Negócios do Esporte

Comunicar é preciso. E ajuda no patrocínio!

Erich Beting

Já falei muitas vezes por aqui sobre a necessidade de a empresa ir além do que a simples exposição de marca quando decide investir num projeto de patrocínio esportivo. A miopia dos patrocinadores ainda é grande no Brasil, isso sem falar nos clubes, atletas e entidades, que não entendem a importância de seguir além na questão de comunicação do patrocínio.

Sim, também já falei aqui sobre alguns casos brasileiros que mostram que temos, tanto no universo corporativo quanto no esportivo, mentes olhando além na questão do patrocínio. O que muitas vezes não fica claro para o investidor é que, no final das contas, o mais barato para ele é comprar a propriedade, seja ela o patrocínio a um torneio, um atleta ou um time. O dinheiro que ele terá de gastar é na comunicação do patrocínio.

O mesmo tipo de raciocínio se aplica ao esporte. Sim, podemos saber, pela mídia, que uma determinada propriedade está disponível. Ou, ainda, que você fechou um novo patrocínio. Mas o impacto, e o retorno, tornam-se bem maiores e mais efetivos se você buscar a mídia para comunicar isso.

Um exemplo disso é a propaganda em alguns veículos impressos nesta segunda-feira na Europa. Os jornais da Inglaterra estamparam anúncio da Rolex do patrocínio ao torneio de Wimbledom, que começou nesta semana. Os italianos traziam anúncio sobre a reunião anual que a Internazionale faz com os seus patrocinadores, numa forma de aproximar empresas parceiras e gerar mais negócios entre elas. E, na Alemanha, o Bayer Leverkusen mostrou que está ''disponível'' no mercado, com uma peça publicitária para lá de chamativa.

Os três anúncios mostram que, no patrocínio, comunicar é preciso. A mídia tradicional e a propaganda não são substituídas pela exposição da marca. O patrocínio é apenas uma das ferramentas. E, talvez, a menos cara delas.

Rolex Wimbledom

Anúncio da Rolex na Inglaterra

 

Internazionale

A peça da Inter sobre a reunião com os parceiros

Bayer quer você

E o "anúncio-desespero" do Bayer Leverkusen

  1. Erich Beting

    29/06/2011 17:45:35

    Edmur, realmente ainda não estamos tão avançados assim na questão de estudos sobre instalações esportivas. A maioria dos projetos são de pessoas como seu filho, arquitetos entusiastas da área, que estudaram um pouco mais sobre o tema. Recomendo que seu filho tente procurar os principais escritórios que fazem trabalho na área e, então, possa começar a se aprofundar mais nisso. Um abraço, Erich

  2. Georgios

    29/06/2011 11:33:49

    Um bom exemplo de Comunicação de Patrocinio foi o da Sadia no último domingo, comunicando o Patrocinio Master no Judô. Praticamente em todos os veiculos de comunicação impressa, e ativação forte durante o Gran Prix em São Paulo.

  3. Fábio

    23/06/2011 19:10:42

    Campanha contra a Copa 2014. Veja este vídeo e repasse:http://www.youtube.com/watch?v=tQHvFtQGkOw

  4. Raquel

    22/06/2011 21:16:24

    Nossa esse anúncio de Wimbledom é espetacular

  5. Erich Beting

    22/06/2011 14:34:14

    Eduardo, isso evoluiu bastante. Ainda tem exemplos medíocres, como o do CQC na última segunda com o logo do Banco do Brasil invertido. Mas é cada vez mais natural a evolução desse processo. Só que não dá para o patrocinador continuar a achar que o retorno do patrocínio virá apenas da exposição espontânea na mídia. Um abraço, Erich

  6. Marco Mesquita

    22/06/2011 14:32:54

    Tenho a impressão que o pior departamentode Marketing de todos os clubes,é o do Flamengo, como são devagar.

  7. eduardo

    22/06/2011 11:36:47

    Acho que deveria ser discutido o boicote da imprensa televisiva com os patrocinadores de futebol... elas escondem o patrocinio dando close no rosto dos atletas e não mostram o banner com o patrocínio da equipe... outro artificio é inverter a imagem e deixar o patrocinador com o nome ao contrario...... assim desestimula os patrocinadores..... Erich está na hora de levantar esta bandeira e discutir o assunto

  8. Felipe

    22/06/2011 10:43:32

    Erich,E quais marcas se comunicam? Além do caso da ALE e do Vasco, e os bancos Itaú e BB (creio que fazem muito bem com os descontos em ingresso de jogos e utilizam a marca do volêi, respectivamente) quais marcas se comunicam aqui no Brasil? O maior exemplo é o Corinthians, que apenas ele faz as peças e as marcas estampadas nada aproveitam do patrocínio. Creio que o alto investimento para estampar as marcas nas camisas de futebol desestimulam novos investimentos.

  9. Renato

    22/06/2011 10:25:06

    Cara, você não entendeu patavinas do texto.O Erich não está falando de valores, e sim no modo como são trabalhados estes patrocínios.Nisso, ainda somos "amadores"

  10. John

    21/06/2011 13:11:11

    Eurico Miranda é um bandido sem caráter, mas mostrou ser um gênio da publicidade.Lembra-se quando ele estampou SBT nas camisas do Vasco na final do Camp. Brasileiro, se não me engano, de 2000?Aquilo foi um chute no peito da emissora. Eurico disse que era apenas uma homenagem ao Silvio Santos, uahuahuaaha.

  11. edmur

    21/06/2011 10:57:34

    Prezado Erich,tenho um filho recém formado em arquitetura, no momento ainda engatinhando na profissão e com interesse em mestrado na área de instalações esportivas e afins, pois para tanto, seu projeto final, versou sobre a instalação de um parque aquático em Brasília.você tem conhecimento de algo na área e recomendaria? desde já agradeço.ATs.

  12. camisa 6

    21/06/2011 05:27:59

    Ola Erich,Muito bom o post. Pena que no Brasil a midia escrita tenha um retorno muito pequeno, pois nao eh de massa. E a empresa que eh a principal divulgadora de torneios, a Rede Globo, boicota todo tipo de patrocinio que nao é pago a ela e sim a terceiros, a ponto de mudar nome oficiais de equipes.Porque todas a redes de TV internacionais anunciam a Libertadores como Copa Santander Libertadores, e a Globo nao?

  13. TOM

    21/06/2011 01:11:48

    O Departamento de Marketing do Timão é o mais profissional entre os clubes brasileiros pois usam todas as ferramentas de midia que existe no mercado. Haja visto, a camisa do Corinthians é a sexta mais valiosa do mundo se não me engano. Sendo a segunda maior torcida do Brasil tem o maior patrocinio da América do Sul.

  14. Erich Beting

    20/06/2011 18:02:17

    Pablo, ele já tinha o patrocínio da Samsung, que fez a mesma estratégia do Ronaldo com a Claro no Twitter. Acho, porém, que não terá o mesmo impacto que a do Fenômeno, até por não ter sido a primeira (o que perde a originalidade) e por não ser um cara com o mesmo apelo de mídia e de público. Um abraço, Erich

  15. Rogerio

    20/06/2011 16:28:35

    Algum patrocinador no Brasil faz essa segunda parte? Apos ter a propriedade gastam comunicando que a possuem?

  16. pablo garcia

    20/06/2011 14:28:10

    E o que voce acha por exemplo do patricinio que o Ganso conseguiu ao abrir uma conta no tweeter com uma patrocinadora?mesma estrategia feita pelo ronaldo fenomen

  17. willy gomes

    20/06/2011 13:47:30

    o dinheiro arrecadado com o ingresso se tornou uma parte menor para os clubes, o negócio agora é explorar o nome do clube, o amor do torcedor que pode consumir. Acho ridículo estes torcedores e até alguns jornalistas que falam mal da terceira camisa, camisa que chama atenção do torcedor e da mídia. Acho estranho o Flamengo estar sem patrocinador, mas isto se explica pelo fato do Fla ser dirigido por amadoreswww.ruimdebola.com.br

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