Negócios do Esporte

O mercado determina o valor do patrocínio

Erich Beting

O Flamengo anunciou nesta sexta-feira o acordo com a Procter & Gamble para o patrocínio do uniforme rubro-negro até o final do ano. Por R$ 6,6 milhões (dos quais 15% serão repassados à agência 9ine, que intermediou o contrato), nos próximos quatro meses as marcas de Gillette e Duracell estarão estampadas na camisa flamenguista.

O negócio sintetiza com perfeição qual é o verdadeiro ''valor'' do mercado brasileiro de patrocínio no esporte. O Flamengo e a Traffic, no começo do ano, queriam R$ 30 milhões pelo patrocínio à camisa. O número não era baseado em nada a não ser no ''sentimento'', no sentido literal da palavra, sem qualquer crítica à estratégia adotada.

Havia lógica no pensamento de clube e agência. Com as empresas interessadas em investir no futebol, desde 2009 observou-se um aumento considerável nos valores injetados na modalidade. Há três anos, o maior valor de patrocínio no país era de R$ 16,5 milhões, pagos pela Medial Saúde ao Corinthians. Hoje, o Timão ainda lidera o ranking, com R$ 47,5 milhões, mas estampando cinco marcas no uniforme e devolvendo parte desse valor a Ronaldo, fruto do acordo com Hypermarcas.

Fla e Traffic seguiram esse pensamento e pensaram em R$ 30 milhões para que apenas uma empresa estampasse sua marca no uniforme. A visibilidade, na proporção, seria maior que a das cinco marcas que ocupam o uniforme alvinegro, o que concederia ao patrocínio maior retorno de exposição.

Com isso em mente, agência e clube foram a campo batalhar uma empresa disposta a pagar esse valor. Com Ronaldinho Gaúcho em campo, a aposta era de potencialização desse negócio para o mercado externo e uma visibilidade ainda maior para o patrocinador. Mesmo com o título do Estadual do Rio e uma campanha razoável na Copa Kia do Brasil, ninguém mostrou-se disposto a bancar a grana pedida.

Agora, o Flamengo está no topo, disputando título do Campeonato Brasileiro e com Ronaldinho Gaúcho como protagonista. A mídia, nacionalmente, repercute as ações do clube. Mas isso tudo vale R$ 30 milhões? O mercado respondeu claramente que não.

A Procter sacramentou nesta sexta-feira o melhor acordo do ano no futebol brasileiro. Dentre os patrocinadores de camisa dos 12 clubes de maior exposição na Série A (os quatro do Rio, os quatro de São Paulo, os dois de Minas Gerais e os dois do Rio Grande do Sul), a P&G é quem desembolsou o menor valor. Claro, o tempo de exposição que ela terá é menor também, mas o momento esportivo do Flamengo deverá fazer com que a empresa consiga obter altíssima exposição nos próximos quatro meses.

O acordo entre P&G e Flamengo mostra que quem determina o valor de um patrocínio é o mercado. E pela movimentação deste ano de 2011, está mais do que claro que as empresas perceberam que já se passou o tempo em que não se fazia a pergunta básica antes de investir: Será que vale isso tudo?

Agora, as empresas já não colocam seus milhões sem qualquer critério no futebol. É hora de os departamentos de marketing dos clubes começarem a arregaçar as mangas e mostrarem que um patrocínio vale o quanto realmente consegue entregar para o investidor. A onda já passou. Agora só quem sabe como subir na prancha é capaz de surfar.

  1. Zé.

    09/09/2011 13:21:31

    Tem certeza que vc mora em SP?

  2. cristiano

    23/08/2011 11:11:25

    Nailton, deixa de ser mentiroso, vc não é corinthiano, vc é flamenguista e não acredito que more aqui em São Paulo. Onde que aqui tem flamenguista a ponto de vc dizer que é muito grande? Ta de palhaçada né? Qualquer perquisa mostra que a maior torcida na região sul e sudeste é a do conrinthians e não flamengo e nestas regioes que giram o dinheiro e é onde a pessoas são mais conhecedores. A torcida do flamengo é maior no norte noderdeste e centro oeste e la o dinheiro não gira e lá a maioria torce para dois times, torce para bahia e flamengo, bahia e vasco, vitoria e flamengo, vitoria e vasc, sport e flamengo, sport e vasco, etc... Sei que a esquesa não pergunta de dois times, porem graças a globo e as parabolicas que so passam jogos do rio, a dona maria, o seu joaquim na hora da pesquisa vai falar o nome do flamengo, mas se perguntar o nome do goleiro, nao sabe falar, não me refiro a todos, mas a maioria.Morei em vitoria da conquista na bahia e sei muito bem disso..

  3. Daniel

    18/08/2011 18:33:38

    Quando falam que o Flamengo é a cara do Brasil, nosso amigo acima confirma a comparação. Não saber ao menos fazer contas simples como soma... o Flamengo tem 5 títulos brasileiros e mais um (87) com eterno asterico. Deixemos com 6 então. São Paulo tem os mesmos 6 (e sem asterisco), Santos e Palmeiras tem 8. Pronto! O Flamengo tem tantos títulos internacionais que fica atrás de Internacional, Grêmio, Santos, São Paulo, Cruzeiro, Palmeiras e Vasco (e olhe que aqui não estou computando títulos de torneios de 2 ou 4 times...)É o que insisto nos comentários. Se o Flamengo fosse 10% daquilo que ele se acha, ele seria um GIGANTE INALCANSÁVEL. E dou razão a vários comentários. o Flamengo REALMENTE tem a maior torcida do Brasil E SÓ!

  4. Daniel

    18/08/2011 18:17:29

    Deixemos as paixões e populismo barato de lado... o mercado disse quanto vale a camisa do Flamengo e ponto final.Ele pode estar no sangue da maioria dos brasileiros, ter o Ronaldinho, e o Rio pode continuar lindo MAS, o valor de mercado do Flamengo está MUITO AQUÉM do acham seus torcedores e dirigentes.Uma boa comparação do valor de mercado do Flamengo seria a do jogador que SE jogasse 10% do ACHA que joga, seria CRAQUE DE VERDADE!É sempre bom cair na real...

  5. Nailton

    17/08/2011 15:17:10

    Sou Corinthiano e sou realista,não da para comparar o fla com o corinthians,depois do fla é a gente.Aqui em SP a torcida do mengão e enorme eu nunca vi uma coisa assim ,e falar que a torcida do fla tem muito nordestino e verdade mas nos como corinthianos sabemos que grande parte da nossa torcida e nordestina pois não podemos esquecer que 30%da população de SP e Nordestina.Então vamos ser realistas,sabemos de nossa importancia estamos bem a frente dos outros clubes ,mas com o flamengo não da para competir.

  6. jmanoel

    17/08/2011 03:20:06

    É depois eu q sou o tacanho o cara q não conhece o pais nem as pesquisas e blablablabla, da uma olhada na tabela de transmissão da globo, mané seu time no segundo turno teré 4 jogos transmitidos enquanto o clube pqno, a torcida delerante e hehehe tera 8 jogos, se informa direito antes de plagiar noticias e textos alheios

  7. Timão Grandão

    16/08/2011 16:49:24

    Vamos falar de fatos e não de falácias- Fato O marcelinho carioca nasceu flamenguista e hoje é Corinthiano.- Fato O Ronaldo fenômeno nasceu flamenguista e hoje se diz Corinthiano.Ou seja é melhor dizer que se é Corinthiano do que Flamenguista, o resto é conversa mole.

  8. Timão Grandão

    16/08/2011 16:26:38

    Como é que favelado(RIO) e retirante ( Nordeste) vão comprar camisa e a comida?

  9. Timão Grandão

    16/08/2011 16:24:58

    Pelas más condições financeiras do Rio e principalmente do Nordeste, esse povinho migra muito, e o SUl além de São Paulo, também é um destino.

  10. Timão Grandão

    16/08/2011 16:22:53

    O que importa se a palavra em questão é com 'z' ou com 's', fato é que a informação é incontestável. E uma correção dessas vindo de um favelado de algum morro do Rio de Janeiro, me causa estranhesa, mas também curiosidades. Do jeito que as coisas vão daqui a pouco vcs cariocas menos providos de recursos, favelados, briguentos, poderão falar de igual para igual, com nós genuinos LORDES PAULISTAS.

  11. CUCA FRESCA

    16/08/2011 15:54:54

    CHOREM FLAMENGUISTAS, SE ESPERNEIEM, VOCES ATÉ PODEM TER A MAIOR TORCIDA E ISTO É APENAS PESQUISA E PESQUISA NÃO SE MEDE POR UM TODO, AINDA PORQUE NÃO DA PARA ENTREVISTAR TODO MUNDO, MAS A GRANDE REALIDADE É QUE NÓS TEMOS O MELHOR PATROCINIO, E SOMOS CAMPEÕS EM TUDO O QUE SE REFERE A ENTRADA DE DINHEIRO NO CLUBE, E SEMPRE FOI ASSIM O CORINGÃO SEMPRE TEVE A MAIOR PARTE DE TRANSMISSÕES DE TVs. EM JOGOS, NÃO TEM PORQUE MUDAR, NÓS DAMOS AUDIENCIA, NÓS LOTAMOS ESTADIOS, NÓS SOMOS APAIXONADOS, EM TEMPO: LUGAR DE CHORAR É NA CAMA QUE É QUENTE, FALOU URUBUZADA.

  12. wander luiz tau hamud

    16/08/2011 15:46:23

    como fica para um patrocinador, patrocinar um time que tem um diretoria a mais de 20 anos com denuncias e mais denuncias de enrriquecimento ilicito como a do timao. isso pessa no contrato, e com a cbf que tem 90% de dessaprovamento.

  13. Erich Beting

    16/08/2011 15:22:07

    Fernando, o marketing do Flamengo e da Traffic foram competentes. A questão é que não há gente disposta a gastar R$ 30 milhões assim de maneira tão "simples". O mercado tem um teto de investimento, tanto que o caso Corinthians-Hypermarcas é um ponto fora dessa curva. Um abraço, Erich

  14. george

    16/08/2011 14:56:46

    João: se você quer purismo ortográfico, por favor, dê exemplo.Sem ser professor de português, identifiquei alguns erros crassos em seu texto:"Tinha que ser corinthiano mesmo, visibilidade é com “S” sua anta. E os 47 milhões está dividido entre Corinthians, Andrés e Ronaldo." Além de erros menores (pontuação sofrível, por exemplo) seria correto dizer que os "47 milhões SERÃO divididos entre...". (o verbo acompanha o sujeito da frase, lembra?)Por outro lado, o Ronaldo tem sua parte - legítima e honesta, pois isso foi definido em seu contrato. Já incluir o Andrés entre os beneficiários é má fé de sua parte. Não há nem indício de desvios nem provas... nem nada... só fofoca de Dona Candinha. Portanto, é outro êrro - mas não é de português... é má fé.Peço que releve, algum eventual êrro de português que eu tenha cometido.Aqui... é Corintcha!!!!!!!!!!!!!!!!

  15. Euclydes Uchôa

    16/08/2011 13:58:39

    Gostaria de fazer algumas considerações sobre este e outros comentários.1- Nas pesquisas eleitorais é também medido um índice que não se despreza, é o da REJEIÇÃO. Tenho prá mim que o nível de profissionalismo de markting das Empresas anunciantes é tão alto que não o despreza tb no futebol. Tudo hj é direcionado em favor dos Clubes de "grande" torcida . Estes Clubes se acham no direito de serem melhores que os outros, inclusive a ponto de influenciar um Juiz dentro de campo(veja as choradeiras sem causa da última rodada do Brasileiro A). Qual a consequência? Em resposta a todos os favorecimentos a estes dois clubes, os torcedores das outras agremiações, QUE JUNTAS SÃO MAIORES DO QUE QUALQUER CLUBE, passam automaticamente a não comprar produtos anunciados pelos "maiores ", fazendo assim um movimento inverso ao desejado pelas empresas anunciantes. E digo isto por experiência própria. Em protesto a estes favorecimentos não compro produtos anunciados por estes clubes.2- E mais, quanto ao PIB do NO e NE ser de 18%, não é mal, até porque , segundo a revista VEJA, é a região que mais cresce no País é a NE. Logo teremos outros números, e com certeza para melhor. 3-Quanto à "brincadeira" sobre o cangaceiro do Piauí, só pode mesmo ser brincadeira, pois se lá ainda existisse tal figura talvez vc já estivesse sem língua, não é mesmo? Mas não se preocupe, é só uma brincadeirinha rsrsrs.

  16. pedro paulo

    16/08/2011 13:08:09

    É proporcional ao retorno de marketing, esta mentirinha de que o Flamengo tem a maior torcida já foi desmascarada... nem que o RJ inteiro torcesse para o Flamengo daria metade da torcida do Corinthians

  17. pedro paulo

    16/08/2011 13:06:04

    O dinheiro entra em sua maior parte para o Corinthians e uma parte das mangas para o Ronaldo , e esta questão de torcida de segundo clube é besteira , erro de calculo que qualquer empresa sabe faze, nem que todo o estado do RJ desde idosos até os bebes torcessem para o Flamengo isto daria 15 milhões , isto não existe , e não daria metae da torcida do Corinthians, então, esta mentira de maior torcida todo mundo já conhece...

  18. Wanderley Bosniak

    16/08/2011 12:08:04

    Fala p/ o amigo flamenguista qual é o valor do ingresso no Rio e o ingresso dos jogos do Corinthians! São os ingressos mais caros do Brasil, e sempre tem casa cheia!!!! Agora com a construção do estádio nossas receitas irão melhorar, vamos esperar como ele disse...

  19. Affon

    16/08/2011 11:21:11

    Mais um que se engana com seu suposto conhecimento.Não interessa se quem compra sabe ler, para as empresas interessa é que ele compra.E como o Corinthians dá mais visibilidade para o produto (ainda que seja escrito VIZIBILIDADE) junto aos compradores (ainda que seja escrito COMPRADOREZ), é ao Corinthians que os patrocinadores pagam mais.Na caixa registradora e na conta bancária, o dinheiro do alfabetizado não se distingue do dinheiro do analfabeto.

  20. Affon

    16/08/2011 11:17:25

    Em suma, nunca é falha técnica, é sempre falha humana. A máquina é maravilhosa, o piloto é que é ruim. Se isso serve para o vôo 447, vale para o f lamento.Mas o resultado é um só: o avião caiu. E se não encararem o verdadeiro problema e continuarem culpando o piloto e o departamento de marketing, vai continuar caindo.

  21. Wilson

    16/08/2011 11:07:18

    A globo por ser a poderosa, vem fazendo o que e certo, o ibope é quem manda, a globo apenas acompanha o que o publico quer, justamente porque os torcedores quando torce contra, procura assistir as partidas de futebol para torcer contra, então eu digo se tiver que assistir a uma patida de futebol do adiversário, procure sempre um canal alternativo, não dando sustentação para que o adiversário receba maior promoção.. se passar na Globo e na Band.... assista aos jogos pela Band. Nada contra as redes de televisão.... não deixe que as equipes adiversário receba maior promoção na mídia, Vai na casa de um amigo que tem o canal fechado, mas não assista a globo.... porque os menores também tem que ser tratado de maneira igual.... porque a qualidade deve estar sempre acima da quantidade... Trate a sua equipe com qualidade. Apesar de achar a Band e a TV menores, terem tendêcia para tentar mostrar o seu ibope mais pela quantidade do que pela qualidade. Pela Globo ser isenta de compromisso unilaterais, ela tem seus metodos de trabalho o que as outras não tem,, A globo não aparenta nos seus comentarios esportivos como torcedores... o que as outras fazem e mostra se mais como torcedores do que um séria formadora de opinião.

