Negócios do Esporte

A mudança que finalmente virá em 2012

Erich Beting

O mercado esportivo começará a viver dias intensos em 2012.

FINALMENTE!

Com os Jogos Olímpicos, naturalmente vão crescer as ações de patrocínio a atletas que são potenciais vitoriosos em Londres. Mas a grande mudança se dará no segundo semestre, depois que acabarem as competições na Inglaterra.

O fio vai virar, finalmente, para o país. Até 2016, seremos a capital do esporte mundial, com a realização dos dois maiores eventos esportivos do planeta. As ações das empresas, que ainda estavam numa espécie de estado de dormência, finalmente vão brotar aos montes.

Patrocinadores oficiais vão começar a comunicar melhor os seus patrocínios, atletas que tiverem bons resultados em Londres vão colher os frutos da fama adquirida pensando no Rio-2016, o futebol continuará a receber altos investimentos.

Não, caro leitor, não é apenas um devaneio de uma mente ainda perturbada pela ressaca de Ano Novo. Pelo contrário. O texto foi escrito antes mesmo de o Natal começar…

Mas é o caminho natural do crescimento da indústria do esporte no Brasil. As empresas vão acordar para o processo de amadurecimento da indústria. Terão de investir mais e cada vez melhor, do contrário suas marcas não vão se sobressair.

E, aos poucos, a entrada de mais dinheiro no esporte forçará uma profissionalização, ainda que não completa, da gestão do esporte no país. Essa é a parte mais lenta de todo processo, mas será a mais importante para garantirmos outros anos bons para a indústria esportiva brasileira. Essa, sim, é mais uma esperança do que uma certeza de Ano Novo.

Feliz 2012 a todos!