Negócios do Esporte

Nova chuteira reforça status de Neymar na Nike

Erich Beting

Neymar estreia no próximo final de semana, contra o Bragantino, a nova chuteira da linha Mercurial, da Nike. Mais do que os atributos do calçado, o que chama a atenção é o fato de que, agora, o camisa 11 santista foi alçado à nova aposta brasileira da marca para o mercado mundial. Desde Romário, em 1994, que jogadores brasileiros costumam ser os grandes protagonistas da Nike para o futebol. Depois do Baixinho, Ronaldo assumiu o posto de rosto mundial da marca em campanhas até praticamente o Mundial de 2006, quando aos poucos Cristiano Ronaldo foi tomando a posição.

Agora, porém, Neymar começa a despontar como novo rosto da marca. Em fevereiro, nos Estados Unidos, o jogador do Santos estava na comunicação visual do evento de lançamento das novidades para os Jogos Olímpicos. Agora, ele é ao lado de Cristiano Ronaldo a grande estrela para o anúncio da Mercurial (a foto abaixo é uma das imagens que serão usadas nas propagandas da empresa pelo mundo).

A aposta em Neymar é, mais ou menos, a mesma que o futebol brasileiro deposita na seleção. Desde a entressafra proporcionada pela saída de Ronaldo, o time brasileiro carece de uma figura que seja carismática. Na Copa de 2010, Robinho capitalizou as atenções, mesmo não sendo o melhor em campo durante os jogos. Agora, todos os olhos se voltam para Neymar.

No caso da Nike, a aposta no jogador também é uma forma de valorizar a própria origem da marca, que sempre fez alarde com jogadores de estilo mais chamativo. Neymar, também, pode vir a ser uma nova alternativa para Cristiano Ronaldo, que emplaca no mercado europeu mas, aos poucos, perde espaço para Messi, da rival Adidas.

Neymar, claramente, atingiu um novo patamar na promoção da Nike dentro do futebol. E isso pode ser fundamental para que ele ganhe ainda mais projeção nos próximos anos, jogando ou não no mercado europeu.

Propaganda de nova chuteira comprova o novo status de Neymar dentro da Nike