Negócios do Esporte

O marketing como aliado do esporte

Erich Beting

O marketing precisa entrar cada vez mais em campo no esporte brasileiro. Isso todos sabemos, mas aos poucos os clubes brasileiros começam a fazer de fato ações para engajar o torcedor e aumentar sua receita. Na Europa, o conceito de marketing dentro do esporte está bem mais difundido. Prova disso é a campanha que o Getafe acabou de lançar em busca da presença de mais torcedores nos estádios para a atual temporada do futebol na Espanha.

O curioso é o clube dizer, textualmente, que é um dos ''menores'' do futebol espanhol. Conhecer o público é uma das chaves para o sucesso de campanhas de marketing. Mais fundamental ainda é saber como comunicar. Ainda terá um dia que um clube brasileiro vai poder dizer, sem prá-conceitos ou receios, que é pequeno e precisa de mais torcida.

O vídeo do Getafe você confere abaixo.

  1. Valdivia

    21/08/2011 11:05:48

    É, marketing é bom, mas não é tudo.Por exemplo:Todo mundo critica e põe fogo para que prejudiquem o Palmeiras.Se sabe que o Palmeiras não esta numa boa fase, mas a imprensa?…, sim a imprensa quer derrubar o Palmeiras.Acho que alguns podiam dar força ao Palmeiras, pois se trata de um time grande e de tradição.Então, imprensa, vamos falar mais do Atlético MG, do América MG, do Corinthians SP que perdeu mais uma, do time do São Paulo que não anda bem, da crise no Santos que corre risco de rebaixamento, etc, etc, etc…Agora a CBF proteger 2 clubes (Flamengo e Corinthians), isso é uma vergonha para o Futebol Brasileiro.E se André Sanches entrar então na CBF?Então o Corinthians só vai ganhar, só o Corinthians vai ser campeão… na marra.Que vergonha para o Futebol Brasileiro.Marketing, para o Corinthians e para o Flamengo.

  2. DIOGO NUNES

    20/08/2011 22:27:20

    PÔ MANO, NÓS ESTAMOS FALANDO DE TIME.....

  3. Cesar

    20/08/2011 19:26:02

    A passos largos?? O que o Corínthians faz é copiar os outros... As únicas coisas que o marketing do Corínthians cria são ilusões, batem em teclas fictícias e tentam transformar em reais...

  4. Ana

    20/08/2011 11:29:44

    Erich, você viu a ação da Head com Djokovic imitando Sharapova? Foi uma bela ação de marketing.

  5. j nader

    20/08/2011 11:14:48

    enquanto todos ficam se digladiando , o Corinthians caminha a passos largos, e olhem que a média de público do Corinthians é de mais de 25 mil pagantes em são Paulo , notem nas entrevistas no centro de treinamento do Corinthians as entrevistas tem agora um painel eletrônico que fica mudando os patrocinadores , para todos aparecerem por igual , valorizando todas as marcas , e também no centro de treinamento , os painéis em volta do campo, gigantescos , que segundo constam terão fotos de jogadores do Corinthians , mas que poderiam ter propaganda subliminar

  6. Filipe

    20/08/2011 10:35:50

    Kkkkkkk nunca vi um filme mais sem noção!!! Mas eh bom....

  7. J

    19/08/2011 18:43:10

    Esses caras bebem antes de escrever, não é possível rs. Cada comentário imbecil.Concordo que no Brasil falta essa visão real do seu produto, temos a mania de acharmos que somos todos os melhores, maiores e etc. E perdemos na eficiência da divulgação.

  8. Dudu d'Almeida

    19/08/2011 17:55:27

    É por isso que os torcedores do Santos F.C. estão tranquilos.Clube GRANDE não cai!!!!!!! só os pequenos cairam!!!!!!!

  9. Timão Grandão

    19/08/2011 15:00:09

    Grêmio, Inter, Cruzeiro, Galo é a chance de vcs cairem na real , saber o tamanho que tem e parar de tentar concorrer de igual para igual com um GIGANTE, como o CORINTHIANS. AQUI É CORINTHIANS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  10. Peterson Inusitado

    19/08/2011 14:40:40

    Olá Erich,eu já vi um time assumir que é pequeno, o Cuiabá Esporte Clube, em muitas entrevistas em programas esportivos locais, quando na fase decisiva da Copa Mato Grosso 2010, e do Campeonato Mato-grossense 2011, em que em ambos foi campeão, ele convidou torcedores dos rivais para irem ao estadio para apoiarem o Cuiabá, pois era "a força da capital contra o interior", que é muito importante que se o seu rival tem um time forte, isso praticamente obriga os adversarios a investirem e buscarem melhorias em seus times.Apesar de ser um time muito novo, fundado em 2001, por Gaucho (ex-jogador do Flamengo), depois vendido para os irmaos Dresch, o Cuiaba tem muito potencial de crescimento, devidos a estrutura quepossui, e varios titulos ja conquistados, 3 estaduais e 1 copa MT, e algumas participaçoes em Copa do Brasil.Recentemente, em um torneio preparatorio a Copa Pantanal, o Cuiaba para a Serie D do Campeonato Brasileiro, enfrentou o Luverdense, o representante de Mato Grosso na serie C, e os times sub-23 do Cruzeiro e Internacional, e foram muito bem.Erich, sugiro que faça um estudo envolvendo as cidades para a Copa de 2014, e os times dessas cidades, mas não dos Grandes Times que disputam a Serie A do brasileiro, mas os times como Duque de Caxias (Serie B), Macae e Madureira (Serie C) no Rio de Janeiro, Luverdense, Cuiaba, Mixto, Operario, Uniao, Vila Aurora em Mato Grosso, e o que eles podem "tirar proveito" da copa para se fortalecerem ou voltarem a ter mais força nos campenatos que disputam, ou como podem inclementar suas receitas.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso