Negócios do Esporte

Uma Copa a mil?

Erich Beting

Hoje temos a simbólica marca dos mil dias que restam para o pontapé inicial da Copa do Mundo de 2014. Os eventos em cada uma das 12 cidades-sedes do torneio servirão, mais uma vez, para deixar o brasileiro preocupado. Muita festa e pouco resultado compõem a sensação ao vermos fotos que envolvem políticos e astros da bola como Pelé e Ronaldo.

Em vez de celebrarmos os mil dias para a Copa, deveríamos estar com uma Copa a mil por hora em sua fase derradeira de preparação.

Sim, porque se hoje falamos que é fácil fazer o Mundial em menos de mil dias, porque não já estamos com tudo pronto 1471 dias depois de o Brasil ter sido eleito a sede da Copa do Mundo de 2014?

  1. Michel Piroutek

    19/09/2011 11:05:52

    Sr. Miguel, lamentável seu pontop de vista, mais um inocente útil!

  2. Eduardo

    17/09/2011 22:14:30

    Infelizmente milhões de reais de dinheiro público serão gastos desnecessáriamente e outros tantos engordarão contas bancárias de propinas e superfaturamentos. Eu já não acredito que minha geração (tenho 54 anos) consiga ver uma mudança na ética e na administração do dinheiro público. Pode falar de conformismo, mas ninguém de peso tem aparecido para liderar o povo para marchar até Brasilia e EXIGIR (não pedir - EXIGIR) aos nossos REPRESENTANTES um retorno pelo menos decente dos trilhões de reais arrecadados em impostos. Pedir mais seria ficção científica ou acreditar em Papai Noel. Voltando ao assunto da copa, se ao menos uma boa parte do dinheiro fosse investida em infraestrutura e obras que fiquem para um futuro além Copa, seria ao menos aceitável. Mas nem os aeroportos ficarão prontos a tempo para a Copa, nem novas linhas de metrô, nem duplicações de estradas, nem reformas em hospitais de base para atender possíveis emergências durante o evento e muitas outras obras importantes de estrutura que após os 30 dias de fantasia, ficariam para usufruto da população. Que a iniciativa privada também vai lucrar com o evento ? Claro que sim. Só que os prestadores de serviços de pequeno e médio porte juntarão as migalhas do bolo prévio pago dos correspondentes impostos. E o bolo ? Ah sim, o bolo. Bom, já sabemos como o bolo é fatiado e distribuido neste país. Precisamos um banho de educação para aprendermos a separar o jóio do trigo. Para saber que paixão pelo nosso time do coração não paga o supermercado, não compra gás, não paga remédios na farmácia, não melhora a qualidade do ensino, etc, etc. Quando enxerguemos definitivamente que carnaval é uma festa popular e só, que futebol é um esporte e só, e que a vida é muito mais séria e com grandes responsabilidades, pode ser que alguem venha liderar uma marcha massiva para Brasilia cobrar alguma ação daqueles que escolhemos apenas para seu próprio benefício. E ainda são aqueles que criam leis para proteger mais bandidos (eles próprios) e desproteger a população honesta e ordeira. Lamentável. Parabens pelo blog Erich.

  3. Zé Antonio

    17/09/2011 20:47:19

    Por que não já estamos com tudo pronto 1471 dias depois de o Brasil ter sido eleito a sede da Copa do Mundo de 2014? Porque o povo brasileiro parece que gosta de ser enganado! Pra que Copa aqui se vamos assisti-la pela TV? Pra que novos estádios que custarão uma fortuna, se estamos precisando de tantas outras coisas mais importantes? Pra que acreditar no oba-oba da mídia oficial, se temos veículos como ESPN Brasil, UOL, Lance, Folha, Estadão, Blog do Erich para nos alertar das verdades?

  4. jose augusto

    17/09/2011 14:53:58

    Olha minha gente, a verdade é essa:O Corinthians está para São Paulo a mesma coisa que o Morro Complexo do Alemão está para o Rio de Janeiro.Praga se combate com praga.No caso do Rio de Janeiro, as milícias que vendem os sonhos, Tvs á cabo, gás e proteção ao povão humilde.Aqui em São Paulo, as mídias e jornalistas corinthianos e o Presidente do Corinthians vendem os sonhos para os humildes, porém só para enriquecerem os seus bolsos.Ocorre que, para o Mundo, o nosso Brasil é conhecido pela Cidade Maravilhosa, e esta não é Itaquera, infelizmente para os corinthianos.Você está certo Herich, é só comparar as fotos das obras dos Estádios da Copa e iremos constatar que o do Itaquerão nem alicerces tem.Vai ser como aqueles prédios que cairam la no Rio. Feitos a toque de caixa e com cuspe.

  5. Andréia Ferreira

    17/09/2011 14:47:35

    Demorou...rs... obs.: Che Guevara deve ser o próprio Venceslau, não é possível!!! Abre o jogo ai..rs..

  6. Che Guevara da Fiel

    17/09/2011 13:37:08

    O Venceslau qualificava o debate sobre os rumos do marketing esportivo. Conto com a sensatez que o Erich sempre demonstrou para que ele reveja sua decisão. E viva o socialismo!

  7. Che Guevara da Fiel

    17/09/2011 12:46:33

    Erich, acho que você exagerou. O Venceslau fez apenas uma brincadeira (de mau gosto, concordo, pois zombou do seu profissionalismo, mas foi apenas uma brincadeira). Identifiquei, inclusive, se você me permite, uma contradição na sua bronca: como o Venceslau pode querer se promover escondendo-se atrás de um pseudônimo??? Não faz sentido, percebe? Ou ele se promove, ou ele se esconde atrás de um pseudônimo. Ou uma coisa, ou outra. Reflita durante o final de semana e repense sua decisão!

  8. Felipe Carvalho

    17/09/2011 10:25:41

    Vc parece o Ariclenes Venâncio!!

  9. Valdir

    17/09/2011 01:23:16

    Acho que vc fala por uma minoria. Boa parte dos paulistanos prefereririam ter paz durante a copa que aguentar a cidade ainda mais cheia, trânsito ainda mais caótico e gastos públicos cada vez maiores apenas para o Corinthians ter seu estádio funcional para o evento. Nada contra a construção do estádio, desde que não tivesse um único centavo de dinheiro público, além disso, a Zona Leste precisa de muito mais coisas que um estádio. Escolas decentes, hospitais, uma opção à Radial Leste, etc, que deveriam vir antes da construção de um estádio, mas fazer o que, é mais fácil fazer politica populista, dá mais audiência.

  10. Leandro

    17/09/2011 00:46:30

    Estão comemorando os tais 1000 dias para a copa! Uma festa! Só nesse país mesmo! Já se passaram quase 1500 dias q fomos eleitos para realizar esse evento e o q se tem hj? Muito pouca coisa, fora as demandas de licitação q em alguns casos nem foram feitas ainda! E Dilma, sorridente, inocente...ainda ri...e posa com o Pelé, cercada de puxa-saco e aspons por todo lado todos rindo q nem uns robozinhos batendo palma...o povão...alienado como sempre... pulando, gritando..rindo, .totalmente alienados sem se dar conta do papel de palhaços q fazem! Na minha visão (espero sinceramente q esteja errado) o q acontecendo é um atraso programado pelos canalhas de sempre para assim fazerem tudo da pior maneira possível com obras de baixa qualidade com o menor custo possível..e sobrar uma grana preta pra todos! Mas também, a maioria dos estádios se tornarão autênticos elefantes brancos que em pouco tempo estarão sendo subutilizados ou simplesmente abandonados,,,,quem viver verá! Enquanto isso...para a educação...saúde...estradas.... para citar só os casos mais escandalosos...o dinheiro aparece...e some...como num passe de mágica. E ainda tem um monte de cretinos q carregam bandeiras de partidos nos comícios...nas passeatas...e pior, perdem tempo indo votar! Coitado do país, coitado dos aposentados, das crianças principalmente....minha nossa....é deseperador ver tudo isso sem nunhuma perspectiva de melhorar....

  11. Pedro

    17/09/2011 00:25:14

    Não entra na minha cabeça que um sujeito perca seu tempo brigando por um time...nós brasileiros pagamos 4 meses ou mais de trabalho para sustentar essa canalhada toda de políticos no Brasil, desde Brasília, até as prefeituras. Quem nunca viu como eu, um carro oficial (luxuoso e do ano), em pleno carnaval nas cidades do litoral, tanto daqui do Rio como de São Paulo ou em todos os estados, com a alegre família desfrutando a mordomia q nós os babacas bancamos? Da mesma forma acontece com os cartolas e os jogadores (alguns riquíssimos), são verdadeiras estrelinhas e muitas vezes esnobam o idiota q vai babando pedir um autógrafo ou q pagam ingressos escorchantes para ver, muitas vezes uma autêntica pelada de rua! Iludidos pela midia q promove esses cara a deuses com a única finalidade de vender jornais e revistas e ter audiência. Quem não sabe q a corrupção tb rola solta nos subterrâneos dos grandes clubes e principalmente na CBF, comandada por um dos maiores pilantras desse país? 1000 dia para a Copa; Tomara q dê tudo certo, mas sabendo como as coisas funcionam nesse país...os impresários são os maiores interessados q tudo se atrase e daí então, tudo fica sem licitação e pelo preço q bem entenderem...claro...com a devida propina para os governadores, prefeitos, senadores, deputados e toda uma gama de corruptos de estimação. Num país onde levam anos para construirem estradas, um hospitais, escolas, socorrer cidades em estado de calamidade....eles vão fazer tudo bem feito??? E os aeroportos, os portos?? kkkkk....só rindo! Haja grana pra tanta propina...se a copa vai dar certo eu não sei...mas q o número de bilionários vai aumentar no Brasil...disso eu tenho certeza....e apesar disso, um milhões de alienados ainda vão rir...e bater palmas...lamentável!

  12. ADVOGADO do DIABO

    16/09/2011 23:15:40

    Pelo menos o anticorintianismo faz um bem para as pessoas.Quando falam do Corinthians, como as pessoas são éticas, lutam pelamoralidade, pela justiça... Que senso de civilidade e responsabilidadeestas pessoas têm.Que bom seria que estas pessoas fossem sempre assim. Mas, infelizmentenão são..É só sair alguma matéria falando de falcatruas em seus clubes que estes"éticos" se calam, ou os defendem com unhas e dentes.Pimenta nos dos outros, é refresco.Não estou dizendo que todos são assim. Só 98,5%.

  13. Luis

    16/09/2011 18:51:53

    http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,copa-vai-movimentar-r-10-bilhoes-em-negocios-no-estado,83755,0.htm§Copa vai movimentar R$ 10 bilhões em negócios no EstadoLevantamento divulgado pelo Sebrae identificou 456 oportunidades para micro e pequenas empresas de São Paulo12 de setembro de 2011 | 23h 00Ligia Aguilhar, de O Estado de S. PauloSÃO PAULO - A Copa do Mundo de 2014 vai gerar oportunidades para 300 mil micro e pequenas empresas paulistas. Juntas, elas devem movimentar R$ 10 bilhões em negócios até o final do evento. Só na capital, serão 111 mil empresas beneficiadas. A estimativa é de um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e divulgado nesta segunda-feira, 12, pelo Sebrae.O levantamento identificou 456 oportunidades de negócios para as micro e pequenas empresas em sete segmentos - agronegócio, madeiras e móveis, têxtil e vestuário, turismo, produção associada ao turismo, serviços e tecnologia da informação. O mercado mais promissor, segundo o estudo, é o de tecnologia da informação, onde foram identificadas 80 chances. Em seguida, aparece o agronegócio, com 75 oportunidades, e turismo e produção associada ao turismo que, juntos, somam 139 chances.Agora, o Sebrae mapeia quais negócios podem dar certo no comércio varejista e construção civil. Nos próximos meses, a entidade divulgará oportunidades também nesses setores. "Acreditamos que na região de Itaquera, no entorno do estádio, existirá forte demanda para a venda de bens e serviços", diz o presidente do Sebrae, Luiz Barretto. O estudo identificou também 103 dificuldades que as micro e pequenas empresas de cada setor enfrentarão até 2014, e aponta 158 sugestões de ações que deverão ser organizadas pelos setores público e privado no Estado de São Paulo para solucionar esses problemas.Gargalos. Entre os principais gargalos estão a burocracia em licitações, a alta carga tributária, falta de formalização do empresário e desconhecimento sobre sustentabilidade e responsabilidade social. "Estamos conversando com grandes companhias para identificar em quais situações a pequena empresa poderia se tornar fornecedora de produtos e serviços. Queremos entender os requisitos necessários para essa parceria e contribuir com essa aproximação", diz Barretto. Até 2013, a entidade vai investir R$ 80 milhões em iniciativas para que os pequenos negócios aproveitem as oportunidades da competição esportiva. O Sebrae vai promover, por exemplo, rodadas de negócios para favorecer o fechamento de contratos e realizar ações para facilitar a formalização dos empreendimentos. O primeiro evento do gênero aconteceu ontem, no Estádio do Pacaembu, em São Paulo. Na capital, foram realizados seis fóruns para empreendedores dos sete segmentos contemplados pelo estudo conhecerem as oportunidades de cada setor, trocarem informações e realizarem as primeiras negociações. "A Copa já começou e as empresas precisam ter em mente que devem se formalizar e se planejar para aproveitar", afirma o superintendente do Sebrae em São Paulo, Bruno Caetano. André Fernandes, sócio-diretor da consultoria MV Engenharia de alimentos, da cidade de Jundiaí, participou dos fóruns. "Quero entender melhor as necessidades dos meus compradores e as demandas a serem atendidas pelos meus fornecedores", disse o empresário, que espera dobrar o faturamento até 2014. Já o presidente da empresa de tecnologia Núcleo Base, de Presidente Prudente, estava animado com as previsões para o mercado de TI. Desde o início do ano ele participa de um arranjo produtivo local com outras 31 empresas da sua cidade, de olho nas oportunidades geradas pelo Mundial. "Estamos ainda mais otimistas com a possibilidade de Presidente Prudente ser subsede da Copa", diz. O empresários interessados em participar gratuitamente de consultorias, palestras e outros programas promovidos pelo Sebrae podem encontrar mais informações nos escritórios regionais da entidade, no site do Sebrae ou pelo telefone 0800 570 0800.

  14. Thiago

    16/09/2011 18:43:33

    Tava na hora de bloquea esse cara frustrado!!!Um abraço!

  15. Aloisio

    16/09/2011 18:29:43

    Risos...

  16. NÃOENTENDIMASQUEROENTENDER

    16/09/2011 18:05:13

    O que tem a ver o estádio do Morumbi com o atraso de uns 20 ou mais anos para a construção do estádio corinthiano?????

  17. Erich Beting

    16/09/2011 17:15:09

    Caro Venceslau, parabéns! Finalmente você conseguiu encher tanto o saco que terá uma resposta minha. A partir de hoje seus comentários serão sumariamente excluídos do blog tão logo eu os encontre. Já percebeu o quanto você não tem mais nada para fazer da vida? Então trate de achar algo em vez de perder tempo tentando se promover às custas dos outros e com a covarde facilidade de usar um pseudônimo. Um abraço, Erich

  18. Roberto

    16/09/2011 17:06:19

    Meu caro, espero que tenha razão independentemente do seu coração de torcedor corintiano. Quase todos nos saopaulinos querem realmente, de coração, que esse estadio de certo, pois so assim acho que os corintianos esquecerão um pouco o SPFC e darão uma contribuição REAL ao paulistano. Corintianos e saopaulinos devem dar graças a Deus por essa copa ser aqui no Brasil, pois sem ela, não teriam estadio(Itaquerão) e o Murumbi iria continuar um puleiro. Se em 1471 dias não conseguiram fazer nem 10% das necessidades que uma Copa do Mundo requer, gostaria de saber como farão os 90% restantes em 1000 dias? Estadios, aeroportos, obras de mobilidade feitas num mesmo momento e local demandam tempo e muita coordenação, mercadoria que esta em falta no Ministerio dos Esportes. Em resumo acho que estamos encrencados e estaremos mais encrencados ainda em meados de 2013 quando vai ser uma correria e uma corrupção nunca vista nesse pais. Espero estar errado.Abs

  19. Thiago

    16/09/2011 16:51:03

    Miguel...Voce pode ter fé, porém... com relação ao "fielzão" eu só acredito vendo... igual a~São Tomé.

  20. Venceslau Ponte Preta

    16/09/2011 16:49:59

    Erich, já percebi que às sextas-feiras você fica louco para "raspar o gato"!Bom final de semana. Um abraço, Venceslau

  21. Nelson

    16/09/2011 16:45:11

    Que visão mais curta sobre os problemas do país.Se esse fôsse o único problema!Corinthiano não enxerga alem do próprio umbigo.

  22. Miguel

    16/09/2011 15:08:54

    Vejam o que a insistência dos (ir)responsáveis pela estapafúrdia candidatura Morumbi-2014 quase colocou a perder:http://economia.estadao.com.br/noticias/economia+brasil,copa-vai-movimentar-r-10-bilhoes-em-negocios-no-estado,83755,0.htmPara felicidade geral, não só da imensa torcida corinthiana, mas também da cidade de São Paulo, do estado de São Paulo e do Brasil, o Fielzão proporcionará uma grande abertura da Copa do Mundo de 2014.

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.
Leia os termos de uso