremos motivos para comemorar. Até lá, e põe até lá nisso, continuará tudo na mesma. Os dirigentes estão pouco se lixando prá quem realmente vive da paixão pelo clube (nós torcedores). Mas, isso também só acontece porque não não reclamamos o nosso direito como torcedor e consumidor dos espetáculos e dos produtos vendidos a preço de ouro.

  38. Toco Monteleone

    14/05/2011 13:52:58

    Menos Erich Betting, mto menos, cederam um camarote e meia dúzia de vagas no estacionamento para resolver o impasse e continuar as Obras. Imagine se o W/Torre não cedesse e a obra ficasse parada ? Aí sim, não seria um tiro no pé e sim na cabeça. Na minha opinião seu comentário foi desnecessário. Fale bem da Arena, da assinatura, que são emblemáticos para os palmeiresnes, para os paulistanos, para os brasileiros, um modelo de parceria clube/empresa sem ônus para o erário público. Não deixe a pulga do rabo balançar o cachorro. Por favor, logo vc ? Já não basta a máxima capacidade do Palmeiras jogar contra o Palmeiras, vide entrevistas medíocres do Tirone, Belluzzo e etc....

  39. Moises

    14/05/2011 12:59:49

    DAR TIRO NO PÉ É A ESPECIALIDADE DESTES DIRIGENTES INCOMPETENTES DO PALMEIRAS. BASTA VER A ENTREVISTA DESTE IMBECIL DO TIRONE DETONANDO O MELHOR JOGADOR QUE TEMOS HOJE, O VALDIVIA. AINDA QUE POSSA TER RAZÃO, JAMAIS PODERIA VIR A PUBLICO DETONAR JOGADOR, TECNICO, QUEM QUER QUE SEJA.É POR ISSO QUE NINGUEM QUER JOGAR NO PALMEIRAS E QUE UM TITULO FICA CADA VEZ MAIS IMPOSSIVEL.VAI MANDAR O VALDIVIA EMBORA E VAI TRAZER O QUE ????????????MAIS TINGAS, LUANS E RIVALDOS ????? ME POUPE SR. TIRONE, POIS VOCE É UM INCOMPETENTE QUE NÃO QUERIA O PAULO CESAR DE OLIVEIRA APITANDO CONTRA O CORINTHIANS E ACEITOU MANSAMENTE. FORA DO PALMEIRAS !!!!!

  40. WALTER

    14/05/2011 12:33:02

    A gente lê tantas opiniões, umas que são pura opinião de torcedor, que não está nem aí, as vezes nem a estádio vão, outras mais realistas, só que não ví ninguém comentar sobre qual dinheiro vai ser gasto, quem vai pagar a conta, esses times estão com as calças na mão faz muitos e muitos anos, tem dividas elevadas, de acerto em certo tempo se lê que estão até com salários de jogadores e funcionários atrazados. Deveriam esses clubes ter gente mais sérias, primeiro zerar dividas para depois contrariem outras. CONCORDA COMIGO SENHOR ERICH BETING ?

  41. Carlos Eduardo

    14/05/2011 12:30:47

    INVEJA É UMA DESGRAÇA.

  42. HARADA

    14/05/2011 11:36:38

    ATÉ QUE ENFIM ENCONTREI UM CORINTHIANO DE BOM SENSO.

  43. Rogerio

    14/05/2011 11:30:21

    Concordo, São Paulo é a menina dos olhos da imprensa paulista. Se os dirigentes desse time fizessem o mesmo contrato em seu estádio seria então um exemplo de atitude e administração.

  44. Juvenal Juvencio

    14/05/2011 10:42:44

    Coloca uma prótese no lugar do pé baleado.

  45. Tiago

    14/05/2011 10:38:44

    Erich, imagino que você não tenha lido o acordo, mas talvez saiba me responder: considerando a obsolescência normal de uma construção, será que o contrato prevê que a WTorre findos os 30 anos de exploração, entregue o estádio de certa forma modernizado? Minha preocupação é a seguinte: nos anos 80, qua do tinha lá seus 30 anos, o Maracanã já era muito desatualizado. Se não houver nenhuma obrigação de manter a arena moderna, você não acha que o Palmeiras corre o risco de herdar um estádio antigo e provavelmente anacrônico para os padrões do futebol de 2045? Abraço

  46. Leonardo

    14/05/2011 10:31:19

    Você só está analisando as receitas, mas não está olhando o custo, se o São Paulo arrecadou R$19 milhões mas teve despesas de R$20 milhões, ficou no prezuíjo.O Palmeiras não terá despesas nenhuma com o estádio, nesse ponto o negócio é favorável.Agora, se essa arrecadação for o lucro do São Paulo com estádio, é um baita negócio.Gostaria de saber se esse foi mesmo o lucro líquido, caso tenha sido, você sabe quais são os custos de um estádio de futebol?

  47. WALTER

    14/05/2011 10:18:54

    Erich, ninguem faz cortezia com seu próprio dinheiro, ele póde até dar, mas quer algo em troca, isso quando se é amigo, quando se trata de "Negócio", onde corre muito dinheiro isso muda de figura, ele quer algo em troca e que compense, pois hoje ninguem está rasgando nota de Euro. Se o Palmeiras está pensando em construir seu estádio e o São Paulo em reformar o seu, tem que ser com grandes patrocinios e por longa data, pois os clubes não tem verba e se o corinthians está também pensando em consteruir o seu, duvido que encontre patrocinador que queira bancar um bilhão mesmo tendo o estádio nas mãos por 1000 anos, aí só na base da maracutáia mesmo pois com a dívida que tem e não consegue pagar, como iria pagar uma dívida 10 X maiór.

  48. ANTONIO CARLOS CASAGRANDE

    14/05/2011 10:13:23

    o que realmente eu acho que se o clube vencer os jogos com garra e bom futebol, a torcida vai encher a arena e esse dinheiro dos camarotes e cativas não vai ser tão sentido assim

  49. Adamasceno Atanagildo Alpargatas

    14/05/2011 09:57:17

    Penso que o presidente dos clubes podem ter direito a um camarote para assisitr aos jogos, isso é muito justo e acontece na maioria dos grandes clubes europeus, mesmo porque pessoas influentes costumam assistir aos jogos, como presidente de república, por exemplo. E pessoas influentes (mesmo que sejam mal caráter) dão "ibope" para o clube e o colocam na mídia.Digamos que o Barak Obama resolva ver um jogo do Palmeiras. Ou então a Angelina Jolie. Não é um camarote a mais ou a menos que trará prejuízos. Por que o presidente deveria pagar para assistir aos jogos do próprio clube? Não faz sentido. Imaginem que o presidnete do Barcelona ou do Real Madri estejam interessados em contratar o Valdívia e desejem assistir a um jogo do Palmeiras no estádio. Tem que ter um espaço agradável para isso e não precisa ser pago, já que trará receita ao clube.O que tem que ter é organização e prevenir abusos para não virar a casa da mãe joaninha.Abraços...

  50. Mauricio

    14/05/2011 09:48:57

    Mas quem tem que ver se é rentável ou não é a construtora.....ela vai ter receita pra poder suprir td isso oras.......se vc reparar, a maioria dos recados estão contra seu infeliz post....isso foi acordado entre as partes e se está bom pra eles, encerra-se o assunto....vcs ficam querendo encontrar pêlo em ovo......tem muito mais coisas pra se preocupar.....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso