Negócios do Esporte

Os EUA ensinam mais uma vez a promover o esporte

Erich Beting

''Big Things Are Coming''. Esse é o lema que permeia o regresso da NBA às atividades no próximo final de semana, mais especificamente no dia 25 de dezembro. A ideia de fazer a liga de basquete dos EUA voltar às quadras exatamente no feriado do Natal é mais uma prova da genialidade do americano quando o assunto é o marketing e a promoção do esporte.

Tão logo foi ao fim o locaute que quase levou ao cancelamento da temporada da liga, os gestores da NBA traçaram uma estratégia para voltar a promover o campeonato e atrair a atenção do público. O maior receio era o de que o torcedor se afastasse da competição por conta do impasse que atrasou em quatro meses o início das atividades no basquete.

A liga decidiu abrir os treinos para o público, reaproximar os atletas dos fãs e, por fim, usar o feriado de Natal para promover a volta da bola laranja às quadras. Como os próprios organizadores da NBA disseram, o objetivo é perceber, já na rodada inaugural, o quanto a liga foi afetada pela paralisação e quais atitudes viriam a ser tomadas para reconquistar o público.

O dia 25 de dezembro é espetacular para o esporte. Muita gente em casa sem fazer nada, ou ainda na cidade ávido por uma atração para ser consumida. Mais uma vez, os americanos dão um show e mostram como o esporte tem de ser inserido dentro da cultura do entretenimento. Por aqui, com o resquício que temos das épocas ditatoriais, acostumamo-nos a ver a necessidade sempre de o atleta se concentrar, ficar enclausurado antes de uma disputa. Seria impossível pensarmos em realizar um evento no dia 25, ou até mesmo em 1° de janeiro.

Por essas e outras, nossa cultura impede o crescimento ainda maior da indústria do esporte. Uma pena. É só olhar para os EUA e usar um pouco das ótimas ideias que sempre surgem. A volta da NBA no dia de Natal é mais um bom exemplo disso.

BOAS FESTAS!
O blogueiro deseja a todos um Feliz Natal, uma excelente passagem de ano e agradece pela companhia durante 2011. Voltamos na segunda semana de janeiro com tudo sobre os negócios envolvendo o esporte. Até lá, ficamos com uma retrospectiva do ano e com alguns pitacos de como a indústria do esporte deve se comportar em 2012! Bom descanso a todos!