Negócios do Esporte

A Fifa já definiu o slogan da Copa. Já?

Erich Beting

A Fifa apresentou nas últimas reuniões que foram feitas na Suíça o slogan da Copa de 2014. Será ''All in one rhythm'' (algo como ''Todos num só ritmo''), ainda sem tradução para o português definida (para ler a matéria completa, clique aqui).

A definição do slogan é primordial para o trabalho de marketing em cima do Mundial. É com ele que as empresas planejam suas campanhas, é a partir dele que é possível para o próprio país criar ações para engajar a população com o evento.

O slogan é muito bom. Dá a ideia de ritmo, de música, de futebol, de união e unidade em torno de um propósito. E é exatamente isso que falta hoje para a Copa de 2014. Termos um sentimento de união das pessoas em torno do evento. Precisamos preparar o brasileiro para fazer com que o evento seja interessante para o país sob o ponto de vista do marketing mesmo, da promoção do Brasil para o exterior.

É a partir disso que conseguimos construir os famosos legados que os organizadores de eventos gostam de propalar para justificar gastos injustificáveis.

Mas a própria escolha do slogan oficial da Copa mostra o quão atrasado estamos na preparação do Mundial. O martelo só deve ser batido pela Fifa em dois meses, segundo a própria entidade. Até lá, estaremos a cerca de 730 dias da Copa. Na Alemanha, faltavam 1298 dias para o início do Mundial quando o slogan foi definido. Na África, eram 929.

Para a Copa ser um sucesso do ponto de vista de promoção do país, precisamos acelerar o passo e manter o ritmo. A demora para definir o slogan do torneio mostra que, por enquanto, estamos todos num mesmo ritmo. Perigosamente lento se quisermos, ainda, ter algum retorno com a organização da Copa no país.