Valencia acirra duelo na área de ensino no Brasil
Erich Beting
Um dos primeiros mercados que tem se desenvolvido no esporte do Brasil por conta da proximidade de Copa do Mundo e Jogos Olímpicos é o de ensino. De 2009 para cá, especialmente depois da escolha do Rio como sede dos Jogos de 2016, pipocam diversos cursos de formação em gestão do esporte no país, além de fóruns e seminários.
Mais curiosa, porém, é a invasão de instituições estrangeiras para passarem um pouco de conhecimento na área para um mercado ainda carente – e repleto de oportunidades – como o nosso. Depois de Real Madrid e Milan, chegou a vez de o Valencia desembarcar por aqui. Em parceria com a Unimonte e a Mozel Gestão Educacional foi lançado o programa ''The Academy Brasil'' na manhã desta segunda num evento em São Paulo.
Na apresentação Jorge Coll, coordenador do curso da Fundación Valencia, fez uma referência histórica que vale para comparar o momento vivido hoje pelo Brasil e aquele que a Espanha enfrentou há cerca de 20 anos, pouco antes de os Jogos Olímpicos irem para Barcelona.
''Em meados dos anos 80 não tínhamos cursos que formavam gestores esportivos. Esse foi um passo importante que demos para conseguir pensar no futuro depois de 1992''.
Hoje, Valência, com 1 milhão de habitantes, concentra investimentos que permitem que a cidade receba etapas da competição de vela America's Cup, da Fórmula 1 (o GP da Europa) e da Moto GP, além de diversos outros eventos menores. A Espanha, como um todo, soube aproveitar a profissionalização à força gerada pelas Olimpíadas de 1992.
Hoje, 20 anos depois, o Brasil tem a chance de começar esse processo. Uma notícia boa é que aumenta a oferta de cursos na área esportiva, especialmente naquela que se refere à gestão. A má notícia é que ainda é escasso o trabalho no esporte, que não acompanha o ritmo da oferta de cursos e formação de profissionais especializados.
-
Julio Oliveira
27/05/2011 01:40:34
Flávia, muito obrigado! Vou atrás!!! Valeu!
-
Juan
26/05/2011 18:25:39
Julio,Tive a experiencia de fazer o Master de Gestão e MkT esportivo aqui em Valencia. E posso lhe dizer que me abriram muitas portas, não só pelo conteúdo do curso mas pelo nivel dos alunos, como o Erich resaltou os contatos que fiz foram muito importantes. A oportunidade de fazer um modulo internacional aonde você possa ter a oportunidade de viver o dia a dia de um clube europeo é um grande diferencial. Um abraço a todos e aproveitem a oportunidade.
-
Libia MAcedo
25/05/2011 17:39:31
Ola, coordeno o MBA de Gestão e MKT de entidades esportivas da Anhembi Morumbi, que existe desde 2009, e temos chancela do Real MAdrid, com modulos lá e professores da espanha que vem aqui, abertura de processo em setembro 2011.GrataLIBIA
-
Erich Beting
25/05/2011 12:12:24
Tadeu, infelizmente não conheço nenhum que tenha por lá. Um abraço, Erich
-
Flavia
25/05/2011 12:00:54
Julio,A Trevisan Escola de Negócios tem um curso de Gestão e Marketing Esportivo em formato de MBA. O curso é em parceria com a Brunoro Sport Business e traz nomes importantes no mercado esportivo para dentro da sala de aula.Bjos e boa sorte!
-
tadeu
24/05/2011 17:45:09
Qual o curso de gestão esportiva você conhece em Brasília, estou mudando para lá e gostaria de fazer este curso,
-
Julio Oliveira
24/05/2011 14:27:18
Erich, vi sua resposta e vou reformular a pergunta do amigo acima. Quais são os cursos que existem em São Paulo sobre gestão esportiva? Tenho experiência em gestão e gostaria de me aperfeiçoar nesta área futuramente.Agradeço sua informação.
-
Erich Beting
24/05/2011 12:24:51
Ricardo, recomendo o curso que mais se adeque ao valor que você possa pagar x opção que você tenha de aprender e de conhecer o mercado. O que costumo dizer para alunos é que tão importante quanto às aulas são os relacionamentos que se formam nesses cursos. Analise a grade de professores, mas também tente ver quem é o público que estará presente no curso. Um abraço, Erich
-
ricardo
24/05/2011 09:21:38
qual curso de gestao esportiva em sao paulo vc recomenda ??
Leia os termos de uso