Negócios do Esporte

O show dos voluntários em Londres

Erich Beting

O que leva uma pessoa a ser uma voluntária num grande evento como Jogos Olímpicos? A resposta pode ser variada, mas o fato é que, até agora, os voluntários em Londres têm sido um dos grandes pontos altos no atendimento ao público que comparece aos eventos. A estratégia que foi criada para o trabalho deles é daquelas de virar um caso a ser seguido. Mais ou menos na linha do que foi, por exemplo, a criação do Fan Fest na Copa de 2006.

Além do característico uniforme em cor chamativa, o voluntário em Londres usa uma mão gigante com o dedo indicador levantado. Ela serve, no momento em que as pessoas se aglomeram para chegar a uma arena, como indicação para onde todos devem ir. Ou seja, facilita, e muito, a vida das pessoas que precisam de informação.

Mas aí entra o show do voluntário aqui em Londres. Sim, o povo inglês é absolutamente cordial. Mas quem está trabalhando no evento fez questão de transformar a mão numa marca registrada do bom humor. Sempre que você passa por algum lugar, lá está o voluntário com a mão levantada e fazendo questão de bater na sua mão com ela. Com as crianças, isso vira uma febre.

Bom humor é fundamental, principalmente no caso de grandes aglomerações de pessoas como acontece em Londres e, com certeza, acontecerá no Rio em 2016. Mas conciliar o bom humor com informação e respeito às pessoas assegura  uma excelente impressão de quem está nas Olimpíadas. Seja a passeio ou a trabalho…

O voluntário e a sua chamativa mão gigante. Repare as pessoas olhando para ele e dando risada