Negócios do Esporte

A decolagem de Neymar

Erich Beting

Neymar alçou dois importantes voos na última semana para um processo de internacionalização de sua marca. Sem precisar deixar o Santos, o camisa 11 passou a ser o protagonista mundial das campanhas publicitárias da Nike. Da mesma forma, no sábado a publicação inglesa Sports Pro, conceituada pela elaboração de um ranking sobre os esportistas mais ''marquetáveis'' do mundo, colocou o santista como o líder da lista.

As duas notícias colocam Neymar em um novo patamar. Realidade mais do que concreta do mercado nacional, ele agora começa a ser também figura carimbada para o exterior. Já tinha dito por aqui que a Nike começava, ainda timidamente, a usar a imagem do jogador como um protagonista. Em fevereiro, era o rosto de Neymar que estampava a comunicação no lançamento do projeto olímpico da fabricante.

Agora, Neymar começa a deixar Pato para trás e se torna a estrela brasileira da Nike, num processo que lembra um pouco o trabalho feito para divulgar a imagem de Ronaldo mundo a fora. Para coroar a boa fase, o ranking da SportsPro ajuda, e muito, a compreender que o jogador começa a passar as margens do Atlântico.

Quando discuti aqui, no fim do ano passado, que Messi dava de goleada em Neymar quando o assunto era os contratos de patrocínio de um e de outro, agora a balança começa a querer ficar mais equilibrada. Antes, o argentino era o único que tinha projetos globais com os patrocinadores, o que significa mais dinheiro no bolso e maior projeção de marca. Mas pelas duas últimas notícias, o brasileiro pode começar a ganhar alcance mundial a partir de agora.

Neymar pode conseguir mais um feito. Depois de Pelé, ser o primeiro jogador a não precisar sair do Brasil para ter projeção mundial. Ainda mais se conseguir, em Londres, levar o país à inédita conquista do ouro olímpico.