  22. Julio Cesar

    16/08/2011 10:12:03

    Erich,Ha tempos atrás li no uol sobre o valor de patrocínio ao Flamengo ter caído não por exigência do mercado e sim porque o conselho do clube não chegava a um acordo sobre as propostas de patrocínio. São as duas coisas? Abraço

  23. reynaldo

    16/08/2011 09:07:58

    Existem pessoas que comentam mas com ignorancia de mercado.Acabamos de saberpelos estudiosos do governo que a classe C do BRASIL fara com que a crise Europeia e Americana não chegue ao BRASIL pois são 100 milhões de BRASILEiROS consumindo de tudo e levando o Brasil a independencia e saibam que esses 100 milhões tem muito mais força consumista do que a classe AB juntas.Facil de exemplificar para os leigos.10 mil ricos compram 10 mil camisas e 100 mil pobresagora com poder de compra compram 100 mil camisas é onde o Corinthians vai tirarrecursos para se tornar GIGANTE em curto prazo e não se esqueçam que a GLOBO fez um patrocinio de 4 anos com o Corinthians, milionario e sabendo que não teria Ronaldo nenhum envolvido e sim um estudo detalhado de marketing e investiram na marca Corinthians sabendo do retorno garantido que ela da

  24. Alex

    16/08/2011 06:57:00

    nossaaaaa.....quantas verdades, meu Deus!!!FANTASTICO!!!kkkkk.....meu amigo, para vç (como muitos de São Paulo e de outras torcidas da mesma) eu sugiro.....VIAJE O BRASIL!!!!O problema de todo torcedor paulistano (e diga-se tbm do Corinthinas_principalmente!) é achar que o Brasil é São Paulo!!!!O BRASIL E MUITO MAIOR DO QUE VÇ IMAGINA, E DO QUE O ESTADO CITADO!!!Essas análises de "economia concentrada" etç...etç....criam uma ilusão (principalmente no Corinthiano) que beira as raias do ridículo!!!O Brasil é gigantescooooo!!!E um pequeno exemplo (para que não fique enfadonho, cansativo)_>este aqui:MEU AMIGO, O LÍDER DE PPV NO BRASIL É O FLAMENGO(eu não acredito que os brasileiros citados por vç, de forma preconceituosa, sarcástica_muito característico da cidade_ tenham poder de compra de PPV??!!!!rsrs..)Segundo suas "brilhantes" analises rsrs...isso que acabei de afirmar não condiz muito não, com o que escreveu..rsrs(na verdade, o que eu disse, não_são fatos registrados , pesquisados,e avalizados) mas eu tenho que reconhecer uma coisa, são os maiores criadores de falsas realidades que conheço (o torcedor Corinthiano) e...ACREDITAM NISSO PIAMENTE rsrs...nesse ponto vç's são inegualáveis kkkkk ninguem no Brasil (e acredito q em outros lugares) É TÃO DELIRANTE QUANTO O CORINTHIANO!!!!MÉRITO( ou paradoxalmente DESMÉRITO??) (???....)

  25. Alex L

    16/08/2011 06:37:24

    Sim..sim...sim, claro...é evidente...claro que sim!!E acaba por tornar-se um dos mistérios do esporte já que não ganha títulos expressivos (faz bom tempo) , tem torcida menor(grande em São Paulo) e é menos conhecido internacionalmente (principalmente por não ter títulos internacionais_não me venha com aquele "torneio de verão Fifa, pq aí já vira comédia rsrs)...sim...sim...claro!!Brilhante..kkkk

  26. Alexandre

    16/08/2011 06:31:35

    kkkkkkkkkk....ótima!!!Valeu!!!

  27. Rodrigo

    15/08/2011 20:37:27

    Nossa, como torcedor Flamenguista se acha....O Flamengo é tão conhecido mundialmente que conseguiu o menor patrocinio dos grandes do Rio quanto menos comparar com SP ! Quis fazer projeto para o Gaucho ( cópia mal feita do projeto do Ronaldo) e não deu certo! Caiu na real Flamenguista ... Contrata jogador sem pagar ! O time mais Caloteiro do futebol Brasileiro!

  28. Joao

    15/08/2011 20:25:52

    O mercado realmente não é nem paulista e nem carioca, mas se o Ronaldinho estivesse jogando no Corinthians a exposição dele na mídia serina no mínimo 10X maior , pois não adianta ter a maior torcida em que 50% tem o Flamengo como 2 ou terceiro time.

  29. Fernando

    15/08/2011 18:18:37

    Erich Betting, em suas considerações, passou pela tua cabeça, que o problema do Flamengo não tenha sido o "mercado" e sim o inepto departamento de marketing? O Flamengo em sete meses vendeu 700 mil camisas oficiais e os time de SP? Podem somar dois dos grandes ou até os 3 para ver se passa. Em transmissão de tv foram mais de 41 jogos (aberta, fechada, pay-per-view) etc. Vários analistas concordam que o Flamengo perdeu R$ 15 milhões ou mais por ineficiência do seu Departamento de Marketing e não por uma auto-regulação do mercado. Mas, 2012 tá chegando e vamos ver o que dirá o mercado e agora sem datas comemorativas. Aliás, o bendito mercado já se adaptou a nova realidade onde milhões de brasileiros - principalmente do Nordeste/Norte - entraram no mercado de consumo? Aguardemos, pois o tal "mercado" tb está mudando e, cada vez mais, desconcentrado nas regiões da federação.

  30. eduardo amador

    15/08/2011 15:03:36

    sem noçao sua correçao gramatical ou seja infeliz se vc notar num teclado universal as letras ou as consoantes ficam proximas exatamente qse que grudadas de juntas se vc e sem noçao preste atençao pode ser um erro de digitaçao naum de capacidade educacional desculpe ta mas muito infeliz pelo jeito vc cursa ou cursou uma grande e renomada universidade pra ficar corrigindo os outros ah e no vestibular ter tirado um 10 em redaçao ou seja acho muito deselegante desqualificaro ou desvalorizar alguem

  31. eduardo amador

    15/08/2011 14:53:59

    meu caro companheiro naum concordo com sua analise qdo tratamos de marketing temos que ver mercado consumidor a abrangencia do flamengo maior torcida do brasil qual inserçao de consumo menor que corinthians sao paulo internacional gremio pois se vc analisar por mercado consumo sao marcas a frente do mengo pois 40% da torcida do flamengo loca-se no norte nordeste um mercado pouco consumidor esportivo

  32. Pesenti octo

    15/08/2011 13:24:13

    É isso aí São Paulo é São Paulo, só quem não conhece está cidade é que fica fazendo comparações de torcidas, o mercado consumidor está é aquí, querer comparar estas províncias com Sampa, é brincadeira de quem não entende nada de economia. Nós movemos o país, Non dvcor dvco.

  33. Che Guevara da Fiel

    15/08/2011 12:32:20

    CONTRA O FUTEBOL MERCADORIA!!!!!! CONTRA O CAPITALISMO NO FUTEBOL!!!!TORCEDOR NÃO É CONSUMIDOR!!!!TIME DE FUTEBOL NÃO É EMPRESA!!!!!!

  34. Márcio

    15/08/2011 10:58:17

    Enquanto isso, o INTER com 1 décimo dessas torcidas, tem quase 120 mil sócios.

  35. Márcio

    15/08/2011 10:56:15

    Corintiano sempre acaba se entregando de alguma forma, é viZZZZível isso???kkkkk

  36. luiz k.

    15/08/2011 10:49:33

    prá que a industria automotiva e agricola vão gastar dinheiro com patrocinios se esse mercado no brasil é cativo, é só oferecer a mercadoria que fazem filas e pagam até ágio para comprar, é só lembar do civic / corolla e outros..., nas máquinas agricolas então a oferta não cobre a demanda.

  37. luiz

    15/08/2011 10:42:23

    besteira ficar discutindo se esse ou aquele tem o maior patrocinio, as empresas vêem sim, a maior exposição na mídia e quem determina isso é a rede globo, ex: se corinthians tem 16 jogos transmitidos e o flamengo 14 jogos, a exposição do corinthias é de 180 minutos a mais na mídia televisiva, então é claro que as empresas vendo por esse prisma vai aumentar essa visibilidade e tem ainda os horários do VT, se é as 11,00 ou as 3,00 ou 4,00 da madrugada, como é o caso dos VTs do spfc e só vai ter 8 jogos transmitidos no brasileirão 2012..., então é a REDE GLOBO e a CBF quem define se esse ou aquele time vai ter maior visibidade e se bobear determinam tambem quem será campeão.

  38. fernando henrique

    15/08/2011 10:42:14

    15% de intermediação ?Já já Ronaldo Fenomeno vai estar na política!!!

  39. Aragorn

    15/08/2011 10:12:45

    Dos 571 bilhões arrecadados pelo Brasil no ano passado, 230 vem de SP. Ou seja, quase metade do dinheiro que tem no país esta aqui. É obvio que isso se expande para todos os segmentos, inclusive o esportivo. É por isso que os patrocinadores optam por dar mais dinheiro para os clubes de SP. Isso é reflexo dos 4 grandes paulistas encabeçarem os maiores patrocínios do Brasil.Só não vê quem não quer.

  40. HOILEM

    15/08/2011 10:03:36

    Isso não é verdade! Estou sempre em SC, e lá pelo que aprendi no ensino básico, é região SUL, e sempre passa jogos do FLAMENGO! Conta outra!

  41. HOLEM

    15/08/2011 09:59:15

    Rio e Nordeste só? E aquela torcida imensa ontem em Florianópolis? Por acaso era do Corinthias? Fala sério, meu amigo! Sem comentários!

  42. CARLOS

    15/08/2011 03:51:02

    VOCE TEM RAZÃO EM PARTE,MAS HÁ 2 FATORES A CONSIDERAR:EM S PAULO O MERCADO CONSUMIDOR É MUITO MAIOR , INCLUSIVE VAREJISTAS DE TODO O BRASIL LÁ SE ABASTECEM (80% DO QUE SE VENDE COMO ROUPA TIPICA DO NORDESTE É COMPRADA SEMI PRONTA NO BRAZ E EM IBITINGA).OS LANÇAMENTOS SÃO FEITOS 75% EM S.PAULO E DEPOIS O GOSTO PAULISTA É``EXPORTADO´´ PARA OUTROS ESTADOSO IBOPE SÓ MEDE A AUDIENCIA DA GRANDE S.PAULO E NO PPV OS 2 CLUBES ESTÃO TECNICAMENTE EMPATADOSRESUMINDO QUEM MANDA ÉO MERCADO (COM GRANDE PREPONDERANCIA PARA O MERCADO PAULISTA. ISTO É UM F A T O !!!!

  43. TODO PODEROSO TIMÃO

    14/08/2011 22:20:24

    Comparar o tamanho da marca Corinthians com a do flamengo é uma piada né, todas as pesquisas especializadas em poder e valor de marca desde à muito tempo como essa da Y&R de 2.006 : "Corinthians é marca de maior valor do futebol brasileiroO desempenho pouco convincente do Corinthians na temporada 2006 não arranhou o valor da marca alvinegra. Ao menos é isso que aponta pesquisa realizada pela agência Y&R, publicada nesta quarta-feira pela Gazeta Mercantil. De acordo com o estudo, o clube do Parque São Jorge aparece em primeiro lugar entre as marcas mais estimadas do futebol nacional. O São Paulo é o segundo colocado, seguido de perto pelo Santos. A pesquisa, realizada com homens de 18 a 64 anos em cinco capitais e no interior de São Paulo, avalia o potencial das agremiações para investimento publicitário. A grande torcida corintiana, que totaliza cerca de 25 milhões de pessoas, foi apontada como um dos fatores que contribuíram para o resultado. O Flamengo, que também conta com um número bastante expressivo de fãs, não apareceu entre os cinco primeiros colocados. "Nunca o flamengo vai ter o poder da marca Corinthians, simplesmente a torcida do Corinthians tem mais poder de compra que a do flamengo pois é a maior do sudeste e do sul aonde se concentra o poder de compra.Mais duas coisas: queria saber de onde vem essa pesquisa que o flamengo vende mais pay-per-view, sempre comprei pay-per-view e ninquem nunca me perguntou que time q eu torço, segunda: de onde vem esse "conhecimento internacional" que o flamengo tem??? só se for do time piada nacional que estava até 2009 dezoito anos sem ganhar nada!

  44. jmanoel

    14/08/2011 22:01:04

    Cara é por isso q seu time tem um departamento de marketing amador. por torcedores q acham q o espetaculo dentro de campo atrai + patrocinadores, ai chega o fim do mês atrasa salario e vira essa bagunça q é o futebol do rio. Lamentável nem sabe o q diz.

  45. jmanoel

    14/08/2011 21:54:18

    Cara isso chama-se dó,pena, sabe o q é isso

  46. jmanoel

    14/08/2011 21:51:22

    Velho nem vo discuti com vc pq primeiro essa pesquisa q vc citou não existe, segundo o meu time na segunda divisão tinha + patrocínio q seu "maior time de todos blablabla"3 enquanto a trafic bancar o salario do Ronaldinho beleza depois parcero segura pq nem um mês seu time aguenta . então para de conversa mole, seu time tem + torcedores "sim" eu ate aceito agora vender essa mentira que você ta tentando É SIMPLESMENTE UMA PIADA

  47. Diogo Souza Angotti

    14/08/2011 19:28:00

    Quero te pedir desculpas no dia que falei q vc nao entendia nada de futebol ao colocar o atime do galo como possível candidato ao rebaixamento, vc tinha razão mesmo eu que tava iludido demais com esse time horrível.

  48. Alexandre

    14/08/2011 18:51:08

    Erich O pessoal fica brigando sobre quem tem mais patrocinio mas a verdade é que o patrocinio no Brasil é um dos mais frágies se comparados aos europeus Eu falo em termos de diversidade de patrocínio - dos 10 principais clubes brasileiros Corínthinas , Flamengo, São paulo, Palmeiras , Vasco, Cruzeiro, Inter , Grêmio , Fluminense e Santos só existem 4 patrocinios difrentes - ou seja existe uma concentração muito grande que não ocorre no futebol inglês, espanhol e italiano- não atraimos por exemplo montadoras de automóveis, exceto fiat, empresa de telefonia, empresas de internet, industrias de produtos de consumo como tvs, computadores, eletronicos, O Brasil vende mais caminhões, onibus e tratores do que qualquer país europeu, mais carros do que França, Italia, Reino Unido, Espanha , somos o quinto maior mercado para telecomunicações, aparelhos eletrônicos e nossos patrocínios ainda engatinham e não atraimos a midia internacional - o problema continua sendo gestão de cliubes e marketing amador

  49. Joao

    14/08/2011 18:31:06

    Com valor bem mais baixo que o Corinthians.

  50. Jorge Vaz

    14/08/2011 15:32:28

    A Globo paga ao Flamengo o dobro do que paga ao Cruzeiro por exemplo.Isto fará o campeonato Brasileiro desinteressante pois só Flamengo e Corínthians disputarão títulos.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso