Negócios do Esporte

Anderson Silva personaliza o crescimento do UFC

Erich Beting

Na noite da última terça-feira os executivos da agência de marketing esportivo 9ine apresentaram os estrondosos números envolvendo o lutador Anderson Silva. Na palestra durante a IV Semana de Marketing Esportivo, organizada pela Máquina do Esporte e pela Empresa Júnior da Escola de Educação Física e Esporte da USP, Evandro Guimarães, diretor de operações, e Fabio Kadow, gerente de atletas, mostraram como a agência conseguiu, em menos de meio ano, aumentar em 25 vezes o faturamento de Silva, um dos maiores ícones do MMA na atualidade.

O trabalho da agência trouxe frutos na mesma proporção que o UFC cresce em território nacional. O aumento do interesse no lutador, porém, também se deveu ao fato de uma repaginada na imagem de Anderson Silva. E esse é, hoje, o grande diferencial do UFC que faz com que o torcedor tenha cada vez mais interesse e, assim, atraia cada vez mais empresas para o esporte.

Silva passou por um ''banho de loja''. Na visão da 9ine, era preciso ''humanizar'' o atleta. Foi por isso que ele foi ao programa da Ana Maria Braga, ao Fantástico e ao CQC, entre outras aparições na mídia não relacionadas ao universo esportivo. Com essa nova exposição, naturalmente surgiu o interesse de empresas de fora do esporte em explorar a imagem de Anderson. Só no último mês, Burger King e Budweiser fecharam com o atleta.

O evento de sábado, no Rio de Janeiro, marcará também o patrocínio mundial da Bud ao UFC. O Brasil foi escolhido como plataforma de lançamento do acordo. No ano que vem, já há a confirmação de que o UFC desembarcará em Manaus. Sinal de que o país entrou, assim como Anderson Silva, na rota dos investimentos das grandes empresas.

Qual o grande segredo do UFC?

Assim como a 9ine fez com o principal ícone da modalidade no país, o UFC é muito mais do que a luta. O que faz a diferença para o público é exatamente a transformação daquilo que seria uma simples luta num espetáculo de entretenimento para o público. Arenas lotadas, exibição pela TV, show de lutadores e ring girls completam o circo.

Enquanto outras modalidades não conseguem transformar seu evento num show, sempre haverá espaço para o modelo americano de gerenciar o esporte.

  1. Flavio

    30/08/2011 10:05:35

    Você é muito desinformado! Nos EUA o MMA é o esporte que mais cresce e no Japão já é extremamente popular há anos! Não tem nada a ver a popularidade alcançada pelo UFC com os níveis de violência. Até porque os grandes nomes do esporte treinam em academias que excluem membros que se envolvem em brigas de rua. O que é patético é ficar comentando sem ter a mínima noção dos fatos!

  2. John

    27/08/2011 16:24:25

    Venceslau, voce é apaixonado pelo Erich né? Só podeAbraço meu caro.

  3. Flávio del potro

    26/08/2011 21:51:18

    Vc me parece um jornalista opurtunista . Primeiro foi com o tenis , dizendo que o momento era maravilhoso porque um tenista se colocou em uma semi de master 1000. Agora vem com esse esporte da epoca da Roma antiga . Esporte que só um pais como este poderia se dar bem ,tudo haver com os níveis de violência daqui. Vcs jornalistas esportivo sao patéticos.

  4. Edson

    26/08/2011 17:18:57

    Pelo seu apelido, percebe-se que você é mais um dos que vão na onda da "modinha".Eu sou à favor de tudo quanto é esporte, mas desde que que contribua para a formação de um caráter. UFC não é esporte e sim mal exemplo. Isso é deprimente e não acrescenta nada de bom para a vida das pessoas. Pelo contrário, cria um clima de violência. Veja o seu apelido (Toninho Matador). Você mata o que? Libélula atropelada? Borboleta com pneumonia? O mal exemplo também vem da torcida, que criou o episódio do linchamento, agora vaiando e recebendo mal os estrangeiros. Na época do Pan vaiaram a seleção norte-americana de futebol...

  5. Ricardo (Anti-K)

    26/08/2011 17:11:40

    Meu caro Venceslau boa tarde, também não ví em nenhum comentário do Erich mencionar time, porém aí vem a pergunta. Por que não mencionar os episódios citados acima com o Ronaldo e com o Corinthians, onde com certeza derão uma maior notoriedade para o Aranha. E mais um detalhe, a globo fez uma reportagem com o Anderson no Fantastico (É só ver no Youtube), onde menciona que o lutador é Corinthiano "Roxo", será que parte da exposição também não vem daí? Forte abraço.

  6. Edson

    26/08/2011 17:07:06

    Pior que isso é o público que gosta de assistir esse negócio.Não entendo a graça em ver um lutador quebrando a cara do outro. Isso só contribui para o aumento da violência. Está cheio de marmanjos entrando nas academias para depois arranjarem confusão nas ruas e portas de bares e casas noturnas.Os brasileiros mostram que adoram o MMA porque adora ver desgraça e alguém se dando mal.E mais uma vez mostraram o nível da educação brasileira ao vaiarem os estrangeiros (gritando vai morrer). Já tinha pegado mal aquele negócio do linchamento.Não duvido nada se o público não fizer alguma besteira e "queimar" o evento.

  7. RENATÃO

    26/08/2011 17:02:51

    Ledo engano colega. Se você ver a disciplina destes atletas e o respeito que eles tem com os companheiros e adversários, tenho certeza que mudará de concepção. O público também, pode acreditar que é muito mais pacífico que a maioria dos vândalos que vão aos estádio de futebol.

  8. John

    26/08/2011 16:49:31

    Isso não é esporte, é barbárie. O pior é ver um monte de cara bombado sem cérebro querendo pregar o "profissionalismo" dos UFC da vida, mas lá fora sendo amador distribuindo porrada de monte.Defendem os machos deles como se defendessem um time de futebol...Se sentem tão pequenos por dentro que precisam se agigantar por fora.

  9. Danilo

    26/08/2011 15:10:02

    E por acaso o futebol é frequentado por freiras carmelitas?

  10. Marcos

    26/08/2011 14:53:07

    Que cara chato... Se quer saber o que é MMA e UFC, vai pesquisar, o Google serve pra isso. Ficar cobrando o Erich a te dar todas as respostas é ser parasita. O trabalho dele é dar opinião sobre os assuntos relacionados a esporte, não ficar respondendo dúvidas básicas de todo mundo.

  11. Ricardo (Anti-K)

    26/08/2011 12:25:47

    Meu caro Erich, você só esqueceu de mencionar uma só coisinha! O Sr. Anderson em sua última luta, falou em bom tom que é torcedor do Corinthians e saludou o Ronaldo (Dá Fiel), ao vivo após espancar o Belford. Ou seja, por traz de tudo que você comentou ainda tem um "Corinthians" com um apelo de marketing fenomenal, com mais de 30 milhões de torcedores, para ser mais justa, cerca de 18% da população brasileira, só isso! Sei que é duro para você que é Palmeirense, porém é a mais pura realidade! ahaha

  12. John

    26/08/2011 11:34:43

    Fico feliz que tenha gostado. Abraço.

  13. Ricardo Almeida

    26/08/2011 00:38:44

    Meu caro "Manda Chuva".O MMA é um esporte sim! O fato de ser uma luta não o desqualifica. Os caras que estão ali são atletas, pais de família, e não monstros feitos de músculos e que só gostam de dar e levar porrada. Os caras se preparam durante meses a fio, com uma alimentação saudável, exercícios, enfim, uma gama de cuidados muito mais rígida do que em outros esportes.Agora, você pode não gostar do esporte. Isso é uma questão de gosto, e não se discute.Quem treina qualquer tipo de arte macial sabe que os principais fundamentos são os pisicológicos. Mas é claro que tem as exceções. Caras que vão as academias apenas para aprender a técnica, e de uma forma covarde, usá-las em outras pessoas. Como existem também jogadores de futebol maldosos que "quebram" acintosamente seus colegas de profissão.Mas o MMA e as grandes figuras de hoje estão aparecendo para quebrar esses paradigmas e mostrar toda a nobreza do mundo das artes maciais.Abraço.

  14. Rogerio

    25/08/2011 22:22:08

    Nao entendo essa necessidade de qualquer outro esporte querer vincular a um clube de futebol, ele teria o ginasio inteiro ao seu lado dai quis se vincular a um clube o japones entrou na onda e vai se vincular ao flamengo e trazer parte da torcida para ele.Acho isso uma babaquice, cada coisa em seu lugar.

  15. Toninho Matador

    25/08/2011 20:09:49

    Pelo jeito você é um preconceituoso mesmo, acha que o evento é frequentado por baderneiros e homens das cavernas.Sem comentários pra você. Aliás um comentário sim.Você é "espada"... corta dos dois lados.. kkkkkkkkkkkkkkk

  16. Manda chuva 47

    25/08/2011 18:39:03

    Às vezes fico revoltado com a ênfase que a mídia dá a esses "esportes" violentos. Na minha opinião,a mídia em geral deveria ser infiuenciadora e formadora de opinião para um país sem violência,sem maracutaia(vide máfia do itaquerão que a mídia aprova e exalta) sem levar em conta o que nós que estamos do outro lado estamos absorvendo ou sendo roubados.

  17. John

    25/08/2011 16:22:45

    Dá-lhe Anderson Silva, representando Curitiba. É nóis.

  18. Flavio

    25/08/2011 16:11:32

    Caro Venceslau Ponte Preta, o UFC é uma organização em que se pratica o MMA (que é o nome do esporte: Mixed Martial Arts, daí vem a sigla), assim como a NBA é uma organização ou liga em que se pratica o basquete. Tem regras de pontuação para cada round da luta e golpes que não são permitidos. Mas é claro que também é um negócio que envolve muito dinheiro, assim como o futebol, o boxe, o basquete entre outros.E assim como no futebol tem um jogador como o David Beckham, que é bom mas ganha muito mais do que outros que são melhores que ele, no UFC também existem lutadores que ganham mais do que outros somente por terem apelo de marketing maior.Abs

  19. Kleber

    25/08/2011 15:20:45

    O que é o marketing esportivo.Não entendo como tanta gente pode se empolgar em ver um lutador quebrando a cara do outro.Imagino o que vai ter de "playboyzinhos" bombados se pegando do lado de fora do evento.Tanta mulher por aí dando mole e os caras de hoje em dia querem ver é homens se agarrando.To fora, eu sou espada.

  20. Renato

    24/08/2011 23:34:02

    Ninguém cria "shows" tão bem quanto os americanos...

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso