Negócios do Esporte

Elias fecha com Sporting, e escancara má gestão espanhola

Erich Beting

O volante Elias acaba de acertar um ano de contrato de empréstimo com o Sporting, de Portugal. A informação, exclusiva, é de Guilherme Costa, editor da Máquina do Esporte. O acerto do jogador, que estava no Atlético de Madrid, com o clube português escancara o caos em que se encontra a maioria dos clubes da Espanha.

Elias não saiu por decisão meramente técnica. O jogador, contratado no ano passado do Corinthians, deixa agora o clube espanhol por não estar dentro da cota de três jogadores extra-comunitários exigida pelo país. Sem um passaporte europeu, que lhe valeria o status de atleta da União Europeia, Elias foi obrigado a deixar o Atlético e fechar com o Sporting, atualmente a terceira força de Portugal.

A saída do brasileiro foi provocada pela falta de planejamento da temporada. O clube vendeu seu principal jogador, Agüero, para o Manchester City. E contratou, por maior valor, Falcao Garcia. O também atacante, ex-Porto, ocupou a terceira vaga de atleta extra-comunitário, e então sobrou para Elias, que era titular do time!!

Até pouco tempo atrás, o Atlético era um dos grandes clubes da Europa. Dinheiro em caixa, grandes jogadores em campo e disputando as principais competições da Espanha e do continente. Hoje, além de cometer algumas falhas gerenciais como essa envolvendo Elias, o time sofre com a falta de um patrocinador e as finanças desequilibradas.

O que mudou de tempos passados para agora foi simplesmente a falta de dinheiro no mercado europeu. Com a crise afetando as empresas, o número de patrocinadores tem reduzido e, consequentemente, os clubes estão com menor poder aquisitivo.

Qual seria a solução para o clube não passar por grande aperto? Equilíbrio na gestão, muito planejamento da temporada e não investir em loucuras. Ao gastar mais em Falcao Garcia do que recebeu por Agüero, o Atlético mostra que não está preparado para racionalizar suas economias.

O caso deve servir de alerta para o futebol brasileiro. Hoje, vivemos um período de bonança financeira. Como há mais de uma década não acontecia, os clubes estão ricos. Há muito dinheiro entrando no caixa. Quem conseguir manter os gastos em ordem e não cometer abusos, certamente estará preparado para, no futuro, continuar entre os principais clubes do país e talvez do mundo.

A pressão por conquistas não pode superar a pressão pelo controle de gastos. É muita ingenuidade achar que o mercado continuará tão aquecido assim ao longo de mais dez anos. Por isso, o sucesso do futuro está na poupança do presente. Ou, que não seja poupança, mas no investimento certeiro.

Do contrário, o futebol brasileiro viverá a mesma situação do espanhol, onde apenas dois clubes bem gerenciados dominam o mercado, com os demais patinando em busca de um resultado que não se conquista com loucuras.

  1. ap

    12/09/2011 10:54:00

    Falou-se que os clubes brasileiros estariam passando um um período de bonanças, mas e as dívidas confessadas ou não confessadas que praticamente todos os grande clubes do Brasil possuem? Foram varidas para baixo do tapete?

  2. roosevelt

    06/09/2011 07:51:04

    Não demora muito , está no Brasil de volta. Sai da Espanha e vai prá Portugal, fez um grande progresso. Já está se reacostumando com a lingua portuguesa. Enquanto técnico for o mano dele, ele está na seleção. Quando o "professor" rodar, um abraço.Serve pra jogar no Corinthians quando voltar. E olhe lá, tá bom demais o Gambá...

  3. Celio Corinthiano

    31/08/2011 09:31:02

    O correto é Stanislaw Ponte Preta, não Venceslau!

  4. jmanoel

    30/08/2011 19:26:59

    cara deixa de ser tosco e vai, procurar o q fazer nitidamente vc quer aparecer,monta um blog seu assim vc pode tumultuar o quanto quiser esse cara comenta,a opinião de todo mundo, quem ele pensa que é, no inicio achei que ele queria só atazanar o Erich + agora dá pra ver que só quer aparecer ainda usa um nick de um time que nunca ganhou nada, cresce seu mané.(Erich bloqueia esse cara )

  5. jmanoel

    30/08/2011 19:25:37

    cara deixa de ser tosco e vai, procurar o q fazer nitidamente vc quer aparecer,monta um blog seu assim vc pode tumultuar o quanto quiser esse cara comenta,a opinião de todo mundo, quem ele pensa que é, no inicio achei que ele queria só atazanar o Erich + agora dá pra ver que só quer aparecer ainda usa um nick de um time que nunca ganhou nada,

  6. jmanoel

    30/08/2011 19:23:00

    cara deixa de ser tosco e vai, procurar o q fazer nitidamente vc quer aparecer,monta um blog seu assim vc pode tumultuar o quanto quiser esse cara comenta,a opinião de todo mundo, quem ele pensa que é, no inicio achei que ele queria só atazanar o Erich + agora dá pra ver que só quer aparecer ainda usa um nick de um time que nunca ganhou nada, na verdade vc é um mané.

  7. jmanoel

    30/08/2011 19:20:51

    cara deixa de ser tosco e vai, procurar o q fazer nitidamente vc quer aparecer,monta um blog seu assim vc pode tumultuar o quanto quiser esse cara comenta,a opinião de todo mundo, quem ele pensa que é, no inicio achei que ele queria só atazanar o Erich + agora dá pra ver que só quer aparecer ainda usa um nick de um time que nunca ganhou nada, cresce seu mané.

  8. Augusto Marques Portugal

    30/08/2011 19:13:34

    Boa noite Marco.Estás enganado. A força dos clubes vê-se pela sua grandeza. O braga tem 200.000 adeptos e o sporting de portugal tem 4.000.000. O sporting tem um estádio de 50.000 pessoas e o braga tem um de 20.000. O sporting tem 100.000 sócios e o braga tem 5.000.Peço desculpa por me estar a intrometer, mas vocês aí no Brazil têm uma ideia errada do futebol Portugues. Em portugal só o benfica tem mais sócios e adeptos que o sporting. O Porto tem menos que o sporting, tem é o poder instituido.Espero ter clarificado.cps

  9. Wagner

    30/08/2011 19:07:38

    E o Mano Menezes ainda convoca esse enganador para a seleção brasileira, como pode?O cara nem jogava no Atlético de Madrid e mesmo assim é convocado, esse Elias é muitofalador e pouco jogador.

  10. luciano

    30/08/2011 18:40:58

    Não cara ele não estava jogando no porqueiras ou sampabambi ou no santaquario mas sim em um clube que um dos melhores cts, terá um dos melhores estadios para o mundial, um time que tem um marketing melhor, maior e mais rentavel do que a do seu time, o que vende mais camisa que o seu timinho, tem dividas tem mas tem muito mais dinheiro em caixa devido o seu ibope junto a globo uma coisa que vocês nem anos luz terão. Libertadores nós não temos só tenho a dizer duas coisas sobre isso:1 LIBERTADORES É NOME DE JOGADOR ENTÃO KD ELE???2 SE LIBERTADORES FOSSE ALGO GRANDIOSO ASSIM VASCO, PALMEIRAS E GREMIO NÃO TERIAM CAIDO PRA SEGUNDA E NEM MESMO O RIVER PLATE TERIA CAIDO OU O 5Ã0 PAULINHO TERIA TOMADO DE 5

  11. Jessen

    30/08/2011 17:51:29

    O Erich deve achar que não precisa comentar o blog, já que o Venceslau Ponte Preta faz este papel como ninguém!

  12. Marco Praça

    30/08/2011 17:27:24

    Olá Erich.Penso que o Sport hoje apresenta-se como a quarta força do futebol português, já que passa por um período terrível de derrotas,enquanto que o Braga chegou ao vice-campeonato da UEFA nessa temporada.Abraço.Marco

  13. Renato

    30/08/2011 17:25:47

    Venceslau, se vc não se preocupa nem em ler e interpretar uma informação do blog, por que pede tanto a participação do blogueiro?Não entendi, Venceslau, me ajuda!Abraço, Renato

  14. Saulo Silva

    30/08/2011 17:11:23

    E o Luiz Fabiano foi quanto seu mau informado?

  15. Silva

    30/08/2011 16:45:29

    Cara você é muito chato

  16. Flavio

    30/08/2011 16:23:01

    Este Elias é um jogador mediano, é só correria e força física. Só o Mano levaria para a seleçãozinha dele um jogador reserva no Atético de Madrid. Estamos mal servidos de jogadores e de técnico na seleção. Escreva: vamos perder da seleção de Gana.

  17. rocco-sp

    30/08/2011 16:05:26

    Se é Lider de receitas da AMÉRICA DO SUL??, PORQUE PRECISA DE ESMOLA DOS CONTRIBUINTES para fazer o seu MENSALÃO??? Cade o Banco que queria batizar o MENSALÃO? Qual o nome do banco?? Será por acaso o BANCO DE SANGUE, do contribuinte? E o negócio da China, sai ou não sai??? FALAM MUITOOO...FALAM MUITOOO..FALAM MUITTO...

  18. Marcio

    30/08/2011 13:46:15

    Que informação o Sr. não viu? Me refiro a menção de que não basta ter grandes receitas se não houver gerencia de gastos e planejamento futuro e usei o Corinthians como exemplo que apesar de estar caminhando corretamente no campo de arrecadações não pode se perder com gastanças exageradas movidas por paixão (opinião pessoal). Na dúvida segue baixo o texto referido:"O caso deve servir de alerta para o futebol brasileiro. Hoje, vivemos um período de bonança financeira. Como há mais de uma década não acontecia, os clubes estão ricos. Há muito dinheiro entrando no caixa. Quem conseguir manter os gastos em ordem e não cometer abusos, certamente estará preparado para, no futuro, continuar entre os principais clubes do país e talvez do mundo.A pressão por conquistas não pode superar a pressão pelo controle de gastos. É muita ingenuidade achar que o mercado continuará tão aquecido assim ao longo de mais dez anos. Por isso, o sucesso do futuro está na poupança do presente. Ou, que não seja poupança, mas no investimento certeiro.Do contrário, o futebol brasileiro viverá a mesma situação do espanhol, onde apenas dois clubes bem gerenciados dominam o mercado, com os demais patinando em busca de um resultado que não se conquista com loucuras."

  19. Luciano

    30/08/2011 13:32:12

    Venceslau, não é pq todo mundo aqui é idiota q vc tb precisa ser ...Ignore a notícia e não leia mais os comentários do Erich... simples!!Um abraço, Luciano

  20. Thiago

    30/08/2011 12:47:13

    Erich, há uma correção necessária. O Atlético de Madrid está mal das pernas há um bom tempo. Muito antes dessa crise, e mesmo da anterior. Só ver que foi rebaixado algumas temporadas atrás, e que perdeu espaço para o Valencia, Sevilla, Villareal...

  21. Thiago

    30/08/2011 12:44:42

    As outras "forças" de são paulo cansaram de perder do elias no timão.

  22. paul

    30/08/2011 12:21:33

    O que Eric quis dizer é quer o clube de futebol no Brasil precisa planejar a médio e a longo prazo-E também como os clubes fizeram um contrato de televisão individual a preocupação é que aconteça a mesma coisa com o camponato espanhol: somente dois times (Real e Barcelona) ricos com dinheiro e todo ano um dois é campeão, ou seja, atualmente os times vão aproveitar o dinheiro farto mas depois Corintiam de Flamengo futuramente os dois times vão dominar o campeonamente brasileiro pois a maioria dos clubes não tem planejamento.

  23. Marcio

    30/08/2011 11:54:52

    O que a matéria informa é que não basta ter receitas exurbitantes sem uma administração responsável. O Corinthians tem tudo para se tornar um dos maiores clubes do mundo como relatado pelo presidente, ótima arrecadação com bilheterias, marketing, torcida fanática que consome seus produtos, arrecadação milhonária de patrocinios e cotas de TV e, ao contrario do relatado acima sobre prejuizos com o futuro estádio, terá receitas fantásticas com a arena uma vez que a própria venda do nome pagará os custos. Mas não basta ter tanta receita sem responsabilidade, saber onde investir, não cometer loucuras pela paixão do torcedor, a economia mundial está aí para provar que as coisas mudam muito rapidamente e não se pode confiar que receitas certas hoje estarão disponíveis amanhã, um clube deve se imaginar daqui a dez, vinte anos, ter planejamento para se manter grande e competitivo.

  24. JOSÉ LUIZ DE PAULA

    30/08/2011 11:27:49

    É isso aí amigão...isso quando publica!!!!!!!!!!

  25. Aurélio Schappo

    30/08/2011 11:26:09

    Erich.. dois clubes bem gerenciados? as dívidas do Madrid são "impagaveis".. els tem a Sorte de ter um dos maiores bancos do mundo por traz deles.. por clubismo e paixão dos proprietários.Isso que nem comento a disparidade das cotas de TV que por si só.. diminuem os outros clubes, uma vergonha.Abraço

  26. Rodrigo Pires

    30/08/2011 11:09:23

    Cara, a cada dia que passa eu vejo o quanto o Corinthians incomoda muita gente, nao é possivel, nao tem explicaçao plausivel a nao ser esta de que o Corinthians incomoda.Isso fica mais evidenciado nesta reportagem em que se discorre sobre as finanças dos clubes espanhois e até aqui o Corinthians é lembrado.É melhor dar um gato pra cada um tomar conta, pra ver se esquecem do Alvinegro.

  27. DRACUS

    30/08/2011 11:03:16

    Se o primeiro do brasileiro é a quarta força, imagine os outros.Pensar, às vezes, faz bem ao ego.

  28. Andre

    30/08/2011 09:51:46

    Será que em Portugal ele vai conseguir ler o que está escrito na faixa da torcida e não passar vergonha na hora da apresentação?hehehe

  29. paulo

    30/08/2011 09:44:11

    se ele eh tao rico, pq a divida esta em 170 milhoes ? rico n deve,ok?

  30. Panza

    30/08/2011 09:33:00

    O time mais bem administrado do Brasil se cham Internacional de Porto Alegre.

  31. Murici Franzin

    30/08/2011 09:26:54

    Então veja de quanto é a dívida do Barcelona!!

  32. Realista

    30/08/2011 09:21:19

    Vender a estrela do time e comprar uma promessa por valor maior é certo? Se o problema é um novo contrato e seus respectivos valores, por que contratar alguém por um custo maior e com salários maiores do que as finanças do clube podem pagar? Se não dava para renovar o contrato, o que por si só nem era obrigação, apenas venda-o. Por que contratar outro jogador tão caro e com um custo maior? Erro de gestão sim. E o Erich mostra esse "erro" dentro de um contexto, ou seja, a contratação cara de outro "estrangeiro" logo após ter feito uma contratação cara de outro estrangeiro, ainda por cima titular. Se o Elias é dispensável, por que contratá-lo? Revender mais caro? Não foi o caso.Este é um exemplo do exterior para mostrar o que pode vir a acontecer aqui. Ou alguém acha que Elano, Valdívia, Ronaldinho Gaúcho, entre outros, vão dar retorno financeiro para os clubes que investiram neles. Podem até dar algum retorno em campo, durante algum tempo (pequeno, diga-se), mas ao virarem números, no balanço, vão passar de uma soma alta em "investimento/patrimônio" (que mascara o resultado final) para uma venda desproporcional, mesmo considerando o retorno em Marketing com sua imagem. Ou alguém acha que o RG gera R$ 1,5mi por mês apenas para zerar seu custo? Ou que alguém virá pagar a multa de R$ 300mi para levá-lo, ou mesmo os R$ 30mi gastos para traze-lo? Idem a Valdívia, Elano, etc...Esse é o ponto a discutir no blog: a má gestão do clubes, ceivada de vaidades, amadorismos e paixão clubística desenfreada.

  33. Realista

    30/08/2011 09:04:34

    A maioria dos torcedores brasileiros é como a maioria dos leitores deste blog: não sabem interpretar uma notícia, um blog. E isso se reflete com torcedores e administradores, como o Andrés e o Kalil. Por favor, olhem o patrimônio do clube, o saldo entre o que o clube DEVE e o que POSSUI. Só o leitor Paulo parece ter visão de gestor. Os presidentes de grandes clubes são péssimos administradores, buscam apenas fazer "média" com a torcida, contratando "nomes" por fortunas e sem olhar o retorno além do campo. Até porque jogador vive de fases, de altos e baixos, e isso vai afetar diretamente as finanças do clube. Dizer que o Corinthians tem dinheiro é apenas para quem não vê o saldo de mais de R$100 milhões de dívidas e as responsabilidades assumidas de um financiamento "impagável" com o Itaquerão, apenas por vaidade. Isso, mesmo considerando a "ajuda" do dinheiro público, algo que nem vale a pena discutir aqui.O Barça consegue hoje as cotas que tem porque forma jogadores como Xavi, Iniesta, Messi, Busquets, Pique, Thiago Alcantara, e por aí vai... Sabe contratar estrelas e investir em base, em marketing. E é isso que os patrocinadores buscam: pagar bem para vincular suas marcas a clubes sólidos e que deem retorno. O futuro mostrará aos clubes e torcedores o que uma má gestão é (in)capaz de fazer.

  34. Frank Castle

    30/08/2011 08:47:00

    Concordo que o Corinthians tem conseguido receitas espetaculares em pouco tempo, mesmo estando na série B era o time que mais arrecadava e tem tudo para, como dito inúmeras vezes pelo presidente, ser um dos maiores do mundo, tem tudo para isto, torcida apaixonada que consome seus produtos, boa arrecadação em jogos, cotas altíssimas de TV, visibilidade no mercado, bons patrocinios e a futura receita do estádio que ao contrários de certos comentários muito desinformados acima não serão uma dívida impagável pois a própria venda do nome do estádio para empresas deve pagar as despesas. Mas o alerta também é válido pois a gestão de tantos recursos deve ser feita de forma responsável e evitar gastos desnecessários e faraônicos, investir dinheiro do CT (o que já vem sendo muito bem feito) e principalmente dando apoio as bases e a responsabilidade Social pois mesmo sendo um clube "rico", um time do povo deve representar os interesses do povo e não esquecer suas raizes.

  35. Frank Castle

    30/08/2011 08:38:09

    Faz tempo que tenho visto comentários deste Sr.Vanceslau no blog, acho que ele no mínimo deve ter algum amor platônico pelo bloguista, porque é sempre a mesma coisa, até sugestão de encontro ele já propos...se acha o blog ruim ou não gosta dos comentários procure outro para importunar com suas opiniões pertinentes ou vai tomar seu Gardenau.

  36. bruno

    30/08/2011 07:53:27

    Vc realmente sabe o que esta falando ? até pouco tempo atras ? ja fazem pelo mais de 10 anos que o atlético de madrid não ganha nada de importante . Falar que Liga Europa é um título de expressão é brincadeira , acho que você não faz a mínima noção do que está falando . O correto seria dizer que "há muito tempo atras o atlétco era uma força do futebol espanhol " ....

  37. Ricardo Bueno

    30/08/2011 00:12:28

    ¨milhões de euros é muito dinheiro e se for pago a vista então,mas enfim...essa quantia é café com leite para o Corinthians nos dias de hoje,o mesmo não serve para as demais equipes.

  38. Rafael Silva

    29/08/2011 23:43:03

    Não há a minima comparação,corinthians esta muito a frente na questão financeira,todo mundo sabe disso,os números estão ai.....desculpe discorda. e na questão do Marketing,o Corinthians é o clube que há 3 anos faz isso melhor que ninguém aqui no Brasil,não é atoa que é o clube que mais ganha dinheiro em ações desse tipo. Enfim...dinheiro quem ganha aqui no Brasil é o coirnhtians,o resto vive de sobras.

  39. Ricardo Bueno

    29/08/2011 23:38:11

    concordo com vc "Sidnei" esse "Paulo" é piadista kkkkkkkkkkkkkk Dinheiro quem ganha na américa do sul é o Corinthians,lilder em receita ,bilheterias,patrocinios,tv,,,etc....o resto vive de migalhas.

  40. Rafael Silva

    29/08/2011 23:33:44

    esse é o famoso "invejoso",seu time não gera nem a metade da receita que gera o Corinthians,e a diferença tende aumenta ainda mais. Vai se acostumando!

  41. Sidnei Castilho

    29/08/2011 23:31:12

    O unico clube que tem dinheiro no Brasil é o corinthians q comprou o Alex por 6 milhões de euros a vista, e já faz um bom tempo que é lider em receitas,e pelo o andar da carruagem vai continua sendo lider ,patrocinios,contratos de TV,Bilheterias e etc...

  42. Rafael Silva

    29/08/2011 23:26:45

    Quem vive bonança financeira aqui? o Unico que vejo ganhando dinheiro no brasil se chama SPORT CLUB CORINTHIANS PAULISTA,esse sim tem dinheiro,o resto não tem onde cair duro.

  43. Sidnei Castilho

    29/08/2011 23:25:00

    Bela piada essa sua,spfc ,inter n tem dinheiro,rico hoje é o corinthians,esse sim tem dinheiro de sobra!!!!!! sóo que o ele ganha de contrato de TV daria pra compra o spfc e o inter.

  44. Ricardo Bueno

    29/08/2011 23:22:29

    Corinthians é um clube rico,esta bem a frente do seu falidaço. e é lider do brasileirão!

  45. Lilian Regiane

    29/08/2011 23:21:52

    Barcelona e Real Madri são bem gerenciados?

  46. ronaldo

    29/08/2011 23:14:01

    Esse tal de Elias é um jogadorzinho sem vergonha mesmo, não joga nada, não sabe nada de futebol e quando o clube que o contrata descobre que entrou numa rouba e o dispensa, sai atirando para todo lado, não não detonou o timéco lá da marginal e a seleção brasileimano, por que será hein?No Sporting vai jogar de gandula por alguns anos, depois encerra a carreira lá no campinho da petrobrás!

  47. Junior

    29/08/2011 21:44:35

    Brincalhão comparar a gestão do real e barcelona com os demais clubes. Os dois ganham uma fortuna em cota de tv, numa disparidade tremenda e vc vem falar e gestão!!!!!!! Concordo que não se deve fazera loucura que eles fizeram mas disputar com real e barça não é facil com a diferença de dinheiro.

  48. André

    29/08/2011 21:25:09

    Erich,Não foi empréstimo. Foi venda em definitivo por 3,5 milhões de euros(ele foi comprado por 7). Contrato de 5 anos.Abraços.

  49. Guilherme Diogenes

    29/08/2011 20:43:53

    Não só 'boa administração' é complicado falar em times com uma divida estratosférica como Barcelona e Real Madrid sejam 'exemplos'. O problema é maior, primeiro a falta de cobrança com os clubes de futebol. A outra é a contramão que os times fizeram esse ano. Muito time e torcedor estão comemorando a negociação individual por conseguir contratos mais bem 'recheados' das tvs. Mas assim começa. Corinthians e Flamengo já tem um faturamente bem maior. Ao longo dos anos essa distância de arrecadação aumenta, pela tv. É isso que aconteceu no espanhol. A disparidade que se tornou tão incrivel. Brasil esse ano tomou a contramão do que está acontecendo na Europa, pelo menos alguns países. Não creio que srá bom a longo prazo essa negociação individual para o futebol brasileiro. Isso que mais temo.

  50. Neto

    29/08/2011 20:43:31

    Concordo plenamento com o Paulo hoje corinthians pode estar por cima assim como foi qnd a MSI estava ai deixa acabar o dinheiro da globo q o timão vai para a terceira divisão. estão pensando em comprometer 25% de cada ano de contrato com a globo para ter um argentino q não é aquilo tudo não hein.....primeiro contrata um goleiro bom do q contratar o Tevez fim de carreira.....

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso