Negócios do Esporte

O marketing a favor da entidade esportiva

Erich Beting

Quando se discute por aqui que o esporte no Brasil ainda não acordou para a necessidade de investir em marketing, chovem reclamações de torcedores e até mesmo de dirigentes querendo dizer que o seu clube já faz muita coisa para engajar o torcedor e fazê-lo participar ativamente do dia a dia do clube, aumentar o consumo, etc.

Pois bem. O que os clubes brasileiros que disputam as finais dos campeonatos estaduais estão promovendo nos dias que antecedem as partidas decisivas? Como eles têm trabalhado para fazer o torcedor desejar estar presente no estádio, torcer pelo time, consumir produtos novos, etc? O que os clubes de outras modalidades esportivas fazem para que a dependência do dinheiro de um único patrocinador seja menor?

O link ao final do texto é um clique obrigatório para quem acha que sabemos trabalhar o marketing em favor das entidades esportivas.

Ele descreve o trabalho feito pelo Manchester City nos últimos meses, com o intuito de trazer o torcedor para perto após a eliminação na Liga dos Campeões da Europa e na criação de uma história para manter acesa a chama e fazer o público acreditar no time na única competição que restava, que era o Campeonato Inglês (o City está próximo do título).

Por aqui, os clubes perdem tempo discutindo mando de campo, arbitragem e otras cositas más, em vez de mirar esforços no bem mais precioso, que é a paixão do torcedor.

Para quem quiser entender um pouco mais e ter uma ideia do que pode ser feito, é só clicar neste link.